TSE e TREs: “Urnas são totalmente seguras”

Rosa Weber e os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) acabam de divulgar uma “Carta à Nação Brasileira” em que reafirmam a “total integridade e confiabilidade” das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

O texto convida a sociedade a atuar em favor do “Estado Democrático de Direito, com respeito às instituições, dentre as quais a Justiça Eleitoral, que é responsável por assegurar a legitimidade do processo eleitoral”.

Colapso na Venezuela... E o PT ainda apoia Maduro. Confira agora

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. KaduPR disse:

    Eleições de Dilma custaram R$ 1,4 BILHÃO. O T$E e os TREs são a maior lavanderia do mundo. Veja o que dizem Palocci e H.Benjamin do T$E em goo.gl/khRsMb, goo.gl/7NHrhS e goo.gl/Wwvtkh

Ler comentários
  1. Marcelo disse:

    Não quero saber se são seguras, quero saber se são auditáveis? São? O resto é conversa para boi dormir

    1. Se o sistema é fechado e não aberto em todas as suas fases, nunca saberemos e teremos mesmo que acreditar na palavra de "alguns". Mas esta não é a questão: você acredita em segurança perfeit

  2. Rodrigo disse:

    É simples se alguem perceber algo errado manda chamar na hora o fiscal do TSE e manda trocar a urna.

    1. Não seja ingênuo ... acha que o "erro" vai se denunciar e repetir duas vezes seguidas se realmente for fraude e não erro mesmo? Qualquer programador mal-intencionado faria assim ...

  3. Daniel disse:

    O lastro que de confiança ao nosso sistema eleitoral, em vez de ser o voto materializado, são declarações e mais declarações de ministros que não são confiáveis de maneira nenhuma. Pobre Bras

  4. fernando disse:

    Técnicos asseguram o contrário ! Ahhh, mas eu acredito mais no TSE, eles são mais "honestos"...hahahaha

  5. Adilson disse:

    Qual é assinatura dela?Poderiam cobrir esse papel de assinaturas e ainda assim,qual o valor dele para resgatar nossa confiança?

  6. Marcia disse:

    Tá... Mas continuamos querendo que a Lei seja cumprida e tenhamos VOTO IMPRESSO!

  7. Macunaímo disse:

    Dr. Pedro de Rezende e Dr. Diego Aranha. Estudem aí no TSE.

    1. E ouçam o que o CHURCHILL sabiamente disse a respeito de acreditar na superioridade de inovações contra inimigos. É um clássico...

  8. Getulio disse:

    Piada,basta ver a fraude em 2014 qdo Aécio venceu a eleiçao e o 1 turno do último dia 07.Tentam enganar ou convencer mas nao conseguem.

  9. Victor disse:

    Quem tem que confiar ou não nessa porra sou eu. E eu não confio nem nelas nem no TSE, nem STF nem em nada localizado na Praça dos 3 Puteiros.

    1. Eis a questão ... conhece alguém do seu círculo que acredita nelas... as que conheço, muitos leigos e muitos experts, ninguém acredita nelas. Alo dona ROSA! Você não pode obrigar ninguém a cre

    2. como assim, voce nao acredita no presidente do stf que ja foi advogado do pt, funcionario do ze dirceu? sério?

  10. perez disse:

    Essa nota é do tse é tão ridícula que da náuseas. Só existe essa joça de TSE aqui em banânia. Um órgão que em relação a questões eleitorais é réu e juiz de si próprio. SÓ AQUI em bana

  11. perez disse:

    Que saudades do TV Pirata. Iam deitar e rolar em cima do tezeé.

  12. Antonio disse:

    Já disse isso aqui. A fraude não se dá na urna; ocorre na troca dos cartões de memória das urnas.

    1. Ou na transmissão, ou na base de dados centralizada, ou na pirueta da parafuseta virtual ... não interessa onde, não existe esta papo "empirico" de segurança perfeita. Para o hackers do DefCom <

  13. Fersantos disse:

    Repito!! Não aguento mais ouvir essa papagaiada de estado democrático de direito... Os q falam disso toda hora, são os mesmos suspeitos de sempre!

  14. Vinagre disse:

    Urnas ridículas,onde o VOTO é violável(qq boca pode saber em quem o eleitor votou),e a apuração é feita AS ESCONDIDAS!!!

    1. Qq bocó pode descobrir em quem a pessoa votou....

  15. Rogerio disse:

    As urnas são tão seguras como voar de 14 Bis, podem confiar amiguinhos !!

    1. Ou seja, mesmo com "céu de brigadeiro" vai ser arriscado!

  16. Domingos disse:

    Ufa! Graças a Deus! Vou dormir bem mais tranquilo... e jogar meus 35 anos de experiencia em computadores e redes de comunicação na latrina.

    1. Falando entre entendidos ... auto-reprogramação. O programa fonte é original, o objeto é alterado, depois de rodar se auto-modifica, retornando ao código-objeto original. Non traceable. Simples.

    2. Exatamente, não só as urnas como todo o processo. Quem garante que não pode haver, por exemplo, uma "invasão" no Banco de dados. São vários pontos críticos. Esta urna e este processo ñ me co

  17. Adriano disse:

    Voto impresso... E parem de brincadeira...

  18. Vinagre disse:

    Acho muuuito bom q a apuração seja televisionada para todo o país.Qq coisa diferente de Bolsonaro Presidente,saberemos o q houve!!Quem não lembra qdo Honduras parabenizou Dilma horas antes do fina

    1. Diziam APENAS DOIS TÉCNICOS E TOFOLLI ... mito depois veio a conversa dos vinte e poucos técnicos... foram notícias (fake ou true nunca saberemos) pesadas e muitas que correram e-mails e celulares.

    2. Com os votos tooodos computados já!!Numa saleta,meia dúzia de mortadelas e Totôfoli!!!!!Se isso acontecer dessa vez,vcs verão o q irá acontecer!!!

  19. JOSE disse:

    O problema é o software e a empresa que o TSE contratou SMARTMATIC (venezuelana) Eu não acredito nessa segurança

    1. Pode não haver fraude NESTA eleição, mas precisamos pensar nas PRÓXIMAS. Basta de idéias malucas, vamos botar os pés no chão e fazer o que é preciso num sitema que qualquer um entenda !

  20. Marli disse:

    Palavras do professor Diego Aranha "há um perigo constante de fraude em larga escala". E a Venezuela dar o suporte para o programa que usamos não é lá muito confiável, né? Aliás... nada con

    1. Contra a tal empresa, sim. Foram banidas do mercado norte-americano após comprovada fraude e tiveram que pagar multa milionária ! Uma turma de postugueses e venezuelas não residentes, suspeito dema

  21. Valdir disse:

    Foram auditadas urnas, audiência pública do TSE, a fraude em uma delas, digitava-se 1 e aparecia 13, todas as vezes deu 13... ficaram com "cara de égua" (como diria minha mãe), ou de "cú sem l

    1. A questão não é ESTA eleição, ESTE modelo de urna, esta ou aquela unidade... Importante é acreditar no todo, no conjunto. E quase ningúem bota fé, exceto meia duzia de técnicos e membros dos

  22. Nelson disse:

    só faltou especificar quais os defeitos que cada uma das 1.265 urnas substituídas apresentou...

  23. Rondon disse:

    Para provar a tese eles entregam um papel fisico assinado, mas para o voto não, tem que ser de modo eletronico. Que ironia.

    1. No mínimo métodos estranhos para tempos esquisitos ... Deve ser o tal EMPIRICISMO de Rosa, que não funciona e nunca funcional na Informárica ou, se preferir, Cieência da Computação.

  24. Adriana disse:

    Lógico que não é segura! Mas diante do grande apoio popular ao Bolsonaro, fundado em repúdio ao PT e receio dessas urnas, não vão conseguir totalizar a favor de Haddad, como feito com Dilma.

    1. E pior ... fé cega em questões temporais. E não querem vozes discordantes. Coisa de malucos já que qualquer interneteiro - nem precisa ser programador - já entendeu que segurança não existe!

  25. Mauro disse:

    Trabalho com informática a mais de trinta anos, e concordo que acreditar em PT, Iluminati e Terra Plana são coisas de idiotas e retardados. Mas urnas sem voto impresso não são confiáveis.

  26. SILVIOJD disse:

    Tem gente que acredita até que o Lula é inocente. Vê se pode isso...

  27. Victor disse:

    O relevo brasileiro apresenta-se em: planaltos (superfícies elevadas e aplainadas) e planícies (superfícies relativamente planas). educacao.pe.gov.br (Secretaria de Educação - Governo de Pernam

  28. Guilherme.S.D. disse:

    Essas declarações são nojentas, será que as múmias não percebem. Acabou a credibilidade no sistema, podem trazer cartinha de quem quiser, já era!

    1. Se fraudarem as eleições, vocês estão FUDIDOS.

  29. Maria disse:

    Eu não confio e NUNCA confiarei num urna sem voto impresso, ainda mais com TANTA resistência em aplica-lo!

  30. Ander disse:

    Eles são doentes menos confiáveis que as urnas é o próprio STF.

  31. José disse:

    Aqueles que se negam a cumprir a lei do voto impresso não têm moral para dar credibilidade as urnas eletrônicas! O povo precisa demitir por justa causa o cabide Justiça Eleitoral.

  32. Eric disse:

    "Estado Democrático de Direito" funciona tanto que Wadih diz que precisa fechar o Congresso e nada acontece.. Eduardo diz e vem o presidente do STF querer abrir processo. Aham.

  33. Mr. disse:

    Uma balela do caramba. Chega num presídio e pergunta quem é inocente e veja todo mundo levantar a mão.

  34. Olhos disse:

    Ufaaaaa, agora estou mais tranquilo, só faltam O Totoffoli e o Gilmar Mendes confirmarem isso pra eu dormir mais tranquilo ainda.

  35. Paulo disse:

    Claro, claro... próxima piada, por favor.

  36. Jose disse:

    Só um imbecil para acreditar que computador é seguro. Estes ministros deveriam ser presos por tal declaração.

  37. Renato disse:

    Eles não entenderam nada ainda. Incrível.

    1. Conveniência de quem só atua quando provocado. Dos servidores do TSE, ninguém fala nada.

  38. Giovanina disse:

    Ministra Rosa Weber e Srs. Presidentes dos TREs, nós, povo brasileiro verde/amarelo, também divulgamos a V.Exas. que temos total confiança que o Jair Bolsonaro será eleito Presidente do Brasil.

  39. Mauro disse:

    Se não se podem comprovar os números doa boletins de urna, então tais urnas não são auditáveis. Poderiam ser, se houvesse o voto impresso. Mas não são. E assim, não são confiáveis.

  40. Artur disse:

    No dia que eles colocarem a urna é conseguirem recontar voto por voto, acreditarei que é segura. Fora isso é a volta do voto declarado onde só podemos recontar o total. É a volta da fraude sistê

  41. Elias disse:

    No Brasil é assim,ditadores regem nossa urna eleitoral através de empresas Venezuelanas de facada e isto é considerado totalmente confiável.Regimes ditatoriais se tornaram um exemplo para nós.

  42. Edu disse:

    Carro forte para transporte de valores até um tempo atrás também era considerado seguro. O maior erro é considerar algo "totalmente seguro". Coisa de incauto.

  43. SILVIOJD disse:

    E a sociedade convida as urnas a computarem 70% dos votos em favor de Jair Messias Bolsonaro, número 17. Esta será a prova final e derradeira desse equipamento perverso e obscuro.

  44. Yan disse:

    Eles ainda não entenderam que a principal desconfiança é no próprio TSE/TRE, a urna é apenas o meio material... Nunca esqueceremos aquela apuração secreta do Toffoli em 2014.

  45. MARCIO disse:

    Ministra, só queríamos poder auditar essas urnas; mas, a Suprema Corte, da qual Vossa Excelência faz parte, negou-nos essa possibilidade.

  46. FernandoDias disse:

    Apenas registraram em ofício que são completos idiotas. Grandes egos com capacidade mínima para gerir uma instituição.

  47. Alberto disse:

    Sim! Seguro como um castelo de areia na beira da praia!

  48. FERNANDO disse:

    veremos dia 29.. se o PT levar de novo já era

  49. Paulo disse:

    Na casa de tolerância da Dona Joana as meninas são virgens...

    1. Nas urnas da dona joana, os chips de memória são invioláveis !!!

  50. Raimundo disse:

    opinião de senhores que pedem ajuda do filho pra mandar e-mail...

    1. Especifique ... senhores que acreditam em contos de fadas ou senhores que tem senso crítico - não falo do empiricismo da RW, é claro ...

  51. Guilherme.S.D. disse:

    Deveriam ter escrito... "Esse bilhete é verdade".

  52. Kalá disse:

    I beg to differ. Não sejam tão ridículos, ministrada. Questão de fé, agora ?

  53. Lúcio disse:

    Não adianta essa conversa! Porque haveríamos de acreditar em vocês? Se absolveram a chapa Dilma-Temer por excesso de provas de irregularidades e crimes eleitorais, como são confiáveis?

    1. Questão de confiança, de fé... não tem nada de EMPIRISMO como diz nossa respeitada ministra. O OBAMA agora não acredita mais nelas, coisa recente, mudou de opinião. Ela pode mudar também!

  54. Laércio disse:

    Muita atenção dia 28. Vamos digitar o número 1 e 0 7, observando atentamente se aparece a foto do Mito.

  55. Marcos disse:

    Estamos de saco cheio!!!!!!! o povo não aguenta mais!!!!!! PAREM com isso!!!!! Se tentarem alguma fraude as consequências serão imprevisíveis.... Será uma primavera Latino Americana

  56. Joaquim disse:

    Quanto mais essas "autoridades" defendem essas urnas, mais desconfiado eu fico

  57. Cláudio disse:

    Os brasileiros exigimos uma segurança a mais com o voto impresso, será que é pedir muito Rosa????

  58. Monica disse:

    O TSE não tem credibilidade alguma, quando sequestra a democracia com suas apurações secretas, seu sistema eleitoral jurássico, obsoleto, obscuro, sem transparência, ÚNICO NO MUNDO!

  59. Henrique disse:

    Mas porque eles não nos ajudam a ficar menos desconfiados das urnas? Sei lá, não aceitar o voto impresso, nem mesmo em 5% delas, bem como apuração secreta, são coisas que deixam o povo desconfia

  60. Esther disse:

    Pois eu convido a Rosa Weber, o TSE, etc. a respeitarem o tal EDD e as instituições, citando que a recíproca é verdadeira, com relação ao último parágrafo do art. acima.

  61. Mariângela disse:

    O golpe prontinho.. 1 ato.. fazer o povo acreditar q as urnas são confiáveis, 2 ato.anulam-se milhões e milhões de votos(7 milhões no 1 turno)junta com brancos nulos, pt 'vira' o jogo, Tse con

    1. Ô Mariângela!Faz que nem eu,acreditei tudinho,tudinho!!!

  62. Carlos disse:

    Se esses lixos estão falando, então eu acredito. Amém

  63. Marc disse:

    Este cidadão é um anarquista provocar ou entende mesmo de informática (computer science and microeletronics) ? Os hackers do DEFCOM acabaram de gastar menos de uma hora! Até Obama mudou de opiniã

  64. Marcos disse:

    Não adianta nem assinatura do papa que o povo não confia mais. As autoridades erraram ao dirimir qualquer questão negativa a este respeito com voto impresso. Já era! A era pt só deu desgosto.

  65. Luis disse:

    Como se um papelzinho, cheio de assinaturas de pela sacos e baba ovos, conseguisse legitimar e dar credibilidade a essas urnas de primeira geração.

  66. Leonardo disse:

    É um absurdo que se façam de surdos, e cego diante a tudo que aconteceu no primeiro turno! Entendam, não queremos urnas eletrônicas, não adianta falar que elas são seguras, esta claro que não s

  67. Tiago disse:

    Para começar a respeito pelas instituições elas tem que começar a se dar ao respeito. Como podemos ter respeito a ministros como o Lewandowski, Março Aurélio, Gilmar Mendes e Dias Toffoli?

  68. José disse:

    Ah o tse e os tres garantiram? Agora tô confiante então....kkkkkkkk

  69. Giusti disse:

    Só 1 completo analfabeto em Tecnologia da Informação faz 1 declaração absurda como essa. O problema é q o processo eleitoral está nas mãos desses incapazes ou, pior, desonestos intelectuais .

  70. Giusti disse:

    Essa Carta tem a mesma credibilidade dos pronunciamentos oficiais em Cuba afirmando q realizaram eleições democráticas.

  71. Giusti disse:

    Podem escrever uma dessas por minuto q não irão angariar a confiança dos eleitores, simplesmente pq o processo e as pessoas c ele envolvidas já provaram não serem dignas d confiança.

  72. Sonia disse:

    Especialistas no assunto dizem o contrário. Como podem insistir em combater e negar FATOS?

  73. Frederico disse:

    "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade"

  74. Evaldo disse:

    O TSE vem a público dizer que o TSE disse que o TSE averiguou as urnas do TSE garantindo que o TSE tenha visto que as urnas do TSE são seguras, já que o TSE viu que o TSE cumpriu bem o trabalho do

  75. Illa disse:

    Acreditei em tudinho!!Se falaram que é,é!!!Mais de 16 mil denuncias das urnas eletrônicas!Que tanto de gente mentirosa!!!Estou boba...

  76. KaduPR disse:

    Peritos estrangeiros e da USP,Unicamp,UnB e PF consideram as urnas de 1ªgeração pouco confiáveis.Todos são unânimes:a urna eletrônica de 1ªgeração é fraudável.Só o T$E e TREs pensam difer

  77. Carlos disse:

    Lamentavelmente tem menos credibilidade do que papel de aposta de jogo do bicho.

  78. KaduPR disse:

    Tofoleco e Beiçola aparelharam o corpo técnico do T$E. A 'desculpinha' de sempre dos defensores das urnas eletrônicas é que o corpo técnico é "extremamente qualificado e correto"

    1. O mesmo aconteceu na Petrobras,BNDES,CEF e BB. Os petralhas usaram a mesma 'desculpinha' acima para assaltar os cofres das estatais e os recursos dos trabalhadores(FGTS e fundos de pensão)

  79. Rosane disse:

    Creio que a solução não é regredir ao voto em cédula é sim aprimorar e adaptar a urna eletrônica às exigências legais, com a "bendita impressora de votos.

  80. perez disse:

    O final do video é hilariante. Após a urna ter falhado miseravelmente na frente do fiscal do TSE, ouve-se a pergunta: 'Cadê o cara da OEA agora'? Que vergonha hein TSE?

  81. Regina disse:

    As urnas são seguras... as pessoas que lidam com elas é que não são honestas... Quem as programa, quem as inicializa, quem retira os dados, ... esse é o problema... as pessoas

    1. Em suma, o sistema é seguro de detonarmos uma bomba de neutrons 10 minutos antes ... Sem gente por perto, garantidamente, funcionarão perfeitamente!

  82. Marcelo disse:

    Primeiramente, o próprio TSE gera fake news, pois não há sistema totalmente seguro. Além disso, como podem afirmar isso se urnas não são auditáveis, ou seja, falta transparência do TSE.

  83. José disse:

    Por acaso os senhores sabem a diferença entre um bit e um byte. O povo pode até acreditar mas os profissionais de informática jamais confiarão.

  84. Luciano disse:

    Tão seguras que apenas o Brazil usa esse sistema. E como fiscalizar? Pq os únicos que podem fiscalizarsao tec dos STE e mais ninguém! Outros países o povo fiscaliza tudo!

  85. José disse:

    Os senhores não precisavam passar por este vexame, o congresso deu todas as condições aprovando o voto impresso, os senhores não quiseram cumprir a legislação com a desculpa de inconstitucionali

  86. Marc disse:

    Posso até acreditar que NESTA eleição não vai ter fraude. Mas ninguém irá me tirar a convicção que as especuluncas não são nada confiáveis. Hackers do DEFCON nos EUA precisaram menos de 1 h

  87. José disse:

    O papel que eu queria ver era o voto impresso.

  88. Gabriel disse:

    Eu nao acredito... e ai como e que faz?

  89. Marc disse:

    Agora até o OBAMA tá contra as maquinhinas de fraudar, depois que se provou que as de última geração - as nossas não são - não duram mais de 1 hora na mãos dos Hackers. Se atualize, TSE e STF

  90. Vera disse:

    Tem muita assinatura de bandido ai, em !!!! Amilcar Brunazo ( técnico que realmente entende ) ja disse que essa urna não permite auditoria : ontem na Paulista ( 21/10 ), contrariando o teatro do T

  91. Okles disse:

    Ninguém acredita nisso. Principalmente depois do Fake News do TSE.

    1. Enquanto o TSE não cumprir a lei e implantar o voto impresso, essa dúvida perdurará bienalmente. É melhor gastar 3 bi na implantação do voto impresso do que dar essa mesma grana pros políticos.

  92. RENATO disse:

    Ah esse papo ja deu, sabemos que o resultadi das urnas nao sao 100% seguras pq nao ha como audita-las.

  93. frank disse:

    Mas é claro que são. Elas não fazem nada além do que já foi programado. (Eles falam com o povo como quem fala com criança).

  94. ALEXANDRE disse:

    Sem auditagem e conferência ??? Olha pro manuel, baruel !!!

  95. Ullysses disse:

    Se não tivessem derrubado o voto impresso não haveria necessidade dessa palhaçada. Estamos alertas!

  96. Patrício disse:

    Tá bom, TSE, vamos admitir que sejam. Mas, por via das dúvidas, implantem logo essa pôha do voto impresso, que já foi aprovado no Congresso! Vocês juízes dos TS... têm que aprender a respeitar

  97. Fernando disse:

    Ela finge que ta tudo certo e nós fingimos também, não adianta, enquanto a apuração não for pública, a desconfiança vai prevalecer.

  98. perez disse:

    ATENÇÃO: O eng. Amilcar Brunazo, acaba de divulgar video de ontem no teste das urnas no TSE. Ele presente filmou quando a urna falha na frente do fiscal. Digitado 1, aparece 13. Continua...

  99. Rocha disse:

    Caramba! A reunião que ela se referiu ontem era para isso? Deslocar o pessoal para assinar cartinha sobre segurança nessas urnas que ninguém nesse mundo confia? Que medo do voto impresso ou cédul

  100. Rafael disse:

    Uma das primeiras coisas que o próximo governo tem que fazer é voltar com as urnas de lona e o voto no papel.

    1. Não é necessário. Tem que abandonar urna de 1ª geração e adotar as de 4ª geração. Além disso acoplar impressoras que emitam o comprovante do voto para auditagem. SÓ ISSO. É pedir demais?

  101. perez disse:

    A explicação foi que a sensibilidade elétrica do teclado estava alterada. O eng. Amilcar Brunazo quesitona o que foi feito dos votos até então feitos na urna antes de ser trocada. Nada foi feito.

  102. perez disse:

    Voces entenderam o que foi testemunhado abaixo? O texto do TSE diz 'total integridade e confiabilidade' das urnas. É falso. O episódio de ontem REFUTA isso. Muito sério.

  103. João disse:

    Gostaria de saber se os eminentes Ministros e autoridades signatárias se disporiam a passar por uma prova básica de conhecimentos de informática. Seria o mínimo para alguém assinar tais documento

  104. Sergio disse:

    Eu posso dizer quantas vezes quiser que meu carrinho com motor 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos que não torna isso mais verdade. O mesmo princípio se aplica a esses velhacos com suas urnas.

  105. Flick disse:

    Com esse aval provam que o TSE também não é seguro.

  106. cleber disse:

    Faltou a frase final: É VERDADE ESTA CARTA!

  107. Sergio disse:

    Chegou o QI de alface! Você por acaso já conversou com alguém que entende de programação? Desafio você a falar com um técnico de SI e chamá-lo de crente em terra plana, palhaço!

  108. Fernando disse:

    Não são não. Se não dá para auditar é porque não são confiáveis.