Tiririca sugere que o circo seja mais organizado que a Câmara: “Isso aqui é muito louco, cara”

Tiririca iniciou seu terceiro mandato como deputado federal “mais leve”.

Em conversa com O Antagonista no cafezinho da Câmara, onde posa para fotos, canta e conta piadas, o ex-palhaço — ele não gosta de ser chamado assim, porque ainda se considera um — jura que tinha decidido mesmo não mais concorrer ao cargo no ano passado.

Em 6 de dezembro de 2017, Tiririca ocupou a tribuna pela primeira e única vez, até aqui, para falar de sua “total decepção” com a política (reveja aqui).

“Briguei com todo mundo, briguei com o pessoal do partido, com todo mundo. Entendeu, meu irmão?”, relembra.

Antes de subir à tribuna (reveja aqui) naquele dia, Tiririca já havia dito a este site que não seria candidato no ano seguinte. “Eu precisava do segundo mandato para ‘passar na cara’ de alguns. Acho que está bom. Fiz história na política”, garantiu, à época.

Naquela ocasião, sua esposa, que acompanhava a entrevista, o interrompeu para ponderar que ele ainda “pensaria melhor”.

“Eu estava decidido a voltar a fazer os meus shows. E foi o que voltei a fazer, meu irmão. Mas as pessoas me paravam e falavam um monte de coisa, que eu não podia ‘dar brecha para ladrão’.”

No ano passado, convencido pelo dono do PR, Valdemar Costa Neto — que precisava novamente daquele bom “puxador de votos” –, Tiririca candidatou-se mais uma vez e foi eleito por São Paulo para o seu terceiro mandato, com 445.521 votos. Em 2010, quando ganhou pela primeira vez, havia sido o mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.

Tiririca é um dos deputados mais assíduos no plenário da Câmara. Geralmente usa sapatênis, calça jeans, camisa e uma gravata colorida enrolada no pescoço. Não gosta de sentar nas cadeiras destinadas aos deputados. Fica “nos bastidores”, arrancando risadas de quem passa.

“Quando cheguei aqui, meu irmão, eu era muito cru, você entende? Estava acostumado com as coisas de circo, onde tudo é muito organizadinho. Sempre fui muito organizado. Depois, fui para a televisão, onde também tem uma organização, sabe? Aqui, não. Isso aqui é muito louco, cara. Quase entrei em depressão no primeiro mandato”, conta Tiririca.

“Mas aí eu fui entendendo como a coisa funciona. E funciona assim mesmo. Esse lance de horário, por exemplo: eu sempre chegava aqui na hora. Agora, eles marcam três horas da tarde [a sessão] e eu venho três e meia, você entendeu? Porque sei que não vai começar na hora. Eu sou mais leve com isso, estou mais leve”, acrescenta.

Para o deputado, “essa turma que está chegando” ao Congresso tem menos chance de se decepcionar com a política do que ele, “porque, querendo ou não, acho que eles já têm algum tipo de base política”.

“Eu espero que dê certo, quero ter esperança”, pontua ele, confirmando que não votou em Jair Bolsonaro para presidente.

“Não votei. Eu não vou mentir para você. Não sou mentiroso. Ele [Bolsonaro] ganhou falando em combater violência com violência em um país como o nosso, cara. E ganhou. Agora, eu quero que as coisas melhorem.”

“O arrependimento virá rápido” Acompanhe aqui!

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Claro que não ia abrir de aposentadoria vitalícia no segundo mandato né? E fazer pé de meia. podia pedir para um dos inúmeros assessores apresentar projeto de leivpara justificar nosso dinheirinh

Ler mais 111 comentários
  1. Claro que não ia abrir de aposentadoria vitalícia no segundo mandato né? E fazer pé de meia. podia pedir para um dos inúmeros assessores apresentar projeto de leivpara justificar nosso dinheirinh

  2. Esse salafráriozinho do nordeste sempre zombando da cara do povo. Álias os politicos do nordeste deveriam todos irem para o circo,saem de lá só para fazerem palhaçada com o dinheiro público. Seu

  3. O brasileiro ainda vai sofrer bastante por ser irresponsável assim. Ele diz que fez história na política ? História ? Só se for pelos motivos errados. Esse é mais um espertalhão que provou e

  4. Em terra de cego (SP), tiririca é rei. No circo ele não têm 100 assessores pagos com dinheiro público, nem motorista, combustível, auxílio tudo, etc…etc…O povo, quer sacanear votante nisso..

    1. Titica é nordestino e contou com o voto dos seus inúmeros conterrâneos, que assim como ele, “fogem” para a anti-petista SP em busca de melhores oportunidades na vida.

  5. Tiririca é um pilantra que se aproveitou da ignorância do povo e da falha do sistema eleitoral. Sugestão: exigir prova objetiva com comprovação de títulos para candidatos a cargos dessa magnitud

  6. Mais um que não faz nada e ainda colocou a família na política, este Brasil é uma vergonha nacional, o proletariado tem que tomar o poder e prender estes bandos de vagabundo de Brasília.

  7. Símbolo de uma era podre, e que ainda resiste. Palhaço sem palavra, prometera sair da política, cuja mãe ele mesmo disse que passa necessidades, sendo ele um parlamentar já há 2 mandatos. Vergon

    1. O problema não é o povo que vota nele. O problema é ele puxar quem não teve voto suficiente. Isso é que é muito ruim…e precisa acabar…

    1. Trezentos não, mas breve, depois que o golpe comunista ser concretizado e as FFAA patrióticas agirem, vocês aprenderão que quando um militar patriota fala, é para escutar, entendeu?

  8. Eleitor de Haddad, Tiririca voltou com 1/3 da votação anterior, porque seus shows já não eram mais atração, nem para festas infantis. O PR, então, comprou mais uma vez , seu passe, para puxar v

    1. Num sistema que corrompe qualquer um que é novato, e experimenta do poder que os já veteranos de lá possuem, não é de impressionar mesmo.

    1. Ou… os que foram votar em urnas fraudulentas para legitimar o golpe via TSE, seja Bolsonaro, Haddad ou qualquer outro, o resultado é o que vemos, o sistema vencer.

    1. Ou… quem foi votar, num processo eleitoral inválido sob liminar suspendendo as eleições diante de urnas 100% fraudadas legitimando mais uma vez o golpe comunista no povo, logo saberão.

    1. E quem o elegeu? Quem foi votar, e eu não fui, porque sabia da fraude das urnas, agora quem foi votar, aguenta o que vai acontecer, eu ano passado avisei, e nada, então, aguentem.

  9. TÁ vendo aí gente. De quem é a culpa desses do Brasil continuar sempre do jeito que tá, esse tiririca deveria ter sido eliminado prs sempre da politica brasileira, oh povo que não aprende meu Deu

    1. Não apenas o Tiririca, mas todos. Todos estão a favor do sistema comunista, incluindo os Bolsonaros, Mourão e o resto que está desde que acabou o regime militar.

  10. Em sentido figurado, é um energúmeno. Fruto da apatia (alienação) política do povo brasileiro. Mas isso está mudando: de 1 milhão e trezentos mil votos caiu para 445.000, pouco mais de um terç

  11. E ainda tem gente aqui fazendo comentarios com esperança de dias melhores. Se o povo elege assim, não há muita esperança não. Querem circo mesmo. Espero que o Bolsonaro lhes dê um bom circo.

    1. Circo, não, mas um belo dum gulag via Mourão para aprenderem, mas a intervenção militar patriótica virá, mas não antes de vocês aprenderem da forma como deve ser, na marra.

    1. Nada. Mas melhor do que vocês legitimarem o golpe dado pelos comunistas para terminar de vez com a democracia, logo descobrirão.

  12. É de admirar a quantidade de votos que ele obteve. Eleitores acham que colocando um igual a eles (burro) serão representados?. É “o mundo é hostil e a humanidade inviável” messsssssssmo.

  13. ……………………………TODOS os ESTADOS AMERICANOS of the USA Possuem AUTONOMIA. SÃO PAULO DEVE SER IGUAL. Para Vender Todos os Virgulinos Nordestinos ao HAITI a R$ 1,00 ……………….

    1. Graças a quem? Quem foi votar ano passado, coisa que não fiz, por saber da fraude eleitoral, das urnas e do golpe comunista que virá, aí vocês vão ter mesmo motivos para acreditar no que falo.

  14. O requisito mínimo para ocupar o seu cargo seria DOUTORADO. Mas a nossa CF beneficia apedeutas e analfabetos de pai e mãe – a gentalha do social. É por isso que o Brasil está nessa merdha.

  15. ……………………………… CAMBADA, o ÁLCOOL na CABEÇA e a LOIRA MARAVILHOSA SÃO PERIGOSÍSSIMOS: “Chupei e Degustei a #BO#CETA# da LAZARENTA no 1° DIA de MENSTRUAÇÃO” …………..

    1. O 1º DIA de MENSTRUAÇÃO Não Foi #FO#DA#. No Barzinho da Universidade Havia 8 Meninas Sentadas na Minha Mesa. Elas Viam Que a MINHA PICA Estava Para Fora Sendo Acariciada. TODAS FORAM ao MOTEL ….