TCU: dinheiro para Cuba poderia formar 52 mil médicos brasileiros

O TCU fez uma série de comparações oportunas sobre o absurdo gasto de quase R$ 6 bilhões com médicos cubanos, revelado por O Antagonista.

Daria, por exemplo, para formar 52.413 novos médicos brasileiros para serviço permanente – é quase cinco vezes o número de profissionais importados de Cuba para atuação temporária.

Também seria possível usar o dinheiro para construir 14.068 Unidades Básicas de Saúde em municípios menores país afora. Ou seja, quase 3 UBS para cada cidade.

Ou construir 1 UBS para cada município e ainda usar o restante do dinheiro para formar cinco novos médicos para cada uma dessas unidades.

 

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ou poderia economizar 100% disso se os médico brasileiros aceitassem atender a população pobre em áreas carentes. O problema não é dinheiro.

  2. Ler mais 38 comentários
    1. Ou poderia economizar 100% disso se os médico brasileiros aceitassem atender a população pobre em áreas carentes. O problema não é dinheiro.

    2. Ir atrás dos bilhões pagos aos cubanos, e a criação da Ebser para “cuidar” dos Hospitais Universitários vai trazer grandes surpresas. Inclusive provocar a falência dos mesmos, como forma de petetizar a saúde e justificar o + médicos. Urge investigar a Ebser.

    3. hummmm. !!!! Se eu deixasse de comer, vestir, não gastasse água, luz ,telefone, internet, com moradia e condução, e ganhasse um salário mínimo, no final de 10 anos eu teria mais de R$ 150.000,00. Não é por aí. Nesse tempo todo para formar um médico a população não seria atendida. O problema não é o que se gastou com os médicos, mas a parte do dinheiro gasto para financiar Cuba, coisa que todo mundo já sabia e ainda continua no governo Temer/ex Dilma.

    4. Querem verificar isto , esta desgraça, basta ir nas faculdades de medicina das universidades federais, todas e vão verificar os milhares de pelegos empregados para sustentar OS MAIS MÉDICOS. É muito médico, funcionários contratados sem fazer absolutamente nada. Mamando no cofre público. Será porque as universidades federais estão quebradas. É muita corrupção. Todos estão infiltrados , pelo PT , POR CUBA, PELA EBSER [ EMPRESA CRIADA PELA DILMA], ha instituições dentro destas faculdades para abrigar a turma, os comunistas [ NESCON E ETC….]. A COISA É MUITO MAIOR. TEM QUE SER FEITA UMA DEVASSA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, EM TODOS OS NÍVEIS. URGENTEMENTE.

    5. Bolsonaro tem falado repetidas vezes sobre a infiltração ideológica feita pelo PT no Brasil. Estes “Médicos” são agentes de informação e disseminação de conceitos estranhos à democracia.
      Isso é óbvio, é uma traição ao País. E crime!

    6. Depois dizem que nossas instituições funcionam. Claro que não! Fazem as vontades do governante da hora. Se funcionassem não se prestavam a tratar o dinheiro dos brasileiros como se fosse do governante do momento.

    7. Médicos não faltam, mas só querem ganhar fortunas e distância das periferias e rincões do país. De preferência onde possam solicitar montanhas de exames e procedimentos.

    8. Outra coisa errada……aqui não temos falta de médicos, temos falta de condições de trabalho porque nossa Suprema Corte, que de supremo não tem nada…simplesmente não trabalha. Desde sua criação, o que eles recuperaram? NADA!! Então está na hora de acabar com STF, STJ, TSE, TCU…me desculpem, mas não vejo nada de lucrativo ao Brasil nesses Órgãos!!!!! Outra coisa….porque temos que sustentar um aluno numa Universidade por mais que o necessário? Se ele repetir um ano, me desculpe….vá pagar pelos seus estudos e do próprio bolso, porque enquanto pagamos pra sustentar alunos por mais de 10 anos, famílias inteiras passam fome, pessoas que realmente querem estudar, ficam de fora. Então isso precisa acabar…repetiu um ano…adeus, sustente seus estudos.

      1. Faou tudo! Desde que lançaram esse “Mais Médicos” que falamos que nãoiria resolver o problema da saúde, e ainda iríamos financiar a maldita ditadura de Cuba e sabe-se mais o quê!

    9. Espero realmente que alguem com cérebro no governo temer esteja lendo isso e termine esse absurdo que é o programa mais médicos e o contrato com cuba.

    10. Não falta médicos no país. Falta condições de trabalho. Carreira médica com acesso pelas periferias e grotões , e só vão para cidade grande após promoção a partir da cidade pequena. Vai quem quer. As associações médicas tem olanos de carreira pública exclusiva. Mas os políticos não se interessaram . Países livres não obriga ninguém a trabalhar , paga o valor justo. No que a profissão médica é menos importante que a do Juiz ou Procurador? Mas recebe 10 x menos. Menos que os cubanos. E não queriam corrigir para usar o dinheiro em Cuba. 6 bilhões!!!!! Qtos hospitais se contruiriam? E os cubanos ainda estão aqui. Pagamento adiantado! Pré eleição da Dilma. Pré visita da ex à Cuba!!!!

    11. Mas o MPF fez o quê mesmo ?
      Agora que Inês é morta, será que vão fazer uma investigação bem barulhenta ?

    12. Enquanto não despachar para o inferno um bando de otoridades que fizeram tanta baderna com o dinheiro de toda a nação, isto aqui não conserta. Se mata por um celular e ninguém morre por bilhões.

    13. …Uai…
      E cumé ki nóis ia sustentar democracia da Família Castro se não fosse essa pequena e desinteressada ajudazinha?
      Agora a gente precisa achar um meio de dar tb uma mãozinha praquele suinozinho coreano. Ele tá gastando muito com festa de São João – bombinhas e rojões – e logo vai precisar de um extra.
      Como nós temos dinheiro de sobra, a gente pode fazer uma caridade internacional nos mesmos moldes em que foi feita nos 13 anos petistas.
      Uai, sô !

    14. Eu gostaria de saber quantos hospitais a gente poderia construir com o dinheiro que o TCU gasta em viagens e na construção de prédios públicos luxuosos.

      1. Sem sentido é o raciocínio da matéria, se não gastarmos com médicos vai sobrar dinheiro para formar “mais médicos’ e hospitais. Como muitos iriam morrer sem assistência médica, seriam necessários “menos médicos” e hospitais, com isso seriam necessários menos médicos e hospitais, sobrando dinheiro para redução do déficit público.

    15. Coloquem os beneficiados pelo FIES para prestar serviços
      nas cidades ou comunidades mais carentes desses profissionais.
      Alegam que médicos, depois de formados, só pensam em trabalhar
      nas grandes cidades e esse foi um dos argumentos usados para
      justificar a vinda dos médicos cubanos para cá.
      Pois esta poderia ser uma forma de recompensar o país que
      financiou os estudos desses jovens médicos.

    16. Uai… E cumé ki nóis ia sustentar democracia da Família Castro se não fosse essa pequena e desinteressada ajudazinha?
      Agora a gente precisa achar um meio de dar uma mãozinha praquele suinozinho coreano. Ele tá gastando muito com festa de São João – bombinhas e rojões – e logo vai precisar de um extra.
      Como nós temos dinheiro de sobra, a gente pode fazer uma caridade internacional como foi feita nos 13 anos petistas.
      Uai, sô !

    17. É bobagem criticar, o País está loteado nas mãos da bandidagem transvestida de autoridades nos três poderes e dos grupos de traficantes. É preciso ação e para isto precisamos de Generais de verdade, comandantes patriotas acima de qualquer coisa.

    18. A grana para a construção do Porto de Mariel daria para fazer quantas faculdades de medicina aqui no Brasil???!

    19. A questão dos” médicos ” cubanos merece uma séria investigação. São médicos sem resolutividade e custaram muito. Foi uma desculpa para enviar dinheiro para Cuba e é necessário saber quem ganhou com isso! Para quem retornou parte desse dinheiro? Existem gravações divulgadas pela imprensa e que não ouvimos mais falar que revelavam “tenebrosas transações” . E ainda querem renovar o contrato criminoso!

    20. Passa a $acolinha dos impostos….
      Que tal mais um aumento de combustiveis? O povo bananão ainda vai às redes sociais agradecer não ter sido mais.

      O vida de gado…
      povo marcado é…
      POVO FELIZ !!!

    21. Chupa essa manga acadêmicos de medicina da USP, bando de esquerdistas consumidores de maconha estragada do kct. O q vcs pensam q defendem? bando de otários.

    22. O TCU poderia ter condenado a iniciativa, administrativamente, no ato, lá atrás, quando foi adotada. Mas, não. Optou por colocar panos quentes. Por contemporizar. Agora, a Inês é morta. Não adianta fazer essas análises infantilizantes, idiotas, para inglês e eleitor burro verem.
      .
      Aliás, já estamos de saco cheio dessa cavalaria do TCU. Sempre chega tarde ao cenário do massacre.

    23. E o pior de tudo é que ao primeiro sinal de uma simples diarreia Lula, Dilma et caterva correm rapidinho para o Sírio-Libanês. A alta cúpula nazipetista JAMAIS irá se consultar com algum ‘médico’ cubano.

    24. Por isso que centrão não me basta! Temer não fez nada! Ou é direita estamos ferrados! Bolsonaro 2018!

    25. Sempre disse que isto foi a maior lavagem de dinheiro da história do mundo!!!
      Os Castros estão bilionários graças a esta malandragem!!! E o luladrão, com certeza ficou com 50%

    26. UE????

      Agora querem formar médicos com.AJUDA COMUNISTA???

      Quem da FORMAÇAO UNIVERSITARIA DE GRAÇA, SAO OS COMUNAS, ESQUERDISTA, BOLVARIANISMO, MINHA BANDEIRA NAO E VERMELHA E ETC….

      CHEIRARAM pó agora??? Otarios!!!!

    27. Bolsonaro há muito tempo vêm nos alertando disso, e não é que ele tinha razão embora muitos dissessem o contrário…
      #Bolsonaro2018!

    Os comentários para essa notícia foram encerrados.