Temer abre mão de ‘soberania nuclear’

Em seu discurso na ONU, Michel Temer anunciou que vai assinar amanhã o polêmico protocolo adicional do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O documento permitirá inspeções surpresas e acesso a todas as instalações nucleares – inclusive militares – do Brasil por fiscais da Agência Internacional de Energia Atômica.

A decisão contraria o disposto na Estratégia Nacional de Defesa, elaborada no governo Lula sob a coordenação do então ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Será que os militares conseguirão moderar o que acontece dentro Planalto? LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 99 comentários
  1. O Tijolaço e O Antagonista cometeram um equívoco que se difundiu em outros portais e vem enganando muita gente.
    Publicaram textos (este: https://goo.gl/Vpyjr3 e este: https://goo.gl/NuAfi4) dizendo que Temer “entregou nossa tecnologia nuclear” ao assinar o “Protocolo Adicional ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares” (que prevê inspeções surpresas nos Estados signatários, inclusive em zonas militares).
    Mas na verdade, Temer assinou o “Tratado para Proibição de Armas Nucleares”, que só prevê a proibição de armas nucleares em nível global.
    Entendo que os portais confundiram os dois nomes, coisa que é bem normal (eu confundi também), pois os documentos da ONU estão todos em outras línguas (transparência zero da ONU nesse sentido) e os nomes dos tratados são bem próximos.
    Enfim, esclareço isso para vocês não caírem na confusão. Rafael Bruza Wacked https://www.facebook.com/rafa.bruzawacked?hc_ref=ARSkSKwQLESwRSl-Fa9F8aoPdU3_aIlisw2VIQSDxsIYBB0pdN5C1jRSbs7R09TMXh0&fref=nf

  2. A soberania do Brasil tornou-se oficialmente abstrata. À revelia da lei, do interesse e da segurança nacional, da opinião pública e do direito natural de defesa do território brasileiro.

  3. O Brasil só poderá começar a sonhar em ser uma potência de acordo com suas riquezas, seu grande território, e sua grande população, quando deixar de ter esquerdistas e globalistas a sua frente, mudando a sua postura de anão diplomático. E quando aprender a jogar “war” mundial, se aliando as grandes potências com a cultura como a nossa ou parecida, como os EUA, Japão, Israel, países Europeus, etc. O Brasil tem uma grande chance de mudar as caras com Bolsonaro ano que vem. Só imagino Bolsonaro e Trump, politicamente incorretos, mais conservadores, colocando o dedo na ferida das ameaças mundiais a civilização judaico cristã, numa mesma reunião da onu, e atacando as ditaduras socialistas.

    1. Ele e outros gestores de estatais nao são nada só estão usando o cargo em beneficio proprio…. todos usufruindo das benesses e obtendo vantagens que o cargo proporciona….sempre pessimos profissionais grandes enganadores

  4. Todo mundo ouriçado!!!
    Quê programa pujante nuclear militar possui o Brasil???
    ZEEEEEEERO!!!
    Submarino nuclear . . . kkkkkkk
    Angra??? kkkkkk
    Inspeção em zero = zero.
    Na prática, nada acontecerá.
    Temer teve seus 15 min e desapareceu . . . só isso!

    1. Não, meio caro. Tecnologia para enriquecimento de uranio atravéz de super centrifugas desenvolvidas no país. Tecnologia está muito mais eficiente do que as americanas. E poucos países possuem isso.

  5. A verdade é que o Brasil não tem representação internacional há mais de uma década. Primeiro houve a submissão da política externa aos objetivos do Foro de São Paulo e agora temos um presidente que é incapaz de tomar uma posição firme e se limita a repetir jargões politicamente corretos.

  6. O Antagonista está misturando alhos com bugalhos. O Presidente anunciou que o Brasil vai assinar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares e não o Protocolo Adicional ao Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares.

    1. Patriota, procure informar-se. O texto do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, recentemente negociado nas Nações Unidas, está disponível no website da Organização.

    2. Patriota, procure informar-se. O texto do tratado, recentemente negociado nas Nações Unidas, está disponível na página da Organização.

    3. O que ele assinou proíbe o Brasil de qualquer tipo de pesquisa na área de arma nuclear, nem para um futuro ou enriquecimento de urânio. Não venha defende-lo. Não há argumentos.

  7. Decisões importantes como essa, não deveriam ser permitidas sem a aprovação do legislativo e discussão com a sociedade. Mas a verdade, é que o Brasil já deixou de ser uma democracia a muito tempo, se é que já foi algum dia.

  8. O Brasil é o país da PIADA SUJA PRONTA!
    A pior bomba nuclear do mundo é brasileira e se forma quando o LLULLA e o TEMMER ficam de costas um para o outro e liberam seus gases intestinais PUTREFADOS um contra o outro concomitantemente, NÃO EXISTE NADA PIOR.
    Abaixo a Lei de Gérson!
    EM PRIMEIRO LUGAR e acima de tudo LLULLA NA CADEIA.
    FORA PT, PMDB, PSDB, DEM, PCC do B, PTdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSB, PSD, PTB, PV, PSOL, REDE, PTN com LLULLA, DILLMA, TEMMER, RENAN e seus CAPANGAS NA CADEIA, sejam eles do STF, TSE, STJ, CNJ, PGR, OAB, CNBB, BACEN, BNDES, CADE, CARF, CVM, Receita Federal, Procuradoria Fazendária Nacional, da MÁFIA DE BRANCO sempre INCRIMINADA pelo O PASQUIM, ou NÃO!

  9. ontem no jantar Trump deve ter dado uma bela mala de dolares pra esse banana fazer isso nem Dilma a destruidora de republicas fez tamanha besteira esse cara tem que ser parado a quem esse cara serve? pergunta pra quem tem arma nuclear se eles tem vontade de se desfazer delas.
    O Brasil tinha obrigação de ser potencia mundial por tudo que tem de recursos naturais mais os políticos porcos não deixam.

  10. Como pode um presidente TAMPÃO ATOLADO EM CORRUPÇÃO assinar um tratado com essa magnitude, que interfere e diretamente em nossa soberania? Com que direito? Nem que o elegeu (petralhada) concorda com isso!

  11. Temer acabou de entregar o Brasil de vez aos globalistas ONUscos. Até a Coreia do Norte tem bomba nuclear. Kkkk Enquanto isso, o general bundão fica só no bla bla bla e ainda defende o aquecimento global.

    1. Fabinho, em que parte ele “defende o aquecimento global”? Mudança climática sempre aconteceu e sempre acontecerá (e é a isto que alude o General); já utilizar isso para extorquir por meio de multas é outra história, e é aí que entra a farsa do aquecimento global.

    2. Na mesma palestra em que o general Mourão fala em intervenção, ele defende mesmo o aquecimento global e justifica dizendo que 40 anos atrás as pessoas em Brasília não usavam ar-condicionado. Hahahah General, não usavam pois não tinham acesso. Se tivessem usariam. Fica a pergunta: essa ANTA do general Bundão, ops, Mourão, foi formada em uma escola de guerra do exército? Foi formado em um instituto militar de engenharia? Kkkkkk Creio que não pois é muita burrice para um bundão, ops, Mourão só.

  12. Melhor isso a ver um governo de peemidebistas, aliados imundos da petezada imunda, declarando posição de confrontamento a seus tradicionais aliados EUA, França, Inglaterra, Alemanha, etc.
    O verme Temer, à luz do dia, faz apenas o óbvio consensual.

  13. Nós temos tecnologia para enriquecimento de urânio através de centrifugação com tecnologia própria que é este o interesse real. A prisão do Almirante Othon (maior condenação até agora na lavajato) embora usem outras razões certamente está relacionada aos interesse nas nossas tecnologia e reservas de urânio. Somos um dos 11 países que enriquecem urânio e um dos 7 com jazidas de urânio.
    O discurso de não ploriferação nuclear é só para disfarçar o a importância da matriz nuclear para produção de energia como a mais viável. Da mesma forma que o discurso de energia limpa, envolvendo a eólica e solar é só balela para alimentar o mercado chinês e deixar as matrizes energéticas dos países dependentes

  14. Este é um dos passos necessários para tornar a AMAZÔNIA um parque da ONU.
    Se a população não pode ter armas. Se as FFAA foram desmobilizadas, e o poder DEFINITIVO do átomo nos é negado…
    QUANDO PELO ACORDO GLOBALISTA DE PARIS, “o mundo” nos acusar de sermos NEFASTOS A ECOLOGIA DO MUNDO, por não proteger a AMAZÔNIA. Adivinhem o que teremos a OFERECER PARA DISSUADIR “o mundo GLOBALISTA”?
    — MÃOS VAZIAS, cheias de calos da enxada, e um pedaço de pau, não para brigar, mas para enfiarmos no próprio R@BO!

    1. Se for para acabar com o desmatamento… ótimo.
      Melhor gringo cuidando que brasileiro corrupto.
      “Tem as riquezas naturais”; blá, blá, blá…
      Quem acredita que “o petróleo é nosso” (ou qualquer outra coisa) é burro.
      E toda tecnologia que compramos é importada e a gasolina é cara por ser estatal. O povo não se beneficia em nada.

  15. Soberania? Segundo os liberais soberania é um conceito antigo, o que importa é livre mercado! Deixa os estrangeiros entrarem e mexerem em tudo que quiserem. Afinal, são os Yankeessss lindões. Tem que ser muito …… pra ser liberal viu. Povo tá achando que a indústria nacional vai ter vez nessa onda, só vai dar os chinas e os EUA aqui. O empresário brasileiro mais uma vez vai se lascar.

    1. COMO SEMPRE!!! E DIRIA, QUEM VAI LEVAR A MELHOR SERÁ A CHINA !!!!!! O TEMER JÁ NOS VENDEU COMO ESCRAVOS PARA OS OLHOS DE TALHADEIRA!!!

  16. Parabéns Temer… Vocês acaba de abaixar as calças e passar saliva no fiofó do pais… Mais uma demonstração de fraqueza do Presidente mais covarde da história do Brasil… Nem mesmo o PT levou o Brasil a essa nível de submissão, e olha que eles entregaram uma refinaria de bandeja para o “toda poderosa” Bolívia…
    Por mais que eu tenha minhas ressalvas quanto a Bolsonaro, são atitudes patéticas como essa que me fazem realmente pensar que precisamos de alguém como ele chefiando o executivo…

  17. Pronto, agora vamos vender as reservas e terminar de privatizar o que resta, tudo dentro do projeto neoliberal. Conforme Enéas avisou, e o gado vai pastando…. Pastando… Pastando.
    O povo repete tudo que lê nas mídias sociais, estão acabando com nossa pátria por não perceber o projeto maior só pt, pmdb e PSDB de vender o país. Um faz o sucateamento, o outro faz o jogo sujo de vilão e o outro chega como “herói” para vender tudo. Conforme a agenda neoliberal. Enéas avisou e muito.

  18. A assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não-Proliferação Nuclear é um dos piores atos que o chefe do Executivo poderia fazer, pois interfere na soberania do país.
    Infelizmente é o preço que pagamos por ter um presidente despreparado e que sobre si pesam graves denúncias.
    O Congresso Nacional bem que poderia não ratificar a assinatura desse adicional, mas também há uma falta de credibilidade nos presidentes das duas casas.

  19. URGENTE!! O Temer tem de ser impedido de praticar tal ato!
    Um presidente rejeitado pelo povo brasileiro com um indice avassalador como ele não tem legitimidade para praticar tal ato que fere de morte a soberania da nação. Alguem o detenha enquanto é tempo!

  20. O Temer tem de ser impedido de praticar tal ato!
    Um presidente rejeitado pelo povo brasileiro com um indice avassalador como ele não tem legitimidade para praticar tal ato que fere de morte a soberania da nação. Alguem o detenha enquanto é tempo!

  21. que babaca esse cara Russia, china,EUA podem ter armas nucleares menos o brasil tá certo idiota quem tinha duvida da pauta globalista desse cara tá ai vou citar um exemplo claro de como armas nucleares salvam vidas, um pais pequeno como israel cercado por inimigos poderosos que odeiam o estado judeu como o Irã só não foi invadido por que tem arma nuclear é o famoso poder de dissuasão mais por causa desse babaca teremos que sempre estar debaixo das barbas de algumas dessas potências.

    1. http://exame.abril.com.br/brasil/exercito-brasileiro-possui-municao-para-uma-hora-de-guerra/
      O exército esta todo sucateado, o governo não tem dinheiro para nada. E Zé-povinho acredita em papo de soberania com armas nucleares.

    2. todos tem medo de guerra nuclear ninguém quer começar uma guerra nuclear agora quando o pais não tem arma nuclear e não tem poder de dissuasão vira alvo facil, acontece que as potências mundiais estão terceirizando as guerras raramente vc vai ver um embate direto Russia x EUA olha o que as duas potências estão fazendo na Síria, porque em um pais como o paquistão(que possui armas nucleares) não houve a chamada primavera árabe.

    3. Como tem gente que no seculo XXI ainda acredita em Papai Noel. Vou desenhar Sr. Antonio Carlos: arma nuclear garante a quem tem, nao ser incomodado, dessa forma como a Coreia do Norte, q faz o q faz e o resto do mundo so pode esperniar. Quem vai se meter a besta e atacar um paiseco daqueles, MAS q esta sentada em um trono nuclear.. Dessa forma salva vidas inpedindo uma guerra. Entendeu, idiota inutil???

  22. Ainda bem!
    Bola dentro de Michel Temer. Gastar dinheiro com armas nucleares é a maior burrice, porque se chegar a utilizá-las a reação contrária certamente provocará uma catástrofe sem precedentes.
    O dinheiro que pagamos pelo impostos devem ser aplicados em saúde, educação, segurança pública, etc. Que, aliás, foram jogadas às traças durante 13 anos.

    1. Concordo. Um país que não tem saneamento básico e os alunos saem das escolas analfabetos… Tem que ter outras prioridades. Seria iguais às tais sondas de petróleo. Sem capacidade de fazer mas o dinheiro do contribuinte jogado no lixo e nos bolsos dos políticos.

    2. tal qual como ovelhas, obedientes e pacientes, esperando sua ração no coxo.
      imbecil vc, que acha que temos que nos entregar por bem

  23. Quem redigiu o Decreto n.º 6.703, que estabeleceu a Estratégia Nacional de Defesa, foi o então chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, prof. Mangabeira Unger e não Nelson Jobim. Documento que vale a pena ler.

    1. Só serviu para dar emprego aos pelegos do PT até hoje.
      Precisamos é de educação e saúde públicas, não armas nucleares.

  24. Ótimo. Uma das poucas coisas que o Brasil acerta é não ser um problema para o mundo. Nós sabemos o tamanho dos nossos próprios problemas. Não temos nenhum traço de imperialismo, belicosidade ou inimigos. Que continue assim.

    1. Esses temerários não tem medo de serem ridículos ao defender seu bandido de estimação! Era melhor que ficassem calados do que dizerem tais asneiras! “Inspeção surpresa”. Concordam mesmo com isso?

    2. País da PAZ? Em que país voce mora? Mora no mesmo país que tem o HELL DE JANEIRO?
      Já perguntou ao povo de lá se ouviu ALGUMA VEZ O CANTO DA PAZ das metralhadoras?
      Os MAVs de Temer estão sofrendo de abstinência de MORTADELA? Só podem ter surtado!
      kkkkkkkkkkkkk