Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

STF marca para sexta-feira julgamento sobre desoneração da folha de pagamentos de 17 setores

A União estima impacto de R$ 9,78 bilhões aos cofres públicos. A desoneração terminaria no ano passado, mas o Congresso a prorrogou por um ano
STF marca para sexta-feira julgamento sobre desoneração da folha de pagamentos de 17 setores
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O plenário virtual do STF marcou para o dia 15 de outubro o início do julgamento de uma ação que o governo questiona a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos em 17 setores econômicos até o dia 31 de dezembro de 2021.

Entre os setores beneficiados com a desoneração estão os de comunicação, de tecnologia da informação, transporte coletivo urbano rodoviário e metroviário, construção civil e têxtil. O julgamento vai até 22 de outubro.

A União estima impacto de R$ 9,78 bilhões aos cofres públicos. A desoneração terminaria no ano passado, mas o Congresso a prorrogou por um ano. Jair Bolsonaro vetou a prorrogação e o veto acabou derrubado pelo Congresso.

Em dezembro, a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou no STF a ação contra a manutenção da prorrogação. A AGU alega que “o artigo é inconstitucional, uma vez que o Congresso deveria ter feito análise de impacto financeiro e orçamentário ao prorrogar a medida”.

Mais notícias
Mais lidas
  1. O grande sonho de Moro

  2. A chanchada evangélica

  3. “Top demais”

  4. O sonho da Terceira Via

  5. Segredo de polichinelo

Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler comentários
TOPO