Tasso sobre o PSDB: “Fomos engolidos pela tentação do poder”

Geraldo Alckmin patina nas pesquisas, mesmo com o maior tempo de TV e a maior coligação.

Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB e presidente do Instituto Teotônio Vilela, braço teórico do partido, disse ao Estadão que os tucanos cometeram um “conjunto de erros memoráveis”, com reflexos claros nas eleições deste ano.

“O primeiro foi questionar o resultado eleitoral. Começou no dia seguinte [à reeleição de Dilma Rousseff]. Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia. O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio. Fomos engolidos pela tentação do poder.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mineiro disse:

    O usineiro falou que foram contra o PT? Justamente pelo "nosso perfil" é que vão se danar. Continuem nisso e nunca mais se metam a besta com o povo brasileiro. FHC foi o último. Fim de carreira.

Ler comentários
  1. OBSERVADOR disse:

    Voto útil faz segundo turno entre Alckmin e Haddad: oantagonista.com/brasil/haddad-em-segundo

  2. Marcela disse:

    Todos os políticos foram engolidos pela tentação do poder . Maior exemplo é o luladrao!!!!!!!!!

  3. Ricardo disse:

    Nada disso Tasso, o PSDB foi engolido pela corrupção d seus membros e a descoberta dos eleitores que o partido é de esquerda próximo do que há de pior no continente PT, Cuba, Foro de SP. É simpl

  4. mariana disse:

    não senhor Tasso. O grande erro é ser esquerdista e corrupto !!

  5. Pedro disse:

    Em resumo: O PSDB é formado, na sua enorme maioria, por CORRUPTOS! Assim como PT, PMDB, PP e a escória chamada de centrão... BOLSONAROPRESIDENTE17

  6. João disse:

    CARAMBA! Isso é se confessar petista. TUDO que o povo precisava pra poder se livrar do PT foi erro pro Tasso. Ou seja, o erro foi enfraquecer os petistas, e fortalecer o povo.

  7. MIMIMI disse:

    Para tunacalhas, crimes são "erros"! Sepultaremos esse braço do socialismo este ano.

    1. Viva a Put..ria na política! Com a conivência do supremo que não julga os figurões tipo Renan lobão Barbalho Juca collor e muitos outros! Vai tudo prescrever!!!

  8. Marta disse:

    As falas dos PSDBistas são idênticas ás dos Petistas sobre o Petrolão. Dá? Bolsonaro é o único candidato minimamente aceitável.

  9. Jayme disse:

    Diagnóstico falso. A tentação não foi do poder mas sim do dinheiro público cujo furto é facilitado por leis que mais protegem do que inibem a corrupção. A tentação foi a do roubo privilegia

  10. Mila disse:

    roubar pode a facção criminosa-isso faz parte do esquema--o unico erro foi se aliar a temer

  11. Martins disse:

    Não. Vocês foram CÚMPLICES do estupro ao país. Vocês deram AVAL para o PT/PMDB destruir a economia. Ficaram quietinhos. Agora vão receber um belo pé na bunda. BOLSONARO PRESIDENTE.

  12. Helder disse:

    Tasso quer enganar a quem? A ORCRIM do psdb vai cair assim como a do pt. Vocês não foram engolidos pela tentação do poder, este sempre foi o seu objetivo.

  13. Jorge disse:

    Esse está revelando o grande comunista que é.

  14. eduardo disse:

    esqueceu de dizer que todos sem excecao ficaram ao lado da corrupcao , acobertaram corruptos do partido . agora aguenta , mas no final a verdade e uma so psdb=pt e viva fhc

  15. Tereza disse:

    Cliché. Parafraseando o grande filósofo Tiririca de São Paulo, é muita grana. É muita grana.

  16. Nelson disse:

    Tasso foi um dos que previa o desastre da candidatura Alckmim.

  17. Rafael disse:

    Sempre sensato. Assim como o Arthur Virgílio. Deviam refundar o partido.

  18. Maria disse:

    Esse aí se entortou de tanto ganhar dinheiro com o processo todo! Vá pra PQP!

  19. João_RS disse:

    O governo Temer errou ao não reduzir impostos. Emprego quem dá é o setor privado. Para o desemprego diminuir tem que reduzir impostos. Trump fez isso e os EUA batem recorde de criação de emprego.

  20. Caio disse:

    Não. O erro foi ter entrado no governo Temer pela metade. Ou entrava para apoiar as reformas até o fim, ou nem entrava. Quem atravessa a rua não pode parar no meio do caminho.

  21. Cidadão disse:

    O problema é que Aécio jamais aceitou a vitória incontestável de Dilma nas urnas, esse foi o erro do PSDB.

  22. Júnior disse:

    Então "questionar o resultado eleitoral" de uma eleição cuja apuração se deu a portas fechadas foi um erro? Mesmo que a conclusão tenha sido a de que as urnas não são auditáveis? PSDB é um

  23. OBSERVADOR disse:

    Brasil é a França do ano passado, em que diante da extrema direita (bolsonaro), os eleitores impulsionaram a candidatura moderada do futuro presidente Alckmin.

  24. Roberto disse:

    Esse papo de voto contra... quando isso ocorreu exatamente, Tasso?!?

  25. Guilherme disse:

    "Vai, coração que não vibra/Com teu juro exorbitante/Transforma mais outra libra/Em dívida flutuante". Desprezaram Noel, seguiram Nietzsche -- "Das Ziehl ist Machtgefühl". Entraram pelo cano!

  26. ana disse:

    Esses caras do PSDB estão completamente gagás. Fora da realidade.

  27. Regina disse:

    Não entendeu nada. Se quiser, a gente desenha

  28. Bolsonaro-é-17 disse:

    Pessoal retardado... Tudo errado. Erro foi ir contra o povo, seus valores, apoiar a esquerda atrasada na área dos costumes e não se posicionar contra o PT. Pelo jeito vão pra cova s/ entender...

  29. Maikyavel disse:

    Sério Tasso? Vc pensou isso sozinho ? Francamente, se aliam ao Temer, se juntam a todos os partidos corruptos/delinquentes (só faltou o PT). E apresentam um candidato insonso. Vão se catar.

  30. Jorge disse:

    Ouvissem o povo antes não teriam errado tanto Esperemos que não queiram errar novamente querendo nos empurrar Alkmin. Alkmin, FHC cagão e o PSDB SÃO PT. Ouçam o povo BOLSONARO contra a esquerda.

  31. Chrisoula disse:

    Não vi problema algum em o PSDB questionar o resultado eleitoral de 2014. O que tem isso a ver com democracia????? Smarmatic que o diga !!!! Problemas com o Aécio surgiram bem depois. Puro blá b

  32. Louisc1 disse:

    Os grandes erros do PSDB: 1) nunca combateram o PT, 2) nunca defenderam Privatizações, 3) os Liberais debandaram (Gustavo Franco & Cia), 4) associaram-se aos quadrilheiros, 5) apoiam PT no 2o. turno

  33. Edson disse:

    O grande erro foi roubar dinheiro público.

  34. Sarcástico disse:

    Resumindo Tasso PSDB=PT sem tirar nem por.

  35. Lucy disse:

    Vive em Nárnia, só pode.Ainda bem que não é médico .Ruim demais de diagnóstico .

  36. Tatiana disse:

    Que o PSDB "morreu pela boca" é vdd mas esse Sr. não entendeu o pq da rejeição. Entendemos que o não questionamento das acoes do PT e outros, mostrou que são farinha do mesmo saco e não quere

  37. Álvaro disse:

    O maior erro do PSDB foi ser um partido corrupto. O segundo maior erro foi colocar Alckmin como candidato a presidente, ao invés de Doria.

  38. Carlos disse:

    Andrade, o fresco, no primeiro evento vai a um teatro. Lula deve estar revoltado com o poste. O cara é fraco demais ...um fresco!

  39. Edu disse:

    O conjunto de erros memoráveis, com reflexos claros nas eleições deste ano, vem desde a tentativa de eleger José Serra presidente. Mas ainda bem q foi assim. Caso contrário, Aécio teria sido ele

  40. Jorge disse:

    Pra ele, erro não é roubar, erro é ser preso.

  41. Marcos disse:

    Pelo visto ele não considera, e por isso mesmo não menciona, o que para n´so, e não para eles, um erro fatal: propor ao PT que se unam e apoiem o que for ao segundo turno contra Bolsonaro. Silênc

  42. Lauro disse:

    Tasso, o seu partido em nada se distingue dos demais, na verdade no Brasil não há partidos, todos eles são súcias.

  43. Guilherme disse:

    Pro PT vai sobrar o nordeste. Pro PSDB minas gerais..

  44. marcelo disse:

    PSDB deshonramente fez propagandas falsas de Bolsonaro (coloquem o video completo da Maria do Rosário seus irresponáveis com o Brasil) agora querem nossa cumplicidade ? CIRO=HADDAD=Venezualização

  45. CA disse:

    Nenhum comentário sobre a corrupção? Sobre o globalismo maldito? Sobre a oposição estéril do PT? Pior: sem antagonismo desse site.

  46. BOLSOMITO disse:

    PSDB, irmão siamês do PT, inclusive nos escândalos de corrupção. Agora fica claro como se ore agiram esses tucanos. Lembram do Sérgio Guerra e da CPI da Petrobras de 2009? Tucanos não valem nad

  47. Laranja disse:

    Issso aí! Agora, só falta o PADB se fundir com o PT e os dois irem direto pro quinto dos infernos! Que partideco, que partidinho FROUXO, CANALHA, BANDIDO e REPUGNANTE esse PSDB!

  48. marcelo disse:

    Exatamente! questionar o resultado eleitoral abriu os olhos dos brasileiros... aprenderam a lição né corruptos.

  49. Nathan disse:

    O defeito de vocês é que são Comunistas! E nos enganaram por dezenas de anos! Vamos destruir vocês, canalhas!

  50. Fátima disse:

    ALCKMIN é um sujeito sério, simples, honesto e EXCELENTE GESTOR! Votar em Bolsonaro é trazer de volta o PT ao poder! É isso que vc quer p o Brasil? Vote ALCKMIN#45! Sem comunistas no 2 turno!

    1. Tão bom gestor que perde no estado que governou. Pense, pensar não dói.

    2. Mas o PSDB é igual ao PT!? Então votar em Alckmin é votar no PT

  51. Edison disse:

    agora chora. Tucanos de merda, vão entregar o poder para a quadrilha do PT de novo.

  52. Márcia disse:

    Eu acho que está na hora de colocarmos alguém com experiência em gestão e competência para colocar o Brasil pra funcionar de novo e eu sei que Geraldo Alckmin tem isso.