Toffoli defende decisão do STF sobre candidaturas femininas

Dias Toffoli defendeu hoje a decisão do STF de obrigar os partidos brasileiros a destinarem 30% dos recursos do fundo partidário a candidaturas femininas, registra o Jota.

Mais cedo, Rodrigo Maia havia criticado a decisão, relacionando-a ao aumento dos casos de candidaturas laranjas de mulheres.

“Toda vez que o Judiciário legisla, dá problema. (…) A Justiça resolveu pegar (…) decisão nossa e levar como interpretação de que, se o número de vagas é de 30%, o financiamento é 30%. Todos nós avisamos que isso seria problema”, disse o presidente da Câmara a O Globo.

Na abertura de um evento em homenagem ao Dia da Mulher, o presidente do Supremo respondeu:

‘“No ano passado, esta corte ressaltou a importância da garantia do percentual mínimo de recursos do fundo partidário para as candidaturas femininas. E houve um reflexo, houve aumento das mulheres eleitas.”

Vale a Pena Ver de Novo? Será Que a Novela da CPI da UNE Irá Se Repetir? Descubra aqui.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 84 comentários
  1. Esse ministro não foi eleito . Toda esse absurdo nasceu no STF finaviamento público e cota para eleição. Isso é inaceitável carece de vario impeachment no STF para torná-la de fato defensora da

  2. Que saco ter que ouvir comentários destes juízes do STF. Tão desmoralizados. Não merecem o mínimo respeito. Até quando teremos que aguentar esta gente incompetente para o cargo que ocupam?

  3. Tudo bem, mas por que 30% e não 50% se sabidamente o número de mulheres e homens é muito próximo. E por que não existirem, ao menos 5 mulheres no STF entre os 11 ministros.

    1. Perfeito. Enquanto existir STF não temos democracia no país. É uma instituição nos melhores moldes das ditaduras comunistas.

  4. Só acho que esse assunto não é da alçado do supremo, até parece que os caras não tem pilhas de processos para dar andamento. Saiam do judiciário e se candidatem. O assunto e do congresso!

    1. Não existe vácuo de poder; como o congresso não faz sua parte, o judiciário o substitui. Uma vergonha nacional!

  5. A imprensa está implacável c as candidaturas laranjas do PSL, e deve ser. Não entendo, porém, pq não investiga os outros com o mesmo rigor. Será que o PT, PSOL, PSDB PMDB, não fazem o mesmo?

    1. Mas a grande imprensa (Globo, Veja, Folha, etc) só bate em Bolsonaro. Até parece que ela é cúmplice da oposição ou teve seus interesses contrariados pelo atual governo.

    2. Óbvio que sim. Mas não justifica. Além do que o Bolso foi eleito para acabar com isso. Essa é a incoerência.

    1. É porque basta passar no guichê e pegar senha pra ser julgado pelo seu ministreco favorito e ganhar habeas corpus ou arquivamento.

  6. As mulheres estão sendo diminuídas ? Existem mais mulheres q homens na raça humana. Pq alguns idiotas estabelecem que apenas 30 por cento serão para elas? São piores na política?

  7. Aí vêm as laranjas. O negócio é mulher votar em mulher, são maioria, poxa. Assassino tem que educar na infância, mulher na política tem resolver com cota? Resolve nada.

  8. A principal mulher eleita foi afastada. NUNCA se deve criar nenhum tipo de cota. Assim como no mercado as coisas se ajustam naturalmente. Pq não 50 por cento se são iguais aos homens? Muita m…

  9. Ridícula decisão golpista como varias outras tomadas pelo STF como batisti, casamento gay, raposa do sol. Mulher ou negro ou homossexual não deve see bandeira idada pela esquerda.

    1. José aqui tem uns dez. João tem uns vinte. Dá preguiça fazer um cadastro diferente, aí fica-se meio anonimo, mesmo.

    2. Quando falei sobre o apagão na Venezuela ontem em 1º mão aqui pra turma, vc José, disse que só poderia ser no “mundo paralelo dos Bolsopatas”, e hoje, você teria algo para me dizer?

  10. $TF©️➡️Imperadores do Brasil, auto empoderados! MANDAM NA JUSTIÇA e atropelam o legislativo. Isso é que dá ser JUIZ por indicação! Não pode haver democracia no reino da CORRUPÇÃO!

    1. Pesquise por Drag and drop no android, Lemon. É possível de ser feito, mas precisa fazer umas alterações meio complicadas no sistema. (copy & paste no blog)

  11. Cotas , fundo partiário, vira nisso, muito dinheiro, e raramente vai ter um partido que seguirá as normas, o melhor para o Brasil, é acabar com este fundo, imoral, dinheiro bom, derretido por nada

    1. Nem os meios se justificam, essa é a verdade. As mulheres eleitas não entraram por cota. Quem tem viabilidade eleitoral é convidada e dispu.tada.

  12. Conversa mole. Judiciário legisla sobre tudo. Dá nisso. Cria conflitos e cria-se descumprimento de regras ilegítimas, que não passaram pelo Parlamento. Vocês, senhores ministros, não podem legis