A “situação delicada” das empreiteiras do petrolão

Multas bilionárias impostas pelos acordos de leniência, dívidas extremamente elevadas e o brusco encolhimento das carteiras de projetos colocaram as grandes construtoras do país, todas envolvidas na Lava Jato, numa situação delicada, que não deve mudar tão cedo, segundo O Globo.

“Os problemas são muitos. Odebrecht e Andrade Gutierrez, por exemplo, negociam com bancos a contratação de novos créditos para arcar com compromissos milionários que vencem este mês. A UTC está em atraso com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em um dos acordos fechados no âmbito das investigações de corrupção, e a OAS está com os salários de parte de seus funcionários atrasados”, diz O Globo.

A todos os empreiteiros que não querem passar por nada disso, a recomendação é singela: não paguem propina a políticos em troca de contratos públicos.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 37 comentários
  1. “não paguem propina a políticos em troca de contratos públicos” EM QUE PLANETA VCS VIVEM? vcs acham que alguma empresa gosta de pagar comissão a politicos? NON ECXISTE contrato de obra publica sem propina…não se pode tocar obras sem propina para os fiscais…até para receber do governo o que é devido paga-se nova propina…até para simplesmente existir uma empresa paga propina… A unica saída é NÃO EXISTIR obra publica – o setor privado da conta do recado. O LIBERALISMO é a salvação.

  2. OS ODEBRECHTS LUCRARAM O MONOPOLIO DO SETOR PETROQUIMICO, COM AQUISIÇÕES FRAUDULENTAS E ANTES DE TUDO, COM O AVAL E APOIO DO TAL DO CADE. E COMO A RECEITA FEDERAL, QUE NAO VE A MOVIMENTAÇÃO DE BILHÕES NAS CONTAS DE INÚMEROS SONEGADORES MAS COLOCA UM TRABALHADOR QUE GANHA UM SALARIO MODESTO NA MALHA FINA. E ESTRANHAMENTE O ANTAGONISTA NÃO DA ATENÇÃO AS INVESTIGAÇÕES QUE INCLUEM A BRASKEM COMO ALVO. É A IMPIRICUS LUCRA COM AS AÇÕES DA MESMA.

  3. 3 grotões hiper e super primitivos da Idade da Pedra Lascada:
    .
    1.
    Cirista é mané,
    2.
    bolsonaristas são curiozões toscos, ignorantes primitivos (odeiam a alta cultura) e
    3.
    petistas são ladrões e de mau gôsto.
    .
    todos que votam em CIRO, todo BOLSONARISTA e todo PETISTA são toscos, ignorantes, néscios, sem bom gosto e sem cultura sofisticada.
    .
    São os 3 (Ciristas, Bolsonaristas e Petistas) autoritários: crias do Brasil atrasado e sem educação.
    .
    Todos esses 3 têm um mau gosto musical enooooorme (o que influencia projetos culturais e educacionais de 1 Nação).

    .
    Todos aqueles que votam em CIRO, todo BOLSONARISTA e todo PT são otários políticos. São grotões e néscios.

  4. Uma coisa é certa:
    A situação de maior vigilância que existe hoje em razão da informática;
    A nova estrutura da Polícia Federal e do Min. público;. A maior conscientização dos juízes Federais;
    Tudo isto. Juntamente com a maior conscientização do povo brasileiro de que os recursos públicos lhes pertence e não a ladrões engravatados. Criou um fato novo no nosso país.
    Os ladrões da política que se cuidem!

  5. 1 % …PRO PP…….TEM QUE FECHAR TUDO…JUNTO COM A EXTINÇAO DO PT…………E CONTRATAR GENTE HONESTA….A CONSTRUTORA ROSSI É UMA EMPREITEIRA HONESTA ….TEM MUITAS

  6. Procuraram por isso. Agora arquem com as consequências e paguem o que devem e vê se não se enrola de novo com os políticos e vivam suas vidas de forma mais honesta .


    1. Muitas Pontes e outras construções foram a pique em função de anormalidades da natureza.

      Que venham as Sul Coreanas; Holandesas; Alemãs; etc.

  7. Como a propina que a Andrade Gutierrez pagou a Temer no Porto de Santos, em 1996-1998, em 6 aditivos a contratos, totalizando 144 milhões na época! Hoje, seriam mais de 600 milhões! O CASO FOI ABAFADO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA E ENVOLVE UM IRMÃO DE EDGARD SILVEIRA BUENO, MÁRCIO SILVEIRA BUENO!!!

    http://www.prr3.mpf.mp.br/modid115/656-trf-3-mantsentende-condenado-por-aumentar-contrato-no-porto-de-santos-em-mais-de-r-140-milh

  8. Aqui nos eua quem faz acordo de plea bargain é o individuo. A empresa sofre intervencao e é gerida por um receiver designado pelo juiz como numa falencia comum. ESSAS EMPRESAS TODAS JA DEVERIAM ESTAR EXTINTAS!

  9. É bom elas fecharem as portas. Ninguém pensou que o empresário sério, que não aceitava maracutaia, sofreu as penas do inferno anos seguidos, por não ter condições de competir com as cartas marcadas. Que vão todas para o brejo. Vergogna.

  10. É…, realmente! Tanto a direita bolsonarista quanto o petismo têm algo em comum:
    Têm um mau gosto cultural horroroso.
    ODEIAM a imprensa.
    Falam de “forças ocultas” que os perseguem.
    Têm um mau gosto musical imeeeeenso (afeta futuros projetos culturais & educacionais de uma nação).
    Odeiam o erudito. São grotões. Primitivistas.

  11. Mas se não pagarem propina aos parasitas estatais não contratam.
    .
    E como o Brasil é um país fascista as grandes obras são todas ESTATAIS.
    .
    Por isso, só resta às empresas pagarem propina para conseguir contratos, do contrário não contratam.
    .
    De modo que enquanto o Estado [fascista] brasileiro não for desmantelado, a cultura da propina não acabará.
    .
    O Brasil precisa de liberdade, com URGÊNCIA!

  12. Será que elas existiriam se não fosse numa economia de mercado de quadrilheiros? Qual a competitividade real delas se não for molhando a mão de delinquentes para conseguir contratos superfaturados? Aumentando os insumos de toda a cadeia produtiva. Tem que ir para o purgatório, pagar o karma ruim!

  13. A verdade é uma só. Há muito tempo que obras deixaram de ser o negócio destas empresas. Obras eram apenas fachadas para grandes maracutaias. Vão ter que se reinventar, não há outro caminho.

  14. O negócio delas era corrupção profissional, e o fato de estarem no vermelho quer dizer q a fonte secou. Agora tem q acabar com o fundo partidário, essa indecência, e as aposentadorias especiais de políticos, para depois encaminhar uma reforma da previdência!

  15. Que esse senhor senhores aprendam a lição e, sirvam de exemplo a outros empresários. Não há milagres senhores e a propina pode custar muito caro, além da liberdade. Tantas empresas quebraram por conta da corrupção endêmica, tantos empr3gados perderam seus empregos. A economia vai levar muito tempo para se recuperar.

  16. Quantos empreiteiros honestos nao puderam manter suas empresas? Os governos do PT se aliaram aos ricos, deram esmolas pros pobres, e ferraram a classe média e os empreendedores. Os q se fiaram na impunidade estao recebendo o merecido.

    1. Que estas “gigantes do setor” se lasquem, caiam a níveis de serem absorvidas por outras idôneas e livres desta praga de corrupção que destrói os países. PT e esquerda nunca mais, a menos que admitam seus erros e provoquem mudanças em seus quadros e na sua ideologia arcaica e fora de tempo.