Temer corta bolsas de estudos em Cuba e alunos ficam chateados

Folha de S. Paulo:

“Nove alunos brasileiros da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba, uma das mais importantes da área, criaram uma petição para que o governo brasileiro reveja sua decisão e retome o programa de bolsas de estudos concedido para eles na instituição.

Os estudantes foram contemplados em 2015 pelo convênio com o Ministério da Cultura, que garante custeio de 5 mil euros anuais para o curso – cerca de 30% do total; o restante é bancado pelo governo cubano.”

Quando Michel Temer assumiu o Planalto, o governo informou que o convênio não tinha respaldo jurídico. Neste mês, confirmou-se o fim do auxílio.

67 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Foram aprender a manejar AK47, como se camuflar, tocaiar, a bater continência aos castro e todos esses de vermelhos. Quando retornar disseminar o ensinamento aos “movimentos sociais”.

    1. E O DINHEIRO QUE TEMER MANDA PARA O CASTRO TODO MES , PAGANDO MEDICO QUANDO OS NOSSOS MEDICOS ESTAO SEM EMPREGO . CANCELA JA. O POVO BRASILERO EXIGE, QUEM SUSTENTA E O TRABALHADOR , ELE MANDA.

  2. Eu fico a imaginar o que cuba tem a ensinar ao mundo através de sua arte, vejamos, como bater record em produzir o maior número de miseráveis no menor tempo possível, só pode.

  3. O saudoso economista Roberto já defendia que “É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar – bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês; trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola…”
    Quão sábio ele o era. A lógica é quase cartesiana: a mesma classe média (odiada pelas Marilenas Chauís da vida se acabam de trabalhar para sustentar curso de cinema para parasitas esquerdistas. Se odeiam tanto o capital, sobrevivam sem ele. Que vão fazer curso às nossas custas na Coreia do Norte ou casa do c… , seus escrotos sanguessugas.
    Parabéns Temer. Não recuem. Deixe os “maconheirosa assuncoes” e as “muito-doidas sabateladass” espernearem.

  4. O saudoso economista Roberto já defendia que “É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar – bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês; trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola…”
    Quão sábio ele o era. A lógica é quase cartesiana: a mesma classe média (odiada pelas Marilenas Chauís da vida se acabam de trabalhar para sustentar curso de cinema para parasitas esquerdistas. Se odeiam tanto o capital, sobrevivam sem ele. Que vão fazer curso às nossas custas na Coreia do Norte ou casa do c… , seus escrotos sanguessugas.
    Parabéns Temer. Não recuem. Deixe os “maconheiros Assuncoes” e as “muito-doidas sabateladass” espernearem.

    1. E OS MILH’OES A TITUTLO DE PAGAMENTO DE MEDICOS CUBANOS. DEVERIAM PEDIR A CONTA E TRABALHAR NO MERCADO BRASILEIRO, APOS PASSAR NOS EXAMES EXIGIDOS. O TEMER DEVE TER O RABO PRESO COM ELES . O TRABALHADOR BRASILEIRO EXIGE? SUSPENAM JA AS REMESSAS A CUBA. SER[A QUE N’AO SABEM QUE O OR;AMENTO ESTA ESTOURADO. VAMOS CRIAR VERGONHA NA CARA.

  5. Demorou para acabar com a boa vida desses V A G A B U N D O S, que viviam às nossas custas naquele lixo, que não produz filme nenhum, que dirá ensinar. Quem quer aprender sobre cinema vai para a Índia (maior produtor de filmes no mundo) ou nos USA (produtor dos melhores filmes). Que mandem esses V A G A B U N D O S de volta para casa e que arrumem um serviço.

  6. Cansa colocar a vaca dentro da casa, tirar a vaca de dentro da casa. Meu Senhor, devolva o nosso Brasil para os brasileiros! Não é ser piegas e sim querer resgatar valores honestos! Obrigada

  7. Parabéns Temer! Decisão mais que acertada.
    Quanto ao alunos… O curso na Escuela Internacional de Cine y TV tem duração de 3 anos tendo essa turma iniciado em setembro de 2015 terminarão em julho do ano que vem. O governo já pagou 2/3 de seus cursos está na hora de começarem a se virar e não esperar que tudo caia do céu. A vida não é assim! E mais… como sabem podem pagar a anuidade de uma vez ou parcelado em duas vezes, em setembro e janeiro. Os ótimos alunos – no mundo todo – conseguem bolsa. Pleiteiem uma. Bora lá se mexer. Bons estudos!

  8. A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba é uma das mais importantes da área?
    E por que os cineastas cubanos não aprendem?
    Aluás, Bergman, Antonioni, Chaplin, por exemplo, estudaram onde?

  9. Cuméquié? Tô com as contas atrasadas por estar desempregado mas estou pagando curso de CINEMA em Cuba? Bando de vagabundos! Depois vão à Av. Paulista atrapalhar o trânsito gritando contra os “coxinhas”! Essa cambada devia ficar por lá, para sempre.

  10. ? “…uma das mais importantes da área…” de q área? Caribe??
    Gosto muito de cinema latino, argentinos principalmente, mas não me lembro, de muitos filmes cubanos (e sim sobre Cuba), além de “Morango e Chocolate” q foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

  11. “…uma das mais importantes da área…” de q área? Caribe??
    Gosto muito de cinema latino, argentinos principalmente, mas não me lembro, de muitos filmes cubanos (e sim sobre Cuba), além de “Morango e Chocolate” q foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

  12. Bravo, Temer! Chega! Qual foi o comuna q escreveu essa besteira? Escola das + importantes? Só se for p vcs e os aluninhos q querem se catequizar no comunismo ‘as custas de nosso $$. Enfim, nunca vi 1 filme cubano – nem ruim nem bom. Não tem nem referencia na área. Dai q os atores cubanos bons fogem p Hollywood.

  13. Como é que é?!?! “Uma das mais importantes da área”?!?! Sinceramente, não me lembro de absolutamente nada de relevante produzido pelo cinema ou pela tv cubana. Se eu estiver enganado, por favor me corrijam. Vai que os cubanos produzam alguma coisa de qualidade incontestável além de charutos e gen0cidas e eu não tenha sido informado…

  14. Esses 9 alunos também gostam do programa espacial de Cuba,
    com lançamentos de foguetes moderníssimos!!!
    Fizeram questão de ir para lá para ver Cuba lançar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Imagina o nível desses cineastas depois de uma temporada de doutrinação em Cuba. Bem, com certeza o dinheiro do nosso sistema capitalista não vai fazer falta no paraíso comunista, não é?

  16. Curso de Cinema e TV na ditadura comunista de Cuba, onde não existe liberdade de imprensa, liberdade de expressão, opinião etc???
    Só se for pra aprender a função de censor.

  17. Quantos Oscar, Palma de Ouro ou outra premiação de prestígio, o magnífico cinema cubano venceu? NENHUMA!
    .
    Por que uma bolsa de estudos de cinema num país sem tradição e prestígio em fazer cinema?
    .
    É como estudar física na Nigéria.

  18. Aproveitem e cortem o Mais Médicos! Semianalfabetos fazem curso de meRdicina de 3 anos (2 deles dedicados ao estudo de marxismo) em Cuba e, sem prestarem o exame Revalida, vêm trabalhar no Brasil. Pura pilantragem pra financiar os ditadores cubanos.

  19. Vai fundo Temer, tem meu apoio para acabar de vez com as regalias desses comunistas, Escola Internacional de Cinema em Cuba, só pode ser piada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Ué, não tem respaldo jurídico? Que se acerte o necessário, se de fato a instituição é relevante para nossos estudantes. Melhor que ficar comprando vagabundo pra livrar a barra do farsante que se diz presidente.

  21. Para inglês ver. Só porque tem “Cuba” no meio, um monte de idiota vai aplaudir. Mas quando cortará os mais médicos – a MESADA que o Brasil dá ao Governo cubano? Que tira de nós, brasileiros, para continuar financiando a ditadura dos Castro?

    Gente, que merd@ essa recaptcha! Eu opto por ouvir números, mas no fim sempre fala “Calna lá, você está indo rápido demais”. Que bost@!

    1. Sempre fui Leila. Se procurar posts de um ano atrás, lá estarei…
      E acaso estou errada? Você acha certo ir dinheiro nosso para alimentar governo cubano, idiota?

    1. Exatamente!
      Se tivesse condições políticas de se reeleger em 2018,o Brasil,com certeza,faria sua estreia de país de primeiro mundo,na próxima década.
      Mas,infelizmente,a Globo vai nos manter atrasados pra sempre.
      Um povo evoluído,não daria audiência,para uma programação decadente,retrógrada e nefasta,bancada com o dinheiro da população,via BNDES e Caixa.

  22. Escola de cinema e tv em cuba…quer dizer escola de terrorismo,ladroagem e vandalismo em cuba.Foi la q o ze ruela fez o curso dele de ator,para se disfarcar de mulher qdo voltou ao brasil…

  23. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK