Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

TSE antecipa abertura de códigos das urnas eletrônicas em seis meses

Corte eleitoral aprovou nesta terça minuta proposta por Luís Roberto Barroso como forma de dar às entidades interessadas mais tempo para inspecionar sistema
TSE antecipa abertura de códigos das urnas eletrônicas em seis meses
Foto: Antonio Augusto/ASCOM/TSE

O TSE decidiu nesta terça-feira (28), em sessão administrativa, antecipar em seis meses a abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas ao público para as eleições de 2022, registra O Globo.

A liberação estava prevista para abril de 2022, mas a antecipação foi discutida em uma minuta proposta por Luís Roberto Barroso, presidente da corte eleitoral, como forma de dar mais tempo às entidades interessadas para inspecionar o sistema.

As urnas eletrônicas estiveram no centro de uma cruzada de Jair Bolsonaro e seus apoiadores, que vinham constestando a segurança dos equipamentos e colocando em xeque os resultados eleitorais, mesmo sem apresentar nenhuma prova de fraude.

Os ataques às urnas eletrônicas renderam ao presidente um inquérito administrativo no TSE, proposto pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão.

Com a aprovação da minuta proposta por Barroso, a abertura dos códigos-fonte ocorrerá no próximo dia 4 de outubro, a pouco menos de um ano das eleições.

Mais notícias
TOPO