ACESSE

STF julgará no dia 6 acesso do IBGE a números de celulares

Telegram

Dias Toffoli pautou para 6 de maio o julgamento, no plenário do STF, de uma ação contra a medida provisória do governo que permite ao IBGE obter, junto às companhias telefônicas, nome, número de celular e endereço de todas as pessoas e empresas do país.

Na semana passada, Rosa Weber suspendeu o compartilhamento, a pedido da OAB, pelo risco de violação à privacidade dos clientes.

Em parecer entregue ao Supremo, o governo afirmou que os dados servirão exclusivamente para o instituto realizar por telefone a PNAD, pesquisa socioeconômica anual, uma vez que os funcionários não estão visitando as residências por causa do isolamento social.

Os dados, sustentou o governo, servirão para orientar políticas públicas de combate à Covid-19 e de retomada da economia.

“A Fundação IBGE tem obrigação legal de garantir o sigilo de todos os dados, estando assegurada a confidencialidade de todas as informações, seja no levantamento ou no tratamento
de tais dados”, afirmou a AGU no parecer.

Leia também: Crusoé e O Antagonista+: 3 meses por R$ 1,90/mês. Comece agora

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 9 comentários