Suspensão de Cunha vale como “cassação”

Ricardo Lewandowski disse há pouco que o STF só suspendeu o mandato de Eduardo Cunha, mas que a cassação caberá à Câmara.

Só que o efeito suspensivo da liminar de Teori Zavascki, confirmada pelo plenário, vai durar até o julgamento da ação penal 3983, na qual é acusado de corrupção passiva por receber propina no esquema da Lava Jato.

Uma vez condenado, a perda do mandato se dará automaticamente, caso o STF use o mesmo entendimento do mensalão. Do contrário, caberá novamente à Câmara decidir.

É claro que o processo de cassação de Cunha pode ser agilizado se o Conselho de Ética cumprir a sua obrigação. Seja como for, as chances do peemedebista retomar o mandato são praticamente nulas.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 148 comentários
  1. Eu não sei vocês, mas eu estou bastante descrente com a condenação de LULA. Tudo parou no STF. Como bem disse o post, o Mensalão, beeem menor que o Petrolão, demorou 7 anos pra ser julgado e não condenou ninguém severamente, só o “coitado” do Valério. No que depender do STF, LULA vai continuar livre, leve e solto.

  2. Os movimentos do bem mostraram que com a população convergente em objetivos do bem ,é possível desmantelar uma organização criminosa. O Poder executivo foi seriamente abalado, o legislativo enquadrado e agora basta pedir produtividade ao STF. Eles dispõe de estrutura, verbas e com a Ministra Carmem Lúcia será diferente. O importante é apoiar quem pode fazer a coisa certa . O bem ainda é maioria

  3. Isso é uma prova que as Instituições no Brasil funcionam conforme o cliente. Político fica anos solto e o cidadão comum fica anos preso. O STF e a PGR são duas vergonhas nacional, pois a morosidade faz parte do esquema da impunidade

  4. Evidentemente todos os 30 nomes conseguiram fugir do Moro…. seus processos serão devidamente guardados pelo STF …. STF não…. SGF – Supremo Guardião Federal, onde os processos são guardados e nunca julgados

  5. Lembremos ainda que o senhor LULA nasceu em Caetés, em 27 de outubro de 1945. Logo, em outubro deste ano completara 71 anos. Para efeitos da prescrição da pretensão punitiva do Estado, o Art. 115 do CP diz que são reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos.

  6. Agora cabe ao povo pressionar o STF para dar andamentos nos processos que citam os políticos. Deveriam pedir ajuda ao pessoal de Curitiba. Lá as coisas funcionam e muito bem.

  7. ALGUÉM PERCEBEU QUE JANOT, NA VERDADE, E MAL DISFARÇADAMENTE, DESLOCOU O FORO DE LULA PARA O SUPREMO, LIVRANDO-O DE CURITIBA ??? NO SUPREMO, ESSA ” INVESTIGAÇÃO” DEMORARÁ MAIS DE DEZ ANOS, QUANDO ENTÃO OS CRIMES DE LULA & SEUS ASSECLAS ESTARÃO PRESCRITOS!

  8. Tudo o que vem do STF deve ser visto com o pé atrás. Essa quantidade de indiciados pode ser uma manobra urdida subrepticiamente, com a finalidade de prolongar o processo às calendas gregas. Talvez seja uma segunda edição do mensalão.

  9. É mesmo, ex tucano, isso é porque a Dilma e o PT indicaram e apoiaram feito loucos a recondução do Janot ao cargo. Isso tudo foi por vontade de serem condenados e presos, pois deve ser super legal passar umas temporadas de inverno na cadeia de Curitiba. Sua sogra é fera, ela deve usar LSD, heroína e crack pra conseguir ter essas visões.

  10. Faço aposta que após o impeachment da Dilma o STF terá um outro ritmo, penso que há uma relação de manutenção da ordem política que talvez viesse em uma ameaça de convulsão, quem não conhece essa cúpula petista que te compre !Olha agora mais um inquérito Dilma, Lula e Cardoso!!!!!

  11. O Lula pode até não ser julgado, e morrer como mártir do lulopetismo. Quando a podridão afeta todo um sistema de governo, é muito difícil extirpar toda a corrupção de todas as áreas afetadas. Mesmo com o impeachment de Dilma, os danos ao país podem levar décadas para serem arrumados. Não existe uma solução só, o Brasil precisa de muitas soluções para muitos problemas. Se o PT formar uma oposição, será uma oposição TERRORISTA.

  12. X Urgente, vazou o discurso da Dilma sobre a tocha. Brasileiros e Brasileiras, devemos saudar a tocha porque ela é muito importante e atrás de cada tocha tem sempre uma criança. Nesses momentos de crise é de sabia importancia estocarmos o fogo.

  13. Nas questões de envolvimento do Lula com a presidenta e demais políticos, o julgamento será no STF e nas outras como petrolão, BNDES, Banco do Brasil, Caixa, etc. será em Curitiba com o juiz Sergio Moro. Será que vai esbravejar, ou, vai fugir antes.

  14. Cadê o Pré-Sal? Cadê os royalties? O Pré-Sal foi o maior conto do vigário do mundo! Toda aquela conversinha de royalties, sua destinação à educação e a auto-suficiência em petróleo foi para iludir o brasileiro e fazer rodar o esquema do petrolão. Não à toa Lula se referiu ao pré-sal como o bilhete premiado. Golpe, golpe, golpe! Estelionato descarado!

  15. Situações extraordinárias requerem medidas extraordinárias. Sim, as instituições estão funcionando normalmente, mas a bandidagem no governo cresceu exponencialmente e tomou uma dimensão fora do normal. O Poder Judiciário pode, se quiser, instituir um tribunal extraordinário e julgar logo todos os bandidos. Evidentemente, isto seria uma conclusão lógica num país civilizado.

  16. Neste fim da defesa de Dilma estou me sentindo na década de 70 que ideias envelhecidas e presa a um passado que não existe mais, só falta tv preto e branco, rádio transistor e todo mundo se comunicando com telefone fixo. Dá para entender como eles não têm a mínima condição de perceber o que está porvir pós-Temer…Muito deprê esse fim.

  17. Se comparado com o mensalão esse vai levar pelo menos uns 13 anos para ser julgado pelo nosso Supremo Tribunal Federal e seus atuantes ministros, isso se não demorar mais ainda.

  18. O Erro do STF no Mensalão foi ter julgado tudo como sendo apenas um crime, diferente do que o Moro esta fazendo em Curitiba, cada denuncia é tratada como um crime, e assim as penas vão se somando, vai ter negrinho pegando mais de 100 anos, pq vocês acham que o Lula esta correndo de Curitiba.

  19. Este é o processo do Delcidio, que envolve turma com Foro Privilegiado. Nele, não há como mexer com Lula sem esbarrar em alguem com Foro…..MAS HÁ O OUTRO PROCESSO DO TRIPLEX E DO SITIO QUE ENVOLVE CORRUPÇAÕNA PETROBRAS. E ESTE É COM MORO E PRIMEIRA INSTANCIA…….

  20. Não se iludam! “Mutatis mutandi”, o que Janot fez, na prática, foi garantir foro privilegiado a Lula no STF ao argumento de que sobre ele recai a Teoria do Domínio do Fato. . Uma operação de mestre, esperando que o Ministro Teori dê um jeito (se é que vai ser possível) de desmembrar esse inquérito, remetendo ao Juiz Moro de todos aqueles que não tiverem foro privilegiado. . Um processo desse porte, com tal complexidade e com tantos investigados só seria julgado em 2022, lembrando que há notícias de muitos inquéritos no STF que acabam na vala comum da prescrição penal.

  21. Om mandato do JANOTA vai até 2017…mais um ano e meio ……Em 2018 poderá ser nomeado outro Procurador que desfaça eventuais tramoias do JANOTA e complique a vida dessa corriola, com vistas às eleições…

  22. Se Lula tiver foro privilegiado, a pena everá ser mínima, ridícula. Continuamos, por enquanto, apenas gado pagador de impostos e eleitores para legitimar corruptos ja pré-selecionados. Queremos bem mais, como a prisão dos chefões da máfia.

  23. Nos Antagonistas saímos por aí , sem medo. E Lula e sua Turma?$?$??? Viva a liberdade de Ir e Vir. Cala-te Boca.!?!…..A Liberdade e a Maior Democracia da Vida. Lula não Vive Ele?$&?@-234171&

  24. Pergunta: como o lula não tem foro privilegiado, o STF não pode manda-lo para o Sergio Moro???? Assim como a corja q vai sair do governo dia 11, assim diminuiria a carga no supremo e o Moro, como sempre, agilizaria!!!!!! Poderia ser assim???? Obrigada!!! Bjs pra vcs….

  25. – LULA PRECISA SER CONDENADO PELO CASO DO SITIO E DO TRIPLEX, EM 2ª INSTÂNCIA, ANTES DE MEADOS DE 2018, O QUE O TORNA FICHA SUJA, NÃO PODENDO CONCORRER A CARGO ELETIVO!! CASO CONTRÁRIO, ELE SE CANDIDATA, POR EXEMPLO, A DEPUTADO FEDERAL EM 2018 E TUDO VAI PARA O stf!!!!

  26. O QUE ESTE $#LA&¨%$&DA*&$%PU#$%@TA está fazendo é tirar o Barba do Juízo de Curitiba ! Inclui num BOLO de 69 outros Bandidos e depois quando separarem o foro de cada um ele vai para seu domicilio , São Paulo, Atibaia, Guarujá mas, nunca Curitiba ! Collor tem razão: $#LA&¨%$&DA*&$%PU#$%@TA

  27. Agora o cenário é outro . Com a queda da sequelada e o afastamento dos “”dissidentes do STF” ” , a petralhada ficará vulnerável , vai ser tudo a toque de caixa . O problema será a superlotação da cela em Curitiba , o que obrigará os Estados da Federação a acomodar a pelegada excedente em suas celas .

  28. Vou entrar na justiça. Sou cidadão brasileiro. Quero foro privilegiado para usar o Sírio Libanês com dinheiro do contribuinte, quero avião particular com dinheiro do contribuinte, quero mordomias com dinheiro do contribuinte. Se Lula pode, todos podemos. Quero impunidade absoluta também. Por que não?

  29. Esse é o esquema.. Demora-se a julgar e Lula com ficha limpinha limpinha se candidata nas próximas eleições! Nojo!!vergonha!!! Porque lula está com foro?!? Porque?!? Ele não tem cargo nenhum!! Isso é inacreditável!!!

  30. – O PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO DE JANOT NÃO ENGLOBA O CASO DO SITIO E DO TRIPLEX! ESSE CASO FICA COM MORO!!!! É POR ISSO QUE LULA FEZ O “DIABO” PARA SE LIVRAR DESSE JUIZ!!!!

  31. O STF tem que ter outras regras de funcionamento. Os juízes precisam ter um mandato de 5 ou 6 anos no máximo e eleitos pelos juízes de todas s instâncias do país. Teriam que vir do quadro de juízes em atividade e não poderiam ter vínculos com partidos políticos. Nada de ministro ser indicado ou escolhido por políticos, seja Congresso ou presidente. Seria bom que tivéssemos um plebiscito sobre isso. Alguém precisa levantar essa bandeira no Congresso!

  32. Esse pessoal não dá ponto sem nó, acontece que não contavam com a minha astúcia, tem como separar o chefe da quadrilha Lula do restante do bando. Isso afirmou agora a pouco um advogado da área criminal, deram uma brecha para o Doutor Moro pegar o pilantrão, tem é de agir rápido, assim espero dessa nova fase da lava jato.

  33. – O PSDB ESTÁ CERTO EM LUTAR PELA APROVAÇÃO, EM REGIME DE URGÊNCIA, DO PARLAMENTARISMO NO BRASIL!!! – SEM O PARLAMENTARISMO, LULA SERÁ ELEITO PRESIDENTE EM 2018, NÃO TENHAM DÚVIDAS DISSO!!! – É POR ESSE MOTIVO QUE OS TUCANOS QUEREM IMPLANTAR ESSE SISTEMA COM URGÊNCIA, PORQUE SABE QUE LULA GANHA AS ELEIÇÕES EM 2018 COM A MAIOR FACILIDADE, AINDA MAIS AGORA QUE O PT VAI JOGAR A CRISE NO COLO DE TEMER E DOS ALIADOS!!

  34. Vale lembrar que, justamente por conta do Mensalão, o STF vem usando a técnica de desmembrar os processos, para que as autoridades sem foro por prerrogativa de função sejam julgados por seus respectivos juízes naturais (normalmente, 1o grau). Deve ser a tendência.

  35. E fez isso correndo, agora, antes de Dilma ser afastada. Tirou Lula a tempo das mãos de Moro. Janot e STF mostram que as instituições estão funcionando sim, mas pra salvar os corruptos. Como sempre se fez!!!

  36. Como Joaquim Barbosa, que demorou pra julgar e permitiu que muitos crimes prescrevessem, Teori vai enrolar até a prescrição. O STF é que nem Disco Voador, todo mundo diz que existe mas ninguém prova que funciona.

  37. Pra mim tem jogada em tudo isso!! Os ministros estão quase perdendo o foro privilegiado… e os mesmos iriam tudo pra vara do Moro. Bem estranho esse Janot se manifestar aos 44 do segundo tempo. Todo mundo sabe q o STF é uma mãe da bandidagem.

  38. Então….luladrão só pagará pelos seus atos de bandidagem vandalismo corrupção homicídios etc etc etc só no fogo do inferno…….não teremos o gostinho de ver o PTralha preso na República de Curitiba! Mas Justiça de DEUS será feita…..esse molusco com certeza não terá purgação que o salve!

  39. JANOTA é CANGACEIRO ! A SERVIÇO DO BANDO ! O MINISTÉRIO PUBLICO QUE FUNCIONA É O DA REPUBLICA DE CURITIBA ! NA REPUBLICA DO PLANALTO CENTRAL IMERSA NA LAMA , O LIXO PUBLICO É UMA BLINDAGEM GERAL DÁ CORRUPÇÃO ! Fora Janota ! COLLOR TINHA RAZÃO $#LA&¨%$&DA*&$%PU#$%@TA

  40. O STF não gosta de fatiar processos. É muito cômodo para eles agirem assim, como;é uma forma de proteger bandidos sem “dar na cara” que estão fazendo isso. O Mensalão era pequenino perto do Petrolão. O STF vai querer julgar todos juntos, toda a quadrilha. Imaginem quantos anos isso vai levar? Muitos já terão sua bagagem recebida no inferno e outros que ainda estiverem vivos receberão penas brandas ou até perdoadas como no mensalão. O que esses “juizes” não pensam, é que também as suas bagagens descerão ao inferno por tanta “injustiça” que praticaram durante suas vidas. Todo olho verá!

  41. Sugestão para Temer: assim que assumir, nomeie Moro para o STF. É o meu único pedido. Vamos virar esse jogo. Em dois tempos esses processos vão andar. Não existe gaveta para o super Moro.

  42. – LULA SÓ TEM UMA PREOCUPAÇÃO: SÉRGIO MORO!!! -É O PROCESSO DO SÍTIO E DO TRIPLEX QUE PODE PEGAR LULA, POIS ESTÁ COM O JUIZ DO PARANÁ!!! -PARA LULA FICAR INELEGÍVEL PARA 2018, MORO TERÁ DE CONDENÁ-LO AINDA ESTE ANO, PARA DAR TEMPO PARA O TRF4 CONFIRMAR A SENTENÇA EM 2ª INSTÂNCIA E COM ISSO TORNÁ-LO FICHA SUJA!!!!!

  43. Vamos ter que pressionar e muito esse povo do STF, bando de lesmas. Não estão nem aí com o país e os brasileiros, até porque o pequeno salário + regalias estão garantidos. É o povo que se exploda

  44. Janot é um sujeito de visão. Sabe que não haverá mais foro privilegiado para Lula via nomeação na Casa Civil. Para mostrar gratidão a Lula, resolveu se antecipar ao MPF em Curitiba e tornará o juízo do STF provento para julgá-lo. Ou seja, Lula será julgado pela Corte Acovardada mesmo sem prerrogativa de foro. No fim das contas, Janot tirou Moro da jogada. Quero ver se isto já não é uma manobra para o STF ajudá-lo no caso Celso Daniel, já que tem ligação com o Petrolão.

  45. Finalmente um sopro de inteligência. Num outro post, várias pessoas dando os parabéns ao grato, acovardado e vassalo Janot, por ter garantido a impunidade eterna ao meliante cachaceiro.

  46. A nossa perspectiva de justiça é sempre muito baixa quando envolve autoridades que se escondem nesta palhaçada de foro especial ( que tem de acabar). A única certeza que tenho é que se não fosse o juiz Sérgio Moro e aquela equipe excepcional de Procuradores da Lava Jato, nada teria mudado neste Brasil. A justiça de Brasília é sempre nebulosa.

  47. Pois é… minha inteligência está insultada. Dos 40 daquela época, quantos estão presos? Isso porque o ministro Joaquim Barbosa foi um guerreiro prá conseguir finalizar aquele julgamento. Dá prá imaginar o que acontecerá com esse? Haja gavetas…

  48. Vai virar em nada. Duvido que o marginal lula será preso. Td que sai do stf é criteriosamente orquestrado, tramado. Esse traste vai ser julgado no inferno. Ou não. Se quem não presta vai pra lá então deve ter um stf lá tbm. Lula vai fundar o pti . Satanás que se cuide.

  49. Lula tem 70 anos e não tem saúde de ferro, ao contrário. O sr. procurador Geral sabe disso e mostra claramente sua posição tendenciosa a não fazer justiça neste país. Faz 2 anos que o Petrolão começou. O sr. Janot, junto com seus “parceiros” do STF não conseguiram atender até hoje os anseios da população de ver a justiça sendo feita no Brasil, e não acredito que atenderão. Tudo, como diria o Aragão,”cheira” a uma grande farsa, já que Janot já soltou outras listas como a de hoje. Com listas e listas ele vai enrolando a nação até terminar seu mandato e se aposentar! E o Brasil lhe paga bem!

  50. No Supremo não viverá para tanto. Mas se for entregue aos cuidados do Moro, como seria o correto em se tratando de mero meliante, o seu fim será no cárcere.

  51. TCHAU, QUERIDA! PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA PEDE AUTORIZAÇÃO DO STF PARA INVESTIGAR DILMA http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/judiciario/pedido-de-investigacao-de-dilma-trata-de-lula-e-navarro-ribeiro/

  52. Claro que será julgado. Mas até lá, ele já vai estar no seu sexto mandato consecutivo de presidente. O nordeste, o RJ e, principalmente MG, elegerão o meliante mais 2 vezes.

  53. pra mim isso é engodo… assim cai na gaveta antes que todos percam o foro privilegiado.. Como Lulla ta sob proteção de Teori,, vai tbem pro gavetão e cair no esquecimento.

  54. Ou seja, se o mensalao demorou tanto tempo, o petrolao vai demorar muito mais, e Lula se dará bem junto com os outros. Brasil terra de ninguem, estamos abandonados em todos os sentidos.Só Deus pra olhar por nós! Ainda bem.