“Se um policial sem receber há dois meses não desperta um imenso alerta, não sei mais o que desperta”

A Folha também perguntou ao economista Marcos Lisboa o que precisa ser feito no ajuste fiscal de curto prazo para garantir o equilíbrio das contas públicas.

Ele respondeu:

“Se um policial sem receber há dois meses não desperta um imenso alerta que reformas importantes têm que ser feitas, eu não sei mais o que desperta. E o governo dá sinais na contramão quando a Caixa volta a financiar estados. Será que não aprendemos nada com o erro dos últimos anos? É melhor vedar de vez qualquer empréstimo da União aos estados. A Caixa acabou de dar R$ 600 milhões para o estado de Goiás. Será que a gente vai ter que assistir o estado de Goiás em 2109 virar um novo Rio de Janeiro?”

Marcos Lisboa acha que sim.

“Como a Caixa pode voltar a emprestar para os estados? Como é que podem usar dinheiro dos trabalhadores [recursos do FGTS] para capitalizar a Caixa? Talvez o país tenha que pensar em outros mecanismos menos sujeitos a pressões oportunistas ou gestão incompetente como vimos nos últimos anos. Se não conseguimos fazer uma gestão eficiente da Caixa, talvez o melhor seja mesmo privatizá-la.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. A Solucao disse:

    Cego é aquele que nao quer ver fora o cego deficiente fisico. O Estado é perdulario, comandado basicamente por idiotas e funcionarios publicos vida mansa com grandes nadegas. Nao tem como ir muito longe. Enquanto nao cai um asteroide de 100km2 e resolve o problema de forma eficaz uma solucao paliativa sera liberar a maconha, jogo e criar a nota fiscal do milhao para servicos de prostituicao onde voce ganha nao 1 mas 2 cupons.

Ler comentários
  1. Bsmelo disse:

    TEMERÁRIOS USARÃO FGTS DO TRABALHADOR. 15 BILHÕES SERÃO USURPADOS PARA RELEGER E PERPETUAR A QUADRILHA INSTALADA NO PODER , NÃO EXISTE RESPEITO NEM LIMITES CONTRA A CONSTITUIÇÃO ! O VALE TUDO PELO PODER EMPURRA A CAIXA ECONÔMICA A SER A SUBSTITUTA DA JBS E PETROBRAS À SERVIÇO DA CORRUPÇÃO !

  2. moraes2015 disse:

    Temos que um estado minimo para reduzir os cargos para os amigos que ganham uma fortuna de salarios

  3. POLICIAiS ESTÂO CORRETISSIMOS !!!!!! disse:

    Os policiais estão corretissimos. Os caras tem contas para pagar, comida para comprar, remedios etc. O Povo acha que eles tem obrigaçao,por estar na constituiçao, de passar fome para defender uma sociedade que sequer dá bom dia nas ruas ao ver um policial. SOU CIDADADÂO COMUM e APOIO QUE POLICIAIS NAO RECEBERAM EM DIA PAREM E DEIXE A SOCIEDADE SOFRER PARA APRENDER DAR VALOR AOS POLICIAIS E BOMBEIROS E PARAR DE VOTAR EM LADROES QUE ARRASAM OS COFRES PUBLICOS !!!!!! VIVA OS POLICIAIS E BOMBEIROS !!!! CONTINUEM EM GREVE !!!!!

  4. Políticos pilantras disse:

    Votem nos candidatos contra a reforma. Com muita certeza eles vão começar as nos dar ovos de ouro maciço para cada peido que soltarem lá no Palácio do Planalto.

  5. amazonas disse:

    Não tem qualquer justificativa, o governo federal controlar os bancos do BB e a CEF, são dois ralos do dinheiro publico, servem para cabide de emprego, sou favorável, pela privatização já!.

  6. NAO VAMOS REELEGER NINGUEM !!!! TROCAR TODOS !!! disse:

    TOMARA QUE TODOS OS ESTADOS VIREM RIO DE JANEIRO PARA VER SE O POVO IDIOTA APRENDE A NAO VOTAR NOS MESMOS LADROES DE DECADAS !!!!!!!! BRASIL AINDA NAO FOI AO FUNDO DO POÇO. E PODEM ESPERAR: RENAN CALHEIROS, JUCA, GLEISY, HUMBERTO COSTA, SARNEY, LOBAO, PIMENTEL , EDUARDO PAES, ETC. TODOS SERÂO REELEITOS PELO POVO IGNORANTE !

  7. Oliveira disse:

    "Só o amor constrói" foi um lema usado há alguns anos. No Brasil de hoje temos de ter em mente outro lema: "Só a cadeia constrói". Enquanto a maioria dos vagabundos, canalhas e incompetentes não estiver em cana por bastante tempo, continuaremos a assistir o festival diário de iniquidades e roubalheiras, o país cada vez pior. Nenhuma sociedade sobrevive com o lado do mal administrando recursos, gerenciando as atividades públicas e a atividades privadas que se relacionam e usufruem de dinheiro dos pagadores de impostos, vide publicidade estatal, ONGs, terceirizações etc. É um ralo sem fim escoando os esforços das pessoas de bem. Não falta dinheiro; faltam honestidade, princípios, vontade, competência nos três poderes.

  8. Tony disse:

    Está mais que provado que o estado é um péssimo gestor, em todos os níveis possíveis e imaginaveis. PRIVATIZEM TUDO!!!. Estatais só servem para facilitar a roubalheira de políticos desonestos. Se a Vale, Embraer, Embratel entre outras não tivessem sido privatizadas, certamente estariam quebradas.

  9. Privatiza tuuudo! disse:

    E esse problema será nacional se a população não entender que o dinheiro acabou! Não tem dinheiro. Agora é hora para cortes drásticos, reformas e mudanças. Se o porra do candidato for contra reformas e vir com papinho esquerdizante, populista ou escorregadio? Manda ir “lá pra esquina”! Os extremistas são contra reformas. Então pelo amor de Deus, por tudo que é mais sagrado não “caguem” na urna em 2018! E escolham bem o parlamentar também. E privatiza tuuuudo!

  10. Alex disse:

    Marcos Lisboa é outro "liberal" brasileiro cheio de blá-blá-blá Erro? Na verdade é roubo mesmo

  11. CARLOS RENATO DE OLIVEIRA DAUMAS disse:

    O Brasil e seus péssimos governantes. Em toda história do Brasil após a chegada dos portugueses nas terras tupiniquins, nenhum governante prestou, o problema que após a abertura em 1979 e as eleições dos civis para Presidente do Brasil, se instalou um processo monstruoso de corrupção, antes só Juscelino contribuiu tanto para o desvio de dinheiro com obras, como foi o caso da superfaturada construção de Brasília. Vimos a montagem da maior quadrilha política se estabelecer no governo, se comparando a máfia italiana que comandou o país por mais de 50 anos até o fim de vários carteis no final dos anos 90, porém, os ladrões já estão de volta na Itália. Aqui a população assiste na TV o Presidente da Republica comprar apoio político e não faz nada, isto é muito ruim para a nação como um todo.

    1. Quisera que pelo menos 5% da população (composta por analfabetos funcionais e alienados) tivesse essa consciência

  12. Ita disse:

    Como a Marisa Letícia deixou de pensão 30. 000, 00? Alguém pode me explicar?

  13. Bsmelo disse:

    R$ 15 bilhões do FGTS para financiar a campanha dos amigos TEMERÁRIOS !

  14. Carla disse:

    É criminoso o que esses governantes VAGABUNDOS estão fazendo com a segurança, no Brasil. Ainda querem jogar a população contra os policiais. Qual desses políticos VAGABUNDOS, "trabalharia" de graça. Vivem cheios de regalias, salários altos...e só saqueiam e enganam o povo. CANALHAS!!! Meu apoio aos policias. Ps.: não sou policial, não tenho parentes ou amigos, nem mesmo conhecidos, mas lamentos por ele e pela população de Natal que, como todo o resto do país, sofre nas mãos dessa escória que atende pelo nome de políticos.

    1. bis, bis, bis...perfeito! FORA TEMER, LULA, DILMA, AÉCIO, DÓRIA, ALCKMIN, GLEISI, MAIA, EUNÍCIO, RENAN...

  15. Bruno disse:

    E o governo fazendo concessões, dando isenções, liberando verba, PRA NADA. Onde estão as contrapartidas? Acham que ninguém está vendo a manobra. Acham que vão poder usar as reformas de desculpa para sempre? Não vão.

  16. Borges. disse:

    Acho que antes de sair atirando contra os estados que estão passando por situaçõs difíceis, seria conveniente saber se eles são pagadores ou recebedores do governo federal.

  17. INTERVENÇÃO CIVIL E MILITAR-- disse:

    INTERVENÇÃO CIVIL E MILITAR---É A UNICA SOLUÇÃO

  18. OS BANDIDOS LADRÕES QUE ESTÃO NOS TRES PODERES, NÃO TEM MEDO DO POVO-POR ISSO A FARRA COM O NOSSO DINHEIRO CONTINUA disse:

    BRASILEIRO, POVO FROUXO,SUB-RAÇA, E OS BANDIDOS LADRÕES SABEM DESSA COVARDIA, RAPAM OS COFRES PÚBLICOS

    1. Exato! E a falta de medo vem do vazio das ruas desse povo bovino semianalfabeto

  19. agata disse:

    A CAPITALIZAÇÃO DA CAIXA, VIA FGTS, PARA MIM, UM MONSTRO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO, NÃO É PARA FINANCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL??? O RIO RECÉM FEZ UM BAITA PAPAGAIO COM BANCO FRANCÊS PARA PAGAR FOLHA... CLARO QUE É UMA SINUCA DE BICO MAS E COMO VAI RESOLVER??? DEIXAR O NARCOTRÁFICO MANDAR...E JÁ ESTÁ MANDANDO?? NÃO ENTENDO...SIMPLESMENTE CONFESSO MINHA BURRICE!

    1. Concordo com sua confissão - As defesas de Temer provam!

  20. Zelito disse:

    Um presidente refem de um congresso não tem condições de governo !!

    1. Por que o Jânio pediu demissão? Por que o Collor pediu demissão e sofreu o impeachment? Por que a Dilma também sofreu o impeachment? Sarney, FHC e Lula souberam compor com o congresso e Temer segue a mesma linha; é o nosso sistema de governo; fazer o quê? Duvido que Bolsonaro, Marina, Alvaro Dias e outros, consigam governar sem ter uma base de apoio.

  21. Reinaldo disse:

    É fundamental estender o teto de gastos aos estados e cobrar com todo empenho, sem dar brechas, a aplicação da LRF, inclusive suas penalidades.

  22. Receita Federal serve pra que mesmo? disse:

    Estou chegando à conclusão que quem mais falhou em todo o processo foi a Receita Federal. Olhos e ouvidos MOUCOS para todo esse descalabro!

    1. Concordo plenamente. A anos faço uma pergunta para min mesmo. "Como a receia federal não enxerga isso ? ".

    2. Serve para pagar salários altíssimos para seus funcionários e meter a mão no bolso do assalariado (cadê a correção da dafasadíssima tabela do IRPF?).