TSE diz ao STF que voto impresso é ‘retrocesso’

A área técnica do TSE manifestou-se contra a reintrodução do voto impresso nas eleições de outubro, em apoio à ação de inconstitucionalidade ajuizada no STF pela PGR.

Segundo o site Jota, a chefe da assessoria jurídica do TSE, Lilian de Moura Andrade, e o secretário de tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino, afirmaram que a regra da nova lei “caracteriza inegável retrocesso no processo de apuração das eleições, capaz de restabelecer episódios que contaminaram as eleições brasileiras até a introdução da urna eletrônica”.

Andrade e Janino acrescentam que a volta do voto impresso “traduz potencial violação ao princípio da eficiência da Administração (CF, art. 37); além de colocar em risco o segredo do voto (CF, art. 14, caput), sem aparente utilidade concreta para a segurança, transparência e normalidade das eleições”.

O retorno do voto impresso deixaria Janino sem emprego, é claro.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Humberto Eugênio Penna Quintão disse:

    Não é verdade! A farsa está montada. https://www.google.com.br/amp/redebrasil.net/secretario-de-tecnologia-do-tse-e-denunciado-na-pf/amp/

Ler comentários
  1. Fer disse:

    É lógico que é retrocesso. Só que para eles. Tiveram o maior trabalho para arranjar essas urnas fraudulentas que os permite escolher o vencedor do pleito e agora vem um tal de "povo" dizer que não aceita. Aonde já se viu? São todos um bando de FDP!!

  2. Luís disse:

    Esses cretinos que são contra o voto impresso só precisariam responder uma única pergunta: qual democracia avançada no mundo utiliza esse mesmo sistema de apuração secreta e que não pode ser auditada?

  3. Cris disse:

    Retrocesso é esta urna fraudulenta. Quem vos escreve é alguém que trabalhou 22 anos na área de informática e que desde a implantação destas famigeradas urnas questiona a segurança delas. Pq será que países atrasados em tecnologia, como EUA, não utiliza urnas eletrônicas nos seus pleitos???

  4. Fernando Albuquerque Lima disse:

    Este assunto é muito sério para se respondido por área técnica. Sugestão: mandar email para o Ministro Luiz Fux, cobrando que se tenha voto impresso, como os mais avançados países. Sem voto impresso, já se sabe o que acontece: Manipulação, tipo vitória da imbecil Dilma.

  5. José Coelho disse:

    Nobre e Honrado Presidente do TSE ministro do STF Luiz FUX . A Nacao Brasileira EXIGE que os funcionários PAGOS PELO POVO sejam técnicos isentos e não essa corja dominada por SARNEY, Gilmar Mendes e outros criminosos da ORCRIM. Vamos cortar na própria carne no TSE para moralizar e dar oportunidade aos bons técnicos honestos

  6. Claudio Lessa disse:

    Dois canalhas que, escondidos atrás de tecnicalidades, utilizam argumentos surrados e completamente impróprios para refutar a verdade evidente -- as urnas eletrônicas são uma fraude completa e absoluta!

  7. S.O.S FORÇAS ARMADAS disse:

    CADE AS FFAA, QUE ESTÁ DEIXANDO CORRER SOLTO OS DESMANDOS CONSTITUCIONAIS JÁ PASSOU DA HORA GALERA FAVOR FORTALECER OS "MOVIMENTOS INTERVENCIONISTAS" AO MENOS DANDO UM LIKE NAS CENTENA DE PAGINAS EXISTENTES BRASIL AFORA NAS REDES SOCIAIS VAMOS FORMAR NOSSO EXERCITO POPULAR E SAIR PRA RUAS

  8. Paty Farias disse:

    Assista a "Patriota enterra urna eletrônica na mesma cova de Gilmar Mendes" no YouTube ("Há uma onda gigantesca sendo levantada neste país. Um tsunami que vem em direção à Brasilia". Felipe Marcelo Gimenez - Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul) https://youtu.be/PZ2arOX1-xs

  9. Bolsonaro no primeiro turno disse:

    Eleição sem voto impresso é fraude !!

  10. Teatro Brasil disse:

    Me digam apenas quando participaremos da encenação de um país democrático e capitalista, tá? Porque me recuso a participar de uma encenação de uma DITADURA COMUNISTA nos moldes da China e Russia

  11. FORÇAS ARMADAS POR AMOR A PATRIA INTERVENÇÃO JÁ disse:

    PATRIOTAS SOMENTE UMA INTERVENÇÃO MILITAR NO COMANDO DO PAIS DARÁ AS RESPOSTAS QUE A SOCIEDADE ASPIRA. FECHAMENTO DAS "ALTAS CORTES" CONVOCAR UMA "NOVA CONSTITUIÇÃO" SEM A PARTICIPAÇÃO DE PARTIDOS E POLÍTICOS. PRENDER TODOS OS ESQUERDISTAS E SEUS SEGUIDORES. PRENDER TODOS OS CORRUPTOS E BENEFICIADOS DO SISTEMA DE LADROAGEM DESTITUIR MAGISTRADOS COMPROMETIDOS COM A CORRUPÇÃO PRENDER IMEDIATAMENTE TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS QUE ASSESSORAM A CORRUPÇÃO

  12. ps disse:

    Esses PALHAÇOS corporativistas que vão prá PQP! A lei foi criada por solicitação do POVO e esses canalhas acham que podem decidir o que é melhor para todos ? Não são capazes de responder a uma única pergunta, qual seja: qual país decente do mundo adota essa M-ERDA de urna que facilita todos os tipos de falcatruas e maracutaias ?

  13. Um dogma de fé nas urnas disse:

    UE??? E não deveríamos confiar nas urnas desenvolvidas por uma empresa de sócios 4 venezuelanos e 1 português? A Venezuela é um lugar muito aprazível e só perde para Portugal, lugar preferido para as idas de Gilmar. Não há nenhuma razão para desconfiarmos

  14. Vivian Fauvel disse:

    Pra quem não sabe essa lei foi aprovada em 2003 e derrubada prlo STF sob os medmos argumentos. De novo vetada por Dilma em 2013....o Brasil é o ÚNICO PAÍS QUE NÃO TEM O VOTO MATERIALIZADO PARA SER PUBLICAMENTE APURADO. FRAUDE PURA e simples

  15. CANALHAS! BANDIDOS! disse:

    NOJENTO! O povo precisa se revoltar! Tá na cara que esse ps FILHOS DA PU-TA vão manipular as eleições mais uma vez no Brasil!

  16. Flávio Rodrigues disse:

    Quem sabe uma auditoria séria e profunda, investigando isso tudo e esses todos, traga à luz a verdade.

  17. CONCORDO, Flavio Rodrigues! disse:

    Flávio Rodrigues, CONCORDO plenamente! Começando com Luciano Fuck, ex-assessor do Beiçola! É só começar com seus twitters!

  18. luis disse:

    Mais são uns vagabundos mesmo.... Essa merd... de sistema de votação é utilizada em que país de primeiro mundo???

  19. Esteves disse:

    Pütz Quenparecer infantil! Eficiência da administração e segredo do voto? Ora acima de qualquer eficiência encontramos o princípio da segurança, legitimidade e integridade do VOTO! Como o intergaláctico especialista de TI Janino vai conferir se os votos eletrônicos não foram rackeados? Ora, somente com a contra prova que constitui a impressão do VOTO! A utilidade da impressão do VOTo é exatamente esta! Falta como conferir o processo no caso de fraude! Até parece que o TSe não que este mecanismo porque promove a fraude! Será?!?!?

  20. Thiago disse:

    Agora mais do que nunca que o voto impresso deve ser obrigatório, vendo essa bandidagem sendo contra com argumentos completamente absurdos como estes é a confirmação da necessidade de uma eleição auditável.

  21. Ooooop disse:

    Vamos as ruas. Vamos mostrar que a brincadeira acabou.

  22. Treadstone disse:

    Porque tanto receio em imprimir o voto? Ele será o espelho voto digitado na urna,já que ela é "idônea". Na realidade,voto na urna/impressão do voto escolhido pelo eleitor, um proteje o outro. Não deixa margem de dúvidas da lisura das eleições e me desculpe os entendidos, não é um atraso garantir esta lisura.

  23. Leandro disse:

    Retrocesso para eles que não vão mais eleger quem querem e sim que o povo quer; Bolsonaro é claro!

  24. Toba disse:

    Está na hora de organizarmos brigadas para invadir os tribunais eleitorais e destruir todas as urnas eletrônicas que lá estiverem. Não é ilegal resistir contra bandidos.

  25. Adhemar disse:

    Que papo fiado é este: "reintrodução do voto impresso"? Nunca tivemos voto impresso. Antes das urnas eletrônicas inauditáveis, o voto era escrito, rabiscado numa cédula. Agora o que a lei eleitoral manda é imprimir o voto de acordo com a escolha feita pelo eleitor. Não há retrocesso algum. Art. 59-A, incluído pela Lei nº 13.165/2015, na Lei n° 9.504/1997. Por que a desobediência escancarada à lei? Qual é a truta?

  26. Toba disse:

    Como os canalhas defendem o indefensável. Urnas que não permitem a recontagem dos votos são, desde sempre, fraude. E como um órgão governamental simplesmente se recusa a cumprir uma lei aprovada no Congresso? A que ponto chegamos, desse jeito logo a Receita também entrará na Justiça para não ter de emitir recibos de declaração de impostos.

  27. Peu disse:

    Acho que a biometria compromete muito mais o escrutínio secreto que o voto impresso. Mas essa droga de biometria vão nos enfiar pela goela. Se tem$ para biometria tem $ para implantar voto impresso. VOTO IMPRESSO já. Eleições válidas, sérias e sem voto obrigatório. Isso seria democracia. O q temos hj é Ditadura.

  28. Gustavo disse:

    a biometria só serviu pra acalmar uma parte da população que pensa que com isso a eleição fica mais segura... dá na mesma, nem aconteceu eleição já encontraram a mesma digital em mais de 30 títulos

  29. HM disse:

    absurdo!!!!! O VOTO É SIGILOSO, A APURAÇÃO NAO PODE SER!!!! ELA TEM QUE SER PUBLICA SOB O RISCO DE SER FRAUDADA!!!!!

  30. Delcinir disse:

    Cabeça de ser humano é igual barrigada de égua, você não se vai sair um belo cavalo ou um jumento.

  31. Luís disse:

    Então, segundo os "gênios" do TSE, os EUA e todas as outras democracias desenvolvidas vivem no retrocesso, porque possuem sistema com voto materializado (impresso) e apuração pública dos votos.

  32. Gustavo disse:

    não leram o projeto, acham que o cidadão vai sair com o seu voto impresso pra mostrar pro coronel em quem votou.. essas declarações deveriam servir pra iniciar um processo de destituição dos membros do TSE, porque prova que estao opinando sem sequer ter lido, o que mostra leviandade

  33. PRECISAMOS VOLTAR ÀS RUAS disse:

    -TEMOS MIL RAZÕES PARA VOLTARMOS AS RUAS E ESSA É APENAS UMA DESSAS -OU ENTÃO BOTAR O CABRESTO E AGUENTAR O CHICOTE NO LOMBO MASSSSSS PRECISAMOS DE LIDERES QUE NOS LEVEM ÀS RUAS PELAS NOSSAS CAUSAS

  34. Todo POVO GADO tem as urnas que merece disse:

    Tem que se manter nos sofás, viu? Senão a ORCRIM com seus MAVS dirão que são petistas ou sindicalistas para ocuparem as ruas. E nesse caso para não serem chamados disso, será preferível permanecer calados, omissos e inertes como escravos, não é?

  35. Se-Gyn disse:

    . O voto impresso É LEI. E a questão é se o JUDICIÁRIO, encarregado de aplicá-la, VAI DESCUMPRÍ-LA. ESTÁ ACONTECENDO. MAS, É NO BRASIL.

    1. A própria Justiça Especializada DESCUMPRINDO A LEI. INTERVENÇÃO MMILITAR JÁ.

  36. Guilherme Maia disse:

    Porque não permitem ao corpo técnico da UNB provar que o resultado das eleições pode ser fraudado, assim como eles já provaram, com a descoberta por eles do algoritmo que embaralha os votos, que se souberem quem foi o primeiro a votar em determinada urna, eles sabem em quem cada pessoa votou naquela seção, portanto não há sigilo no voto.

  37. Zé Trolha disse:

    Para quem estes tribunais trabalham ??????? Safados !!! O brasileiro merece respeito. Escumalha!!!

  38. José Coelho disse:

    O sigilo do voto NÃO é alterado. ESQUEMÃO GILMARMATIC Mendes !!!! Gilmar vai FRAUDAR as eleições e VOCÊ Brasileiro e seus filhos vão continuar vivendo num inferno !!! ACORDA BRASIL

  39. Vai esgotar disse:

    Imaginem a correria no resto do mundo ao ler o relatório de Andrade e Janino. As compras de urna eletrônica dispararam.

    1. Eles merecem no mínimo o Nobel da Paz por ajudar no aperfeiçoamento das democracias ao redor do mundo.

  40. Roberto F disse:

    Todos os países desenvolvidos não usam essa porcaria de urna eletrônica. Eles sabem porquê. Voto impresso já.

  41. Wilson disse:

    Mas e dai? Não foi aprovada uma lei? Não sabia que era opcional. Prefiro que seja voto em papel e apurado manualmente com supervisão dos partidos. Joguem fora as urnas eletrônicas se não for possível imprimir para eventual auditoria.

  42. Toma.no.rabo disse:

    As vezes é preciso ir para trás para conseguir ir para a frente. Papel. E não tem acordo.

  43. Clber disse:

    Eles est ão assustados com a possiblidade de perderem o controle das urnas. Com um clique pode mudar o resultado de uma eleição. Com voto impresso pode haver validação do voto eletrônico, recontagem. Eles tem medo disso. Muito políticos vão ser varridos do Congresso, principalmente os petistas e esquerdistas. Isso quer dizer que sem o voto impresso uma grande fraude está a caminho!

  44. Anônimo disse:

    O moderno é o voto em cédula de papel, como Itália e França.

  45. QUEROVOTOIMPRESSO disse:

    ESSE SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DO TSE ESTÁ LÁ HÁ MAIS DE 15 ANOS!! É CLARO QUE VAI DEFENDER AS URNAS!! FORA GIUSEPPE!!

  46. Todo povo GADO tem a eleição fraudulenta q merece disse:

    Então o TSE ainda dominado por Gilmar diz ao STF também de Gilmar aquilo que ele quer para 200 milhoes de pessoas? E os 200 milhoes vão ficar nos sofás? E não há um lider politico capaz de levar as pessoas às ruas?

  47. John Maynard Keynes disse:

    Nós somos muito avançados mesmo, estes países atrasados que usam voto impresso tipo Canadá, Inglaterra, Alemanha, etc são todos uns coxinhas xaropes.

  48. Lauro disse:

    Alguém consegue me explicar como o voto impresso coloca em risco o segredo do voto? As pessoas acham que terão acesso físico ao voto, podendo levá-lo pra casa? Não terão.

  49. Pedrão disse:

    E mais vale a opinião da área técnica ou a vontade de quem paga o salário da área técnica?

  50. Mundo livre disse:

    E a publicidade da apuração, como fica? Não sei a quem pode interessar que o voto não seja impresso. Domingo vimos o voto na Itália. A cédula era um livro. Por que é tão difícil "copiar" as maiores democracias do mundo?

  51. christiano de andrade bastos braga disse:

    TSE esta fazendo desobediência civil ao nao cumprir uma lei vinda do congresso !!! isso nao e ato juridico e pura desobediência civil !!!

  52. Justiceiro disse:

    Cumpra-se a Lei, ou um parecer comprado é maior hierarquicamente do que a norma?.

  53. Um golpe verdadeiro disse:

    Olhe o verdadeiro golpe aí, gente! Com essas urnas, será possível eleger desde Temer a uma pedra. Republicanamente e democraticamente nos padrões comuno-bolivariano

  54. Roberto disse:

    Porque estes ratos brasileiros se julgam mais inteligentes que todo o mundo civilizado que mantém o voto em cédula? Será que eles acham que os outros países não o fazem por falta de tecnologia??? De tecnologia inventada por eles?! Por que temos tantos servidores servis a bandidos? Queremos justiça e transparência.

  55. Vivian disse:

    FRAUDE! Único país do planeta onde os eleitores não tem o voto materializado, portanto, sem o direito a auditoria, sem o direito de VOTAR! AS URNAS SMARTMATIC VOTAM POR NÓS EM SEGUIFA UM TOFFOLI QQ NOS CONTA QUEM GANHOU.... ISSO N Ã O É E L E I Ç Ã O É FRAUDE Orquestrada

  56. TSE Criminso! Estamos de olho! disse:

    o TSe é uma total atrocidade contra a democrática, está na cara que querem fraudar as eleições! A hora de todos vocês chegara! Aguardem!

  57. PORQUE SERÁ QUE NÃO APONTAM UMA ALTERNATIVA ????? disse:

    PORQUE Lilian de Moura Andrade, e Giuseppe Janino.....NÃO APRESENTAM UMA ALTERNATIVA OU ATÉ MESMO UMA SUGESTÃO.....TIPO VOTO DE CÉDULA. O TSE estima que 35 mil unidades – de um total de 600 mil – deverão ser utilizadas para o VOTO IMPRESSO. OXENTE......ENTÃO EU POSSO CUMPRIR A LEI PARCELADAMENTE??? SE FOR CONDENADO A 5 ANOS DE PREISÃO...EU POSSO CUMPRIR A PENA EM 30% AGORA E O RESTO AO LONGO DO TEMPO? ESTE TSE É UMA VERGONHA....SÓ EXISTE NO BRASIL COMO CABIDE DE EMPREGOS E MARACUTAIAS ALGUÉM TEM DUVIDA? INTERVENÇÃO CÍVICA MILITAR JÁ

  58. Fala sério disse:

    Sabe o que seria interessante para assuntos envolvendo questões impostas pelos poderes? Simples, quem esta fundamentando fica totalmente responsabilizado pelas consequências, criminal, cível e financeiramente. O que vai acontecer é o seguinte: daqui há alguns anos alguma investigação conseguirá comprovar que todas as eleições utilizando as urnas Smartmatic foram fraudadas. Essas pessoas que estão defendendo esse processo eletrônico com certeza tem algum benefício com isso. Meus caros, todos que trabalham com tecnologia sabem as formas de burlar, ficou comprovado já nas auditorias feitas. Vejam que a tal criptomoeda, que deveria ser super hiper segura, esta sendo fraudada... Acham que Gilmar Mendes ou Toffoli conhecem de tecnologia???

  59. ROMÃO disse:

    É A CONHECIDA ESTRATÉGIA VERMELHA DE ACUSAR O OPOSITOR DOS ERROS QUE ELE PRÓPRIO COMETE. POR ESSE CAMINHO SOMOS OBRIGADOS A ACREDITAR QUE OS EEUU, INGLATERRA E DEMAIS SÃO PAÍSES EM RETROCESSO...

  60. Óbvio@! disse:

    A vontade de um homem não pode se sobrepor a todo um país. Mobilização pelo voto impresso JÁ! Simples assim.

  61. WILMAR CÂNDIDO FAUSTINO disse:

    Delegados orientados por GM para dar opiniões favoráveis a sua tese. Que continue a urna eletrônica, mas queremos meios de conferência do voto, isso é absolutamente necessário e possível, e isso ocorrerá pela impressão do meu voto eletrônico. Isso é absolutamente normal, todo sistema deve ser auditável, caso contrário, não se verifica o devido respeito e a realização do interesse da maioria. Em qualquer lugar do mundo, a auditoria do voto faz parte do processo de eleição de governantes.

  62. Alcione disse:

    Retrocesso são as urnas eletrônicas fraudadas!!! Retrocesso para o país? Por que será que os países desenvolvidos usam as cédulas de papel????

  63. Luciano disse:

    OQUE????? Esses caras estão de sacanagem com a cara do eleitor? Como auditar então? Executando a "contagem" como fizeram em 2014? Ah, tem que ter intervenção militar agora. Chega dessa m...! AUDITORIA FAZ PARTE DA ELEIÇÃO! Não há auditoria REAL sem voto impresso para conferência! Esses "técnicos" são os mesmos que nada falam quando uma equipe externa consegue hackear a urna nos testes de confiabilidade?

    1. Intervenção militar já, e com apuração por um tribunal militar desses "desempenhos" de servidores.

  64. silva disse:

    mas quem manda é o povo , e o povo decidiu voto impresso atraves de políticos eleitos , nao é o TSE OU STJ QUE DECIDE NADA; nao é competencia deles, CABE A ELES SOMENTE CUMPRIR A LEI. sem mais.

  65. matus-além disse:

    não interessa a opinião deste escroques do TSE !! Existe uma Lei aprovada no parlamento que OBRIGA a impressão do voto (como medida de segurança contra fraudes e posterior auditoria se for o caso) em TODAS as urnas eleitorais. a Lei tem que ser cumprida, ou o bendito "Estado Democrático de Direito" é argumentação usada somente para "justificar" a soltura de bandidos amigos e/ou endinheirados ?!..

  66. Ronaldo disse:

    Se for pra ficar apenas com as urnas eletrônicas sem o voto impresso eu to fora. Não voto nunca mais nessa porcaria fraudulenta.

  67. Daisy disse:

    Quanto mais o TSE esperneia contra o voto impresso, mais eu suspeito de fraudes nas eleições desde as urnas eletrônicas. Não nenhuma razão minimamente coerente para que um tribunal eleitoral chegue a apelar para a mentira deslavada de que o voto impresso ameaça o sigilo. Por este raciocínio, chegaremos à conclusão que a Apuração dos votos também fere o sigilo, ao tornar públicos os resultados...

  68. Helô disse:

    Os países que mantém o voto em cédula não fazem isso por graça. Fazem por segurança. Acorda povo!!!

  69. nana disse:

    Voto impresso é LEI! Não há argumentos para descumprir a LEI! TSE é servidor público administrativo para fazer cumprir a determinação da população, devidamente defendida e aprovada por acachapante maioria de seus representantes no Congresso. CUMPRA-SE!

  70. Marçal Fernandes disse:

    A urna eletrônica só interessa mesmo a quem gostaria de alterar a votação sem possibilidade de controle e verificação com recontagem de votos. Da mesma forma que o foro privilegiado só interessa para quem quer fugir da lei, ou o condenado que quer começar a cumprir pena somente após o STF julgar seu processo. Da forma como nosso STF está, contaminado por "política", em processos que são criminosos, ou pior, o réu periga ir cumprir pena, se for, em um caixão, depois de morto. Maluf quase foi assim. De fato, é quase inacreditável que Maluf tenha sido preso. Finalmente. Nossa constituição, nossas leis e códigos, são feitos sob medida para corruptos e criminosos que possam pagar os altos preços de advogados especialistas em explorar estes furos. Nesta pais somente pobres são presos. BASTA.

  71. Até quando? disse:

    Depois do vexame q o TSE deu no julgamento da chapa Dilma-Temer e de nao ter cassado a legenda do PP-PMDB-PP, pela roubalheira na Petrobras, BNDES .... nos últimos 15 anos, vem agora dizer que GANHA QUEM O TSE ESCOLHER! Instituicao mais do q INÚTIL, corrompida!

  72. TOLINHOS !!! PRETENCIOSOS !!! disse:

    O PENTÁGONO RECEBE INVASÕES DE HACKERS, QUE SEM DIFICULDADES ACESSARAM OS SISTEMAS DE DEFESA DE GRANDES NAÇÕES, COMO OCORREU EM PASSADO RECENTE NA ALEMANHA !!! SÓ O SISTEMA DO TSE DO BRASILLLLLLL É SEGURO ???

  73. Rogemon disse:

    Se houvesse voto impresso da maneira que hoje vem sendo proposta, Dilma jamais seria reeleita em 2014. Só o foi com urnas furtadas ou jogadas no lixo juntamente com listas de presença em diversas cidades do país onde o PSDB avançava. Quem se lembra, sabe que pela primeira vez em muitos anos, o resultado das eleições começaram a ser divulgados somente após das 8 da noite quando a adoradora de mandioca, ensacadora de vento, "passou á frente" nas pesquisas. Escândalo completo apoiado e homologado pelo petista Dias Toffoli.

  74. Marcos Koyama disse:

    Esta resistência do TSE apenas eleva a justa suspeita dos eleitores. Algo cheira muito mal aí.

    1. O que importa agilidade na apuração do resultado, que leve uma semana. Antes da agilidade o importante é a segurança e a credibilidade do processo. Por que insistem tanto? O direito do povo é soberano.

  75. Foravermalhosnojentos disse:

    - Eleição que NÃO pode RECONTAR VOTOS . kk k k k k k kk . O caso aqui é de DEMÊNCIA coletiva, caso pra PSIQUIATRA . Precisamos requisitar um exame URGENTE !!!! . Discutir com DEMENTE nos faz DEMENTES . Serviçal é pra CUMPRIR a lei . Cumpra e recolha-se a sua INSIGNIFICANCIA, sob pena de cometerem CRIME -

  76. MARCO BETTEGA disse:

    País onde a lógica é torcida até gritar de dor . . .

  77. Tribunal da Sacanagem Eleitoral = RETROCESSO disse:

    O tse é somente mais um tentáculo da praça apodrecida dos 3 poderes, criado para impedir a mudança deste sistema viciado, corrupto e decomposto, criado acima de tudo para dar uma sensação de escolha democrática, sensação de liberdade e direito. Todo cidadão foi reduzido a um escravo pagador de impostos que deve sempre manter a cabeça baixa e responder “sim, senhor !” para as “otoridades” imorais e ilegítimas que infestaram a praça maldita dos 3 poderes. Voto impresso e contagem pública dos votos já ! Moralidade e transparência são princípios constitucionais. https://www.oantagonista.com/brasil/procurador-defende-contagem-publica-de-votos/

  78. Francisco S disse:

    Desse retrocesso eu não iria reclamar. Quero é garantias de que não estou sendo ludibriado só com voto eletrônico. Se não tem nada errado, então, coloca para imprimir na hora, pelo menos para arquivo e conferência. Garanto que, quando os petistas saírem com uma derrota história, vão querer recontar os votos.

  79. Rômulo Carvalho disse:

    Quem acredita em um sistema eleitoral que não pode ser auditado? Eu não confio no TSE! Prefiro um sistema que possa ser feito a recontagem de votos, caso tenha-se suspeitas de fraude nas eleições. Se em países com menos corrupção que o Brasil, niguem aceita urna eletrônica nos moldes das nossas, como eu vou acreditar que no Brasil com todo essa corrupção ninguém vai querer dar um "jeitinho" de eleger ou reeleger o seu candidato...

    1. eu também não acredito .Este pais não tem como acreditar com tudo que estamos passando. Precisamos de gente nova. Tem que tirar estes velhos e acabar com a corrupção. Ninguem aguenta mais . não temos como acreditar em urnas eletrônicas. tem que ter voto impresso.

  80. Intervenção militar já! disse:

    Os cretinos do TSE estão empenhados em fraudar as eleições de novo. Espero que o Exército, que é a Força que manda, esteja pronto para agir. Intervenção Militar Já!

  81. The Abyss Watcher disse:

    Claro, o processo legal é aquele em que meia dúzia de safados se trancam em uma sala e depois saem com um papelzinho apontando quem venceu. Sem a menor possibilidade de auditoria. Isso sim é um avanço... Em direção ao abismo.

  82. Francisco Teodorico disse:

    Não é retrocesso, é respeito à lei! Nosso sistema de votação é ILEGAL (mas o que é a lei senão um detalhe, não é?), vide o trabalho produzido por Jeroen van de Graaf, "O mito da urna", disponibilizado em pdf pelo autor em http://www.o-mito-da-urna.org #SmartmaticNão #VotoImpresso #VoltaCédula #InsegurançaJurídica

  83. Aurelio Laborda Neto disse:

    Pareceres, Laudos técnicos de assessores jurídicos têm mais força do que a Lei? Só falta agora o TSE seguir os técnicos ao invés de OBEDECER A LEI. Pode um laudo mentir na argumentação de violação do voto? Qual a forma de violação do voto? Qual o risco de revelação do voto? A Urna vai cantar em voz alta o candidato votado? MPF, MANDADO DE SEGURANÇA PARA O TSE OBEDECER A LEI!!! POVO NA RUA!!!

  84. redien disse:

    O Brasil é realmente sui generis: leis existem e não são cumpridas, particularmente pelos poderosos. Que fazer? Povo nas ruas e com vigor. Basta de falcatruas!

  85. Elfellini disse:

    Imaginem o que uma linha de desvio na programação pode fazer na apuração... ainda mais que, depois de feito o desvio, pode auto apagar-se.

  86. J.Roberto disse:

    Como explicar que os países desenvolvidos não utilizam urnas eletrônicas?...o proposto,não é suspender as urnas,mas algo que possa ser comprovado quando necessário - simplesmente imprimir o votado na urna e colocá-lo em uma urna garantidora.Só com uma Justiça com credibilidade,imune, intocável,poder-se-ia usar simplesmente o voto eletrônico. Infelizmente,não é o nosso caso.

  87. QUEREM A MANUTENÇÃO DA FRAUDE disse:

    Ninguém iria se expor à esse papel ridículo, não existisse um sério risco a manutenção da Cleptocracia instituida nesse país. Os argumentos do TSE e da PGR são tao absurdos, que fica explícito o medo de Bolsonaro ser eleito. Impressionante como ainda não estamos em guerra, todas instituições estão contra o povo.

  88. Pedro Luis disse:

    Falta transparência nas apurações, um ato administrativo que fere esse principio é nulo, o que não pode ser auditado não merece confiança.

  89. Marco disse:

    Lixo de TSE, na Itália o voto foi impresso e o resultado foi divulgado no dia seguinte sem alarde tecnológico.

  90. andrea disse:

    Não se justifica a existência do TSE,um tribunal oneroso ao povo brasileiro pra ajudar na fraude das eleições,não cassar a chapa Dilma/Temer mostrou ao Brasil q esse tribunal é fajuto. Isso só prova que as urnas são uma fraude!!!

  91. Pedrão disse:

    Creio que serão os TREs e o TSE que terão a honra de levar o nome do Brasil ao time dos países que produzem e desenvolvem tecnologias avançadas, o que poderá nos levar ao primeiro Nobel de Física, Química, Medicina e afins, pois não é possível que um corpo de funcionários exista para exercer suas atividades apenas a cada dois anos. Alguma coisa útil eles devem fazer no tempo livre, não? . Qual outro país mantém mobilizado uma força de trabalho que só é utilizada por dois dias a cada dois anos?

  92. Mário APD disse:

    O Brasil como sempre na frente do mundo. Adota uma urna eletrônica que serve para confirmar indecentes como Maduro no poder. Só mesmo um TSE desses para emitir laudos ridículos como este. No mundo real que conhece as safadezas que são feitas na internet e mundo virtual não há quem aceite uma urna eletrônica deste tipo onde não se pode fazer nenhuma verificação de comprovação de voto. São uns ridículos comandados por um mais ridículo ainda.

  93. Coxinha.. disse:

    A questão do voto impresso que é lei e portanto nem mesmo um um juiz do supremo pode fracionar a aplicação ou simplesmente ignorar a lei, pois a lei vale para eles tambem

  94. o Chefe da moita.... disse:

    A URNA Eletrônica é inconstitucional porque viola o principio da transparência e o esforço para não cumprir a lei que obriga o voto impresso demonstra que existe muitos interesses escusos demonstrando que o processo todo viola a CF de 88. O voto em si é secreto, mas a constituição obriga que o ato administrativo de contar votos seja um a um e não através de boletins, alem de que a URNA eletrônica torna o ato administrativo secreto violando por si só a constituição!

  95. Carlos Herculano da Costa disse:

    Piada de mau gosto. O TSE tem que cumprir a Lei. Que país é esse?

  96. Marcos disse:

    Aí levanta a dúvida!!! O que estes crápulas tem medo ao se colocar o voto impresso? O que está sendo escondido e que o voto impresso revelaria??? Tem caroço nesse angu!!!

  97. Carlos Herculano da Costa disse:

    Nossa urna eletrônica é de primeira geração. Nos poucos países onde usam o sistema de urna eletrônica são de trrceira geração. O mais grave é que o TSE não quer cumprir a Lei. O sistema atual é confiável?

  98. Andréa Pidone disse:

    Estão criando uma tempestade em um copo d'água. Todo analista de sistemas sabe que a fraude pode ocorrer no processamento dos votos e não diretamente na urna. A impressão pode sim ser realizada sem invalidar o processo automatizado. Basta imprimir o papel e deposita-lo na urna ou joga-lo diretamente em uma urna. Se houver duvida/auditoria ou qualquer outra coisa que o valha, abre-se a urna e faz a contagem. Simples assim. Não precisa nem de impressora especial. Qualquer uma faz este serviço. O que tanto esse pessoal complica! Esta resistência só aumenta a teoria de que é possível e que fraudam as urnas.

  99. LuzNaSuru*a disse:

    Ah, sim! Seria um retrocesso mesmo. Talvez seja essa a razão da utilização do voto impresso em países mais prósperos... Não conseguem conviver com a ideia de não mais poder manipular o resultado das eleições. Ainda mais nessa próxima em que o estamento burocrático corre sério risco, dada a existência de um ou outro candidato fora do alcance dessa putada. ;) #BrasilPróspero

  100. Thiago disse:

    Em todos esses anos de votação eletrônica no Brasil não há um só caso concreto de fraude comprovada. E isso mesmo com partidos de oposição se alternando no poder e fiscalizando as apurações em vários Estados e Municípios. Nem o PSDB que perdeu a última eleição presidencial por estreita margem questionou o resultado. O voto impresso é realmente uma babaquice sem tamanho. Só podia ser projeto do Ilustre Sr. Bolsonaro. Utilidade zero, mas milhões gastos. Como faremos a conferência dos votos? Convocando novamente legiões de brasileiros a ficarem confinados 4, 5 dias em ginásios e quadras recontando votos manualmente? e se o resultado da recontagem manual for diferente do resultado indicado pelas Urnas eletrônicas? Vamos crer na recontagem Manual ou nas Urnas Eletrônicas? Que sandice!!!

    1. Lógico que a fiscalização dos Partidos. E vc acha que nesses anos todos, em mais de 5 mil municípios com eleição em urna eletrônica se tivesse havido Fraude isso nunca teria vazado. Ninguem nunca teria divulgado isso. E as Fraudes em urnas de Papel que, na prática são mto mais fáceis. E como faríamos para recontar isso? De toda forma registro que embora eu ache uma sandice a matéria foi votada e aprovada no COngresso. Ao TSE cabe cumprir a Lei e não ficar tergiversando a respeito.

    2. Como você sabe que não houve fraude se não há fiscalização?

  101. RONALDE disse:

    Retrocesso? Então países democráticos conhecidos estão atrasados por optarem pelo voto impresso?

  102. Welington Bacchi disse:

    Tem que ser voto escrito, quem é contra dessa modalidade de voto? so pode ser porque tira proveito.

  103. Sergio disse:

    "Reconhecidos internacionalmente por sua excelência, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) ofereceram seus serviços para desenvolver o novo protótipo das Urnas Eletrônicas do Brasil, agora com votos impressos. Misteriosamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou os citados institutos." Baseado neste texto, tome sua propria decisão

  104. Patriota disse:

    Concordo! voto impresso é retrocesso. Então vamos votar com cédula de papel e vamos contar juntos. voto por voto. Só assim não haverá fraude nas eleições. Assim é no USA, toda Europa em pais sério. Urna eletrônica só na Venezuela, Bolívia, Argentina e Brasil. ACORDA POVO!!!!!!

  105. Discurso devastador do PROCURADOR disse:

    Discurso devastador a favor da contagem dos votos https://www.youtube.com/watch?v=QkC-OXcvKBg

  106. Gianinni disse:

    Voto impresso é lei, este assunto já está encerrado pela vontade do Povo expressa pelo Congresso Nacional! Ou o STJ e TSE agora não seguem mais a lei? E cadê o Congresso que não diz nada? Que o Congresso execute a lei então!

  107. Marlene disse:

    Retrocesso é seis pessoas fechadas numa sala decidirem quem ganhou a eleição e não haver nada que se possa fazer, porque não há como conferir. Foi assim que Dilma ganhou a última eleição.

  108. QWERTY disse:

    De mais a mais, ninguém está pedindo a volta do voto em papel. As urnas continuam eletrônicas, só que o voto tem que ser impresso. Aliás, a primeira votação eletrônica foi com voto impresso. Precisa desenhar essa obviedade para esses burocratas idiotas? Ou será que eles precisam ser presos por obstrução de justiça?

  109. Caio Lúcido disse:

    Só se for retrocesso na propina! Voto impresso já!!

  110. QWERTY disse:

    Tudo blábláblá. Esses idiotas brandem princípios como se fossem palavras mágicas que permitem qualquer tipo de barbaridade. A sociedade quer o voto impresso e ponto final. Não cabe a esses idiotas, que por acaso são servidores públicos, Insurgir-se uma lei que foi aprovada pela quase unanimidade do Congresso, pressionados que foram os parlamentares pela opinião pública. Cumpra -se e ponto final.

  111. Voto impresso já! disse:

    Tem problema não, retrocesso faz parte e as vezes é inevitável. Queremos sim o voto impresso!!!

  112. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    TODOS estes "argumentos já foram vencidos quantdo o voto impresso foi aprovado, vetado, e vitorioso com 433 votos pra derrubar o veto. É uma lei com maciço apoio popular. Uma das raras coisas que o congresso aprovou que ecoa bem perante a sociedade, de forma unanime, praticamente. E pra dar aquele detalhezinho a mais, a lei é do Jair Bolsonaro. - Esse negócio da sigilosidade do voto é ridícula, se alguém quiser ir lá e dar uma espiadinha, ´´e a coisa mais fácil do mundo, nada impede. E as fotos? Já é possível tirar fotos da tela da urna. Enfim, a desculpa e a má vontade de pouquíssimas pessoas de um tribunal que tão foi eleito, chega a ser, com todo respeito, centralizadora. o Brasil quer o voto impresso!!!

  113. Jose Augusto disse:

    VAGABUNDOS..... Por que não deixam o povo decidir se quer voto impresso. E além de tudo .... existe a lei para ser cumprida. Quem não cumpre a lei tem que ser condenado. Esses senhores devem ter ganho muito R$ em conta secreta lá fora.

  114. Helio Marques disse:

    O Tribunal Superior Eleitoral E' O RETROCESSO . Seus tecnocratas sao CORPORATIVISTAS E RETROGRADOS O avanco tecnologico so' se da com a seguranca final no projeto. Qualquer avanco TECNOLOGICO na eleicao e' a impossibilidade da FRAUDE em primeiro lugar! O resto e' conversa fiada.

  115. Incrível disse:

    É retrocesso para a bandidagem sim. Que país é esse onde a bandidagem não se envergonha de ser bandidos?

  116. Urna eletrônica é fraude disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=QkC-OXcvKBg

  117. Sarcástico disse:

    Pelo amor de Deus a onde foram arrumar pessoas tão ideot@as como estes? Quer dizer que o Japão um dos líderes mundiais em tecnologia é retrógrado? é que lá o voto é em cédula de papel. A Alemanha um dos maiores economias do mundo e a maior da Europa também é retrógrado? É que lá é inconstitucional o voto eletrônico sendo esta razão de que qualquer cidadão pode conferir os resultados e sendo eletrônico só técnicos é que podem . Pelo visto eles querem mesmo é o estado podendo controlar e manipular tudo a sua vontade. E gostaria de saber onde está a inconstitucionalidade arguida nestes artigos, muito ao contrário é exigida a publicidade ou seja transparência no processo. o Voto continua sendo secreto desde que o impresso não identifica o eleitor que votou e só em quem se votou.

  118. https://www.youtube.com/watch?v=QkC-OXcvKBg disse:

    melhor resposta: https://www.youtube.com/watch?v=QkC-OXcvKBg

  119. Cláudio disse:

    Avisem aos desavisados Andrade e Janino que o voto nunca foi impresso e em que lugar do Brasil a Administração é eficiente para a população. Deve ser eficiente para esses dois lacaios e vassalos!!!! Lei cumpra-se!!!

  120. José Antonio disse:

    MENTIRA TOTAL E ABSOLUTA !! Votei a pouco, como cidadão Italiano, e o voto é IMPRESSO e NO PAPEL !! BURROCRATAS de TERCEIRA CLASSE !!

  121. Marcio disse:

    chefe da assessoria jurídica do TSE, Lilian de Moura Andrade: O voto secreto e impresso em papel e depositado em urna foi institucionalizado, em 1932, pelo primeiro Código Eleitoral do Brasil. O seu chefe Gilmar Mendes passou dois anos sentado em cima da lei e agora vem a público com dizendo que não vai cumprir a lei. ISSO É PREVARICAÇÃO!

  122. Luis Paulo Rodrigues disse:

    Os eminentes servidores públicos (lembrando que servidor é para servir, público) estão corretos. O voto impresso é um retrocesso sim, um retrocesso contra o combate à corrupção, manipulação eleitoral, fraude nessas urnas eletrônicas sem credibilidade alguma e retrocesso à uma república democrática de fato. O que vivemos hoje é um comunismo velado, comandado por cangaceiros que tentam o poder a qualquer custo.

  123. hjr disse:

    QUEM É UMA ASSESSORA PARA FALAR EM RETROCESSO. VAI PARA CASA TENDENCIONISTA E VENDIDA

  124. Affonso Campos disse:

    Pode até ser retrocesso (sob ótica deles) mas é LEI. Quem são eles para descumprir a lei? É o poste urinando no cachorro...

  125. Ceará-Mundão disse:

    Quais interesses movem esses técnicos? Como é possível dizer uma bobagem dessas com ares de coisa séria se o Brasil é uma das poucas democracias do mundo onde existe esse tal voto eletrônico? Por que os EUA, a maior democracia e a maior potência tecnológica do mundo, não utilizam tal tecnologia? E podemos dizer que lá existe uma democracia de fachada? Ora, vamos. Será que há algo mais por trás desse interesse tamanho desses tais técnicos?

  126. Moisés disse:

    E ferrou, eles querem roubar as eleições novamente

  127. ze da silva disse:

    DISCÍPULOS DE GOEBBELS!!! REPETEM UMA MENTIRA INCESSANTEMENTE ATÉ PARECER VERDADE!!!!

  128. Só vendo... disse:

    Quem faz leis não é o legislativo ?? Por que essa corja está discutindo se aceita ?

  129. Cris disse:

    Noooossaaaa !!! Andaram tomando chimarrão com erva mate boliviana com algum gaúcho estilo... Nelson Jobim?

  130. SACO CHEIO DO BRASIL disse:

    QUE A PORR-A DA LEI SEJA CUMPRIDA E O VOTO IMPRESSO SEJA ADOTADO. PAREM DE LIMPAR A BUN-DA COM A LEI, KRALHO.

  131. hjr disse:

    ISSO É UM ABSURDO, ESSA PESSOAS DEVEM SER PETISTAS. RETROCESSO É ELEGER A DILMA DE NOVO COM VOTO ROUBADO PELAS URNAS. QUEREMOS VOTO IMPRESSO ESSA MULHER NÃO MANDA NO BRASIL.

  132. tolentino disse:

    Sofismas... quer dizer que a apuração deve ser secreta? O que deve ser secreto é o voto, e não a apuração. Querem dizer que Japão, Alemanha, EUA, Suiça estão errados e só o Brasil e Venezuela estão certos? #BolsonaroNeles

  133. Jeferson Pinto disse:

    Nossa ! Europa, EUA, Japão..... são países atrasados e retrógrados ! Qual será o critério do TSE para dizer o que é retrógrado e o que é moderno ?

  134. Gianinni disse:

    É essa mesma área técnica contra o voto impresso que se reúne secretamente com o Tofolli para decidir o resultado da eleição?... até hoje não entendi porque a apuração secreta da última eleição presidencial reiniciou do zero depois que a apuração do sul e sudeste estava acabando e entrou no Norte e Nordeste favorecendo Dilma ...

  135. ayres disse:

    os unicos paises dos 193, que tem urna eletronica: venezuela, cuba e Brasil...

  136. PRESIDENTE GIUSEPPE E LILIAM, pra Papuda disse:

    Essa gente usurpa os poderes do Congresso, e vai ficar por isso mesmo ? Liliam e Giuseppe são quem para legislar em nome do povo ?

  137. matus-além disse:

    o esquemão gilmartmatic, com o auxílio luxuoso da bruxa da PGR, arma a maior FRAUDE ELEITORAL do mundo moderno.