Gilmar pauta para dia 4 ação sobre reeleição de Maia e Alcolumbre

Gilmar pauta para dia 4 ação sobre reeleição de Maia e Alcolumbre
Foto: Adriano Machado

Gilmar Mendes pautou para o próximo dia 4 de dezembro o início do julgamento, no plenário virtual, da ação do PTB que busca impedir a reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre nas presidências da Câmara e do Senado.

O julgamento vai durar uma semana, até o dia 11, e cada um dos ministros do STF deverá apresentar seus votos por escrito. Durante esse período, qualquer um deles pode pedir para levar o processo para deliberação no plenário, com discussão oral.

O plenário terá sessões por videoconferência até o dia 18. As eleições para as presidências da Câmara e do Senado acontecem na primeira semana de fevereiro.

O parágrafo 4º do artigo 57 da Constituição diz que os presidentes das duas casas do Legislativo têm mandato de 2 anos, “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”.

Na ação, o PTB diz que não só a Constituição, mas também os regimentos internos proíbem a reeleição para evitar a “perpetuação de um indivíduo no poder”.

“O que se requer é que interpretações que violam o texto constitucional sejam vedadas, em especial as que dizem respeito à dispositivo constitucional que não pode ter o seu alcance alterado pelos Regimentos Internos das Casas ou por quaisquer atos emanados pelos Poderes Públicos, sob pena de inconstitucionalidade”, diz a ação.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Mais notícias
Mais lidas
  1. "Mãe"

  2. "Lockdown imediato, nacional, de 21 dias"

  3. Moro: "Para a frustração dos corruptos e de seus amigos"

  4. Vaza, Guedes

  5. "O BOBO DA CORTE"

Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 36 comentários
TOPO