A Semana em 5 Pontos: STF decide sobre o passado e o futuro da Lava Jato

Confira os principais destaques da semana em cinco pontos:

1) Na quarta-feira, o plenário do STF julgará uma das questões fundamentais para a Lava Jato.

Os ministros decidirão sobre a amplitude da competência do crime eleitoral, ou seja, se transferem investigações de corrupção para a Justiça Eleitoral.

2) Também na quarta, está prevista a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara — o presidente do colegiado será Felipe Francischini e a vaga de vice ficou com Bia Kicis, ambos do PSL.

Resta saber se a proposta de reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso no último dia 20, começará a tramitar antes da chegada do texto que trata da aposentadoria dos militares. É mais provável que não.

3) Passado o carnaval, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e líderes partidários se reunirão nesta semana para tratar da pauta de votações prioritárias de 2019.

A tendência é que os deputados evitem tratar de assuntos considerados polêmicos antes da votação da reforma da Previdência no plenário.

A PEC do fim do foro privilegiado, por exemplo, está pronta para ser analisada pelo plenário. Maia já chegou a dizer que tentaria colocá-la em votação “o mais breve possível”, mas ainda não deu qualquer sinalização de que o fará.

4) Na sexta-feira, está marcado o leilão de 12 aeroportos, com arrecadação mínima de 219 milhões de reais. Será às 10h, na Bolsa de Valores de São Paulo.

O primeiro bloco da concessão, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), envolve os terminais de Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro do Norte, João Pessoa e Campina Grande.

Também devem ser leiloados os aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta, em Mato Grosso; de Macaé, no Rio de Janeiro; e de Vitória, no Espírito Santo.

5) PSDB e PT reunirão suas bancadas para discutir, em Brasília, a proposta de reforma da Previdência apresentada pela equipe econômica de Jair Bolsonaro.

De resto, deputados estaduais de São Paulo vão eleger o novo presidente da Assembleia Legislativa na sexta-feira.

Bom dia e boa semana.

A velha-guarda do Congresso mostrou os dentes: o governo escapa dessa mordida? AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 25 comentários
  1. Pra resilver tudo,primeiro é preciso intervenção militar nesse $ tf.É impossível fazer alguma coisa de certo,com tanta sabotagem desses advogados togados comunistas;travestidos de ministros!!

    1. Já estamos há três de intervenção militar e a justiça sucatiando o Brasil. Agora essa vergonha, estes promotores e juízes querendo surrupiar 1,5 bilhão.

  2. Infelizmente o povo brasileiro está fadado,ao corporativismo judiciário. um juiz federal concursado fez um trabalho brilhante,me vem 11 seres inultil destruir tudo o que foi feito.

  3. Estamos de olho no Supremo. Acabar com a Lava Jato, é crime de lesa pátria. Será um tapa na cara da nação se essa excrecência for aprovada. E vem aí o dia 10 de abril. Revisão da 2a. Estância

  4. Vamos esperar para ver.. Câmara e Senado, vocês já descansaram bastante não,que tal começar a fazer o que todo brasileiro faz? Trabalhar. Parece-me que só voltarão amanhã. Que vergonha!

  5. O STF tem uma grande leniência com os criminosos e vários de seus ministros com eles compactuam. A Lava Jato incomoda demais o STF e é nítido que queiram acabar com ela. Cabe a nós resistir!

  6. Decisões na quarta?? Quinta os políticos folgados costumam debandar de Brasilia!!!!!!! Tá na hora de Brasilia começar a trabalhar igual a todos os brasileiros de segunda a sexta, pelo menos.

  7. Até a presente data do ano, o STF estava de molho, só no come quieto, a partir desta semana tudo indica que a baderna vai recomeçar, tudo que for bom para a ORCRIM volta ao normal.