Sem Teich, Saúde já prepara novo protocolo para cloroquina

Sem Teich, Saúde já prepara novo protocolo para cloroquina
BRASÍLIA, DF, 22.04.2020 – NELSON-TEICH: Ministro da Saúde, Nelson Teich, acompanhado dos ministros do governo, durante coletiva sobre atualizações de ações do Governo Federal no combate ao novo coronavírus (Covid-19), no salão oeste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22). (Foto: Edu Andrade/Fatopress/Folhapress)

Hoje, após a demissão de Nelson Teich, um grupo de médicos do Ministério da Saúde começou a criar um novo protocolo para o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19.

O protocolo, que será divulgado por uma nota informativa da pasta, deve ficar pronto na próxima semana.

Os médicos preparam o documento com base nas recomendações do Conselho Federal de Medicina, que permitiu o uso da cloroquina ainda no início dos sintomas da doença.

O protocolo começou a ser desenhado por determinação de Eduardo Pazuello.

A nova orientação foi o ponto principal da queda de Nelson Teich. Ontem, em reunião com Jair Bolsonaro no Planalto, o presidente mandou o ministro fazer o novo protocolo imediatamente.

Teich, por sua vez, sugeriu a Bolsonaro a realização de estudos sobre o tema, para o documento não ficar somente com base nas recomendações do CFM.

O presidente não aceitou a proposta. Uma das razões foi a quantidade do medicamento que foi produzido pelo Ministério da Defesa e segue represada, à espera do protocolo do Ministério da Saúde.

Leia também:

Cloroquina encalhada

Leia também: Bolsonaro: "Vou interferir. Ponto final"
Mais notícias
TOPO