STF mantém decisão que tirou Barata da cadeia

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo manteve decisão de agosto de Gilmar Mendes que tirou da cadeia Jacob Barata Filho, o “rei dos ônibus” no Rio.

A decisão beneficia também o ex-presidente da federação das empresas de ônibus Lélis Teixeira. Ambos haviam sido presos em julho pela Operação Ponto Final.

Votaram para manter Barata e Lélis fora da cadeia Gilmar, Dias Toffoli e Lewandowski. Edson Fachin divergiu, alegando que o caso deveria ser analisado antes no STJ.

De acordo com a decisão da Segunda Turma, os dois devem ficar recolhidos em casa e estão proibidos de deixar o país.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ler mais 54 comentários
    1. Caso todos os julgamentos de Habeas Corpus julgados pela segunda turma do STF forem sempre com os mesmos votos favoráveis de Gilmar, Lewandowisk e Toffoli isso configura ruptura da imparcialidade.

      Fica caracterizado uma espécie de juízo pré-concebido em que já se sabe qual vai ser o resultado do julgamento com grave infringência à imparcialidade. A opinião pública (diga-se imprensa) tem que estar alerta a esse fenômeno e começar a colocar a boca no trombone.

    2. Por que será que os figurões de Brasília vão tanto a Portugal? Vejam parte desta reportagem do jornal Público, de Portugal, no dia 03/07/17, sobre a prisão do Barata. “… Jacob Barata Filho é suspeito de ter pago milhões de reais em propinas (comissões) para políticos nos últimos anos. É filho de Jacob Barata, o fundador de uma empresa de autocarros no Rio de Janeiro em 1948, e que veio a tornar-se num dos maiores conglomerados na área do transporte rodoviário do Brasil, o grupo Guanabara, composto por 53 empresas, no Brasil e em Portugal. Além das empresas de transporte, actua no ramo bancário com o Banco Guanabara (especializado em operações de crédito, tendo surgido para, precisamente, financiar empresas de transporte rodoviário) e no sector imobiliário e hoteleiro, com a participação na rede de Hotéis Fénix em Portugal. É ainda um importante operador na distribuição automóvel, detendo concessionárias de veículos comerciais Mercedes-Benz. …” https://www.publico.pt/2017/07/03/economia/noticia/dono-da-vimeca-e-dos-hoteis-fenix-detido-no-brasil-no-ambito-da-lava-jato-1777753

    3. pt e psdb unidos no STF jamais serão vencidos. Que saudades do tempo em que esta frase era diferente e gritada nas ruas.

    4. São os vagabundos de sempre, essa corja infecta. Esses caras devem ser cassados do STF para o bem da Nação.

    5. TRÊS PILANTRAS FINANCIADOS PELOS CORRUPTORES DE TODAS AS VERTENTES…QUANDO SERÁ QUE A CARMITA VAI TOMAR VERGONHA E DAR UM BASTE NESSES SALAFRARIOS…

    6. Os bandidos como o gilmar mendes , querem o parlamentarismos–porque o presidente , escolhido pelo povo–não tem autoridade–quem tem é o primeiro ministro escolhido a dedo pelos ladrões do congresso–TODOS OS LADRÕES SERÃO PROTEGIDOS INCLUSIVE O STF

    7. O HACKER disse: 10 de outubro de 2017 às 18:15
      ATENÇÃO BRASILEIROS DE BEM:
      Os donos do Grupo Serveng são parentes de Michel Temer: a mãe dos donos da Serveng é Lucia Marcondes Machado Penido e ela é prima de Maria da Gloria Ataliba Nogueira Temer, viúva de Fued Temer. Nèe Maria da Gloria Marcondes de Ataliba Nogueira. A SERVENG ate agora não foi indiciada na lava jato, quando deu na vista jogaram um subalterno no fogo e o Paulo Twiaschor aceitou pagar o pato. Coronel Lima nem se preocupe, Lava Jato morre na praia.
      O Triunvirato da 2ª turma do STF está deitando e rolando.
      Que Fachin leve à plenário todos os processos que puder, o único possível freio a parar estes 03 delinquentes do Judiciário.

    8. O Triunvirato da 2ª turma do STF está deitando e rolando.
      Que Fachin leve à plenário todos os processos que puder, o único possível freio a parar estes 03 delinquentes do Judiciário.

    9. Gostaria de deixar uma pergunta e uma resposta: QUEM escolheu as pessoas que vem destruindo, sistematicamente, o pais? O povo! Ora, então o povo que resolva o problema que este mesmo povo criou. Assim é a democracia.

    10. Ricardo, Tofolli e Gilmar, a hora de vocês vai chegar. Existe uma justiça que é verdadeira, embora vocês não acreditem nela. Quando chegar essa hora, não vai ter padrinho político nem grana pra comprar liberdade. Aqui, na Terra, tudo passa. Aproveitem bem!

      1. Eles devem estar pensando: “tomate podre não mata”. Mas quem garante que o povo na próxima vez usará tomates?

    11. Nunca a bandidagem teve durante uma semana como essa tanto sucesso e júbilo. É um festival de imunidades aos crimes. Renan, Eike, Barata, Maluf… Só faltaria ao Cabral darem-lhe a sua caravela para partir pro mar do Caribe.

    12. eu quero fernandinho beiramar, susane richtofen, goleiro bruno e champinha fora da cadeia.
      se os baratas estão soltos, tem que soltar os outros também.

    13. Devo admitir que o sapo barbudo (Lua da Silva) tinha razão quando disse que: “nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada” ? Será que estão forçando a barra para pedir asilo político na Alemanha ou Portugal? Com palavra, Gal. Mourão!

      1. Lula queixava-se pois eles (os do STF) estavam acovardados em DEFENDER LULA!
        Agora estão CORAJOSOS em defender criminosos

    14. A Segunda Turma do Supremo, aquela mais corrupta, libera todos os criminosos!!!!
      MINISTROS BANDIDOS!
      MINISTROS BANDIDOS!
      MINISTROS BANDIDOS!
      INTERVENÇÃO MILITAR NESTA CORJA!!!!!

    15. Melhor acabar logo com as Turmas e deixar só o Pleno votar.
      As Turmas já são pequenas, e ainda tem gente que não vota.

    16. Essa gente ao lado do Sérgio Cabral tem a ALERJ, a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário do RJ em mãos!

    17. E agora antagonista? Não vão esbravejar 5 dias sem parar? Agora não porque Gilmar teve apoio de mais 2 ministros? Levem também esses 2 ministros para a lama junto com Gilmar. Agora ficam em cima do muro? São adeptos dos tucanos? E a Globo, será que vai noticiar isso ou noticia só quando Gilmar solta os bandidos? Imprensa bolivariana global. Vide Lucas Mendes, Blinder e Mainardi(as vezes).

    18. Criminosos contumazes, como já disse a nova PGR, e esses pilantras so stf só soltando , deve tá rolando uma grana alta, imagina , qto será que esses caras já deram par o IDP do Gilmar, é só procurar que vão achar…

    19. Fiquemos em casa! Por que sair e nos indignar?
      Devemos agir de modo oposto a como agem diante de absurdos os alemães, islandeses, coreanos (do sul), romenos e até mesmo dos paraguaios.
      Somos brasileiros e COM MUITO ORGULHO

      1. Os generais estão muito bem junto com suas famílias.
        Nós é ficamos aqui para pagarmos impostos que enriquecerão os ladrões. A certeza de impunidade deles é a garantia dada pelo nosso ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO

    20. Pois fizeram o que é correto! As cadeias brasileiras não estão entre as mais insalubres do mundo? Tem que tirar de lá os baratas! É nojento!

      1. 3 votaram com o beiçola, ele que havia soltado os bandidos, agora mais dois cúmplices das falcatruas do Gilmar Merdes votaram a favor dele, parece que o derrotado foi o Fachin que queria que eles voltassem para a prisão.

    21. a segunda turma do stf e o reduto de cumplices de criminosos togados , portaanto militares nels ja , para que possamos voltar a ter justiça comj maiusculo e sem cumplicidade de magistrados com criminosos.,sejam eles quais forem

    Os comentários para essa notícia foram encerrados.