Socos de direita e esquerda

Mario Sabino trata na sua coluna na Crusoé da confusão de ideários em que vivemos (seja no Brasil de Bolsonaro ou na França dos coletes amarelos) e do fato de que, aqui e lá, o jornalismo virou alvo da fúria de direita e esquerda.

Na França, dizem que os coletes amarelos são de extrema direita. Contudo, a turba que queima parte de Paris na defesa do aumento de impostos para os ricos tem apoio do líder da extrema esquerda e dos jornais esquerdistas (além do suporte da ultradireitista Marine Le Pen).

No meio da confusão, um jornalista da emissora de notícias BFM foi agredido pelos coletes amarelos, que nutrem ódio pela imprensa, mas quase ninguém se importou.

“Depois de assistir ao noticiário francês, entrei para ler O Antagonista. Na área de comentários, mais socos de esquerda e direita, versão brasileira. Na da Crusoé, idem”, conta Sabino.

“Quem atacava o arraigado fisiologismo petista agora defende o nascente fisiologismo bolsonarista. Quem defendia o arraigado fisiologismo petista agora ataca o nascente fisiologismo bolsonarista. E todo esse pessoal atacando os jornalistas de ambos os sites. Notícia de que não gostam é ‘fake news’ ou ‘fofoca’. No fundo, estão defendendo a mesma coisa.”

Para ler a coluna na íntegra, clique AQUI.

 

Paulo Guedes (o 'posto Ipiranga' de Bolsonaro) está disposto a suportar o fogo amigo? LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 185 comentários
  1. Qdo jornalistas, irresponsavelmente, jogam denúncias ao vento sem comprovação não merecem aplausos e devem dar a liberdade aos seus leitores de discordar. Não somos meros marionetes e temos opini

  2. Falsas equivalências. Bolsonaristas criticam a parte aparelhada do mainstream midiático. Grande parte do mainstream é progressista, globalista, esquerdista, ao contrário da maioria do povo.

  3. A imprensa francesa islamo-esquerdita-vendida-colaboracionista-mentirosa deve mesmo ser execrada pela população q é muito mal informada! A imprensa ‘livre’ francesa é CENSURADA!

  4. Uns defendendo a DIREITA, outros defendendo a ESQUERDA ( por IDEOLOGIA ou talvez interesses ) e o Mário Sabino e ANTAS247 defendendo as Organizações GLOBO, a Imprensa Vermelha e seus PIXULECOS

    1. Não existe classe que mais se PROSTITUI por dinheiro, do que os JORNALI$TAS ( mais até do que POLÍTICO ) Aliás hoje não existe mais JORNALISMO, só facções partidárias atrás de QUEM paga mais

  5. A esquerda, na falta de propostas e de moral, passou a acusar Bolsonaro de ser igual aos seus, mas com sinal invertido. Se depender de alguns fãs dele ela será vindicada. Por isso Sabino é fundamen

    1. Fernando e se for você ou o Sabino que nada sabem? Não sabendo, como poderia apontar quem não sabe… Já dizia Sócrates “nada sei… Isso me coloca em vantagem sobre os que pensam que sabem…”

  6. Nessa história existe o certo e o errado e nada mais. Se existe fisiologismo do Bolsonaro, esse vai levar porrada. Se manter a mesma política anterior de compadrio, amizades na corte, vai apanhar!

    1. Não existe fisiologismo nenhum. Existe competência. Porém tem mídia que vive de polêmica e precisa de motivos para criá-la. Agora, precisamos pensar no bem do país que não suportaria outro fra

    2. No momento o suposto fisiologismo de Bolsonaro não passa de hipótese, uma “dor de corno” de uma esquerda frustrada. Antes foi o Cunha, depois foi o Temer, essa gente não cansa de apontar o dedo.

    1. Conversa mole. Há uma diferença enorme que nos diferencia. Petista vive fora da realidade e apoia bandido na cara dura.

  7. Sabino estás sugerindo que a população deva ser neutra? E ainda pior, no Brasil não se trata de uma guerra entre direita e esquerda, mas sim, entre o bem o o mal. Não é ideologia, é moral.

  8. Simplesmente pq “com o tempo uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”! J.P. – Ñ MENTIR e publicar FATOS REAIS terão credibilidade!

  9. Na verdade o Mário quer defender a imprensa, que todos os lados estão errados e a imprensa está certa. A imprensa, na sua maioria, defende o globalismo e toda agenda esquerdista. Marine Le Pen

  10. O que foi feito no Itamaraty é aparelhamento político. Contratar gente externa e sem concurso para cargos de assessoria na diplomacia brasileira é ESTARRECEDOR! O Itamaraty é órgão de estado!!!

  11. Hoje, as pessoas filmam e gravam fatos e produzem vídeos que mostram os acontecimentos reais. A imprensa não tem mais reserva de mercado para a informação. Perderam a razão de sua existência. Tc

    1. Qualquer pessoa mais esclarecida, precisa apenas da notícia, verdadeira. A interpretação é dispensáel. Acabou-se o monopólio de dirigir as pessoas para um lado, como foi até hoje.

    1. É exatamente o que o Sabino quer fazer crer, só que não é nada disso. Pessoas de direita são contra a bandidagem enquanto o de esquerda os apoia.

  12. Só não tolha o Zé Corneta de falar suas besteiras. A liberdade de expressão deve ser preservada sem limitações. Salvaguardado o cometimento de crimes, cada que fale o que bem entender.

  13. Pela direita são criticados, pois perderam a credibilidade citando fontes como a Folha. Também tenho outras fontes de informação, como os Pingos nos is, e não vejo eles sendo criticados como aqui

  14. Do governo Bolsonaro. Os erros que são graves e tem que ser mitigados e outros que são só mimimi. Assim está difícil não tomar “ porrada “ verbal dos dois lados. A culpa não é só do fanat

  15. Vamos de honestidade: quem não quer imprensa livre sempre foi a esquerda. A direita pode se tornar assim em casos de regime de exceção (igual aquele que salvou o Brasil do socialismo). Só isso.

  16. Anos atrás era tabu falar mal do Lula. A imprensa se fez de cega para erros e tropeços do inicio do governo Lula. Agora estão histéricos com fomentando polêmicas travestidas de informação no i

  17. O papel do jornalismo sério é informar. A questão é que muitos , informam o que é da forma que interessa. Esse viés o leitor já entendeu graças à internet. Não a imprensa. O que é lamentáv

  18. Consequência de anos de posicionamentos estranhos e falta de isenção. Mesmo vocês, Antagonistas, precisam ser mais isentos e colocar as coisas na devida proporção. A realidade se impõem a ideol

  19. Lamento dizer, jornalistas, mas doravante sugiro uma cláusula de insalubridade/periculosidade em seus contratos, visto o descrédito o e ódio semeado e fomentado por sua própria classe. Boa sorte!

    1. Despreparados, tendenciosos, a grande maioria comunista e a serviço da uma causa. Não precisamos mais disso. Imprensa de direita nem existiu no Brasil. Será proibido?

  20. O q ainda ta salvando esse blog sao os comentarios,mesmo depois q eles reduziram o # de caracters.Logo vao acabar com os comentarios tbm,pois cada vez tem mais gente malhando como ficou no RA.Finito.

  21. Mário, foi eleito quem colocou o Sérgio Moro na posição de Comando. O Itamaraty soberano e longe do cabresto ideológico. A Economia aberta. A meritocracia na Educação e sem bullying mental na g

  22. Esse blog comecou bem com report investigativas,depois a sanha por $ deturpou tudo.Agora so colam noticias dos jornaloes e postam fofocas mentirosas,direcionando p/a revista paga com mais conteudo.

  23. Primeiro: vcs são alvo porque desconhecem como fazer crítica construtiva e vivem de explorar sensacionalismo, meias verdades e tem o objetivo “confundir”. Segundo: são corporativistas com seus am

  24. Não, Sabino. Não estamos defendendo a mesma coisa. Verifique melhor. Você está querendo se defender dos ataques nos atacando. Repercutir fofocas, que até tiveram que desmentir, não é jornalism

    1. Esse sabino é um merd.a Quer nos colocar no mesmo balaio do petismo. Que fdp desonesto do karai. Sabino VTNC viad.ão.

  25. Dê conhecimento para o povo, e o conhecimento do povo se voltará contra vc!(“vamos publicar só aquilo q nos interessa! desgastar governo, influenciar leitor.”) essa tática já tá batida, Antas!

  26. Agora, precisam também fazer autocrítica e parar de corporativismo e tentar melhorar. Corporativismo só é Legítimo na imprensa? Aqui no Brasil a internet escancarou a desonestidade da grande mí

  27. Sim há idiotas dos dois lados . E idotas na imprensa também. Não está sendo vítima à toa. Pelo menos no Brasil,a falta de compromisso com a verdade de grande parte da imprensa gerou isso.

  28. Quando a imprensa deixar de ser ideologicamente de esquerda e voltar a ser um órgão imparcial e noticiar em vez de torcer quem sabe acaba isto porque para os de esquerda ela não é esquerda suficie

  29. E do Brexit, Sabino? Precisa falar mais sobre isso também, o plebiscito aprovou e tem gente que quer fazer outro porque acha que ganha agora, é a democracia sendo colocada à prova.

    1. “ficamos” quem, cara-pálida? A imprensa só foi atacada pelo PT quando mexeu no bezerro de ouro deles, o pinguço presidiário. Mamaram e colaboraram até não querer mais.

    2. Quem são vocês? “Vitimazinhas inocentes”… Quem vocês acham que estaria sendo mais honesto e fazendo melhor?

  30. Existe muito mal caratismo no jornalismo,e, as midias sociais agora estão expondo,estamos entrando em nova ERA quem quiser continuar fazendo povo de bobo vai sofrer as consequencias desta evolução!

  31. Infelizmente há idiotas de todos os lados da política. Quando falo idiotas digo “gente sem caráter”. Está dando nos nervos os bozominions defendo os erros do governo, tal e qual os militontos

    1. Erros do governo? Haverá, sem dúvidas. Mas por enquanto nem deu tempo. Foram só desencontros e burburinhos. O resto é má vontade mesmo.

    2. Com tantos esquerdistas corruptos investigados delatados soltos, nAo me venha falar da direita por que a imprensa canhota só tem um lado pra bater.

  32. Desonestidade de novo. Ninguém “defende o nascente fisiologismo bolsonarista”. Somos realistas, sabemos q o poder mudou de mãos, é natural q se nomeie pessoas próximas, de confiança…

    1. Tbm sabemos q quem ganhou fará muito melhor do q quem perdeu. E atacar ferozmente governo q mal começou e luta contra forças poderosas q ainda não foram vencidas pode atrapalhar êxitos.

  33. Caro Sabino, por outro lado você foi voz ativa na mudança de um país … se tivesse estudado direito talvez estivesse só ficando rico. Deve entender o Guedes como ninguém … né ?

  34. Nascente fisiologismo em um governo que tem 10 dias? Não, vocês estão sim preparando uma pauta de dificuldades. Sendo que, o que chama de fisiologismo do PT, na verdade foi um aparelhamento geral

  35. No fundo do teu c.u sabino eu sei distinguir uma matéria séria de uma fofoca tu vem aqui com uma matéria da folha do estadão tendenciosos contra o B7. A credibilidade de vcs só caem.

  36. É a mente doentia dos que não querem largar o poder. Vejo os bolsominions atacando o antagonista pelo simples fato de noticiar a verdade. Ditadores e ladrões odeiam a imprensa. Em todos os lados

  37. Existe uma grande diferença entre imprensa imparcial do C. Dantas e a fofoqueira como o estagiário esquerdeba lacrador dos antas que chama eleitores de bolsominions. O Sabino se faz de vitima

    1. Covardia e jornalismo nao se misturam, que tal cada estagiário ae começar a assinar os textos que escreve (ou copia)?

    2. Credibilidade se conquista, nao se pede. Se nao fosse o Dantas voces ja teriam fechado, aceitem a verdade. Em tempo… O estagiário lacrador eh parente do Sabino ou empregado da em.pi.ri.cus?

    1. Mário Sabino pode ser pedante e ter outros defeitos (quem não os tem?) mas tem alto QI.. que se traduz em talento para escrever bem.

  38. É a pura realidade, DIFICIL ver um comentário sobre qualquer crítica ao novo governo, amparada em argumentos válidas, mas igual as petebas, passam a apontar o dedo para terceiros! RIDICULO.

    1. Onde estavam a indignação e a cobrança de vocês quando as quadrilhas que precederam estupravam o Brasil? E quem vocês acham que seriam mais honestos do que os que estão aí? É simples assim.

  39. Os coletes amarelos querem que Macron renuncie. Eles são de direita, esquerda, centro e estão de saco cheio de pagar pra serem abusados. Se vc não sabe disso, quer ser respeitado como jornalista?

  40. na frança é bem claro que a revolta é contra os judeus donos de mídia. e banqueiros. e também donos do governo globalista de macron. aqui as pessoas ainda não “nomeraram os bois”

  41. A verdade sr. Mário é que não HÁ MAIS JORNALISMO na mídia tradicional, e no caso brasileiro há uma mistura de esquerdismo, venalidade, falta de caráter e preguiça. Só um cego corporativista n

  42. Certa mesmo estava a bela Dra. Janaína, musa do impeachment, os “mitongos” vão virar o PT ao CONTRÁRIO, não deu outra !! mas são tão tapados politicamente, que nem com reza brava, enxergam iss

    1. Cino. Qualquer elemento DESEQUILIBRADO, violento, maníaco, ladrão…se acha “do bem”. Eles não percebem, seu problema GENÉTICO. Convivemos com muitos, em toda parte, com patologias diversas…

  43. Antinhas, o leitor não está mais tão idiota como outrora, não! todos tem lados partidários, e vcs também tem! q tal ajudar a melhorar o país? não, vcs querem o caos e vender a tese de vcs!

    1. Antas, vcs não fazem jornalismo de informação, e sim de influenciação como 95% da mídia. as críticas de muitos aqui são construtivas p/ vcs mudarem essa linha tendenciosa q se tornaram!

  44. Os jornaleiros estão reclamando de que?! O “foro de SP” foi fundado em 1990 e quanto tempo os jornaleiros fingiram que não era notícia ?! Quanto tempo ficaram puxando o saco da esquerda?!

    1. Continuação…. Agora os jornaleiros estão reclamando que a esquerda os está jogando no lixo?! Só a esquerda dava trela pra vcs, mas como perderam a utilidade, só voz resta o destino de Trotsky!

  45. Eu votei Bolsonaro, mais muitos que como eu falavam que não tinham político/bandidos de estimação se esqueceram disso e ignoram ou aplaudem erros que deveriamos combater logo de início

    1. Mario Sabino falando da imprensa. Ele vai afundar este site até acabar. A França, especialmente em Paris, não tem ideia boa a ser seguida , toda confusão mundial começa lá. Só querem direitos.

  46. Antes se ouvia uma fofoca nas ruas e se recorria às notícias da imprensa para confirmar ou não. Agora se ouve uma “notícia” na imprensa e se recorre às redes sociais para conferir se é verdade

  47. Na verdade o esses jornalistas vem de universidades que sempre pregou o socialismo, comunismo, coitadismo , e esse povo geralmente não aceitam ser contraditado, é a famosa turma do mimi!!!

    1. Mas o saco é sempre o mesmo. Você só escolhe se vai ficar no testículo direito ou no testículo esquerdo, torcendo para ser (ou não) ejaculado.

  48. São realmente nojentos, o bolsonaro acaba de nomear 2 pessoas com curriculo para exercer as funções e o máximo que a imprensa noticia é “amigo de bolsonaro” ou “filho do Mourão”…

    1. e depois não querem ser cobrados por notícias tendenciosas. foi-se a época da mídia falar e nós do lado de cá dizer amém! não é assim não! sejam parciais de verdade, q nós sabemos avaliar!

    1. tão chorando pq os leitores não estão caindo na falácia dos oráculos do Antagonista! temos que acreditar tudo que eles, os senhores da verdade e sabedores de tudo, publicam!

  49. Todos que atuam de acordo com seus interesses, subvertendo as diretrizes da profissão ou daquilo que publicamente se propõe, fica exposto a socos e, se Deus quiser e ela há de querer, a coisas pior

  50. Sabe pq, Sr. Mário, pq está difícil encontrarmos jornalistas isentos e sérios e sim só fofoqueiros… Precisamos de mais jornalistas como o Cláudio Dantas.. Duvido alguém criticá-lo… Simples