Tio Barnabé: o barnabé do RH

O Recursos Humanos é uma invenção do diabo, todos sabemos. Na inciativa privada, uma chamada ao departamento de RH é demissão na certa. No setor público, o antigo departamento de pessoal, hoje modernizado para departamento de gestão de pessoas, é uma espécie de Doutor Jekyll e Senhor Hyde. Professa a ideologia da moda e faz os cursos miraculosos de motivação onde se praticam as chamadas “vivências”. Também é protagonista dos famigerados processos administrativos disciplinares (PAD).

Das “vivências” dos cursos de RH pode-se escrever uma ópera, mas a paciência de vocês decerto é curtíssima. Vivência nos cursos motivacionais é o momento em que os barnabés são infantilizados correndo atrás de um balão, realizando colagens de papéis coloridos ou fazendo algum “trabalho em grupo” para demonstrar que a “união faz a força”. Normalmente, como tudo nesse país musical, termina com um coro, todos de mãos dadas, cantando aquela música do Nelson Motta, “Como uma onda”. Alguns, mais sensíveis, choram nesses momentos. Quando o evento é mais longo e mais “sofrido” a música cantada é aquela do Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do cooooooração”.

O PAD não dá em nada depois de 50 volumes, muito dinheiro e tempo desperdiçados. Mas, se o sujeito a ele submetido foi realmente muito sem noção (e sem amigos), o PAD termina numa raríssima demissão baseado na “desídia” — um dos pecados capitais da Bíblia do barnabé, a Lei 8.112. Em tempo: a justiça trabalhista reintegra o danado depois e ele ganha todos os “atrasados” corrigidos.

Mas o barnabé do RH, tal como o sujeito das rifas, é realmente evitado nas épocas de avaliação de desempenho. Época de embaraços formidáveis.

Certos barnabés concursado se parecem com o Custódio do conto machadiano, que nasceu “com a vocação da riqueza, sem a vocação do trabalho”. Com o passar do tempo, especialmente nos governos petistas, tiveram um aumento substantivo de sua remuneração (sem a odiosa contrapartida da produtividade) e, juntamente com outros servidores do mesmo nível de renda, passaram a ter “o instinto das elegâncias, o amor do supérfluo, da boa chira, das belas damas, dos tapetes finos, dos móveis raros, um voluptuoso”. Daí vieram as viagens internacionais exóticas, os vinhos do velho mundo, sobretudo. Vocês não sabem quantos especialistas em vinho existem em Brasília!

Divago. O que eu queria dizer é que esse servidor público capa preta, teto salarial altissonante e preocupado em como gastar as milhas acumuladas nos programas das companhias de aviação, vez por outra é chamado pelo barnabé do RH para ser submetido a avaliação de desempenho!

O barnabé do RH parece desconhecer que não se toca em corda na casa de enforcado. Ainda assim ele vem com um sem número de formulários e a avaliação de desempenho é realizada em toda a organização.

Há de vários tipos e formatos. Quando realizada na modalidade 360 graus, todos avaliando todos, o ritual é mais simplificado. No silêncio de suas mesas, de suas salas ou de suas “estações de trabalho”, mesmo sem terem combinado nada, um certo inconsciente coletivo funciona e (sem comemorações, apenas circunspecção) as notas recíprocas são, inevitavelmente, altíssimas.

Quando a avaliação é de cima para baixo, há uns momentos constrangedores em que a chefia é instigada pelo barnabé do RH a promover o chamado feedback (pôr os pingos nos is). O constrangimento se agiganta, pois o chefe de hoje pode ser o subordinado de amanhã. No serviço público, a roda gira.

Após alguns rodeios e rapapés, as notas de todos são, enfim, decifradas pela organização. Não passara de um susto. Depois do momento cacete e importuno gerenciado pelo barnabé do RH, todos readquirem aquela aura imaculada e certa compostura que é a gentileza do barnabé concursado.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 59 comentários
  1. Eu temo por como o país será visto durante e após as Olimpíadas. Acho que será um fiasco de ordem estratosférica com Dilma, Temer ou quem quer que seja, infelizmente. Se desse para transferi-la para outro país, a Inglaterra, ou outro lugar qualquer.

  2. Mias que justo. Lula comprou a indicação do Brasil para a Copa e para as Olimpíadas com o nosso dinheiro mas para enaltecer os governos petistas… na Copa deu 7×1 pois ele esqueceu de comprar a seleção da Alemanha. Nas Olimpíadas, o desempenho dos atletas talvez seja igualmente ruim, mas pelo menos não haverá mais petista pra assistir de camarote…

  3. tudo na vida tem seu lado bom, Dilma. já pensou o constrangimento de ser vaiada caso aparecesse na abertura ou encerramento para discursar? não vai ter que passar por isso, digo com muita alegria, Dilma!

  4. Para que ir, para ouvir ” dilma vai tomate cru” (não que a madame não mereça)? É melhor ficar embaixo da cama, depois de tomar todos os remedinhos de tarjinhas pretas para não ter alguns surtinhos!

  5. O comitê Rio 2016 informa que haverá nova rodada de venda de ingressos para as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos olímpicos. Se quiser, Dilma poderá candidatar-se ao sorteio para comprar um ingresso.

  6. Eu continuarei triste. Até lá ainda estaremos sustentando ela e todos os parasitas do PT (como Mr. Bumbum). Nem poderemos elogiá-la com um “Hey Dilma, VTNC!” na abertura dos jogos.

  7. Uma boa cena para o amigo internauta aí abaixo seria o filme Expresso da Meia Noite. A cena mais adequada dos camisolões brancos em prisão turca para exemplificar o futuro que acumuladora de vento e seu mentor merecem.

  8. Só triste ??. Eu esperava mais do que isso. Quem sabe um sanatório daquêles que aparecem nos filmes de terror de hollywood onde os débeis passeiam sem rumo no pátio com aqueles camisolões brancos rachados na parte traseira mostrando a buzanfa. As olheiras já são um começo.

  9. A Dilma transformou-se em um bebê chorão… Não deu conta do recado e agora fica implorando ajuda para PT, Lula, países vizinhos, diplomatas, blogs, imprensa estrangeira, ONU, movimentos sociais, etc. E o pior é que não pára de cometer burrada… É como se fosse uma pessoa que pede socorro e continua tacando fogo nas coisas… Não vai dar certo. Se desse, a conta não seria nada barata.

  10. Vou ficar aliviada por esse bode sair da minha sala, mas feliz não vou ficar, não, porque pelo que se desenha no horizonte, o povo vai continuar sendo esmagado por um Estado inchado e caro. 🙁

  11. JAIR BOLSONARO URGENTE NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO TEMER, PEDE O BRASIL. ABAIXO OS CARBONÁRIOS DO MOLUSCO E DA ANTA. TODOS NO XADREZ. O EXÉRCITO NAS RUAS CONTRAS OS PETRALHAS INCENDIÁRIOS.

  12. Essa irresponsável arruinou o país, ela, Lula e o PT. Quantos pais e mães de família estão desempregados e desesperados, e essa inescrupulosa se diz triste? Tem de ser presa, ela e toda aquadrilha do PT.

  13. DEPOIS DA TERRA ARRASADA – DILMA FORA! JOGA-SE UMA BOMBA ATÔMICA!!!! Contagem regressiva…… Até dia 11 SATANÁS DE SAIA não dará um minuto de descanso ao povo de bem. É CUT-MST-MTST-PT-PCB-PC DO B-FNL-É PNEU-É MORTADELA!!!!

  14. É bem capaz de a fantasma andar rondando por lá ainda. É muito demora para se arrancar uma criminosa e ainda permitir que ela continue a cometer crimes. Quem sabe o recall não seria mais rápido e prático?! Deveríamos tê-lo feito aprovar, assim que pensamos em escorraçar a tipa.

  15. A atriz Maitê Proença teve filha mas nunca casou, somente para manter a pensão do pai que era Procurador de Justiça: http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/10/maite-proenca-comenta-polemica-sobre-pensao-e-um-direito-adquirido.htm

  16. MAIS TRÊS ANOS!!! Programa cubano “Mais Médicos” é renovado até 2019: http://m.oglobo.globo.com/brasil/mais-medicos-deve-ser-prorrogado-por-ate-tres-anos-19187487