Troyjo, novo articulista da Crusoé: “A educação brasileira é prisioneira do século 20”

Marcos Troyjo, diretor do BricLab da Universidade Columbia, é o novo colunista regular da Crusoé. Escreverá duas vezes por mês. É o primeiro nome da fantástica equipe de articulistas que a revista está montando.

Caberá a Troyjo estabelecer conexões originais — nos mais variados campos — entre o Brasil e o distante planeta Terra do qual o país deveria fazer parte.

Na edição desta semana, ele mostra como estamos perdendo terreno por causa dos conceitos ultrapassados que norteiam os nossos educadores. “A educação brasileira é prisioneira do século 20”, escreve Troyjo. Ou seja, muita ideologia e pouca inovação empobrecem material e espiritualmente uma nação.

Leia o artigo. Ele é essencial (em especial para quem tem filhos no ensino médio e na universidade):

A educação brasileira éprisioneira do século 20

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Míriam disse:

    Excelente aquisição !! Admiro muito o Prof. Troyjo. Parabéns Crusoé/Antagonista !

Ler comentários
  1. Patrizia Suzzi disse:

    Antes de adotarmos novos modelos de ensino precisamos impedir os alunos de espancarem os professores.

  2. Nuvem Negra disse:

    Séc. XX...ele foi simpático... em muitas áreas nossa educação é quase medieval...!!!

    1. Antes fosse medieval. Naqueles tempos as chamadas Artes Liberais formavam pensadores e intelectuais. Hoje temos é muita escola de Frankfurt geração 1968. O resultado é esse lixo.

  3. Fantástico! disse:

    Ele fala na Jovem Pan. É fantástico!

  4. Sergio Campos disse:

    Os pensadores, cientistas sociais, educadores, e artistas brasileiros se vangloriam da nossa cultura, miscigenação, liberdade, etc. O trabalho deles na área educacional tem apresentado um resultado; e, por este resultado, estão todos reprovados.

  5. Historiador disse:

    Isto vai acabar acontecendo no Brasil se a Lava Jato for exterminada: https://www.youtube.com/watch?v=8g7QYL_iIS4

  6. Renato disse:

    O objetivo é esse mesmo, des-moralizar e emburrecer, ou seja, preparar uma manada idiotizada e preocupada com besteiras.

  7. Wesley disse:

    Mais um Anti-Trumpista. Por que não chamam logo o Caio Blinder e montam uma bancada e façam um novo MC?

  8. na verdade disse:

    São os políticos brasileiros que não vivem no Planeta Terra...

  9. Jogando $ fora em educação! disse:

    Nossos educadores ( especialmente na era pos FHC) não passam de analfabetos funcionais que decoraram alguns chavões da esquerda idiotizada. Alegam "construir" espírito crítico. Para criticar , primeiro é preciso saber. E, o conhecimento passa longe deles....

  10. Sonia Nudelman disse:

    A educação brasileira talvez devesse ter o dever cívico de resolver a questão da alfabetização e do domínio da leitura e da escrita por parte de todos os estudantes seja qual for o nível em que estejam.

  11. Jorge Pescador disse:

    Vai tomar no cú CRUSOÉ!! Á MEIO SÉCULO MONTEIRO LOBATO DISSE: Uma País se faz com homens e livros.CHUPA BURROS!!

  12. Jaci Capistrano disse:

    Lamentável! Mais um globalista Sorete na equipe!

  13. Daniela disse:

    Acabou o “Momento Antagonista “?.. Pelo menos podiam se pronunciar a respeito né?!?!.... Ou não merecemos uma explicação?

  14. Flávia disse:

    Começar tirando as porrras dos partidos e das religiões de dentro das escolas.

  15. Rhinno disse:

    Se informarem pro seu Troyjo, que parte da nação está prestes à votar em Bolsonaro, para presidente da República, certamente ele dirá: "F_udeu! O Brasil voltou pra idade média..."

  16. foracomunasparasitas disse:

    - Ihhh, qual a novidade? . Todo mundo minimamente esclarecido sobre o assunto sabe que não temos educação, mas doutrinação e o responsável por isto tem nome: Paulo Freire . Se não fala disto é mais um ignorante metido a intelectual engana trouxa . Os tios ainda ignoram a internet

  17. Involução disse:

    Nosso QI é abaixo da média. Somos bárbaros barulhentos, carregando políticos nos ombros, rendendo culto às personalidades e correndo atrás de trio elétrico. Vivemos numa 'modernidade' pós civilização em queda livre involutiva...

  18. Educação Paulo Freire = B.osta disse:

    Os coitados dos alunos concluem o ensino médio sabendo como enrolar um baseado, cheirar cocaína usando pedaço de canudinho, ser soldado do tráfico, fazer sexo grupal, tomar cytotec, fazer sexo anal gostoso, sexo oral engolindo tudo, e nada de Português e Matemática. O BRASIL DO PT E DE PAULO FREIRE!

  19. Lukaka disse:

    EXCELENTE!!!!! agora valeu a pena a assinatura, definitivamente

  20. gatto disse:

    Cadê você, Cláudio Dantas??? Por que parou de gravar.. e de postar seu Momento Antagonista?

  21. elizabeth correa disse:

    Parabéns!!!! Adoro as análises do professor. Crusoé dando show.

  22. Felipe disse:

    Para entender a educação no Brasil recomendo ler os cadrenos de Antonio Gramsci publicados pelo MEC e com introdução de Fernando Hadad. Esta no site dominio publico dentro da colecao grandes educadores: http://www.dominiopublico.gov.br

    1. PS. Ali está explicito que a função da educação pela ótica da esquerda é destruir a cultura existente pq esta é "organicamente" ligada ao status quo. Fico assustado de ver como "essa gente" aceita Gramsci e rejeita Heidegger qdo os dois são tão parecidos.

  23. silva disse:

    Nova pesquisa: Lula continua disparado, Bolsonaro cai, Ciro e direita estacionados O mercado financeiro faz suas próprias pesquisas para as eleições de 2018. Acaba de sair mais uma da XP (grupo Itaú Unibanco) com o instituto Ipesp: Lula continua disparado (29%), Bolsonaro cai (19%), Ciro e candidato