ACESSE

"Se for necessário vender toda a Petrobras, que assim seja"

Telegram

O Globo, em editorial, diz o que tem de ser dito: é um erro descartar a venda da Petrobras.

Leia aqui:

“Ainda na campanha eleitoral, Paulo Guedes fez a defesa da privatização de qualquer estatal, com o sensato e óbvio argumento de que é preciso abater a incontrolável dívida pública.

Em abril, ela passou dos R$ 5 trilhões, e avança a passos firmes para chegar a 80% do PIB, 30 pontos percentuais acima do nível em que estava quando a então presidente Dilma acelerou a delirante política do ‘novo marco’ econômico, destroçando as contas públicas (…).

Inevitável que do rol de empresas a serem vendidas, em todo ou em parte — sem esquecer o necessário fechamento das inviáveis, que vivem silenciosamente nas tetas do Tesouro —, constem joias da coroa do Estado, como Petrobras e bancos públicos. Afinal, são as mais atraentes para potenciais compradores.

A Petrobras já é um caso em estudo avançado. Pela mesma razão do Tesouro: os desmandos técnicos e éticos do lulo petismo abalaram de tal forma a estatal que, em 2013, ela chegou a deter a maior dívida corporativa do mundo (…).

Faz sentido que projetos já em estudos de privatização da BR Distribuidora e de refinarias —essencial para a tão reivindicada injeção de concorrência no mercado de combustíveis — tenham prioridade.

Não se deve, porém, esquecer que o essencial é tirar o país da armadilha fiscal em que foi jogado. Disso depende a redução do ônus da dívida sobre a sociedade. Se, para isso, for necessário vender toda a Petrobras, que assim seja.”

 

Você CARA A CARA com Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas e convidados. SAIBA MAIS AQUI

Comentários

  • Claudio -

    Se essa for a solução para o Brasil, que assim seja. Venda td mesmo. Os bancos estatais tb. Com o governo só Educação, Saúde, Segurança Nacional,Saneamento Básico,Infra Estrutura. O resto, ven

  • Andreas -

    O pessoal que pede a privatização da Petrossauro treme de medo pela reação dos comunistas. Então é preciso coragem e é preciso enfrentar os vermelhos com valentia e derrotá-los!

  • Evandro -

    Deveriam parar de perdoar dívidas de bancos e grande empresas para entrar dinheiro nas contas do governo. Ano passado perdoou 27 bi dos bancos e esse ano aproximadamente 62 bi com o Refis.

Ler 165 comentários