TCU VAI APURAR RESPONSABILIDADES EM INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL

O TCU aprovou há pouco a abertura de uma auditoria para apurar a responsabilidade de agentes públicos no incêndio que destruiu o Museu Nacional.

Segundo o G1, o tribunal vai investigar, inclusive, a omissão de servidores. Ontem, O Antagonista mostrou que o diretor do Museu e o reitor da UFRJ podem responder por improbidade administrativa.

“É lamentável que precisamente na semana em que o Brasil comemora seu 196o aniversário de Independência tenhamos de amargar episódio tão desastroso para o patrimônio histórico e científico nacional e mundial, que transformou em escombros e cinzas nosso precioso Museu Nacional”, disse o presidente do tribunal, Raimundo Carreiro.

Para o ministro Walton Alencar, está claríssima a omissão dos administradores. “Para mim está claro que foi omissão do administrador que causou um dano inestimável ao patrimônio público nacional.”

José Múcio, futuro presidente do TCU, foi contra. Para ele, o tribunal só deve entrar no caso se houver indício de que o dinheiro foi mal aplicado ou desviado. “Eu sei que é simpático, todos estão revoltados, a mãe dos meus filhos é diretora de museu e só fala nesse assunto, mas será que é nossa obrigação a apuração dos fatos e responsabilidades?”

Comentários

  • José -

    PF, Polícia Civil, PM, MP e, agora, TCU? É muita gente para fiscalizar (ou fingir que). Assim não dá. Fora TCU, vá fiscalizar seus ministros. Vocês não têm nada a fazer nesse assunto.

  • Hilda -

    Não tenho dúvida nenhuma, tem que ter apuração e punição, chega de impunidade. São os gestores que recebiam mensalmente, e desprezaram todas as normas de seguranças, colocando vidas em risco inclusive

  • Romeu -

    Indícios? Coletem as cinzas e mandem para este senhor... TCU também deve ser processado por nunca ter visto o estado deplorável na segurança do Museu, mesmo com tantas denúncias...

Ler 56 comentários