Sindicatos perderam 951 mil filiados em 2019

Os sindicatos no Brasil perderam 951 mil filiados em 2019, como consequência do aumento no número de aposentadorias e queda na arrecadação.

Segundo dados do IBGE divulgados hoje, 11,2% dos trabalhadores eram associados a sindicatos no ano passado. O percentual equivale a 10,5 milhões de pessoas.

Em 2018, a taxa de sindicalização era de 12,5%, ou 11,5 milhões de sindicalizados.

A queda ocorre a despeito da melhora no mercado de trabalho. Em 2019, o total de pessoas trabalhando aumentou 2,5%, cerca de 2,3 milhões de empregos a mais do que no ano anterior.

“Há uma tendência de recuperação da população ocupada [de 2016 para 2019], no entanto, a população sindicalizada não acompanha. Pelo contrário, há anos ela vem perdendo contingente. O que nos leva a crer que, ainda que tenha havido recuperação da população ocupada, essa expansão da ocupação não motivou a reversão da queda na sindicalização”, disse a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Leia mais: Combo O Antagonista+ e Crusoé: comece a ler por apenas R$ 1,90
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 21 comentários
TOPO