Sem “retomada vigorosa”, não há favoritismo de centro

O Antagonista destaca o trecho final do editorial da Folha sobre a pesquisa do Datafolha:

“O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que hoje aparece como segundo colocado na corrida, alcança seus melhores índices justamente em estratos do eleitorado que foram mais atingidos pela recessão, como os jovens de 16 a 24 anos. Nos cenários em que Lula está fora da disputa, Bolsonaro soma 33% das intenções de voto nessa faixa.

Parece provável que a recuperação da economia no próximo ano dê impulso a candidaturas de perfil mais moderado. Mas não há sinais, ao menos até agora, de uma retomada vigorosa a ponto de conferir favoritismo a uma chapa que ocupe o centro do espectro político e se distancie do discurso populista favorecido até agora.

Como indicam as dificuldades enfrentadas pelo governo para convencer seus aliados no Congresso a aprovar a reforma da Previdência Social, será complexo apresentar ao eleitorado uma plataforma de ajustes orçamentários.

Mas a incerteza sobre a economia – que tende a crescer se o desequilíbrio nas contas públicas não for corrigido – também alimentará pressões para que os candidatos se afastem do caminho fácil da demagogia e ofereçam alternativas que inspirem confiança em empresários e consumidores.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 45 comentários
  1. O Antagonista passou a acreditar na Datafolha (que escolheu Marina como candidata do Centro) e sempre acha “motivos” pra colocar pedra no camimho de Bolsonaro.
    Roberto Marinho agradando bastante os seus!
    #BolsonaroNoPrimeiroTurno

  2. A verdade é que Bolsonaro está liderando folgado as pesquisas e o establishment está em polvorosa. Os esquemões, a roubalheira desenfreada de todos cartéis vão ter que rever seus conceitos e inventa-se Hulk , Bozo, Xuxa e etc para tentar despistar e enganar os eleitores.

  3. Se esse segundo lugar veio do Ibope, folha, ou alguma outra paga pela esquerda não merece credibilidade. Seria interessante citar a fonte ou vamos sacar que se trata de preparo para o assalto as apurações, como já houveram nas ultimas eleições. Como voces sabem a esquerda ROUBA MUITO. E AFIRMAM QUE FAZEM O DIABO PÁRA GANHAR. Ou seja o voto pouco importa. O que importa é a URNA ELETRONICA FRAUDAVEL. Creio que não chegaremos lá. O povo não aguenta mais ser traido.

  4. Não é só economia. O povo não aguenta mais feminismo, gayzismo, racismo, ideologia de gênero, doutrinação de esquerda, abortismo, politicamente correto, glorificação de criminosos, liberação de drogas, bolivarianismo, cotas e outros lixos. As pessoas querem uma vida lógica, regrada, com liberdade (não libertinagem), sem controle dos “mimimi” (que enxergam maldade em tudo), democracia, oportunidades, emprego e meritocracia.
    Essas pesquisas são todas fraudulentas. Mais de 80% da população é conservadora e já percebeu que esses esquerdistas tem que sumir e deixar o país se desenvolver em paz.

  5. O Brasil já tem a fórmula para resolver essa propalada “crise”: é só aplicar na economia do País o sistema financeiro que os bancos privados aplicam há décadas. Não importa se o governo é de direita,esquerda ou centro; não importa se é ditadura ou democracia, os bancos SEMPRE lucram, não existe crise para eles. Ora, o remédio está aí, vamos imitar os bancos e saíremos rapidinho dessa “crise”.

  6. Mesmo que a economia melhore em 2018, o que o povo quer é
    FORA COMUNISTAS!
    Só um candidato com apoio popular e totalmente blindado a quaisquer ataques terá força para implementar as mudanças necessárias. Fora fhc, fora psdb, fora pt!
    CHEGA DE SAÚVAS E BICHOS-DE-PÉ!

  7. A Reforma da Previdência, que como está surtirá efeitos mínimos a curto e médio prazo, nada tem a ver com a “retomada econômica”, que de qualquer forma não virá, pois a inflação vai acelerar inapelavelmente, por conta dos aumentos do combustível, energia e da safra mixuruca que vem esse ano. A reforma da Previdência é apenas compromisso com os bancos para que financiem a campanha de Temer ou Meirelles.

  8. Nao da pra acreditar em nada do q essas “pesquisas” dizem.He tudo tendencioso,desinformacao para induzir o leitor a votar nos candidato q favoreca a eles,a midia fake-news,falida e mamadora do estado.

    1. O lema do PATRIOTAS – Partido do Bolsonaro diz : … ” Nem para a esquerda. NEM PARA A DIREITA” ….

      O PATRIOTAS ESTÁ EM CIMA DO MURO COM TODA A CONVICÇÃO !

  9. Os chineses querem gastar 100 bilhões e comprar grandes empresas no BR com apoio do governo. Glayse esta lá na China. Coincidência? Bolsonaro está sozinho contra a Orcrim canhota

  10. Economia, economia, economia… Esses bananas nunca aprendem! O que está trazendo o eleitorado para Bolsonaro é sua agenda de direita. Combate à criminalidade, aos “direitos dos manos”, à ideologia de gênero, ao comunismo, ao desarmamento dos cidadãos ordeiros… Não é a economia. É a moral. É a cultura, estúpidos!
    Ps: Bolsonaro populista?! Vocês viram quem está cotado para ser seu Ministro da Fazenda? Façam-me o favor!

  11. Não existe centro no Brasil nem em lugar nenhum do mundo. Centro é fisiologismo, incoerência, centro é inconstância. Esquerda é progressismos e reengenharias sociais degenerativas, é globalismo. Direita é patriotismo (anti-globalismo), coerência, conservadorismo, liberalismo (com geopolítica internacional, e inteligência estratégica nacional). Bolsonaro é de direita. PSDB e PT são de esquerda. O PMDB uma hora é centro, ou seja, fisiológico, outra hora é de esquerda, flertando com globalistas, indo contra Israel na ONU, contra os EUA, etc. Bolsonaro vem pra quebrar essa falsa alternância, chancelada por analistas pró-establishment midiático e partidário. E desde os 4% com que Bolsonaro começou no final de 2015, até os seus 34% hoje, segundo outros institutos, ele vem crescendo.

    1. O lema do PATRIOTAS – Partido do Bolsonaro diz : … ” Nem para a esquerda. NEM PARA A DIREITA” ….

      O PATRIOTAS ESTÁ EM CIMA DO MURO COM TODA A CONVICÇÃO !

  12. Discordo, a Falha de SP é tão ruim de pesquisa quanto de interpretação.
    O eleitorado de Bolsonaro é composto de pessoas que querem mudança para o país, que querem afastar a ORCRIM do comando, independente de estratos sociais, econômicos ou etários.

  13. Hoje o desemprego pega todas as idades e os mais velhos são ainda mais atingidos porque o fator idade é crucial, Bolço vai ser muito bom pro país vai fazer uma limpeza que a décadas é necessário, porém com responsabilidade e aval do setor produtivo.

  14. Bolsonaro vai ganhar NO 1.TURNO,
    e vou EXIGIR dele (façam o mesmo) que façam um LIMPA nos Institutos de Pesquisa,
    que deverão ser PENALIZADOS , caso os percentuais sejam muito diferentes da margem de erro (e será).

    Ibope, Data Falha, etc..
    Tudo isto tem mostrado coisas Medonhas no quesito ‘confiabilidade’,
    a margem de erro sempre dizem 2%, mas há erros Imensos nas últimas eleições, há algo errado que merece investigação até criminal.

    Se dizem que se lastreiam em matemática, e 2% é margem para erro, não pode haver 6-8% de erro, a não ser que a matemática foi fraudada para fins políticos.

  15. Político de centro é o mesmo que esquerdista usando novilíngua pra enganar trouxa.
    O único centro que existe no Brasil já está no poder há anos, e fica entre as nádegas (sem trocadilho).

  16. Parece que começou a soar o alarme pra vocês, né. Se as coisas continuarem desse jeito, a única esperança vai ser o TRF-4. Satisfeitos? Olha que o queridinho de vocês, Rodrigo Janot, conseguiu fazer. Agora um candidato de centro só terá chance contra um populista bolivariano como o Lula se o País crescer como a China no ano que vem. Satisfeitos? Que bela k.ga.da vocês fizeram, hein!!!

    1. Esquece o cachaceiro o TRF4 não é o Gilmar que faz justiça de acordo com o paciente, a pena do maior ladrão da história do país vai acabar sendo aumentada e duvido que o STF volte atrás na questão da prisão em segunda instância combinado com a aceitação de denúncia que o tornará réu no STF impedindo sua candidatura. É de lamentar que existam tantos idiotas que aceitam o rouba mas faz ou corruptos de estimação.

  17. Embora os prognósticos dos economistas sempre dispostos a favorecer o governo, esperando uma boquinha de consultoria, a economia teve uma estabilização transitória no fundo do poço em virtude da liberação do FGTS e do PIS e agora do pagamento do 13º salário não deve se sustentar pois a fome dos privilegiados do setor público por aumentar seus benefícios, vai continuar pressionando pelo aumento da dívida pública com os seus consequentes efeitos recessivos. Se continuar como está o Bolsonaro vai bombar tão logo suas idéias forem mais conhecidas. O problema do país não é simplesmente o desemprego da camada jovem e sim a corrupção desenfreada que impede investimentos na economia brasileira.

  18. Parece que alguém aí tem a tal síndrome de Estocolmo!! Não é possível falar mal da ORCRIM e ainda GOSTAR DE UM CANDIDATO INDICADO POR ELA!!!! KRALHO! SERÁ QUE NÃO ENTENDE QUE O CENTRO É O ESTABLISHMENT!! VAI A MIERDA DE TÃO vURRO…. PQPPPPPPPP

  19. Muito engraçado: começa pela CLT, depois Previdência. E a reforma fiscal, tributária, política? Alguém realmente, com a alma pura, acredita que só a CLT e a previdência adianta alguma coisa? Um ser que esteja com a boa vontade de ajudar, consegue imaginar a razão de tanto interesse na CLT e previdência, e zero nas outras? Pq não começou pela fiscal, tributária e política? Mexe com o bolso dos governos nas 3 esferas, mexe com o interesse do capital e dos políticos né,mais fácil tirar do trabalhador.

    1. Eu venho falando a mesma coisa desde que Lula foi eleito…
      Lula é a maior farsa da história política mundial.
      Sem nenhum exagero.
      Até a esquerda (não petista) sabe disso.

    1. O lema do PATRIOTAS – Partido do Bolsonaro diz : … ” Nem para a esquerda. NEM PARA A DIREITA” ….

      O PATRIOTAS ESTÁ EM CIMA DO MURO COM TODA A CONVICÇÃO !

  20. ALGUEM AINDA ACREDITA NESSA DATA FARSA .. INSTITUTO DE PESQUISAS DO JORNAL PETISTA FARSA DE SAO PAULO/UOL… ESSES JORNAL ESQUERDALHA QUE AJUDA A DESTRUIR O BRASIL… ATENÇAO EMPRESARIOS … CONTINUEM A AN UNUNCIAR NESSE BLOG SUJO E VC ESTARÁ FINANCIANDO LULA E SUA CORJA DE NOVO PARA VOLTAR A DESTRUIR ATE O FIM COMO UMA VENEZUELA…

  21. Bolsonaro que tem três filhos recebendo do Estado, confessou que empregou ex-mulher, ex-cunhado e ex-sogro no Legislativo:

    https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-dentro-da-lei-empregou-ex-mulher-ex-cunhado-e-ex-sogro-no-legislativo/

    1. Aponte as ilegalidades. Aponte o funcionários fantasmas superfaturando salários. Sua opinião é a opinião de quem quer encaixar um tucano, ou isentão liberalóide cego qualquer, quando tenta forçadamente nivelar Bolsonaro com tucanos e petistas. Esses vídeos demolem suas falácias.

      Fala de Joaquim Barbosa, Yousseff: https://www.youtube.com/watch?v=Uym7OuYXJ1M)

      Bolsonaro esculacha o PP: https://www.youtube.com/watch?v=JqE2NCrrihE

      BOLSONARO DETONA PRESIDENTE DO PSC: https://www.youtube.com/watch?v=GMkpt5Fk_Fc

      https://www.youtube.com/watch?v=SlWb-AfY42c (Lula agradecendo por não enfrentar adversários de direita, nas eleições)

      Quanto aos filhos, eles foram eleitos e reeleitos, sendo os mais votados, sempre. E é claro que o PRESTÍGIO do nome é considerável.

    2. Vai ter que ir pegar boquinha nas obras que o PT fez em CUBA, ÁFRICA, VENEZUELA, etc… tem de tudo: PORTOS, AEROPORTOS, METRÔS, etc… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. “Confessa” quem comete crime.
      Portanto, Bolsonaro não “confessou” coisa nenhuma.
      E nem mesmo O Globo disse que havia um “fantasma”.
      Mas, me diga: que boquinha você está com medo de perder?