Servidores, ‘aposentadoria não é complementação de renda’

Durante evento da FGV, o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos, disse o que é certo: não faz o menor sentido servidor público ter aposentadoria especial.

“Não é possível que o servidor no auge da maturidade vá se aposentar. Se ele se aposentar com 48 anos ele vai parar de trabalhar? Não vai. Ele vai pra outro lugar. Aposentadoria não é complementação de renda, é renda mínima para quem perdeu a capacidade de trabalhar.”

A ESTRATÉGIA PARA FAZER A "NOVA POLÍTICA" SE CURVAR À "VELHA POLÍTICA". Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. ROSÂNGELA disse:

    Existe uma gama de Servidores públicos que só servem pra dar prejuízo a nação com seus altos salários e privilégios. É a esses que a reforma tem que chegar.

Ler comentários
  1. ZEZECO disse:

    He incrivel a sociedade distorcida q vivemos nessa banania.Pelo menos agora tem gente no governo q aponta essas aberraceos economicas,funcionarios publicos de alto escalao se aposentando com 40 anos.

    1. Zé, ninguém se aposenta com 40 anos se a Lei não permitir, talvez os Mineiros ou profissão perigosa, hj a mais perigosa é a dos policiais e mm assim não se aposentam com 40 anos de idade.

  2. Newton disse:

    É fundo o buraco que estão cavando sob os próprios pés.... É tanta a ganância que lembra o modelo da dispersão do vírus Ebola. O vírus só se exaure quando se extinguem os hospedeiros. Brazi

  3. Aloisio disse:

    Pelo fim dos privilégios. Regime Geral da Previdência para TODOS.

    1. Os servidores já tem um regime idêntico ao Regime Geral. A encrenca é com os servidores que ingressaram na carreira antes da troca de regime

    2. Gozado, o PT se batia pelo fim dos privilégios também!!!

    3. Tem que explicar com chocolates para o povo entender.

    4. Brasileiro tem demência grave, acreditam mesmo que aposentadoria é pra viver no luxo, sem trabalhar e ficar 30 anos vivendo do Estado e sugando as pessoas jovens.

  4. Roberto disse:

    Lulla está preso babacas, e graças à elite do funcionalismo público, juízos, promotores, etc. do contrári Lulla seria nosso presidente babacas!!!

    1. Falou o crente da "Igreja Mundial Lullista Livre"...

  5. Mister_MM disse:

    Legal. Pena que Bolsonaro e outros que recebem mais de uma aposentadroria não irão abrir mão de seus privilégios. SÃO APENAS HIPÓCRITAS

  6. thelma disse:

    Minha dica é fazerem um levantamento em todos os ENTES FEDERADOS/PODERES dos servidores aposentados detentores de CARGOS COMISSIONADOS e apresentarem no PPT durante as AUDIENCIAS sobre a reforma!

  7. joao disse:

    expliquem. mostrem. detalhem tudo. É PAPEL FUNDAMENTAL do jornalismo ÍNTEGRO mostrar a verdade dos fatos. como está a previdência? o que foi proposto? quais as alternativas? O PAÍS PRECISA DISSO.

  8. Jairo disse:

    Eu sou de 1955. Trabalhei 40 anos no Banco Central do Brasil. O fato é que todos os 220 milhões de brasileiros sabem que não nos tornamos uma VENEZUELA hoje pela exc/BC, PF, RF...Ñ vale a pena det

  9. Willian disse:

    E os militares? Por que o medo de dar como exemplo os militares que EFETIVAMENTE se aposentam nesta idade?

    1. E ainda são promovidos ao se aposentarem e recebem pela patente mais alta.

    2. Sim. TODOS devem ser nivelados no limite da razoabilidade.

  10. GAC disse:

    Falastrão, picareta, quem consegue aposentar-se com 48 anos ?? Só professoras e militares. O servidor paga 11% na fonte durante a vida profissional inteira e vem falar que deve ser só complemento

    1. Sou servidor, tenho 66 anos e recebo abono-permanência. Se aposentar agora, perco o abono e outra gratificação. Recolho há 30 anos 11% sobre o total dos vencimentos. Qual éo meu priovilégio?

  11. zu disse:

    Os mamadores inúteis, nada produzem, somente despesas para quem realmente trabalha não concordam.

  12. Francisco disse:

    Quer dizer que aposentadoria é para inválidos?

  13. DireitaMan disse:

    O Ideal é decretar morte obirgatória pra quem tem acima de 65 anos, porque nesse ritmo, os jovens nunca vão sair da casa dos pais e avós, todos estão sendo sugados pra pagar aposentadorias.

  14. Carlos disse:

    Os únicos que se aposentam com 48 anos são os militares, nenhum servidor público civil se aposenta com essa idade.

    1. Vc se esqueceu dos professores, a aposentadoria deles é especial, aposentam com 25 anos na profissão, e os militares com 30 anos na profissão e que aumentará para 35, no Espírito Santo já é ass

  15. Juliandro disse:

    Há exageros de todos os lados. Generalizar não corrige de forma justa. Mas o comentário tem sentido. Também pudera, uma parte dos altos servidores = $$$ = conluio = políticos = $$$$$$$$$$ = Lula/

  16. Mario disse:

    Quem consegue se aposentar com 48 anos de idade ? Só político com 8 anos de legislatura consegue esta façanha.

    1. Marcus, dizem que os milicos se aposentam com menos tempo pq não tem mm direitos q os privados como FGTS etc.., acho que se dessem direitos iguais pra eles acabaria esses discrusos. Igbualdade p todo

    2. Militares tb, q além de se aposentar com 5 anos a menos do tempo de serviço, estão sendo agraciados c regras diferenciadas e menos rígidas q os demais, isso sim privilégios CRIADOS pelo Governo.

    3. Bolsonaro conseguiu a primeira de suas duas aposentadorias aos 33 anos.

    4. O fato é que a APOSENTARIA das Carreiras de Estado - BACEN, RF, PF, MRE..... já estão no REGIME INSS, e os Servidores podem optar ou não pelo FUNPRESP. O cuidado é que os comunistas ñ roubem o

  17. Claudia disse:

    Tem que ser retirado da atividade insalubre antes de ficar doente. Se descontou para se aposentar, tem que receber de volta o descontado, recebendo como "juros" os anos a mais que viver.

  18. Waston disse:

    Qual a quantidade (proporção) de servidores públicos aposentam com 48 anos?

    1. A questão não é essa. 30 anos de serviço/30 de contribuição. O cara teria que começar no serviço público exatamente aos 18 anos. Só militares.

  19. Biofeminista disse:

    Revertam a aposentadoria do Bozo, então. 3 aposentadorias de mesma fonte? Político tem que trabalhar por amor ao brazil. Gargalhando.

    1. Estou vindo aqui diretamente da terra dos mortos te parabenizar pelo comentário da previdência lá encima. Espetacular, digo de um libertário. Eu havia te subestimado.

    2. De qualquer forma, você não importa. Já está morto, Morro. Eu escrevo para os vivos.

    3. Ou simplesmente entende, mas não quer reagiria.

    4. Morrowind, a explanação não funciona porque você desligou todos os botões do seu progresso cognitivo. Eu, simplesmente, entende, mas não QUER reagir. Estagnou.

    5. Mas, entre o choro da minha mãe e da sua, Direitaman, eu prefiro as lágrimas da SUA. Minha mãe não teve nenhum psicopata.

    6. Querida, não jogue essa carta comigo porque não funciona. Suas críticas são seletivas e supõe que o telhado da esquerda é de aço. No mínimo os dois estão errados e deveriam devolver o dinheir

    7. NENHUMA, eu disse nenhuma MÁFIA governamental quis, ou QUER AUDITORIA da previdência. Ela tem 42% de folga na arrecadação para governos e bancos meterem a mão.

    8. Direita man apesar de concordar contigo, troque esquerda por "político" e teremos 100 trilhões.

    9. Bozo é só um exemplo dessa reforma MENTIROSA que dizem ser 'social'. Não é reforma social, é SOCIETÁRIA. Tua obsessão por Lula não te deixa perceber o SISTEMA. E que o Bozo é nota de 3.

    10. se matar todo mundo da esquerda vai sobrar 50 trilhões por ano pras aposentadorias e todo mundo fica rico

    11. Um erro não justifica o outro, MAS: Tipo o lula né? Conta de 45 milhões na previdência. Totalmente verossímil!

  20. Biofeminista disse:

    BBC News com MATÉRIA esclarecedora sobre QUEM está fazendo a reforma da Previdência; Deputados cujas empresas devem 172 milhões à previdência. Cadê a AUDITORIA?

    1. Agora, Jairo, me mostre onde estão os comunistas. Porque eu só enxergo o mesmo SISTEMA onde porko de esquerda e direita te faz de inseto, Jairo.

    2. E parece que a extrema direita porka quer deixar por isso mesmo pra disfarçar a COVARDIA jogando a bostha no pasto da esquerda, né, Jairo?

    3. Os comunistas ficaram 20 anos no PODER e não cobraram as dívidas, pelo contrário, se aproveitaram para negociar e ROUBARAM ainda mais.....Esse tema é estoque não é FLUXO de gastos.

    4. Teu sindico te esconde as contas e te cobra de novo por elas, e para você não parecer o OTARIO que é, concorda com o sindico, não é, Cacevo?

    5. E o que tem a ver a reforma com dívidas previdenciárias? ABSOLUTAMENTE NADA!!

  21. Jeguededireita disse:

    O nossos milicos vão para a Europa morar e trabalhar, curtir a vida. E nós pagamos para isso. Vergonha.

    1. Milicos? Você realmente conhece o sentido desta palavra?

    2. O pobre consciente..e há muitos..deveria fazer passeata para servidor aprender. E quem entrou até 2003 vai aposentar até 2040. E muito rombo ainda. Tinha que cortar direito adquirido.

    3. Negro pobre votar no bolsonaro eh pedir para se ferrar mesmo kkkk

    4. o ideal é matar todo mundo que defende aposentadoria antes dos 60 anos, isso inclui comunistas e militares.

    5. Jegue tem que ser de esquerda né? Pobre também, não pode escolher. Assim como o slogan dizia "negro consciente vota em Dilma". Depois a direita é racista.

  22. Val disse:

    Errado. Não é complementação de renda, mas é a manutenção do seu padrão de vida. E pagam por isso mesmo aposentados. É bom parar com a hipocrisia!

    1. CLT recolhe pelo salário base, só autônomos recolhem 20% limitados ao teto.

    2. Ninguém ganha aposentadoria, vc recebe proporcionalmente ao que recolheu em valor e tempo.

    3. A conta nunca vai fechar. 11 por cento por 30 anos não paga nunca 100 por cento por mais 30, além de 10 da viúva. E um rombo monumental. Nem precisa de chocolates pra entender.

    4. Romulo. Perfeito. O servidor paga de 4 a 5 vezes mais do que o celetista ppor mês.

    5. o ideal é matar todo mundo que tem mais de 65 anos, porque nesse ritmo os jovens vão morar com os avôs, já que a grana do país está sendo toda sugada pra velhos que não trabalham!!!!!

    6. Padrão de vida: alimentar, vestir, ter onde morar, continuar pagando o INSS e comprar remédios que aumentam muito na 3a. idade. Isso é padrão de vida!

    7. Estão equivocados. Há a contribuição patronal como no Inss e não é 10% e sim 11% do bruto e não sobre um teto como no INSS.

    8. Servidor passa a vida contribuindo sobre o total do salário, digamos, 2000 por mês para o INSS.Um CLT contribui limitado ao teto, digamos, 500 por mês.Ao final de 30 devem se aposentar iguais?kk

    9. Pois é Verônica, essa foi a desculpa mais esfarrapada do século. "Manter padrão" QUE PADRÃO??

    10. Não pagam É só fazer as contas. Matemática. 30 anos pagando 10% de X e depois 30 anos recebendo 100% de X. Recebem "só" 10x o que pagaram.

    11. Você está errado: em países mais ricos que o nosso, nenhuma aposentadoria existe para "manter padrão de vida". Se as pessoas quiserem isso, elas se planejam, ECONOMIZAM para manter seu padrão!

  23. Roberto disse:

    Amém. Vai passar, essa Reforma vai passar!

  24. Erika disse:

    Tem que passar um pente fino em TODA a administração pública. Há muitas irregularidades. O Brasil quer a reforma da previdência.

  25. Morrowind disse:

    Os AntaBobistas: destroem o presidente e querem que a reforma passe, ainda mais pra funcionário público! Depois os burros são os que apoiam o presidente.

  26. Edu disse:

    Quanta mentira...os únicos servidores que talvez possam se aposentar aos 48 são militares. Pelas regras atuais servidores se aposentar com 55 e 60.

    1. Renato é a regra, se o Delegado entrou para a vida laboral com 18 anos, eu entrei com 15, + 30 na profissão dão 48 anos tá na Lei, começou cedo, cumpriu seu tempo, contribuiu 30 anos tá errado?

    2. Delegados com 48 como e o caso pessoal do relator na CCJ. Ele disse que achava o seu direito imoral.

    3. Edu vc está errado! Professoras se aposentam com 50 anos e SÓ 25 de contribuição, professores com 53 e 30 de contribuição!!!

    4. Pelas regras de quem ingressou apos 2003 vc está certo. Mas errado se considerar os servidores mais antigos. Então pra vc é meio certo. Nota 5/10.

    5. É mais barato matar todos os políticos, aí sobra 10 trilhões pras aposentadorias

  27. queirozene disse:

    Seria a miséria para os aposentados desse regime de capitalização.

    1. Opa, o tico e o teco se encontraram!!! Que dia!!! Ainda há esperança!! 👏👏👏👏👏

    2. O governo quer arrecadar, fazer gracinha para os bancos, mas não quer pagar. Por que não deixa cada um por sua conta e risco?

    3. Na verdade, o governo podia resolver isso. Deixando que cada qual escolhesse seu banco para investir na sua aposentadoria. Mas, abrir mão da arrecadação ele não quer.

    4. o pessoal aqui no BR tem demência gravíssima, acham que aposentadoria é salário, não vêem que estão sugando os jovens, que estão impossibilitados de manter essa Pirâmide Ponzi ilegal??

  28. Maria disse:

    Hipócritas! O servidor paga durante atividade e permanece pagando durante a inatividade! Ademais existem regras para os servidores a partir de 1998! Já a partir de 2013 os servidores aposentam-se ig

    1. Val: "com decisão do STF entendo que é constitucional". Tá bom, se beiçola e polenta disseram, tá dito!

    2. A solução é matar todos os funças públicos aposentados: economia instantânea de 10 trilhões/ano, aí os jovens param de ser sugados pela Previdência e podem sair finalmente da casa dos pais.

    3. Aliás eu não entendo essa mordomia pra professor. Só vivem enforcando dias de trabalho, duas férias por ano. Vamos trabalhar mais gente!

    4. Pagam sim. Inclusive com decisão do STF entendendo que é constitucional. Informe-se. Quem não paga é o filiado ao INSS

    5. Depois de aposentadores os servidores NÃO pagam nada! Professores se aposentam com 25 de contribuição e 50 de idade!

    6. Verdade! Os servidores federais já se aposentam pelas regras do RGPS há décadas

  29. Claudia disse:

    Aposentadoria não é complementação de renda, aposentadoria é uma coisa q vc desconta para ter. Se vc descontou, vc tem q ter direito, ou devolve o descontado e deixa não descontar mais.

  30. Morrowind disse:

    O Antabobista: destroem o presidente e depois querem aprovação da reforma pra funcionário público kkkkk depois os burros são os "olavetes".

    1. Ô Fernando, não sabia que vc tinha comprado o site, foi mal. 🖕🖕🖕🖕

    2. Eu estou texacocheio de ver bozotontos aqui reclamando do site, cheios de mimimi, mas continuam aqui? Parem de encher o saco dos outros e sejam coerentes, VÃO EMBORA!

    3. Perfeito Wilton, depois que a tempestade passa só os vermelhos são aceitos no clubinho, o resto é descartado como lixo.

    4. Os Antas são aqueles burgueses que fomentaram a revolução francesa, e acabaram guilhotinados pelos os socialistas(jacobinos), quando a revolução saiu do controle!

  31. Suelly disse:

    Aposentadoria: Perfeita definição. Vamos q vamos Aprovar a Nova Previdência.

  32. Jose disse:

    Salário é uma coisa e aposentadoria outra. O salário deve ser consistente para se construir o patrimônio, a aposentadoria deve ser apenas para manter o necessário.

    1. Os servidores que entraram depois de 2013 no serviço pública já contribuem até o limite do RGPS.

    2. Então os servidores devem contribuir com a merreca que os do RGPS pagam. Simples assim. Questão de justiça!

  33. thelma disse:

    BOA! sou servidora pública atual// mas ja estive do outro lado! muitos servidores se aposentam e em seguida "negociam" um cargo comissionado para continuarem trabalhando! GRANDE INJUSTIÇA!

    1. INVEJA?? sou servidora pública desde 2002 VAL! mas nem por isso enxergo apenas o meu próprio UMBIGO!

    2. Alem de não abrirem vagas para novos servidores KATTI, ainda disputam, deslealmente, com os jovens inexperientes! muito injusto isso!

    3. Essa mordomia toda é pra ter inveja mesmo cara pálida.

    4. E o que isso tem a ver? O cara continua pagando previdência e não vai ter nova aposentadoria. Parece invejinha!

    5. E PIOR ocupam cargos que poderiam ser ocupados por um concursado que está esperando a tal vaga!!!

  34. Helô disse:

    Conheço uma empresa de economia mista em que quase toda a área de engenharia, composta por concursados, é hoje formada por aposentados. Virou complementação para salários ainda mais altos.

    1. Se aposentam pelo teto e continuam nos mesmos cargos, com os mesmos salários. Se a nova lei proibir isso, a área técnica vai ficar as moscas.

  35. Lara disse:

    E servidor público ainda atura mandos e desmandos de chefes nomeados por políticos. Comecem a se informar melhor, por favor, sobre os servidores.

  36. Bruno disse:

    Esse Marcelo Ramos, do qual nunca havia ouvido falar antes, está me surpreendendo positivamente. Tomara continue assim.

  37. Último disse:

    Façam o seguinte... acabem com a previdência. Ninguém contribui nem recebe. Que se trabalhe até aguentar e viva com o que sobrar. Realoquem os servidores. Uma boca a menos pra parlamentar.

  38. RobertoKM disse:

    A imprensa infelizmente tem feito jogo sujo com relação à previdência. Servidor público desde 2003 não se aposenta mais com o salário da ativa. E desde 2013 já contribui até o limite do RGPS.

  39. RobertoKM disse:

    Desde 2003 os servidores já tem idade mínima 60 homens e 55 mulheres para se aposentar. No RGPS não existe idade mínima. Indiquem-me, então, onde está o privilégio? Esse discurso é usado para.

  40. RobertoKM disse:

    ...ferrar os do RGPS que hoje não tem idade mínima. Estão desviando o foco (dizendo que estão acabando com privilégios: que não tão, porque já acabaram há anos) para acabar com a aposentadori

  41. RobertoKM disse:

    Essa é a verdade. E tanto é, que se a reforma quisesse mesmo acabar com privilégios, estenderia aos militares o teto do INSS, que, como já dito, é aplicado aos servidores que entraram após 2013

  42. Jorge disse:

    Somos obrigados a pgr para a previdência se é assim, a regra tem que ser cumprida, seja aposentar com 60, 55 ou 45 cumpriu a regra cumpra-se a Lei ou querem que trabalhemos até morrer seus fdp?

  43. CARLOS disse:

    Então a aposentadoria do servidor é renda mínima, mas com contribuição máxima durante o período ativo. Entendi.

  44. LUCAS disse:

    Quem se aposenta com 48 anos, sr. Marcelo Ramos? Só militares e políticos. E outra: dizer que o cidadão vai conseguir arrumar emprego com 48 anos é outra piada.

    1. quero saber se ele abriu mão de sua aposentadoria especial de parlamentar?

  45. Marcus disse:

    a propósito Deputado Marcelo, voce abriu mão da aposentadoriam especial de dparlamentares ? o povo

  46. Rasec disse:

    Então o projeto de aposentadoria dos militares vai ter que ser modificado no Congresso. Será?

  47. Renata disse:

    absolutamente certo! Só que ninguém mais consegue se aposentar, e é obrigado a continuar trabalhando para poder manter seu nível de vida.

  48. SERGIO disse:

    O servidor publico no Brasil nunca foi problema, mas sim, solução. Todos os sistemas previdenciários que se estenderam aos privados foi as custas dos caixas dos servidores públicos, (vide CAPS-IA

    1. Servidor público que se aposenta aos 48 anos com salário superior a 10 mil reais mês, é problema SIM. A maioria dos brasileiros se aposenta aos 65,5 anos com salário de pouco mais que 1,5 mil rea

  49. Lara disse:

    É uma pena a demonização que estão fazendo com os servidores. Há vários tipos de servidores e, em sua grande maioria, não se aposentam com 48 anos nem com aposentadoria de 30 mil reais.

  50. Lara disse:

    Em sua maioria, servidor público não tem FGTS, não tem ticket restaurante, compra o café que toma no servico, tira do próprio bolso para trabalhar e fica com salário sem reajuste de inflação p

  51. Último disse:

    Quem se aposenta com 48? A regra é 60. Ou está falando de professores e policiais, que são a maioria dos servidores nos estados e municipios? Cadê coragem pra criticar essa turma?

  52. Gaúcho disse:

    Não é complementação de renda mas descontam imposto de renda na fonte da aposentadoria.Para descontar imposto é renda.Aposentadoria é retorno de contribuições pagas ao longo dos anos, não é

    1. Aposentadorias são calculadas pelas contribuições feitas proporcionais aos rendimentos. Tributar aposentadoria é bitributação. A contribuição já foi tributada junto com os rendimentos.

  53. Aparecida disse:

    Também ocorre na iniciativa privada. Equidade deve ser respeitada sempre

  54. Victor disse:

    Concordo, aposentadoria não é complementação de renda. Mas então não deveriam descontar tanto de nossos salários mensalmente. Deveria é acabar com a aposentadoria e cada um faz oq bem entender

  55. João disse:

    A minha carreira foi muito prejudicada por isto. Quem se aposentava não saia para dar oportunidade aos mais novos. Aposentadoria é seguro para quem não tem renda!!!

  56. Antonio disse:

    Aposentadoria tem que ser igual para todos. não é justo um servidor público ganhar 30 SM enquanto o trabalhador normal ganha apenas 1 SM, tem cortar privilégios, a sociedade não pode pagar

    1. Então cortem as duas aposentadorias integrais do MINTO!!!

  57. AM disse:

    Desde qdo. a elite dos servidores publico vão abrir mão de seus privilégios?, são esses os maiores responsáveis pelo rombo da previdência, ñ os q recebem menos de 3 mínimo.

  58. Roberto disse:

    Então, mas o Bolsonaro tem duas aposentadorias bem gordinhas, a primeira delas quando ele tinha 33 anos. Como fica? Com a palavra os cães bolsonaristas e a imprensa chapa branca!!!

    1. a solução é matar todo mundo que tem mais de 65 anos. Só assim os jovens podem parar de ser SUGADOS pelo Esquema Ponzi do INSS e sair da casa dos pais!!!

    2. Esquece o passado isso foi erro, não podemos continuar nisso ou Pais vai quebrar, certo fazer novas Leis não errar mais, todos tem entrar na nova reforma e o teto de 5.800,00 para todos, ponto fina

  59. Ronaldo disse:

    Parabens disse tudo, servidor e sindicalistas são parasitas que não querem perder nada, ganhar muito sem fazer nada.

  60. Indignado disse:

    Bela observação::: Vamos começar a cortar as aposentadorias do Presidente e demais carrapatos que infestam a Esplanada dos Ministérios??/ Não esquecer do Legislativo, Judiciário e Ministério Pu

  61. Helliton disse:

    Muito professor que aposenta em município ou estado volta em outra "rede". Vão trabalhar até 65 ou mais e falam depois que não dão conta.

  62. Nelson disse:

    Muito bem isto é um dos privilégios que deverá acabar..............

  63. Juscelino disse:

    Simples assim. Ou querem estender os mesmos direitos para os trabalhadores da iniciativa privada. Querem manter os privilégios de uma carreira.

  64. Luix disse:

    É pura Verdade! Mas a Máfia dos servidores públicos impedem que o povo saiba disso. Eles querem mentir dizendo que o povo perderá a aposentadoria e analfabetos funcionais que são eles acreditam.

  65. Marcelo disse:

    Servidor já tem vantagem demais. Passou da hora de começar a rever isso.

  66. Wilton disse:

    E eles perdem a capacidade de trabalhar com 8 anos, 2 mandatos consecutivos!

  67. Roberto disse:

    Bolsonaro vai abrir mão de suas duas aposentadorias em prol da nova previdência, em homenagem à antiga e nobre tradição militar de liderar pelo exemplo.

  68. MarcusT disse:

    Então respeite aqueles que já contribuíram por mais de 37 anos , que estão a menos de 2 anos da inatividade, em razão regra de transição do art.6º,I, da EC/ 41 , que prevê idade mínima de 60

  69. Maxwell disse:

    Na fala dele poderia incluir os casos de pensão. Sei de juiz que é casado com juíza. A mesma lógica dele se aplica a este caso.

    1. Jeguededireita Eu, em nenhum momento disse que juízes se aposentam com 48. Parece que você tem algum tipo de retardo, então não vou perder meu tempo tentando explicar.

    2. Jeguededireita....Professoras se aposentam com 50 anos e SÓ 25 anos de contribuição!

    3. E as isenções de contribuição previdenciária Por que ninguém fala da desoneração da folha para grandes empresas por ex? São amigos foz PG né?

    4. As regras p/ servidores mudaram desde 98. A partir de 2013 aposentação = a do INSS! Quem arromba a Previdência não são os serv são os corruptos et caterva

    5. Juiz aposentar com 48? Me aponte um servidor que consiga essa façanha sem ser por doença.