Temer autoriza abate de aviões ‘suspeitos’ na posse

Michel Temer autorizou o abate de aeronaves que invadirem o espaço aéreo delimitado como área de segurança durante a posse de seu sucessor, Jair Bolsonaro, informa o Estadão.

Publicado hoje no Diário Oficial, o texto lista uma série de ações coercitivas que podem chegar a medidas de destruição, caso os aviões sejam classificados como “hostis” –aqueles que, por exemplo, não cumprirem as ordens das autoridades de defesa aeroespacial após terem sido classificados como suspeitos.

O objetivo é combater eventuais ameaças à segurança durante a posse. As disposições do decreto entrarão em vigor a partir da zero hora de 1.º de janeiro e seguirão até a zero hora do dia 2.

2019 não será um ano para amadores. Conte com a ajuda de especialistas para chegar são e salvo a 2020 AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 137 comentários
  1. Todo cuidado é pouco no dia primeiro de janeiro. Qualquer tentativa hostil de máquina ou de humano atirar primeiro e perguntar depois. Precisamos acabar com a bandidagem no Brasil! CHEGA!

  2. Nunca pensei que veria uma noticia como essa. Estou basbaque. Mas pelo andar da carruagem é bem melhor prevenir do que remediar. Mas isso só estava em meus sonhos “point of no return”. Eita.

    1. A Presidanta petista caiu por corrupção. Vc não tomou conhecimento disso ? Temer é o Presidente do brasil. Segue admirando os maiores corruptos da nação ? Que lastima !!! Feliz 2019 !!!

    2. Mas ele não é vice. Ele é o Presidente desde que titular foi devidamente escorraçada da presidência por safadeza e corrupção!

    1. 🔊 “Nação de pulso contra o banditismo”? Você vive em marte, ou não sai nas ruas? Você tá de sacanagem ou acha isto mesmo? Como alguém que pensa pode dizer tamanha burrice?🐴

    2. 🔊 Mas a sua “inocência” é um insulto a inteligência! Este genocida vai assinar o indulto e soltar os bandidos! MDS Vicente, você acredita em tudo que lê? Aff! 🐴

  3. 🔊 FAKE NEWS! O maldito Temer não tem que autorizar NADA sobre “abate”! Já é protocolo da Aeronáutica dar rajadas de aviso para a aeronave pousar, ou será abatida! Mentira!

    1. Era necessário uma norma provisória apenas para o evento presidencial. A norma da FAB é mais antiga e não prevê objetos mais modernos como drones… precisava atualizar.

    2. O protocolo da Aeronáutica só permite abater apenas FORA DA ÁREA URBANA, tipo floresta amazônica pra pegar traficante de avião.

  4. Um sniper em cada canto e no alto de cada prédio por onde Bolsonaro irá desfilar, local fechado com poucas saídas e entradas, detectores de metais, agentes infiltrados na multidão e o exército, p

    1. É tanta gente que precisa de vários aviões. É abatido como? Com canhão? Igual ao filme Pearl Harbor. Estou ansiosa ara ver. Vai passar na TV Globo?

    1. Quando a corda aperta todo mundo se safa. A Dilma, com a noticia que PF estava atrás dela internou-se no Einstein. O Queiróz tá com câncer. Todo mundo para o SUS cambada.

    1. Falando sério, os caças SU-30, se pudessem reabastecer devido à distância, fariam estragos consideráveis e seriam “imparáveis”. Trump certamente não viria sem trazer cobertura apropriada.

    2. Nem brinca com isso. É guerra contra o governo Maduro no memo dia. Vamos sentar a pua em qualquer mané que se atreva. Temos forças e aliados.

    1. Houve todo um esquema de segurança, podem ter certeza. Até bloqueio de espaço aéreo teve. Onde houver aglomeração de chefes de Estado, lá estará um protocolo de segurança. Affffffff

    2. Ora, muito simples pois, antes, era a posse da ORCRIM e agora é de um presidente civilizado. Gente civilizada, leia-se, bolsonaristas, não atacam mesmo que sejam criminosos! Agora é o contrário!

    3. Não foram pela razão muito simples : Bolsonaro quer limpar e o q sempre existiu era quadrilha. Quem sempre mandou no Governo foi a Quadrilha. Ele é o OPOSTO disso. Não á toa tentaram matá-lo.

    1. Isabelle, meu anjo, ninguém falou em “todo o Brasil”. Acredite, nas posses anteriores houve todo esse protocolo de segurança. Praxe. O que não houve foi interesse da imprensa. Simples assim.

    2. Cleide, aguarde transferência para o cerimonial da Presidência. Não desligue, sua ligação é muito importante para nós.

    3. E qual será o chefe de estado que vem. Trump, Macron, Putin, Merkel? Duvide-ó-dó., Se vier algum chanceler é muito. O brasileiro despirocou de vez.

    1. Uns dois aviões da LATA-tam deram problema. 2 em uma semana… 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Esses foram descontinuados!!! Mas na operação em destaque serão empregados dois modelos de aeronaves: F5 e AT-29 (super tucano).

    1. Chará, você é daqueles inocentes que acreditam que pelo fato do Brasil ser um país pacífico, nunca entrará em guerra? Lamento dizer que você está muito enganado.

  5. PCC e comando vermelho não gostariam de leis mais duras, Venezuela não quer um inimigo no poder, cuba já declarou ele ser uma ameaça, o pt matou muito nestes anos todos, gente com disposição nã

    1. Negativo : o que dá corda e moral pra terrorista é frouxidão na lei ou nos que são responsáveis por garantir sejam cumpridas. P. Ex., um ‘supremo’. Valeu ?

    1. Isso já foi feito no espaço aéreo da Ucrânia. Alguém se lembra disso? Foi outro dia. E ninguém sabe e ninguém viu. Putin é temido. Mas não tá nem aí pro Brasil.

    1. Exato, é melhor solicitar que os Policiais Federais evacuem o prédio da PF em Curitiba e jogar o aviao na cabeça do Barbudo Assaltante. Seria bem mais útil para o país.