A sorte brasileira do dono de Inhotim

Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, tem uma sorte brasileira.

Suas empresas de mineração tinham dívidas de ICMS de 472 milhões de reais.

Ao aderir a um programa de “regularização de créditos tributários” do governo mineiro, o montante baixou para 112 milhões.

E como Paz vai pagar? Com 20 obras de arte de Inhotim, que não poderão ser vendidas pelo governo de Minas.

O governo de Minas está sendo pago com obras adquiridas indiretamente com dinheiro do Estado.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 80 comentários
  1. Sempre fui correto e honesto com o pagamento das minhas contas. E sempre tomei naquilo. E não me venha com essa história de que estou com a minha consciência tranquila. Isto é conversa pra boi dormir. Conheço gente que só vive assim: aguarda programas especiais de quitação de dívidas e só levam vantagens. E esses programas ocorrem em todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. A pergunta que não quer calar: vale a pena ser honesto no Brasil?

  2. Tá aí mais 1 absurdo q pode ser resolvido pelo Legislativo d forma mto simples. Basta 1 lei q obrigue o pagamento d tdas as dívidas apenas e tão somente em moeda corrente nacional e se revogam tdas as outras leis pinduricalhos q aceitam esses absurdos. Obra d arte não compra remédio nem paga salário, ainda mais se não pode ser vendida. E q papagaiada é essa, tbm, d patrimônio dos brasileiros não poder ser disponibilizado pelos brasileiros? Se é do povo pode vender sim se houver necessidade.

  3. A história de Inhotim é um assombro. O Sir. Timothy , um inglês , dono daquelas terras, vulgo Inhô Tim , como era chamado pela gente simples daquele lugar, deve revirar no túmulo.
    Era amigo de Burle Marx , tinha uma mineradora gostava de artes, paisagismo, etc
    Inhotim se transformou em um lugar sofisticado, propício a esses milagres .

  4. Esse post é pegadinha, né? Ninguém, nem mesmo petralhas, fariam um acordo desses. É pegadinha… Bem, se não for, os mineiros merecem. Afinal, foram eles que elegeram o Pimentel, não? Ou será que foram os paulistas? Não, não fomos nós, paulistas! Nós jamais faríamos uma coisa dessas com os nossos queridos irmãos mineiros. Nós, paulistas, jamais elegemos, e jamais elegeremos, um petralha para governar o nosso estado. Afinal, temos que continuar carregando nas costas essa tralha inútil chamada brasil (assim mesmo, com minúsculas, tal qual o país…). Então, resumindo, os mineiros fizeram a cama, agora deitem nela e durmam (se forem capazes…).

  5. Ser mineiro e ser latrina…
    Estou aqui lembrando do Newton Cardoso e sua fazenda asfaltada ate a porta e com os bichos do zoologico de BH.
    Chapeu de troxa e marreta.
    Querem apostar que os mineiros ainda vão reeleger Pilantrel e Mandar DilmAnta pro Senado!?

    1. Olhe cidadão !
      Talvez você seja um “latrina estourada” e ainda não tenha percebido!
      Atribuir a responsabilidade sobre todas as mazelas desse país ao povo de um determinado estado é manifestar-se com ignorância e total falta de argumentos além de ser uma atitude que só ajuda a dividir o país fazendo o jogo dos que sempre lesaram todos os brasileiros.
      Quem dera que tivéssemos apenas Newton – Pimentel e Dilma para lamentar suas existências.
      Quer comentar ?
      Comente, mas escreva algo que preste !

  6. Bernardo Paz… Este se especializou em golpes do Baú, Casou 5 ou 6 vezes com “herdeiras”. Ficou rico e depois perdeu tudo por completa incompetência mental. Aí, como mágica, seu irmão Cristiano Paz se envolve com Marcos Valério… e a historia se refaz. Montanhas de dinheiro são esquentadas e lavadas na Lavanderia Inhotim. E ele ainda consegue “dever” ao Governo do Subversivo e Terrorista Governador dos Correios de MG, que atende pela alcunha de Jorge. Jorge e Bernardo. Bons negócios se fazem a dois. A dívida e as “obras de arte”. Quanta arte na arte de pagar as dividas…

    1. Bernardo Paz , perdeu tudo ? kkkkkkk Vendeu a Italminas que era uma mineradora, para os chineses por US$1,2 bilhões , não perdeu nada. Só ganhou.

  7. Sugiro a todos os mineiros decentes, esta condição evidentemente exclui os petralhas, que “obrem”, isso mesmo, façam o número 2 e troquem tudo por impostos cobrados no estado…Fica a dica!

  8. R$ 360 milhões por 20 “obras de arte” e mais 112 milhões pendurados !
    Eles não tem coragem de mostrar o que são essas 20 “obras de arte ” !
    E não mostram também a vida de nababo que esse 171 FDP do Bernardo Paz tem.
    Todos os envolvidos nessa FALCATRUA deveriam estar presos caso esse país tivesse um mínimo de decência e respeito pelo dinheiro dos contribuintes.

  9. Não se trata de “sorte” e sim de SAFA-DEZAS desse governo petralha corrupto. O laranja e lavador, dono do museu, inflacionou as “tais obras de arte”, que não valem um centésimo do que foram avaliadas, ficou com elas e ainda quitou suas dívidas fiscais com o estado do Pilantrel. É coisa de bandidos que se apoderaram do estado mesmo!

  10. CANALHICE
    IMORAL
    CORRUPÇÃO
    IMPUNIDADE
    Tem de INTERROGAR o Secretário de Estado de Minas Gerais e ex-prefeito de Ouro Preto ÂNGELO OSWALDO.
    Cade o Ministério Público de Minas Gerais!!!
    ACORDA BRASIL
    ACORDA MINAS GERAIS

  11. VERGONHOSO,ONDE ESTA O MINISTERIO PULICO QUE NAO BARRA ESTE ATO CRIMINOSOSO CONTRA O POVO DE MINAS,NINGUEM CONTESTA ESTA ABERRAÇAO PARA UM ESTADO QUEBRADO ACEITAR UM ACORDO ESPURIO DESTE,SO PODIA SER GOVERNO DO PERDA TOTAL(PT).ESTAMOS É FUDIDOS!!!

  12. Lindberg junto com Requião (PMDB enrustido de PT) e o Juiz Gilmar Mendes são três outros que odeiam a mídia, — tal qual os BOLSONARISTAS e todo o PT junto, simultaneamente.
    .
    “– EU ODÍU A RÊDI GRÔBU.”
    .
    “– Cumpanhêra, eu nãum estô purdendo sê candidatu.
    U partídu têim quí indicá a Dilma, purquê ela saiu da
    presidênça pú causa de um Gorpe, intão os cumpanhêrus
    vão colocá zela lá novamente, cértus cumpanhêra Glêizi? Armém?…
    Ah! zantes qui eu miz esqueça: eu ôdío a Redi Grobo! E aínda bêins
    que us BORSONARISTAS nús ajuda, sein neim mesmo sabê! Udiando tanbêm”

  13. Tirar uma casquinha é do ser humano desde que começou a andar sobre as pernas (afinal, ao dispensar as mãos para andar, ficaram livres para aceitar, pegar, surrupiar…). Mas um pouco de cuidado e vergonha fazem-se necessários. Isso é coisa do Pimentão Petista…

  14. Todos próximo ao dito cujo sabe que o Instituto Inhotim foi montado para lavar dinheiro e arrecadar dinheiro, num esquema planejado entre vários políticos e empresários fajutos. Se aprofundar na investigação vai sair muito podre.

  15. ESCULHAMBAÇÃO GERAL COM RECURSOS PÚBLICOS. INVESTIGUEM QUE VÃO ACHAR GRANA NA CONTA DO GOVERNADOR PIMENTEL. ESSE PESSOAL DO PT ROUBAM EM QUALQUER LUGAR. ONDE ESTÃO OS AUDITORES DA RECEITA EM MINAS ?

  16. O Estado não tem dinheiro, o que ele paga é om nosso dinheiro. O dinheiro de nossos impostos não podem ser usados como capim. Fora MDB,PP, PSDB, PT. Fora Corruptos.

  17. Justiça condena criador do Instituto Inhotim por lavagem de dinheiro
    https://www.google.com.br/search?q=Bernardo+Paz+foto&rlz=1C1AVNE_enBR764BR764&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=6coKQNgaCJwyDM%253A%252C_I82YUHnSdvD0M%252C_&usg=__r0znbWEFmWUnK347K0bpYpFNBAc%3D&sa=X&ved=0ahUKEwj79ciGgOfaAhWMk5AKHZj-AYoQ9QEINDAF#imgrc=6coKQNgaCJwyDM:

  18. Justiça condena criador do Instituto Inhotim por lavagem de dinheiro
    A irmã de Bernardo Paz, Virgínia Paz, também foi condenada. A denúncia afirma que o Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, era usado no esquema.

  19. Porque indiretamente?? Ali é um parque PRIVADO de propriedade de Bernardo de Melo Paz.. Ele está fazendo uma dação em pagamento com dinheiro PRÓPRIO.. Não tem nadinha de governo ali…

    1. Ué, o cara não deve ICMS, um imposto Estadual, e vai pagar com obras adquiridas com o custo de oportunidade de se sonegar estes impostos?
      E depois o Estado recebe obras de arte que ficarão em Inhotim, ou seja, nem vender estas obras o Estado poderá vender. Trata-se de um operação fajuta de pagamento, pois estas obras ainda continuarão a render as entradas ao parque “privado” do Paz. Ou seja, o empresário finge que paga, o governo finge que recebe e ainda continua com a bilheteria do parque. O pagamento é virtual, fajuto, não há Dação em pagamento coisa nehuma, só mais uma das picaretagens entre Estado e Empresa vigarista.
      Capitalismo de Estado é o nome dessa vigarice, mas pode chamar de socialismo do século XXI.

  20. Continua trabalhando peão que o Leão está de olho em você. A mordida voraz não tem dó dos assalariados miseráveis que descontam na origem e não tem como sonegar neste país de ladrões e corruptos.

  21. Será que essas obras de arte foram adquiridas com
    dinheiro de caixa 2 da Inhotim, se for a empresa
    também regulariza dinheiro ilegal, isso tudo com
    apoio do governador do PT Fernando Pimentel?

  22. Moro numa cidade próximo à Brumadinho/MG onde fica Inhotim. Estive nesse lugar e fora o paisagismo botânico, nada me agradou. Chamar àquelas exposições de arte é atentar contra o bom gosto e a dignidade humana. Sabendo dessas informações do artigo mais ainda vejo o quanto àquele lugar deve ser evitado.

    1. Acho que vc não viu direito . Volte lá , se puder, e observe atentamente.
      Uma pena que o lugar esteja envolvido em mais um caso de corrupção , mas que é bonito , é sim .

  23. A mais ou menos 8 anos atrás, um funcionário do instituto Inhotim morreu ao inalar muita fumaça em um incêndio que aconteceu lá. Até hoje a família está a ver navios… e fumaça… Nenhum seguro.. nada!!

  24. Uma das obras que ele vai doar é a instalação do homem nu, que vai ficar exposta no palácio do governo para a primeira dama ficar passando a mão, atenção crianças não poderão apreciar o obra, só após os dezoitos.
    Viva o Brasil, país mais sério não há…

  25. O código tributário proíbe o pagamento de tributos com bens móveis, e se o pagamento for em bens imóveis deve ter lei autorizativa do ente tributante para que isso seja possível, então, como o estado pretende permitir isso?

  26. Inhotim é um espaço frequentado pela “esquerda caviar” e agora, seu criador, possivelmente, será um grande financiador das campanhas petistas deste ano de 2018 do Nosso Senhor Jesus Cristo, pois não há “almoço de graça”.
    O Brasil e seu Povo são RICOS e não necessitam de nenhum tipo de ajuda.

  27. É um milagre este país ainda existir. Por todos os lados se rouba de milhões a bilhões. Desde o ano de 1.500 sendo roubado e ainda está de pé. País rico, natureza privilegiada, imagina se houvesse seriedade na administração, que qualidade de vida haveria.

  28. Outro “mercado” que precisa ser vigiado e mais fiscalizado, por compra e venda de obras de arte escoam-se milhões de grana suja. É uma das maiores lavadoras de dinheiro do “mercado” além das Casas de Câmbio.

  29. Para que ele pagar se exitem milhoes de escravos de impostos que pagam por ele todos os dias sem desconto algum?
    Inclusive os que pagaram IR em abril!
    TRABALHE, POVO GADO!