TRE dá a Flávio Bolsonaro direito de resposta a Lindbergh por acusação de racismo

A juíza Fernanda Xavier de Brito, do TRE do Rio de Janeiro, concedeu a Flávio Bolsonaro direito de reposta no Twitter a Lindbergh Farias, seu concorrente na disputa pelas duas vagas do estado no Senado Federal, por comentário que considerou ter “caráter claramente calunioso, pejorativo e difamatório”, em razão da referência ao filho de Jair Bolsonaro “como machista, racista e homofóbico”, “evidenciando a intenção de prejudicar o candidato na disputa eleitoral”.

De acordo com a decisão da juíza, obtida por O Antagonista, “a imputação do crime de racismo ao representante é ensejador do direito de resposta pleiteado, eis que não há qualquer comprovação de que o mesma tenha sido condenado por tal crime. Por tal razão, não pode o representante ser acusado de ser racista, o que macula sua honra, provocando evidente desequilíbrio do pleito”.

Além de remover a postagem, Lindbergh terá de “divulgar a resposta do ofendido” – que deverá ficar disponível “por tempo não inferior ao dobro em que esteve disponível a mensagem considerada ofensiva” – e “empregar nessa divulgação o mesmo impulsionamento de conteúdo” e o “mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa”.

Eis um trecho da decisão:

Flávio Bolsonaro x Lindbergh Farias

TSE manda Lindbergh retirar postagem contra Flávio Bolsonaro

Você precisa redobrar sua atenção neste processo eleitoral dramático e indefinido. Leia mais AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 72 comentários
  1. Não é possível que Flávio Bolsonaro perca a vaga de senador para Lindbergh no Rio, não tem como. O Rio quer Flávio Bolsonaro e Cesar Maia justamente para não deixar o PT entrar. É 177 pra se

  2. O bem e o mau, positivo e nagativo estão na direita e conservadores vez num canta vez no outro. A esquerda é o caos, a miseria e isto não é polo, é mazela. Temos que nos livrar disto o quanto ant

  3. Os brasileiros honestos e de bem não cometem crimes, não têm compadres,apadrinhados, amigos, companheiros criminosos e não devem favores a ninguém. Portanto, não temem a prisão.

  4. O ptc do Brasil (partido trambiqueiro comunista do Brasil) só tem lixo,e lixo tem que ser varrido para a lixeira.Esse camarada vive às custas do povo fluminense há 20 anos, até hoje tem sotaque no

  5. Há um lado muito positivo no fato da diljumenta virar senadora por minas a gente vai se divertir com a dona doida falando um monte de merda no púlpito. Eu sugiro ao antagonista crie espaço só pra

  6. Isso daí vai ser um tiro no pé da revista. Jair Bolsonaro 17 tem muitos vídeos, de participações nas dependências da câmara, pra comprovar que ele é CONTRA o aborto, terminantemente.

  7. Esses caras que repetem falsas imputações de crimes, conhecidas como “rótulos”, papagaiam esses “-istas” e “-fóbicos” como se estivessem chamando de bobo e feio.

  8. Petralha não tem juízo, não tem limites, não tem cérebro, só idéias diabólicas, comunistas, podres, e só faz sacanagem contra todos, contra o povo e contra cada adversário.Que seja encanado

  9. A esquerda: Petista/Pedetista/Marxista/Taoista/Castrista/Chavista/puxadinhos, usam como método o pensamento: “Os meios justificam os fins”! Por isto, eles são condenados por vários crimes !!!

  10. Hoje está muito fácil e tranquilo acusar pessoas de racista, homofóbico, misógino, etc. E essa é a prática utilizada pela esquerda malévola que curte, usa e abusa da ditadura do politicamente c

  11. Coitado do Lindinho, tá desesperado pois sabe que perdendo a eeleição perde também o fôro privilegiado que o tem mantido em liberdade e, como se sabe, sem Fôro cai nas do Moro aí vai chorar de

  12. Eleições: o maior perdedor é o PSDB e o maior vencedor será o PT caso vá para o 2º turno, apesar de tudo que fez. Portanto, VOTO ÚTIL 17 EM BOLSONARO para terminar no domingo. Acorda Brasil!

  13. O TSE negou os recursos e confirmou por unanimidade a candidatura de Dilma Rousseff. Imoral!!!
    Segundo Palocci, ela foi eleita em 2010 e 2014 com dinheiro de propina, num total de 1,4 bilhão de reai

  14. A ÉPOCA vai fazer matéria denegrindo Bolsonaro. Vamos fazer inúmeras páginas falsas da revista denegrindo Haddad, Lula, PT etc…e disseminá-las na rede. Vamos ver quem tem mais poder de fogo?

  15. PT roubou o BRASIL, o LULA tá preso. Fim de era, chega de discussão o PT acabou. Quem votar no PT estará votando em ladrão , é isto que voce quer para o BRASIL? Bolsonaro e chega de discussão.

  16. Está perdendo a discussão? – Grite: Racista, homofóbico, fascista, nazista, filhinho de papai, moralista, xenófobo, islamofóbico, machista e reacionário. Você silenciará a oposição, permit

  17. Este camarada sempre foi mal caráter, usou os estudantes para conseguir uma carreira, agora está vendo que vai perder a boquinha, os salários, os benefícios e quem sabe o tal do foro privilegiado.

    1. Sim, Bolsonaro já avisou que vai colocar os desocupados que habitam os presidios pra pavimentar estradas, capinar lotes e construir hidroelétricas, tocos com bola de aço no tornozelo.

  18. Coitados desses picaretas, já perceberam que esse papo de machista, fascista, etc, não pegou. Não enganam mais ninguém com essa mentirada. Agora, a roubalheira do PT pegou. E como pegou.

    1. A ÚNICA coisa que a TURMA DO PT quer é ficar passeando PRA LÁ e pra cá de jatinho e helicóptero às custas do povo e dos pagantes de impostos.

  19. Os petralhas, como não possuem nenhum fato contra a família do Bolsonaro, ficam fazendo xingamentos infantis como “homofóbico, machista, racista, fascista…” Só faltam chamar de feio e bobo.

  20. A ratazana petralha Lindbergh Farinha, desesperado que está por perder sua teta no Senado, começa a morder e puxar o cabelo! É patético! SENADOR FLAVIO BOLSONARO 177! #bolsonaronoprimeiroturno