STF RETOMARÁ JULGAMENTO DO FORO PRIVILEGIADO EM 2 DE MAIO

Carmem Lúcia, presidente do STF, acaba de incluir como primeiro item da pauta da sessão de 2 de maio, uma quarta-feira, a retomada da discussão sobre a extensão do foro privilegiado.

O julgamento será retomado com o voto-vista de Dias Toffoli, que, em 23 de novembro do ano passado, depois de fazer uma longa prestação de contas do seu trabalho, pediu mais tempo para analisar o caso.

Na ocasião, o ministro lembrou que o Congresso estava — e ainda está — tratando do foro privilegiado por meio de uma PEC.

Quando o julgamento foi interrompido, 8 ministros já tinham votado a favor da restrição do foro (Alexandre de Moraes com ressalvas quanto ao alcance). Faltam votar também Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Pela maioria já formada, o foro se restringiria a parlamentares federais, em casos de crimes cometidos durante e em função do mandato.

Toffoli liberou seu voto-vista em 27 de março.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 40 comentários
  1. ESSA AÇÃO DO FORO PRIVILEGIADO NO STF É GOLPE. VÃO TIRAR DE MORO OS PROCESSOS E GARANTIR FORO PRIVILEGIADO ETERNO PARA OS RÉUS DA LAVA-JATO. ACORDEM SEUS IDIOTAS!

    PROCESSO PARADIGMA: AÇÃO PENAL 937 (AFETADA)
    AFETAÇÃO PARA: PROPOSTA 115 DE SÚMULA VINCULANTE (PSV 115)

    COM A PSV 115, SERÁ RETOMADO O ENTENDIMENTO DA SÚMULA 394 DO STF, SEJA PARA CASOS FUTUROS, SEJA PARA CASOS EM ANDAMENTO QUE NÃO TENHAM CHEGADO EM ALEGAÇÕES FINAIS.

    SERÁ VIOLADA A COISA JULGADA, EM MAIS UM CRIME DE RESPONSABILIDADE.

    ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM ACORDEM

    NO VOTO DE MARCO AURÉLIO, VOTO VENCIDO, A VERDADE DO QUE VAI ACONTECER ESTÁ EXPOSTA.

  2. Tem acabar com isso logo, ninguem esta cima da lei, todos tem julgados iguais, espero que agora vai, acabem logo com esse FORO em 2019 vamos ver muitos politicos presos nos Municipios, Estados, e no Brasil todo, chega de impunidade.

  3. Prestem atenção senhores policiais de como é o modus operandi da criação de fenômenos criminais, cronograma e organograma, modus operandi muito parecido, para não dizer idêntico, aos do caso Marielle: confronto constante às regras e normas de condutas vigentes para criar insegurança e polemica; agressões à conta-gotas; nada se resolve, tudo se inventa para sobrecarregar e obstruir o funcionamento regular das instituições; nós e os senhores morremos enquanto os togados comercializam sentença. LAVA JATO QUE OCUPA TODOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO CONTRA A ADM. PÚBLICA, CRIMES POLÍTICOS, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS… PRENDEM-SE 1000, SOLTAM-SE OS LÍDERES QUE ALICIAM 2000… QUANDO É QUE OS SENHORES CONSEGUIRÃO PARAR DE ENXUGAR GELO? São esses seus amigos e nós o povo seus inimigos?

  4. A grande midia não ecoa essa decisão – a mais importante dos ultimos anos no bananão.
    Tudo que restrinja o poder das máfias, politicos profissionais e que tais, é bem vindo!
    Avante STF. Antes tarde do que nunca!

  5. Eu estou tão desnorteado com os acontecimentos que, quando eu abrir a página do Antagonista, eu li que o STF retornaria o julgamento da 2ª instância. Demorou para eu perceber que é do foro privilegiado.

  6. Lembrando: a derrubada do fórum privilegiado somente terá alguma eficácia, com a manutenção da prisão em segunda instância. Na verdade; a reclusão deveria ocorrer após julgamento em primeira instância… recurso em liberdade à segunda instância, somente com pagamento do ônus de fiança arbitrado pelo juiz competente!…

  7. O PT acaba de dar o aviso do que fará caso vença qualquer eleição presidencial. Com ou sem Lula. Vão “fechar” tudo aquilo que não aceite sua opinião. Isso é bom para os idiotas inúteis como Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e outros já vendidos à causa petista. Saibam que livrarem eles, não vão mais deixar livres os poderes, mas sim usurpar até o último deles. Como na Venezuela.

  8. CADEIA A TODOS VAGABUNDOS ENGRAVATADOS LADROES DO DINHEIRO PUBLICO NAO IMPORTANDO QUEM SEJA E A MAFIA/PARTIDO AO QUAL PERTENCE !

    ABAIXO A PROPINOCRACIA BRASILEIRA !
    POR UM BRASIL MELHOR ….

  9. É sempre uma quarta-feira e aposto que é depois das 2 da tarde, pois eles, aparentemente, não sabem que o trabalho do judiciário decorre de 2a a 6a das 8 da manhã às 5 da tarde.

  10. Vão todos pra justiça eleitoral? Alckmin, Mantega e Marcos Pereira já abriram a fila! MAS, COMO DISSE DODGE, A LAVA JATO CONTINUA COM ESSES NOMES! NINGUÉM SEGURA A LAVA JATO!

  11. ALÔ CURITIBANOS! CHURRASCÃO HOJE ÀS 17:30 EM FRENTE AO PALÁCIO DO GOVERNO PARA PROTESTAR CONTRA A OCUPAÇÃO ILEGAL DOS PELEGOS NO ENTORNO DA PF (ONDE O VERME-MOR ESTÁ PRESO)! COMPAREÇAM E MANIFESTEM SUA INDIGNAÇÃO!

  12. A PEC do Congresso não avançará por causa da intervenção no Rio de Janeiro, e depois melhor o Supremo tomar conta porque os congressistas jamais consentirão numa reforma em que percam esse privilégio

  13. O Foro Privilegiado não caia junto com a Prisão em 2ª Instância.
    A combinação das duas coisas é exatamente o que os políticos querem, pois levaria à impunidade por prescrição.