"Tatu Tênis Clube" atuou de 1998 a 2014

Em seu acordo de leniência com o Cade, a Camargo Corrêa revelou que o esquema de cartel – apelidado de ‘Tatu Tênis Clube’ – atuou de 1998 a 2014.

Entre 1998 a 2005, foram 21 licitações. Entre elas, os metrôs de Fortaleza, de Salvador, a Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, a Linha 4 (Amarela) do metrô de São Paulo, e duas obras da Linha 2 (Verde) de São Paulo.

Segundo o Cade, há indícios também em outras duas obras da Linha 2 (Verde) e Linha 5 (Lilás), ambas em São Paulo, entre 2008 e 2013.

O cartel também estava de olho em outras oito licitações nesse período: projeto de trecho paralelo à Raposo Tavares (futura Linha 22) e projeto na região M’Boi Mirim, ambas no monotrilho de São Paulo; expansão dos metrôs de Brasília e de Porto Alegre; implantação dos metrôs de Belo Horizonte e de Curitiba; Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro e Linha Leste do metrô de Fortaleza.

Também houve tentativa de conluio, entre 2010 e 2014, nas obras da Linha 15 (Prata), Expresso Tiradentes e Linha 17 (Ouro), ambas do monotrilho de São Paulo; Linha 15 (Branca), Trecho Vila Prudente/Dutra e Linha 6, ambas do metrô de São Paulo; além da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro.

O Cade esclarece que o acordo de leniência firmado com a Camargo Corrêa S/A e com executivos e ex-executivos da empresa “difere da investigação conduzida por meio do Processo Administrativo nº 08700.004617/2013-41, que apura condutas anticompetitivas no mercado de aquisição e manutenção de material rodante e sistemas auxiliares em projetos de trens e metrôs no Brasil”.

O cartel da Camargo Corrêa

Comentários

  • Maxwell -

    Ah não !!! Geraldo "Tatuzão" Alckmin jogava tênis nos canteiros de obras do Trensalão do PSDB em Sampa?? Assim nem vai ter graça, vamos eleger no 1º Turno o único candidato de Direita, Cristão, Honesto e sem rabo preso com esquemas mafiosos de corrupção, o Mito Bolsonaro ! É melhor Jair se acostumando!!!

  • tem -

    1. Odeiam a mídia e mais jornalismo. 2. Não argumentam, só falam palavrões. 3. Acham que todo mundo é comunista. Uma espécie de delírio mental! 4. Não compreendem conceitos. Utilizam-os a torto e direito. Ao deus dará. 5. Por ingenuidade — e sem nem mesmo perceber — ajudam os Petralhas e o petismo nos princípios mais caros ao PT: falar mal da mídia, jornalista e de jornais, além de odiar (o Q o petralhismo chama fortemente do conceito de “PiG”). 6. Tem 1 mau gosto enorme! O mesmo dos Petralhas: apreciam e adoram música sertaneja-universitária (criada e inventada na Era lula-dilma. Época essa em q a cultura no Brasil piorou enormemente) º Ou seja, resumido: bolsonarete: Tem descrição da realidade a preto e branco; conclusões extáticas, divorciadas do mundo dos fatos e da realidade.

  • ISSO -

    Por óbvio, pelo que se depreende do período denunciado pelo CADE, que há nomes de governadores tucanos envolvidos. Há que se nominar todos os possíveis participantes do esquema do cartel para que a população tenha pleno conhecimento e preste mais atenção nas próximas eleições e que sejam condenados com o rigor da Lei.

Ler 5 comentários