SEM LIMITES

A fase 57 da Lava Jato foi chamada de Sem Limites.

Há 11 presos.

Leia a nota da PF:

” A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (05/12) a OPERAÇÃO SEM LIMITES – 57ª fase da Operação Lava Jato. Atuando nos Estados do Paraná e Rio de Janeiro, equipes compostas por 190 policiais federais cumprem um total de 37 ordens judiciais, sendo 26 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva e 06 intimações pela autoridade policial expedidas para tomada de depoimentos ainda nesta data. Além disso foram expedidas ordens de sequestros de imóveis, a indisponibilidades de contas bancárias de investigados, bem como o bloqueio de valores até o limite dos prejuízos identificados até o momento.

Nesta fase da investigação policial foi possível delinear a existência de organização criminosa estruturada e atuante no sentido de lesar a PETROBRAS, especialmente em sua área de trading, onde são realizados os negócios de compra e venda de petróleo e derivados para ou da PETROBRAS por empresas estrangeiras.

Além disso se verificou também indícios de irregularidades na realização de negócios de locação de tanques de armazenagem da ou para a PETROBRAS pelas mesmas empresas investigadas.
Todos estas operações ocorriam de forma a viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados no mercado para estas empresas.

Investigações realizadas pela Polícia Federal indicaram a prática de crimes em duas modalidades de negócios da PETROBRAS que possuíam características semelhantes: os esquemas de corrupção na área de trading (compra e venda) de petróleo e derivados e os esquemas de corrupção na área de afretamento de navios.

A partir de um esforço investigativo foi possível identificar a existência de criminoso esquema operante até meados de 2014, não sendo possível descartar a continuidade do esquema até os dias atuais, na área de trading da PETROBRAS com diversas ramificações internacionais (o que reforça a necessidade das medidas judiciais deferidas).

As operações de trading (compra e venda) de óleos combustíveis e derivados pela PETROBRAS eram de responsabilidade da Diretoria de Abastecimento, especificamente pela Gerência Executiva de Marketing e Comercialização. As operações não necessitavam de prévia autorização da Diretoria, circunstância que facilitava sobremaneira a pulverização dos esquemas ilícitos nas mãos de diversos funcionários de menor escalação vinculados à Diretoria de Abastecimentos e que exerciam suas funções tanto no Brasil quanto nos escritórios da PETROBRAS no exterior. Estas mesmas operações movimentam intensamente imensas quantias de recursos em decorrência de transações spot diárias e também de contrato de longo prazo, circunstâncias que propiciam, com variações infímas nas operações, recursos vultosos de propina ao final de um determinado espaço temporal. As operações eram feitas predominantemente junto a empresas estrangeiras. A própria PETROBRAS, inclusive, mantém escritórios e funcionários no exterior para atuação na área de trading, circunstância que facilita, por parte dos agentes públicos e privados envolvidos, o recebimento e divisão de propinas em contas no exterior; A área sofre forte ingerência política decorrente de processos de indicação e manutenção de funcionários nos cargos.

A investigação policial recebeu o nome de OPERAÇÃO SEM LIMITES em referência à transnacionalidade dos crimes praticados (que ocorrem em diversos locais no país e no exterior), à ausência de limites legais para as operações comerciais realizadas e a busca desenfreada e permanente por ganhos de todos os envolvidos, resultado sempre na depredação do patrimônio público.

As medidas autorizadas nesta data tem, dentre outros objetivos, fazer cessar a atividade delitiva, aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa (propina) e a conclusão da investigação policial em todas as suas circunstâncias.

Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal onde permanecerão à disposição do Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Será concedida entrevista coletiva às 10h no auditório da sede da Polícia Federal em Curitiba/PR.”

O inimigo número 1 de Sergio Moro. Leia AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 90 comentários
  1. Misericórdia é muito ladrão para um País, por todos os lados há os calhordas , saqueadores dos nossos impostos. Vão em frente o que deve ter de funcionários fazendo uma boquinha, deve ser muito

  2. Que maravilha ! Inacreditável ! Que Deus proteja e abençoe todos os envolvidos nesta bela higienização de empresas brasileiras. Que não falte inseticida e cadeia para os pulguentos.

  3. Em toda e qualquer gerência da Petrobrás existem funcionários “disponíveis” para atender um interessado em ilicitudes! A Lava Jato deve peneirar a declaração de rendimentos deles e seguir o $$

  4. Talvez tudo o que já foi descoberto pelas investigações passadas não seja nem o início, nem a ponta do iceberg! Imaginem todas as falcatruas em todas as estatais nos últimos 40 anos! Bilhões d

  5. é uma nova frente de investigações completamente nova, sobre fatos novos? Então aquele acordo da Petrobras envolvendo os EUA, SEC, departamento de justiça norte-americano etc ainda vale?

  6. Então a elucidação de todos os crimes e envolvidos evolverá vários órgãos, como RFB, BACEN, COAF, e como ocorreu/ocorre em vários países, envolve colaboração internacional. As empresas têm

  7. Se os crimes foram na área de trading, envolvem comércio exterior. Se envolvem comex, envolvem sistemas de comex. Alguém opera esses sistemas diretamente ou por meio de despachantes/consultores.

  8. Cri-cri-cri…minosos Sem Fim!!!! Ah! Assim não dá! Não existe condições de prender todos os bandidos. Não há presídio suficiente. Graças a Deus há muita terra p novos cemitérios.

  9. Que existia grande corrupção na compra e venda de petróleo brasileiro já sabíamos. Só faltava boa vontade para investigar. Não investigava porque a corrupção é sistêmica no país.

  10. Nomeiem CLAUDIO DANTAS presidente da Petrobrás pois ele investiga tudo e não passará 1 gota de petróleo roubado! O problema é que ele não terá mais tempo para investigar o governo…

  11. Até que enfim acordaram que o over price na compra e subfaturamento na venda de milhões de barris/mês dá uma fortuna para os envolvidos. Quá, quá, quá, isso vem desde da época do Collor.

  12. Está mais q na hora de desmantelar os esquemas dos Portos brasileiros e , claro, o famoso Porto de Santos, que o TEMERLUF conhece como sua alma…! Ops, sua alma ele não conhece, não…!!!

  13. Jà sabemos: Governar no Brasil é prender, prender, prender, prender, prender, prender , prender, prender, prender, prender,prender, prender, prender, prender prender, prender, prender e prender.

  14. 10.1. Comparativo p/ lulopetismo X bolsonarismo dá de destacar q/ petezada pedia reformas de âmbito nacional. Bolsonaristas não querem coisa-com-coisa, se contentam c/ pantominas/logrices.

    1. 10.4. É correto colocar JB de “Bibo Pai de Bob Filhos”. Trata-se de “situações de HQ”, tudo não vai além de “tirinhas HQ”. Nenhum pensamento consistente com época do país, do mundo.

    2. 10.3. Fugir da realidade (viajar-na-maionese) é coisa de mente bolsonarista por não atinar sobre impossibilidade de privatizar enquanto a Lava Jato lida com operações intermináveis.

    3. 10.2 Petezada odiava mídias (FSP VEJA…) porque pretensões cretinas da esquerda-petista eram demonstradas e combatidas. Bolsonarista odeia mídias porque são vistos de vazios, ocos, falsos

  15. Essa PETROBRAS mente adoidado pra nóis. Vejo propaganda institucional da PETROBRAS, com depoimento místico de uns barnabés concursados, de que PETROBRAS tá limpeza, tá beleza, tá regenerada…

  16. Certo! Esquemão no Rio, muito dinheiro envolvido. Espero agora ver a parte deste esquema de Cabral/MDB com Lula/PT. Quanto Lula e sua turma embolsaram. Louca para ver o dia que acharem esta conta!

  17. Nos Estados Unidos esses criminosos pegariam prisão pérpetua……quem conhece a estória do americano Bernie Madoff, setenciado a 150 anos de prisão pela fraude lesando clientes em US 18 b

  18. Ñ adianta petrobras gastar dinheiro d ACION tentando dizer q fez a licao de casa!! NÃO FEZ NEM FARÁ! Seg 3°4° escalão e fiscais contr. ainda roubando. CHINA tá envolv. té pscoço emprestva$ p

  19. Não fosse a indulgência seletiva de relevante parcela do Judiciário para com os envolvidos em tais esquemas, bem como no trato desses ilícitos, tais práticas já teriam sido abolidas.

    1. Sim, Horse! Enquanto houver a relativização de crimes e criminosos, a tendência é aumentar ainda mais. Não é plausível transformar o país em um antro do crime.

  20. PRIVATIZA, CAPITÃO! A sociedade brasileira não aguenta mais. Parece geração espontânea de corruptos. Não há mecanismo efetivo de controle q possa estancar essa sangria.! só PRIVATIZANDO

  21. Bolsonaro, no dia de sua posse assine um ato destinado a iniciar a privatização imediata dessa bosta de estatal. “O petróleo é nosso”, dizia o bordão. Hoje, o dinheiro é “deles”, os vermelho

    1. 10. Dá de comparar petezada X bolsonaristas p/ Lula e Bolsonaro em primeira fase. C/ Lula 1982-2004 não houve falsionismo pra cima da petezada. JB falseou já enquanto deputado.

    2. 9. Já dá de comparar. A pessoa lulopetista realmente almejava algumas mudanças nacionais. A pessoa bolsonarista se faz fixada de mente em reivindicação-de-rua, reclames de ocasião.

    3. 8. Sou 99,99% de rejeição ao lulopetismo/petezada. Mas reconheço: nos primórdios não eram falsos. Enquanto q/ o piorzão bolsonarismo é 99,99% coisa de falsionismo já na eleição!

    4. 7. No bolsonarismo tudo é falsidade. A campanha de Bolsonaro foi falsidade (independente do atentado). Na web tudo foi atulhar de falsidades. Neste ANTA continua o falsionisnmo.

    5. 6. Ridicularia medonha do bolsonarismo torna o lulopetismo coisa de infância. Idolatram um feito “Bibo Pai”. Não se desligam da petezada (Gabrieli, Dilma, Mantega…) Imbecilzada de JB!

    6. 5. Eleitor de Bolsonaro é de mente tacanha, se faz de cego e surdo, se faz avestruz enterrando capacidade de pensar. Eleitor de JB deveria pensar e acompanhar e temer atrapalhação de JB.

    7. 4. Agora bolsonarismo de mentes extraviadas exige PRIVATIZAR mas deveria exigir reformas no Estado, exigir questões c/ problemas-EFICIÊNCIA-soluções. Diversionismo tacanho.

    8. 3. O bolsonarismo se fará piorzão relativo ao lulopetismo. Mesmo que Bolsonaro e equipes permaneçam íntegros seu (des) governo piorará a situação sócio-econômica do país. Desgraceira só!

    9. 2. Bolsonaro iludiu p/ criar populismo bolsonarismo “outra face do lulopetismo”. Foi assim q/ JB evitou ignorar problemas&soluções p/ o país. Lidar c/ corrupção a Lava Jato já o fazia.

    1. Sim. E um custo extraordinário para o país com milhares de diligências do MPF e da PF para desbaratar quadrilhas sem fim e depois cair num STF desses. Só privatizando !

  22. Por isso defendo o Estado mínimo. Venda-se as estatais e acabe c as oportunidades corruptivas. Deixa c o Estado a saúde, educação e segurança pública. O resto pode ir para a iniciativa privada.

  23. Cade a auditoria interna da Petrobras? Trabalhei em multinacional e esta área era particularmente vigiada por auditoria. Hoje com as informações financieiras fluindo é muito mais fácil de identif

  24. Que QUADRILHÃO! Depois de a PETROBRAS ser espoliada na era PT os ratos que viram o esquema dar certo continuaram sangrando a empresa. Alô Bolsonaro, PRIVATIZE antes que seja tarde demais!

  25. Podem escrever: Só sardinhas, os tubarões que de fato eram os que podiam “autorizar” essas práticas, mais uma fez ficarão de fora. Os ex.presidentes Gabrielle, Graça Foster, Dilma (conselho) DU

    1. DUVIDO! Ninguém de peso, hoje li que Eike está condenado a 30 anos e tá solto. Como a população pode entender isso? Não dá né.