“Um candidato novo, fora da política tradicional”

O Ibope fez uma pesquisa para a FGV sobre 2018.

29,8% dos entrevistados apoiam “um candidato novo, fora da política tradicional”.

Isso tem de ser somado aos 29,3% dos eleitores que pretendem votar branco ou nulo.

O coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Ruediger, disse para O Globo:

“A taxa de rejeição é grande, e a taxa de rotatividade deve ser imensa. Tudo aponta para uma eleição que vai ser um momento pivotal da política brasileira.”

96 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. A descriminação com o nordeste é tão imoral, que até o gráfico onde só 14,6% diz votar nos candidatos de meu partido, é duas vezes maior que o de 23,8% que diz votar em algum candidato novo de fora da política tradicional. Isso pra dar a impressão de que o nordeste já tem candidato (Lula) VTNC FDP !!!!

  2. Porque os Militares não Formam um Partido Político ?
    Para concorrer nas eleições de outubro de 2018 .
    Caso o Candidato do Partido Militar fosse eleito pela votação do voto da população não seria considerado um Golpe militar , sim a vontade da População Brasileira .

  3. NÃO ANULARIA MEU VOTO DE MANEIRA ALGUMA, VOLTAREI NO MENOS RUIM.
    COMO OS ESQUERDOPATAS E COMUNISTAS SÃO MAIS POLITIZADOS, ENTÃO GANHARÃO NOVAMENTE.
    O SOCIALISMO E O COMUNISMO SÃO O CÂNCER DO BRASIL.
    BOLSONARO PRESIDENTE EM 2018!!!

  4. Este gráfico é falso e tendencioso. Reparem na barra que representa o Nordeste. A área vermelha é 14,6% e é maior que a área laranja que representa 26,8%.
    Além disso a conta não fecha:
    14.6+15.5+23.8+26.5+5.7 = 86,1. Onde estão os outros 13.9%?
    IBOPE e DATAFOLHA só são levados a sério por quem se beneficia dessa propaganda.
    Duvido que esse “erro” seja um mero lapso.

  5. Não há nenhum erro nos %s do Nordeste no gráfico!
    O IBOPE já está utilizando um algoritmo de “desvio padrão” desenvolvido pelo Google para considerar o “desvio padrão” de votos de cabresto para os coronéis de sempre.

  6. Espantado!
    44% dos nordestinos acham que está tudo ótimo por aqui…
    Outros 32,2% não estão nem aí com nada. E se continuarmos todos na m*rda, fazer o que…?

    Só 23,8% estão incomodados com a situação atual!

    Esse Nordeste deve ser a Noruega, e eu não tô enxergando…

  7. O percentual do Nordeste está errado. São 28,5% de encabrestads que votam no partido que os seus coronéis mandam. E tem uns gatos pingados nordestinos que ficam bravos quando a gente afirma que eles não sabem votar, e são os maiores responsáveis pela roubalheira, corrupção e atraso no Brasil.
    É isto aí, nordestinos, continuem bravos com a gente do sul quando falamos a verdade para vocês, e continuem votando nos maiores criminosos do Brasil. Vocês merecem ter os piores resultados sociais no país, pois sempre ficam satisfeitos com as migalhas que os Renans, Sarneys, Jucás, Collors, Jaders, etc, deixam para vocês em troca se seus votos e dinheiro.

  8. Vai nada. Basta ver as eleições do Amazonas. As opções do “novo” ficaram no traço estatístico.
    No final, o povo encabrestado acaba votando naquele que dá um saco de arroz ou um pão com manteiga para ele.

  9. Aproveito a oportunidade para pedir que Batoré se apresente, fardado de batman.
    Como ele explicou, o nome dele “vem de batman, o herói, com oré, que não significa porra nenhuma”.
    Esse é o homem que precisamos para endireitar o país. Sincero.

  10. Eu suponho que para muitos o perfil de um “candidato novo, fora da política tradicional” se encaixe no perfil de Jair Bolsonaro.
    Pena que não foram feitas mais perguntas para conferir isto. Falo com as pessoas e “novo” para muitas é o Bolsonaro, não pela sua idade política, mas por não estar nos esquemas PT-PSDB-PMDB e demais partidos. Mesmo tendo uma trajetória no PP, ele sempre foi independente.

  11. 18% são ESQUERDISTAS doentes mentais que sempre votam na sua SEITA, não importanto que o candidato seja um genocida assassino louco. 29,3% são COVARDES e IGNORANTES que se abstém de votar, aumentando a chance dos esquerdistas e crentes de igreja elegerem seus candidatos, visto que estas pessoas são doentinhas e nunca deixam de votar. Ou seja, 50% dos brasileiros ou são comunistas bandidos ou covardes ignorantes fracassados. Desse jeito o Brasil nunca vai virar Primeiro Mundo, simplesmente não merecemos isso!

  12. A esquerda conta com os brancos e nulos, aliás, incentiva sem deixar claro que se o candidato tiver um único voto se elegerá. O berço do atraso com síndrome de Gabriela, segundo a pesquisa, é o mesmo.

  13. Por que que as “pesquisas” não dizem que quem segue Bolsonaro o considera um candidato “fra do sistema”, já que apanha da velha esquerda que comanda há 30 anos a política no Brasil, apanha da mídia mainstream dia e noite e apanha até do STF canhota que nunca se ocupa de colocar os verdadeiros bandidos do país na cadeia?Se pensam que traocaremos alguém que já confiamos por um rosto novo, darão com os burros n’água.

  14. Esse gráfico deve ter algum erro: como é que a porcentagem de 14,6 no Nordeste dos que votam no partido preferido pode ser maior do que os 18% da porcentagem nacional no mesmo quesito? Pesquisa mal feita.

    1. Apenas o percentual está errado. O correto para este ponto é 28,5%.
      Basta somar todas as barras que dá 100%, menos esta.

    1. A pesquisa IBOPE 2018 já usa um algoritmo inovador, que ajusta o % de urnas fraudadas em favor dos coronéis locais.

    1. Alan ; o Lula ainda nem aprendeu a ler e mandou em voce durante 13 anos. Por que o Bolsonaro que é alfabetizado não pode?
      Bolsonaro 2.018. .50 !

  15. A soma das barras VERMELHA e AZUL representam os eleitores das ORCRIM, os mortadelas do PT, PMDB, PSDB, PP…
    .
    A barra AMARELA representa os eleitores querem RENOVAR.
    .
    A barra PRETA é dos eleitores que querem PROTESTAR, anulando, votando em branco ou faltando às eleições, MAS, COM ISSO, ENTREGAM O JOGO PARA OS vermelhos E azuis.
    .
    Os eleitores da barra PRETA, SE QUISEREM REALMENTE PROTESTAR E RENOVAR O BRASIL NÃO podem
    .
    ANULAR,
    .
    VOTAR EM BRANCO ou
    .
    ABSTER-SE
    .
    é o tipo de protesto que a ORCRIM quer, torce e espera, porque os MORTADELAS do PT, PMDB, PP, PSDB… NÃO anulam, NÃO votam em branco e NÃO se abstêm, mas, ao contrário, eles votam nos candidatos da ORCRIM e GANHAM.
    .
    QUER PROTESTAR em 2018 contra o sistema, contra as URNAS SMARTMATIC, contra o FORO?
    .
    VOTEM EM MASSA NO Partido NOVO, votem no 30.
    .
    Mas em 2017 ajudem o NOVO, apoiem o NOVO, SEJA UM CANDIDATO do NOVO.
    .
    Que partido está fazendo o que está no link abaixo?
    .
    https://querosercandidato.novo.org.br/

  16. Não se iludam: qualquer candidato ‘NOVO’ lançado por PMDB, PSDB, DEM, PT, PP… vai colocar os VELHOS POLÍTICOS para cuidar do ‘galinheiro’… e vão comer todas as ‘galinhas’.

    1. E ainda corremos o risco de ter um candidato novo apoiado pelos meios de comunicação.Que é ainda pior que político.

  17. Por que a barra vermelha do Nordeste é maior que a barra vermelha do Norte Centro-Oeste se ambas correspondem a 14,6% ?
    Os nordestinos tem bolsa-barra também? rs

    1. É vero!
      .
      Creio que o valor do Nordeste deve ser 24,6%, porque, se não, a média BRASIL jamais poderá ser 18%, já que todos estão abaixo desses 18%.

  18. Jogaram vários factóides para ver a reação popular: Dória… naufragou. Luciano Huck… nem decolou.
    NÃO ADIANTA: o povo já escolheu BOLSONARO!
    Agora vem essa conversa de ‘político novo, fora da política tradicional’…
    O medo tomou conta do establishment político!

  19. O Antagonista tirou apoio a Doria porque ele defende as reformas? Ora..o general Mourão também defende e Bolsonaro já fala em privatização. Acho que busca alguém que esteja bem nas pesquisas. Mas, Álvaro Dias corte por fora. Quase sempre vence quem arranca lá de trás. No entanto, os esotéricos dizem que pode ter intervenção. Nunca aconteceu uma eleição assim.

  20. O establishmnet prepara seu salvador da pátria. Olha como a coisa já está bem orquestrada, Um dia, noticia-se que o incrível Hulck e alguns empresários(não por acaso com apoio de Armínio Fraga e Nizan Guanaes) lancarão candidatos outsiders. No outrto, Fegacê diz que ” boas novidades podem emergir”. Agora essa “pesquisa”. Eu é que não caio nessa DE TROCAR MEU VOTO CERTO POR ALGUM FABRICADO PELOS MESMOS DE SEMPRE. Meu voto É BOLSONARO 2018!

  21. TODOS OS PARTIDOS ESTÃO e SÃO PODRES e CORRUPTOS
    ASSIM SENDO, TEMOS QUE INSERIR CANDIDATOS, COM FICHA LIMPA, DA INICIATIVA PRIVADA e TROCAR PELO VOTO, TODO O CONGRESSO NACIONAL PARA SANEARMOS A PODRIDÃO QUE SE ENCONTRA NESTA CASA LEGISLATIVA.
    À COMEÇAR PELO PT, PSOL, PSTU, PCO, REDE, PCB, PCdB ETC CATERVA, SÓ TEMOS BANDIDOS.

  22. O que será que aconteceu com o antagonista que ate ontem apoiava o Dória??
    Será que o Dória de repente falou que não vai mais ajudar ou fazer o jogo da Globo??
    Será que a Globo acha melhor arrumar um presidente próprio??

    1. Cara, vamos evoluir. Globo, Globo,Globo, troca o disco. Antagonista nunca apoiou Dória nem ninguém, apenas dá as notícias, Dória se atrapalhou com as próprias pernas. Imbecilidade, Antagonista é o culpado de tudo? Que estás fazendo aqui? Vaza!

    2. EU COM MEUS MAIS DE CEM NICKS QUE EU INVENTEI PARA CONCORDAR COMIGO MESMO ACREDITAMOS QUE A GLOBO ¨APENAS DÁ AS NOTÍCIAS¨!!
      SOU BURRO, INGÊNUO, SIMPLÓRIO E MANIPULADO!!

    3. ¨Vaza¨??
      Quem é vc??
      Um moderador??
      Se vc é um imbecil que acredita em Globo e artistas da Globo tu não tem a mínima moral de exigir nada de ninguém, palhaço!!
      Eu escrevo o que eu quiser aonde me der na telha, otário!!

  23. Esses dados retratam melhor o momento atual do que as pesquisas que colocam o Lula como favorito, mas o mais importante é o relato do coordenador, poderemos ter no próximo ano um momento histórico de mudança no País.

  24. BOLSONARO 2018!
    Totalmente fora dessa política “tradicional” do toma-lá-dá-cá-companheiro.
    Ou… fica com o Lula… QUE ROUBA, MAS FAZ! E deixe seus netos pagando a conta.

    1. Também acho! Tem que ser um choque bem dado! AQUELE CRIMINOSO QUE ESTÁ NO PLANALTO SÓ PENSA EM SALVAR SEU PESCOÇO! O Brasil que se exploda!

  25. Na verdade além de manipulada, essa pesquisa revela o desespero dos esquerdistas em ver Bolsonaro despontando acima de todos outros. E já se preparam para induzir a população via pesquisas encomendadas que o eleitor deseja algo novo. Fiquem atentos. O Antagonista faz parte desse jogo porque já percebeu que a candidatura doriana foi pro espaço.
    Não passarão.

  26. Fica claro que o povo não se manifesta contra Temer porque Rodrigo Maia pode ser pior…segue na carreira. Meirelles e o ponto de apoio. Temo, incrivelmente, que o Brasil possa até piorar dependendo do Ciro Gomes da vida que eleger. Deus nos ajuda.

  27. Meus caros, gostando ou não em 2018 quem será eleito é Jair Bolssonaro.
    O Brasil está pedindo isso.
    O discurso dele atinge em cheio uma enorme parcela da população.
    Bolssonaro já é um fato.
    Que Deus nos abençoe!

    1. O gráfico deve estar correto… o percentual, no Nordeste, dos eleitores que pretendem votar no candidato do seu partido preferido deve ser, na verdade, 28,5%…

  28. Espero que se confirmem ou até melhorem esse índices de candidatos outsiders. Espero também, e isso é o mais importante, que esses outsiders correspondam às expectativas. É esperar para ver.