Senado deve retomar discussão sobre nomeação de ministros do STF

A Crusoé diz que não devem prosperar no Senado os pedidos de impeachment de ministros do STF, mas será retomada a discussão sobre mudanças nas regras de nomeações para a corte.

Leia a nota completa aqui:

Idade mínima

Censura à Crusoé: "É perversão da ética do direito" Leia mais

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. JOSÉ disse:

    Aí que essa Lava Toga encontra algum fundamento. Não qto aos escândalos pessoais, mas quanto ao sistema e isso, inclusive, passa pelo papel do Senado. Afinal, passa sempre por ele. Será que vai?

Ler comentários
  1. DeveSer disse:

    KKKKK.... 55 anos. O nome dessa nova regra deveria ser regra Moro/Bretas. Muito boa conta outra.

  2. Getulio disse:

    Perdem muito tempo com idade e permanência no cargo. E relegam os critérios de seleção, que têm frisado Nepotismo e Militância Político-Partidária, vias seguras para o caos jurídico.

  3. Maria disse:

    Pensam que somos todos idiotas! Limpeza primeiro,depois mudanças de regras.

    1. Mais um golpe. Querem impedir o atual governo de nomear 2 ministros da direita que não compactuam com a corrupção.

  4. Giusti disse:

    Acho a proposta do Carvalhosa a melhor: nomeação por promoção do integrante do STJ mais idoso sempre q abrir vaga no STF. Mas sem Voto d Retenção NADA resolve. Só o eleitor jamais terá rabo pr

    1. O problema é que todos esses supremos tribunais os membros tiveram indicação políticas. O correto seria mudar o critério para que todos eles fossem juízes de carreira.

  5. Clademir disse:

    Com a formatação atual, o STF não tem legitimidade, aliado ao fato do tempo que alguns lá estão, Decano, 29 anos, Marco Aurélio de Melo, 28 anos e Toffoli e Moraes, aguentarmos mais 25 anos. V

    1. É uma arbitrariedade da lei. Isso precisa ser mudado! Não podemos ser reféns de um grupo por décadas.

    2. Critério de escolha necessita de mudanças profundas, dentre, o SABER JURÍDICO compravado, não poderão ser escolhidos pelo presidente da república, prazo máximo de permanência de 8 anos...

  6. LRC disse:

    O Senado apenas ratifica a postura covarde que vem demonstrando há décadas. Continua covarde, pois o que aconteceu nesta semana deveria ter resposta conforme CF88.

  7. Volmer disse:

    Um bando de covardes e alguns devedores a justiça. São eleitos mas só defendem os próprios interesses. Os interesses dos eleitores só entram em pautas quando favores esses caras de pau.

  8. Mey disse:

    PQ nao abrem a matéria sobre as regras de nomeação de ministros do STF? Temos muito interesse em saber.Esses senadores fazem o jogo de juristas corruptos.Vamos ter q aguentar Toffoli ate os 75 anos

  9. DIOGO disse:

    Me parecem, também, medidas pra evitar nomeações óbvias pelo atual executivo ( ex Sérgio Moro).

    1. Sim. Está na cara que é mais uma armação da Orcrim.

  10. Observador777 disse:

    Já disse antes, se o Alcolumbre não vai impichar uns 5 lá do STF, então não serve para nada, DÊ LUGAR PARA OUTRO que seja verdadeiramente PATRIOTA e se importe com os brasileiros!!!!!

  11. Adolpho disse:

    Somos craques em perder tempo com blá-blá-blá. Mas, péssimos tomar decisão relevante efetiva. Não avançamos, só regredimos e empobrecemos.

  12. José disse:

    Os candidatos só podem ser Ministros de Tribunais Superiores que se inscreverem no TSE, o povo vai às ruas num domingo qualquer e vota com cédula de papel. Os desembargadores se candidatam aos Supe

  13. zurik disse:

    Papagaiada! O povão tem que ficar de olho nesses senadores e trocar tudo, precisamos fazer uma limpeza geral na próxima eleição, essa foi parcial.

    1. Só mudaremos esse STF NA porrada ou com uma intervenção militar

  14. Juscelino disse:

    Os senhores senadores não tem bolas suficientes para tocar o impeachment ou a CPI destes ministros. Não são machos o suficiente.

    1. Ninguém vai punir justamente quem pode salvá-los, não podemos ser ingênuos, grande parte dos políticos querem manter esse STF para sempre...

  15. João disse:

    SENADORES CORRUPTOS, jogando pra torcida ate a crise passar. Coniventes com a quadrilha do STF

  16. César disse:

    Só tem bandido no Senado e na Câmara, mas esses próximos 4 anos tudo mudará com as redes sociais nos mostrando quem é quem, e em 2022 faremos outras LIMPEZAS na politica!

    1. Faz nada, o povo troca voto por feijoada, churrasco, cerveja, cachaça, camiseta, chapeuzinho e pixuleco de R$20 reais. O Brasil só conserta se trocar o povo, devolve para Portugal e África.

  17. Paulo disse:

    Que decepção com os senadores. Não têm coragem.

  18. José disse:

    Os juízes com mais de 20 anos de magistratura se inscrevem e se candidatam as vagas dos TJs, nós votamos no domingo!

  19. Gleice disse:

    Acredito que deve existir mudanças sim,por exemplo sabemos que há ministros lá que mentiram sobre sua formação acadêmica,assim como há outros que nem sequer passaram nos exames, enfim.....rsrsr

  20. Giusti disse:

    A Crusoé dando uma d mulher d malandro. Muitos falavam isso qdo as redes pediam o impeachment da Anta. Por que não podemos ter tudo: impeachment + mudança na nomeação + Voto d Retenção + CPI?

  21. José disse:

    Os juízes federais se candidatam as vagas dos TRFs e o povo da região no domingo vota!

  22. El_KABONG disse:

    Se for esse "senadinho" de MERD@ que aí está, vão alterar a LEI da BENGALA para a LEI do ANDADOR e garantir sua IMPUNIDADE até 90 anos ou a morte desses CANALHAS DE TOGA.

  23. EDUARDO disse:

    É muito ruim qdo um poder prevalece sobre o outro. Pior quando uns tem rabos presos com outros. Imagine o medo que o cara tem de depois ser julgado pelo STF!

  24. Trump disse:

    Só resta aos bons do MPF e da PF mostrar para esses boçais do senado quem é tofi.

  25. Patrizia disse:

    Tem que ter concurso, mandato, o fim das decisões monocráticas, baixar idade de aposentadoria , diminuír o staff de cada ministro assim como acabar com esse turismo desenfreado.

  26. LUIZ disse:

    "Se os homens soubessem como são feitas as leis e as salsichas não respeitariam a primeira nem comeriam a segunda" - Otto von Bismark - Hoje sabemos como são feitos ministros do STF.

  27. César disse:

    O problema já está no STF e tem que ser tirado, já o que entrarão daqui pra frente não será mais problema e sim solução.

    1. Certo. Não podemos esperar nada de bom vindo desse congresso. Primeiro consertem a burrada que fizeram.

  28. Agente_86 disse:

    Ministro do STF SÓ se for juiz de carreira de conduta ilibada, após aprovação em exame duríssimo de admissão. E seu mandato terá o mesmo tempo do chefe do Executivo, ou seja, 04 ANOS.

  29. Claudio disse:

    O Senado covarde é o pior dos cenários. Lava Toga Já

  30. Ghost disse:

    Só vai mudar se proibir o desgoverno de plantão de indicar pra o STF. Tem de ser por concurso público. A lei já poderia começar a valer pro caso do Bozo.

    1. Que tal vc experimentar fazer um concurso. Isso é papo de PTralha parasita.

  31. OPJ disse:

    Agora que a direita pode nomear 2 ministros para contrabalançar a maioria esquerdista vão mudar a regra do jogo? Não está certo.

  32. Vicente disse:

    Em outras palavras o senado está dando a seguinte mensagem: os "deuses" do supremo são inimputáveis, podem fazer o que lhes dá na telha.

    1. Uma coisa a população brasileira pode ter certeza, que a mudança que o senadinho pretende fazer não será em beneficio do Brasil.

  33. Observador777 disse:

    Agora é que querem mudar!? JOGO DE XADREZ, quando chega a vez de colocarmos conservadores lá, aí querem mudar... mas impichar ninguém quer.... Brazil não tem jeito não

  34. Jorge disse:

    Se o Senado exercesse a sua prerrogativa de cobrar (em sabatina) notório saber jurídico para os indicados ao STF, Toffoli não seria ministro (talvez o mesmo ocorresse com o Moraes).

  35. Juliana disse:

    Como assim a censura comendo solto , esses canalhas não farão nada . Até os movimentos de ruas já estão sendo perseguidos não tem ninguém para fazer nada . Cadê a mídia podre agora para ir c

    1. Cadê os bananas dos militares? Bananas, serão humilhados pelo sistema

  36. interruptor disse:

    Primeiro o impeachment de pelo menos 3 ministros, urgente!

  37. Sarcástico disse:

    Em vez de discussão de nomeação, deveriam primeiro limpar o STF, eles senadores são tão culpados quanto os CorruPTos do STF foram eles que referendaram a nomeação.

  38. #nordeste_é_Lula disse:

    Burrice pouca é bobagem. Os Justices da SCOTUS são vitalícios e isso nunca foi problema.

  39. Observador777 disse:

    Golpe de mestre: deixemos lá os "nossos" e ainda vamos impedir Bolsonaro de nomear alguém.. mudando as regras... PQP mil vezes!!!!!!

    1. Exatamente isso, estão apavorados que um bretas assuma uma cadeira no STF.

    2. Com certeza Maria.. estamos atentos.. espero que estejam avisados quem de direito... isso é uma cilada... PRIMEIRO limpeza... depois se pensa em novas regras... ALCOLUMBRE seja patriota!!!

    3. Sim, e nas tais "mudanças de regras" só entrarão mais dos deles. Golpe de mestre mesmo!

  40. Observador777 disse:

    Prestem atenção: nada acontece por acaso nesse xadrez... Dias Tofoli e Moraes se expondo ao ridículo à toa?! Estão tramando o "rebote", a "solução" dada por eles mesmos...

  41. Régis disse:

    O problema não são as regras, o problema é seguir as regras. Desde quando duas tem notável saber jurídico? E quais deles tem conduta ilibada? Basta seguir a constituição.

  42. Chiang disse:

    Estao fazendo isso só para tirar o poder do Bolsonaro de indicar o Sérgio Moro pro stf kkkkk esses politicos são mto canalhas. bando de corruptos FDP

    1. Igual fizeram com a constituição de 88. Os cara jogam xadrez pensando no movimento lá na frente mas para resolver os problemas do país são bem burrinhos.

  43. Presidente-XVII disse:

    Davi está saindo um Renan 2.0. Impedindo que o senado faça o que tem que fazer, em vez de dar forças pra isso. Como se enfrentar o STF, e não o próprio STF, fosse sinônimo de instabilidade.

  44. Edson disse:

    Ué, os senadores esqueceram que os nomes do Lord Valdemort e seu aprendiz de feiticeiro foram aprovados por eles?

  45. Fatima disse:

    Uma pena que o PT tenha se beneficiado destas regras atuais! Mas quem sabe agora tenham um pouco mais de pudor e de consciência, não é mesmo? E que mude! E que trabalhem a nosso favor. Simples assi

  46. Silvando disse:

    Se não tivesse tão comprometidos de uma maneira geral, seria a hora de mandar alguns ministro para casa; infelizmente , são ruins.

  47. Bruno disse:

    Gente, mudar as regras agora é tudo que o PT/PMDB querem e nunca fizeram. Limitaria o poder de nomear do Bolsonaro, impedindo, por exemplo, que o Moro assuma, e sem tocar nos Ministros atuais!

    1. Exatamente, jogada do Establishment p/ limitar os indicados da direita, com apoio da velha mídia e do Antagonistas, para os atuais ministros não muda, o povo cai igual pato.

  48. Edu_Brasil disse:

    Se houvesse concurso público para ministro do STF, iria melhor muito a composição do Supremo, em termos de capacidade e aptidão dos ministros.

    1. Daqui a pouco o STF vai ter mais advogado do que Juiz togado. Alguma coisa tem que ser feita para impedir esse absurdo.

  49. Thelma disse:

    Não querem permitir Bolsonaro escolher. FHC, Lula Temer escolheram. Punir os ministros não querem. Mas, Bolsonaro escolher vão impedir.

    1. Exatamente, manobra canalha do Establishment com apoio da mídia, só vai valer p/ indicados de Bolsonaro, o resto fica até 75 anos, lei feita p/ impedir a direita de indicar ministros por mais tempo

  50. Jose disse:

    Coragem Alcolumbre, pq o Senado também é vítima !!!!

  51. Thel disse:

    8 anos de mandato e via concurso público com toda segurança possível no dia da prova.

    1. Burrice total, 8 anos só vai valer para indicados do Bolsonaro, como o Moro por exemplo, querem justamente isso, os atuais vão continuar pela regra antiga, mudança nenhuma é melhor

  52. Odorico disse:

    Mudança cretina do Establishment, a intenção é atrapalhar as indicações de Bolsonaro e o tempo de Moro caso vá p/ o STF, NÃO VALE PARA OS ATUAIS, agora q a direita vai indicar querem mudar.

  53. João disse:

    Senadores covardes e coniventes com corruptos . Nao tiramos os pilantras do STF . Mas vamos tirar os senadores na proxima eleicao. Estamos juntando tudo. Como fizemos na ultima eleicao. Picaretas

  54. Valdecir disse:

    Vcs prestam um desserviço à cidadania ao dizer que não deve prosperar o impeachment de ministros do STF.

  55. Nelson disse:

    Então isso que está aí vai ficar até que o Senado retome a mudança nessa vergonhosa regra de nomeação de “afilhados” de presidentes corruptos? Pobre Brasil!!!

  56. Sandra disse:

    Deve ser aprovada a CPI sim, não se pode aceitar uma atitude absurda como esta

  57. Flick disse:

    Conversa pra boi dormir. Aí já é outro papo. Além da CPI deveriam discutir já a nomeação do SPTF Suprema Patifaria). Desde quando vc nomeia alguém supremo sem ter sido nem juiz?? Já começ

    1. Juiz de Carreira. Obviamente. Quem ali o é ? Sei apenas do Fux.

  58. marzia disse:

    A questão é, as novas regras para indicação dos ministros da "SS"TF serão retroativas? Pq se forem, "aqueles q não devem ser nomeados" como diriam em Harry Potter, seriam expulsos?

  59. Renato disse:

    Tem muita gente pedindo concursos para ingresso no STF. Sou formado em Direito. Se isto acontecer, o STF será esquerdista enquanto existir.

  60. Kalá disse:

    Impeachment. Impeachment. Impeachment. Valeu, crusoé ? Impeachment. Dois.

  61. Massaaki disse:

    Isso também é importante, mas nada elide a necessidade de haver impeachment, CPI’s e outras ações. E protejam eventuais delatores e informantes. Pareceu recado claro!

  62. Cabo disse:

    Os Senadores que estão na tábua de corte da Lava-Jato jamais serão a favor de mudanças no atual "colegiado" que os tem favorecido. E os que não estão, adjetivem(...,....,....,....,) como quise

  63. Antonio disse:

    Como pode ser um juiz de tribunal superior constitucional nas condições de alguns dos atuais membros?Como?Não está certo.

  64. José disse:

    Os concursos para magistratura devem ser mais fiscalizados, por exemplo: as bancas devem ser sorteadas publicamente dentre os pares do Estado ou Região Federal.

  65. Carlos disse:

    "A ferro e fogo"... Estou de mudança para Portugal! Da série: farinha pouca, meu pirão, primeiro. No papel principal: Kakayo, o nobre causídico. Predileto dos ricaços.

  66. josé disse:

    O Senado novamente traindo o Brasil e todo o povo brasileiro...Irão apenas adoçar a imprensa comprada e silenciosa.Queremos,que seja feito o que precisa ser feito.

  67. Xavier disse:

    O Senado não pode se furtar da constitucionalidade que lhe impõe a carta magna e julgar o caso!

  68. José disse:

    Cuidado, nada de sorteio feito pelo pessoal da informática! Vamos no tradicional e transparente, papel etc....

  69. Amilcar disse:

    Ministro do STF só poderia sair dos quadros de desembargadores da Justiça Federal, o resto é pura sacan@gem para colocarem apadrinhados para futura troca de favores.

  70. Felipe disse:

    Muito cuidado com essas mudanças, e bem provável que impeçam o Bolsonaro de fazer qualquer troca no STF, e ali que reside a resistência para limparmos o Brasil desses corruptos e do PT

  71. Ayrton disse:

    Não pode ser somente idade mínima. Precisa ser também juiz com um mínimo de tempo de serviço na função. E não pode ser escolhido por potenciais réus. Caso contrário continuamos na mesma.

  72. José disse:

    Resultado Ministro do Supremo tem que passar em concurso e nada de carreira na vida privada ou política. E quando chegar lá terá contribuído para sua previdência e ficará por pouco tempo! Oxigen

  73. Maurilio disse:

    Com esses aliados o Bolsonaro não precisa de inimigos. Além de não mexerem com os trastes que estão no STF, ainda criam obstáculos pra que ele possa nomear bons juizes e contrabalançar a corte.

    1. Exato! Só ver que os 55 anos foram escolhidos para frustrar a indicação do Moro!

  74. Adriana disse:

    A nomeação e arguição de candidatos ao STF e STJ devem ser feitas por órgão autônomo, sem nenhum vínculo político O escolhido, dentre outras exigências, ficará no cargo só por 10 anos. Pon

  75. NaMosca disse:

    É um tribunal desnecessário. Tão desnecessário como a Justiça do Trabalho. Só que para tais reformas será necessário fechar Congresso, as assembleias, as câmaras e e todos os tribunais superi

  76. Observador777 disse:

    Estão tentando impedir Bolsonaro de nomear ministros para o STF. Antes de mudar regras, tem que impichar uns 5 ali... todos sabemos quem são...

  77. 🔊Lemon disse:

    Sigam o meu conselho: 1) Somente JUIZ DE CARREIRA votado pelo judiciário. 2) Mandato de 8 anos. 3) Tudo isto depois da entrada do Moro. 4) Somente 5 ministros! 4) Me obedeçam, senão...

  78. Observador777 disse:

    Aí vem com papinho de juízes mais velhos... de tribunais superiores etc; tudo já com ranço... que chegaram por indicação política... esse episódio todo é uma CILADA!!!

  79. Kedma disse:

    A CPI da Lava Toga é interessante, para as instituições continuarem a desenvolver seus trabalhos com independência, liberdade e democracia. O STF não pode ser o Supremo em tudo!

  80. Marcelo disse:

    Kkk toda essa palhacada foi armacao pra embarrerar as nomeacoes de Bolsonaro para o STF.

  81. Maria disse:

    Isso é absurdo!! Idade não é documento. Se fosse assim, Gilmar Mendes seria adequado. O impeachment dos Ministros em questão e a Lava Toga têm que prosperar!!

  82. Fernando disse:

    Deixa este Senado continuar com isto para ver onde vai parar

  83. Maria disse:

    Tudo isso para o Moro não entrar! Senado podre! Vamos reagir!! Impeachment sim!

    1. Exatamente. Vamos pra rua. Ou Lava Toga ou não aceitamos essa nova possibilidade. Todos contra Bolsonaro e Moro. Bando de hipocritas

  84. Marques disse:

    Se deixar do mesmo jeito, acaba de vez a moralidade de todos órgãos federativos do Brasil. O que já era merd@, virará uma bo$t@. L@ment@v€l.

  85. Trump disse:

    É o que eu disse. O Brasil precisa ser destruído para os honestos o reconstruírem.