As tarefas simples que estudantes do ensino médio não conseguem executar

Apesar dos índices distantes do aceitável no ensino fundamental, a grande tragédia educacional brasileira aparece no ensino médio, segundo O Globo.

Apenas 1,64% dos estudantes em língua portuguesa do fim desta etapa alcançaram o nível “avançado” no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgado hoje pelo PEC. Na menção “básico”, estão 27,5%%. E atenção:

“Nada menos que 70,5% ficaram no conceito ‘insuficiente’ em língua portuguesa. São alunos que, apesar de estarem finalizando a educação básica e se tornando aptos a ingressar no ensino superior, não conseguem executar tarefas simples, como localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos ou reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance, segundo a escala técnica de proficiência da avaliação.”

Ou seja: estão no mesmo nível dos militantes partidários de redes sociais.

O desempenho insuficiente em português e matemática

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 69 comentários
  1. O pior é que grande parte destes estudantes ingressará em alguma faculdade, possivelmente em algum curso de licenciatura ou pedagogia, e se tornará um diplomado analfabeto e, possivelmente, dará aulas

  2. Se voltarmos três anos, que é o tempo de duração do ensino médio, chegamos a 2014/2015. Portanto, essas crianças cursaram os oito anos do ensino fundamental nos governos petistas. Esperar o quê?

  3. “…no mesmo nível dos militantes partidários das redes sociais”, roubaram-me a idéia! Tenho certeza de que pensei isso antes! Roubo de idéia não verbalizada não vale, Antagonista.

    1. Pra uma pessoa q admira Luís Fernando Veríssimo,e o cita como se fosse um gênio(KKKK),chega a ser hilário!!!KKKKKKKKKKKK

  4. Lembrem-se do Ministro da (Des)Educação , o Fernando Ruindad (Andrade, para os incautos) que distribuiu aqueles livrecos de gramática que ensinava “nois pega os peixe”!!!

  5. Pena que a pesquisa não mostrou se letrados compreendem a relação de causa e consequência em piadas de grupos que violam direitos. Registro: é assédio e crime! COM BANDIDO NÃO HÁ BRINCADEIRA. J.B. E.D

  6. Não haverá reforma previdenciária que dê jeito. O mercado formal não vai absorver uma geração ignorante e de baixo nível, se essa mesmo chegar a concluir (se concluir) um curso superior.

    1. Recomeçar, trabalhar, estudar, voltar ao ensino tradicional… eliminar essas ideologias idiotas, “inovadoras”, que só serviram pra “emburrecer” os jovens …!

  7. Fiz uma compra de 27 reais. Dei trinta. A balconista pega uma calculadora para fazer esse complexo cálculo. O que me admirou foi ela ter emprego, não a sua incapacidade de fazer conta. Essa é a regra.

  8. Bem esse demantelamento da escola publica e depois das Universidades começou muito antes do aparelhamento marxista bolivariano do PT. Na vdd começou com o PSDB e sua progressao continuada

  9. Nunca vi até um marxista produzir nada de bom além de miséria e violência (campos de concentração e armas), essa fé ideológica não admite a e evolução das pessoas através da empreendedorismo

    1. Ué, mas se o próprio ídolo Marx deixou 4 filhos morrerem por miséria e descuido, e dos 3 que escaparam 2 se suicidaram… O que um infeliz desses vai produzir de bom?

  10. Nao precisa ir longe: Mirian Leitão em noticias sobre petroleo sempre fala a producao em barris.dia quando o correto e barril/dia (barril por dia ) não resiste à análise dimensional…

  11. Khan Academy é ótimo exemplo de que não precisamos mais dos professores convencionais que ficam doutrinando seus alunos ao invés de transmitir conhecimento, basta ver os cursos de humanas no Brasil

  12. Cont. Aliás, ser esquerdalha foi, por muito tempo, sinonimo de intelectualidade. O estudante entendia que ser esquerdalha que lhe conferia status de intelectual. Deu no que deu….

  13. Sim existem pessoas inteligentes de esquerda, mas elas andam sobre as quatro patas. Acesso a educação universal é uma ideia marxista, aqui nós provamos que ela não funciona

  14. Ademais disso os intelectuais de direita, salvo uma minoria, se calou por muito tempo. Só se via intelectuais de “ESQUERDA”, agora estão aparecendo com maior evidência os de “DIREITA”

    1. Nas faculdades (+ em humanas), se não fizer parte da “thurma” de esquerda, é marginalizado e excluído. Ficaram os recitadores de cartilha formando outros cada vez mais ignorantes. Deu no que deu.

  15. Cont. Agora estamos colhendo o fruto que foi plantado. Penso que vai demorar bastante para reverter essa situação catrastófica. Não é pauta politica é pauta social de Estado.

  16. Cont. O brasileiro foi idiotizado. Hoje um cidadão não consegue preencher um formulário. Virou um idiota que espera que o governo o sustente, o alimente e pague suas contas, eis que vítima de algo.

  17. Outro dia a Eliane Cantanhêde foi comentar um gráfico no Em Pauta e se atrapalhou toda porque a legenda do gráfico não estava na mesma ordem que as linhas. Alertada para o erro, ela ainda insistiu!

  18. Viu, não concordo os analfabetos funcionais estejam no mesmo nível dos militantes partidários de redes sociais. Tem muita gente boa engajada na política, a ex. Olavo de Carvalho.

  19. Sera uma geração que contará com ajuda de bolsa familia, bolsa prisão, etc. O problema acontecerá quando nao tivernos mais brasileiros com capacidade cognitiva pra poder exercer o trabalho

  20. Sou Professor e digo por experiência do que vejo. Hoje os professores estão engajados na campanha pró Lula. Atacam aqueles que não comungam de suas idéias chingando-os de reaças, golpistas e etc.

    1. FHC exigiu diploma de curso superior. Bom? Vi boas professoras aposentando e um monte comprando diploma. Porque não se pode submeter as escolas a avaliação externa? Sindicatos+esquerda+falso professor

  21. Deve ser a mesma falha dos que chegam a universidade com vocabulário pobre, sem conhecimento do significado de palavras simples. O ensino continuado obriga professores a aprovar quem não sabe nada.

  22. professores não conseguem dar aula, porque a bagunça impede- pra haver a concentração pra aprender é necessário silencio e participação dos alunos-professores se reclamam o eca os culpam e são process

    1. por isso que os resultados das escolas militares são excelente porque há comportamento adequado dos alunos, participação, concentração,disciplina,comprometimento da família,etc-tem filas de espera,

  23. Programa da ONU (Unesco) + criptosocialismo + professores doutrinadores = zero cognição. Saem cheios de marxismos. Basta ler o livro MAQUIAVEL PEDAGOGO. Ta explicado la. Os Eua tambem andam seguindo e

    1. O haddad prof da USP e do INSPER não sabe a diferença entre caçar e cassar e já foi ministro da educação da pátria educadora…….

  24. Falta de respeito em sala de aula,professores engajadinhos e despreparados(todos da esquerdalha),e essa visão babaca de paulo freire q o ensino tem q ser prazeroso!!!KKK DEU NISSO!!!!

  25. Quem trabalha em empresas que precisam de mão de obra sabem disso. É resultado de 30 anos de esquerda no poder.Podemos prever o tempo que levará para tornar disponivel um cidadão para ser treinado.

  26. Só Jair Bolsonaro vai no cerne: o péssimo currículo. O problema do Brasil não é falta de dinheiro, muitas vezes. Não adianta construir milhares de escolas, com o marxismo cultural deteriorando tudo.

  27. Mas garanto que nossos jovens estão com a utopia Comunista na ponta da língua e contra o liberalismo econômico e contra o EUA! Bem doutrinados e pensamento abafado e pouco questionador!

  28. Vem vindo uma legião de analfabetos e analfabetos funcionais. Fruto de famílias desestruturadas, ECA mal feito, investimentos mal feitos, má preparação de professores, má remuneração, desvios etc…

  29. Dilmanta privilegiou o Zoeira sem fronteira dos xinxeiros abonadinhos!Deu nisso!Geração de analfas funcionais,bem como a globosta gosta!!Senão quem veria aqueles programinhas pra lesados????

  30. Ensino Médio foi reduzido a discutir “atualidades” como gênero, cotas, drogas, aborto, eutanásia, “o golpe de 2014” etc. O resto que se dane. O Brasil precisa ser REFUNDADO.