"O que o governo federal está fazendo com os criminosos que estão destruindo o Pantanal?"

“O que o governo federal está fazendo com os criminosos que estão destruindo o Pantanal?”
Foto: Adriano Machado/CRUSOE

A senadora Simone Tebet (MDB), do Mato Grosso do Sul, que integra a comissão externa montada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal, disse a O Antagonista que a situação atual foi provocada por um grupo de “criminosos”.

“Já saí da comoção e estou no campo da indignação, porque nunca vi nada igual. Sou nascida aqui, já vimos muitas secas, nenhuma como esta, é verdade. Mas o que mais indigna é saber que a mão do homem, de meia dúzia de homens e de fazendas, é capaz de provocar toda esta destruição: isso é o mais grave.”

Ela reforçou que aguarda um retorno do governo federal, para uma visita de autoridades à região nos próximos dias. Ricardo Salles ainda não deu um retorno sobre a possível data.

“Tenho certeza de que não terá como ele não se comover e querer agir diante do que ele vai ver”, afirmou Simone, referindo-se ao ministro do Meio Ambiente.

A senadora disse também que a maior preocupação agora é com a fauna.

“Sempre tivemos queimadas, é natural. E as queimadas naturais são necessárias, do jeito certo, no momento certo, com o manejo certo. Mas o que aconteceu foi resultado de queimadas criminosas, agravadas pela seca sem precedentes.”

Simone cobra uma atitude do governo federal em relação aos responsáveis pelos incêndios.

“Ninguém está perguntando se o Brasil é exemplo para o mundo ou se o agronegócio alimenta o Brasil e o mundo. O que queremos saber é o que está sendo feito com essa meia dúzia de fazendeiros que estão destruindo o bioma, desmatando irregularmente, grilando terras e invadindo florestas públicas. O que o governo federal está fazendo com os criminosos que têm capacidade de destruir 20% do Pantanal? É isso que queremos ouvir do governo federal.”

Leia mais: As 'manobras maliciosas' do ministro Ricardo Salles
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 82 comentários
TOPO