TSE rejeitou 11 mil assinaturas apresentadas pela Aliança

Telegram

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou 11.094 assinaturas de apoiamento da Aliança Pelo Brasil entregues para validação. Até agora, foram confirmadas 3.101 assinaturas. Outras 46.552 fichas ainda estão pendentes de análise na Justiça Eleitoral.

Os números foram repassados a O Antagonista ao TSE. Um apoiamento pode ser derrubado porque o eleitor que assinou a ficha pode ter filiação partidária a outra sigla – o que é vetado por lei, ou por questões procedimentais, como a assinatura não ser correspondente com a que consta no banco da Justiça Eleitoral ou por duplicidade de dados.

Um partido para ser criado precisa conseguir 492 mil assinaturas de apoio de pessoas em todo o país. O Aliança precisa entregar as assinaturas e ter o registro reconhecido pela Justiça até o início de abril para poder ter candidatos disputando as eleições municipais de outubro.

COMO ELE VIROU O VICE QUE BOLSONARO QUER. Saiba mais

Desde o início do ano, o entorno de Jair Bolsonaro vem modulando o discurso sobre a viabilidade da legenda para as eleições de 2020. Em nota divulgada em janeiro, a sigla afirmou que “dirigentes e profissionais envolvidos na criação do partido estão certos da viabilidade de envio à Justiça Eleitoral do mínimo exigido de fichas de apoiamento antes de abril de 2020”.

No início do mês, o deputado Eduardo Bolsonaro defendeu que o Aliança comece a disputar eleições apenas em 2022. “Tivemos um mês para formar os quadros do PSL (em 2018). Então, não conseguimos ter nenhum tipo de filtro. Entrou uma grande variedade de pessoas e agora nem todas elas estão comprometidas com o projeto Jair Bolsonaro. Então, para evitar esse tipo de erro, que tenhamos quadros qualificados para debater, pessoas de mais confiança. Acredito que é melhor o Aliança não estar pronto para as eleições deste ano”.

Comentários

  • Jmsfilho -

    Com a ajuda deste TSE não sai este ano nem ano que vem. Um absurdo esta desqualificação de apoiadores por serem filiados, se na regra prevalece a ultima filiação? Pelo visto vão dificultar até

Ler comentários