Tábula rasa

O Estadão, em editorial, argumenta que Jair Bolsonaro “não recebeu mandato para fazer tábula rasa de tudo o que veio antes dele. Muitos de seus eleitores e alguns de seus assessores acreditam que essa seja precisamente sua tarefa, mas um governante só se torna um estadista de fato quando reconhece os avanços promovidos pelos antecessores e se dispõe a administrar o País conciliando ideias, em vez de desqualificar, de saída, tudo o que representa o passado”.

O que exatamente o Estadão quer conservar?

Conheça as questões definidoras do futuro governo — e do Brasil AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 190 comentários
  1. O PT, como qq partido, comunista faz tábula rasa do q veio antes dele, e a isso se dá o nome d Revolução. Conservadores não fazem isso, preservam o q presta e evoluem calculada e cuidadosamente.

  2. A imprensa vermelha ainda não acordou pra realidade. As pessoas de verdade, aquelas que não seguem mais as matérias da TV e jornais vendidos, preferiram o rompimento à continuidade dos bandidos.

  3. Tabula rasa? O estado brasileiro foi todo loteado por pelegos do PT, MDB e muitos outro partidos levando o país à bancarrota e ainda há aqueles que não acordaram pra isso! MUDA TUDO!!!

  4. Conversinha mole. Bolsonaro foi eleito exatamente para fazer tábula rasa em todos os malfeitos do PT, PSDB, PMDB, PP et caterva. E ele já demonstrou que vai fazer isso e aproveitar o aproveitável.

  5. Foi sim. Fazer tabula rasa do lixo deixado pelo PT. Limpar tudo o que puder e desratizar a estrutura podre que lhe foi deixada de herança. O PT não passou como um trator roubando tudo o que podia?

  6. Podem chorar , comunistas e petralhas . A DIREITA vai desmontar todo o aparato montado pela esquerda para roubar o Brasil e dar privilégios para os vagabundos do PT . BOLSONARO VEM AÍ !!!

  7. Aquele jornalzinho apresentado de manhã pela dupla Raisen Abakate e Carolinha Chapolin é nojento. Hoje o Abakate disse que o governo Bolsonaro está lambendo os EUA. Típico esquerdinha.

    1. Bolsonaro saberá reformar … sem revolução. Foi para reformar que o elegemos. Nosso mestre de obras, arquiteto, engenheiro, e o estadão que se conforme. Mudou.

  8. Bolsonaro e as urnas revelam que o povo reconhece o avanço dos governos anteriores: o avanço dos corruptos sobre os cofres públicos e sobre as riquezas que deveriam ser dos brasileiros. Pau neles!

    1. Realmente, o único avanço que se pode registrar e altamente maléfico à nação. O bem que o petismo trouxe ao país é apenas um traço.

  9. Devem estar com saudades do velho patrimonialismo brasileiro. Era muito mais fácil previsível. De uns tempos para cá nada é muito previsível… Sorte dos novos jornalistas que fazem jornalismo no

  10. “Avanços promovidos pelos antecessores”??? Qua qua qua qua… Que avanços o Estadão vê nos 4 desgovernos do PT??????????????? E Bolsonaro foi eleito para ANULAR tudo o que o PT fez SIM!!!!

  11. Bolsonaro ñ tem culpa se o próprio governo petista foi escrito sobre tábula rasa. Até mesmo a história do Lula foi escrita em tábula rasa e q/ hoje ele tenta apagar p/reescrevê-la como se fosse

  12. Estadão quer conservar a corrupção e a safadeza. É lindo ver velha mídia desesperada. Não vai ficar pedra sobre pedra, vão ter que aprender a trabalhar e não viver de favor do governo.

    1. Será que o Estadão está preocupado com o corte nas verbas abundantes de publicidade ??? Se é isto , é bom ficar , mesmo !!!

  13. Antagonistas tolinhos ! Vcs não tem a menor idéia? Imprensa batea$$opra quer o d sempre:..um refis…verbas publicitárias s concorrência…financiamento a tjlp c carência de 10 anos..dívidas eng

  14. Avanços: Propinas, Corrupção, Offshores, Assassinatos, Mais Médicos, Destruição, Pedaladas, $$$Cuba, Angola, Guiné, Lei Rouanet, Guarujá, Atibaia, Oi, Gamecorp, Gripens, Zanin, Kakay, Sarney,

  15. É exatamente o que os eleitores querem que ele faça. Ele reconhece TUDO que foi feito de bom no passado e não se cansa de afirmar isso. O que vamos destruir é a traição à nação iniciada há 3

  16. Se fosse um jornal de verdade desde o início deveria estar revelando os desmandos do Lula e a quadrilha do PT, assim o Brasil não estaria nesta pindaíba. Vá encher o saco de outro.

  17. Claro que é a burocracia oligarca política/judiciária apodrecida, corrupta e parasita que vivemos os últimos 30 anos. Uma geração inteira perdida (enfiada no rabo) por causa de lixos como PT PSB

    1. Bolsonaro foi eleito porque rejeitamos TUDO o que tínhamos até então, INCLUSIVE a mídia, que trabalhou incessantemente contra Bolsonaro.

  18. Uma das mudanças radicais que o povo brasileiro deve fazer é parar de ler Estadão e seus semelhantes. Parar de ver TV e ouvir rádio. Isso proporcionaria uma mudança para melhor na psicosfera do P

    1. 6. Veja bem ANTA q/ as arenas estão aí, o futebol brasileiro passou a oferecer padrão “Fifa” p/; massas futebolistas, 12 estádios moderníssimos no período Lula&PT. Inegável, né não?

    2. 5. Do ponto de vista paulista sempre se deu “rouba mas faz”. Casos manjados: Ademar, Maluf, Quércia e Lula de pior. Graças ao Moro o JB certo q/ não imitará Lula no quesito “roubar”.

    3. 4. Bobagem do jornaleco. JB já indicou q/ serão preservados programas Mais Médicos e Bolsa Família e, participará do BRICs e, concluirá a transposição do SF. Tudo coisas do Lula.

    4. 3. Considero q/ ANTA pinçou o secundário do editorial OESP no intento de “dar nos nervos” dos bolsonaristas. O principal no texto é sobre alertar JB de não imitar Lula. Lula não!

    5. 2. Sampa tem dessas coisas de agitar meio mundo: inundação de aterrar, viaduto a vergar, aviãozeco a torrar, caneco a premiar. A cidade de São Paulo não é unanimidade em nada. Ponto!

  19. Não posso falar pelos outros, mas de minha parte eu votei para desmontar toda a estrutura criada a partir da constituição de 1988 que inviabilizou o pais com muitos direitos e poucas obrigações.

  20. ninguém votou no PT pra sustentar Foro de SP, porto Mariel, médico cubano, 7Brasil, acabar com a educação, saúde e segurança, aparelhar STF, etc. Bolsonaro limpa tudo ou é impichado.

  21. O estadão, como sempre, está errado. Bolsonaro foi eleito, para mudar completamente tudo que está aí. Chega de políticos e empresários corruptos, atuando apenas em beneficio próprio.

  22. O Estadão para manter a sua credibilidade deverá especificar com clareza o que das administrações anteriores deverá ser mantido. Do Lula algumas de suas primeiras decisões, mas da Dilma será di

  23. Pouca coisa se aproveita do passado. Tem uma parte de carniça e a segunda parte é em putrefação. Portanto, há que se desprezar práticamente quase tudo e tocar com novos projetos e idéias.

  24. O Brasil avançou muito nos últimos anos… para o abismo. “Começar de novo… Sem as tuas garras, Sem o teu fantasma, Sem tua moldura, Sem tuas escoras, Sem o teu domínio, Sem tuas esporas…”

  25. talvez o estadão esteja falando dos milhares de empregos do setor aviário que vendem frango para vários países muçulmanos ou do setor de manufaturados que vendem para o Mercosul!

  26. O espírito de confusão sobressai a este editorial. Arranca, falando que Bolsonaro não pode passar a régua nos malfeitos de governos anteriores, para depois dizer exatamente o contrário. Haja comp

  27. Avanço da bandidagem, corrupção, assalto aos cofres, assalto ao cidadão. Esses jornais não perceberam que os tempos mudaram e que o povo cansou das patifarias que eles apoiam e sustentam há anos

  28. Avanços promovidos? Que avanços? Só se esconderam de nós, pois em 13 anos só houve retrocessos neste país. E o que o PT fez de bom além da ficha limpa? Recolha-se a sua insignificância estadã

    1. Concordo. Você deve estar falando da PTroubrás, do aparelhamento das instituições, do maior esquema de corrupção da História da Humanidade.

  29. Depois de mais de 50 anos na minha família deixamos de assinar essa porcaria q se tornou e ex estadão, hoje estadinho q deve estar fazendo os verdadeiros mesquitas se contorcerem nos tumulos..

    1. E não só mudar, tem que ir fundo no que eles fizeram e o mais importante, resgatar ao máximo possível as riquezas roubadas e que continuam escondidas por ai. Na nova era o crime não pode compensa

  30. Bolsonaro recebeu seu mandato para investigar e expor todas as falcatruas dos governos anteriores e corrigir o rumo do país que caminhava para o abismo da esquerda imoral e corrupta.

  31. O capitão não tem que ficar homenageando voos de galinha, muitos dos quais foram de responsabilidade do congresso. O pt, psdb, e pmdb, pra conseguirem algo, desaguavam em fisiologismo.

  32. Será que os Estadão está insinuando que o Bolsonaro deve fazer vista grossa para a corrupção, gastos perdulários, irresponsabilidade administrativa e tal omissão na reforma do Estado?

    1. E continuar com a farra no BNDES para bancar empresas ineficientes da velha mídia, bem como os pixulecos milionários travestidos de “publicidade oficial”.

  33. O Jornal o Estadão faria um enorme favor ao apontar ao futuro Presidente e a nós povo em que áreas o Brasil avançou nos últimos anos. Do contrário, retórica do inconformismo derrotado. Afff…

  34. N-Ã-O. O Brasil, a partir de Jair Bolsonaro, não tem que reconhecer nem Sarney, nem Collor, nem FHC, nem Lula, nem Dilma, nem Temer. O capitão representa o NÃO do povo pra essa turma.

  35. Que bonitinho o dito no Estadão. traduzindo: o que foi roubado não precisa investigar nem punir. O que vale é daqui pra frente. Esse é o conceito de estadismo do tal Estadão. VAI A MERDA

    1. Pimba! Concordo em grau, nº e gênero. Esse cancro precisa de assepsia, e ñ de maquiagem. A mídia quer continuar embolsando o dela para nos imbecilizar e desinformar sistematicamente.

  36. Como sempre, a esquizofrênia dos jornalistas que sofreram lavagem cerebral ou são corruptos não os deixam ver a gravidade das desgraças do país causadas pelos seus ídolos. Tem que mudar 95%.

  37. Aponte uma coisa do PT que não teve corrupção e desmandos. As Universidades estão inchadas, com salários irreais. O custo do prédio da Petrobrás em Salvador, Bahia, é uma pequena mostra.

  38. ATENÇÃO : Os caminhoneiros estão aguardando o insulto a nação com indulto. Pararão tudo é será exigido intervenção federal no STF ou tiraremos eles de lá com cordas nas mãos. Faltarão

    1. Eu apoio os caminhoneiros e o impedimento dos 12 excrementos. 11 ministros STF e a conivente PGR Q quer mostrar serviço “só agora ” pq vem aí tsunami Bolsonaro q elegemos para faxinas os 3 poder

  39. Quer conservar a memória das Esquerdas vagabundas que desde da redemocratização saquearam as nossas riquezas e aparelharam nossas instituições, bem como querem manter a figura do presidiário viv

  40. O recado claríssimo das urnas é de ruptura total, não só por parte da presidência, mas também pela renovação da Câmara e do Senado, o povo não quer mais a velha política vergonhosa! Basta!

  41. Bem, como o que houve foi um retrocesso Bolsonaro nao esta desqualificando nada de saida, apenas colocando as coisas em seus devidos lugares, alguns deles e’ a cadeia, do que este jornaleco fala?

  42. 🇧🇷 Traduzindo:, estão com muito medo que BOLSONARO faça a desconstrução do comunismo no Brasil 🇧🇷 faremos o mesmo que na Polônia 🇵🇱 a ideologia de demônios será criminalizada

    1. CF/88 é engodo, só para proteger roubo e banditismo, controladora à exaustão, até artigo enfiado sem passar pelo Congresso tem ali…

  43. O Brasil é um cx. Preta a ser aberta. Vcs vão engolir suas línguas. Ele veio para mostrar q somos riquíssimos nesse pais e q vcs TODOS vão devolver tudo e serão presos…Lacaios.

    1. … incrível que ainda tenha quem queira que Jair Bolsonaro fique afagando os governantes desses partideco.

    2. Nem coisas do executivo são. E nem queira falar de reformas no ensino que não visam combater o marxismo cultural, nem combatem as ideologias de gênero. Enfim, pt, psdb, e pmdb é voo galinha.

    3. Nao vi NADA disso funcionando na prática! Só bla bla bla! 14 milhões de desempregados, ensino médio de mal a pior, e liste os 63 mil cargos destituídos! Só balela!

    1. Antes do Plano faltava carne, combustível, automóveis(pagava-se ágil para ter um carro novo), etc… Haviam 4 marcas de carros produzidas no país e em 2002 eram mais de uma dezena.

    1. Cino, desiste. O Malckmin, o Meirelles, o Temer, a Dilma, o Lula, enfim, petistas, tucanos, e isentões, todos serãonpostos no seu devido lugar na política: o esquecimento.

    2. Modelo socialista?? .. aqui no Brasil?? que coisa mais ridícula…é uma metáfora para engabelar os boçais…, os quais são exatamente o PT ao contrário, desse jeito vão cair do cavalo.

  44. De mim, Bolsonaro recebeu mandato para destruir TUDO QUE FOI FEITO DE RUIM antes dele, sim! Para o Estadão – que quer continuar recebendo grana do governo, não – é claro! JORNALECO CANALHA!

    1. De mim também. Votei por uma transformação total. Pra demolir, depois construir.Se não o fizer, vai me decepcionar .