“Um dia escaparemos da máquina do tempo”

Fernando Gabeira diz que o Brasil tem de evitar duas armadilhas autoritárias: a da Venezuela, representada por Lula, e a do regime militar, representada por Jair Bolsonaro.

Leia um trecho de sua coluna:

“O colapso do sistema político-partidário não deixou pedra sobre pedra. O encastelamento, no fundo, é uma tática do tipo depois de nós, o dilúvio.

No Rio, parte da sociedade não achou o caminho para evitar o que lhe pareciam duas regressões: uma esquerda do século passado ou um mergulho na Idade Média, quando Igreja e Estado se confundiam. Houve um grande número de votos em branco, mas venceu uma das regressões.

Não creio que o Brasil caia na mesma armadilha: de um lado, a nostalgia do governo militar; de outro, a estrada para a Venezuela. Mas é preciso levar em conta que o sistema político apodrecido nos empurra para isso.

O período é favorável para refletir sobre alternativas. Uma corrente mais colada nos fatos pode até perder. Mas é uma chama que não pode se apagar. Um dia, escaparemos da máquina do tempo.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 218 comentários
  1. Esse Fernando Gabeira é um antigo simpatizante da implantação da ditadura comunista do proletariado junto com a aloprada Dilma, agora vem falar asneira. Um idiota e imbecil como sempre foi, é o tal do Maluco Beleza. Só pode estar fumando demais, uma outra de suas especialidades.
    Quem é ele para criticar ou dar opinião sobre Bolsonaro. Bolsonaro quer sim acabar com os criminosos que estão no poder, aliás é a unica forma de limpar o Brasil democraticamente.
    Por outro lado esse jumento do Fernando Gabeira deve saber que foi a época em que o Brasil teve maior investimento em grandes obras de estrutura e sociais. Isso é fácil de verificar.

  2. Gabeira. Vc é contra a intervenção militar pq vc era bandido e foi pego pegando em armas. Não confunda Ditadura Militar com intervenção militar para botar ordem na casa! Ou vc é a favor dessa esculhambação q virou o país? Toma vergonha Gabeira!!!!!

  3. Já falei mais de ulmil vezes, você seria uma ótima alternativa Gabeira. Amadurecido, ficha limpa, coerente…vamos lá!!! Que vença o político no lugar do ótimo jornalista.

  4. Até o mais estulto dos analistas políticos reconhece hoje que essa tentativa de jogar Bolsonaro como candidato da ultra direita versus Lula na ultra esquerda é uma artimanha primária para fazer emergir a terceira via que vem, é claro, do Centrão. Foi o mesmo que tentaram fazer com Trump e não colou, graças à mídia alternativa que favorece a informação. O desespero dessa gente é constatar que Lula om 54% de rejeição não vai pra lugar nenhum, deixando todos numa sinuca de bico. O PT e o centrão caíram em desgraça perante a opinião pública. Jair Bolsonaro é um personagem simbólico. Quem encarna como ele, a um só tempo, a rejeição ao esquerdismo stalinista do PT, ao esquerdismo social-democrata do PSDB, ao socialismo trotskista do PSOL, ao fisiologismo do PMDB e ao vanguardismo da “nova esquerda” ambientalista e cool reunida na REDE? Bolsonaro é o único personagem, no cenário político atual, que é percebido instintivamente como estando fora e contra tudo isso. Gostando ou não, Bolsonaro é o símbolo unificador da rejeição a todo o esquerdismo que dominou o Brasil durante a Nova República. Ponto final.

    1. Será que esses esquerdistas disfarçados de pensadores, sociólogos e formadores de opinião não percebem que o bom brasileiro e o cidadão de bem não cai nessa falácia deles? Sempre foram os mesmos, não mudam, não têm o Brasil (nação e o seu povo) como objetivo principal para a prática da boa política e o desenvolvimento socioeconômico, só pensam em si mesmos e nas suas nefastas doutrinas esquerdopatas, tentam enfiar goela abaixo utilizando de todas as táticas perversas de convencimento; fora seus asseclas de esquerda falida, o bom Brasil está farto de vocês!

    2. Perfeita análise. Falem o que quiser dos defeitos dele, mas Bolsonaro é o único contra o esquerdismo dominante no brasil. Achei que Dória pudesse ser tambem, mas ele ja demonstrou sua admiração por idéias e politicos de esquerda varias vezes. Ser somente anti-Lula já não basta ,

  5. Felipe de Moura Brasil: Faça estes Anta gonistas lerem o livro O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA. Quem sabe eles parem de ficar reproduzindo o que pensa um ex-companheiro de armas de Dilma ‘Vanda’ DuCheff e Zé Dirceu.

  6. Não nos esqueçamos que Gabeira usou armas para combater o Governo Militar para tornar o Brasil uma Cuba Continental..!!!!

    Intervenção Militar já.!!!!!!

    Somos todos Gen. Mourão.!!!

  7. Gabeirola,é um dos culpados pela vitória do PINGUÇO LADRÃO em 2002!!!!!Sempre esteve ali,sabendo de tuuuuudo q o ladrão arquitetava,nunca deu UM PIO sequer!!!Agora quer dar uma de isentão???E agora ,o q vai ser gabeirola???Marina???????A verdade é q uma vez cumuna ,SEMPRE cumuna!!!Vai te fu der e cala essa boca de anta!!Pra mim vc é um BURRO,não aprendeu naaaada,nem se arrepende de naaaaada!!!

  8. O Gabeira não iria se juntar ao time de Antagonistas? Sabiamente, o Diogo ou o Mário vendo que atualmente a direita dá mais ibope na internet resolveu botar o Felipe Moura em seu lugar. Não pensem que foi por motivos ideológicos e sim puramente pensando pelo lado liberal, ou seja, pensando no retorno financeiro.

  9. O problema dos “intelectuais”, de alguns jornalistas e afins é não ouvir o que Bolsonaro diz. Ele nunca citou sequer “intervenção militar”, os militares nem tem qualquer simpatia por ele! Não se trata de acreditar em um “salvador”, mas de um pré-candidato à presidência que se aproxima dos anseios de uma maioria cansada da corrupção e do caos instaurados no país. Senhor Gabeira, é melhor continuar sua campanha pró-maconha junto com o pessoal descolado do Leblon! O senhor e o pessoalzinho da “bolha” não sabem nada da vida real, do povo que sofre em hospitais, nas favelas controladas por traficantes onde um botijão de gás é vendido a R$ 100,00. Só não vou citar palavrões porque gosto do trabalho dos Antagonistas.

  10. A Chapa IDEAL para Presidência da República, seria Bolsonaro – Gabeira , não importando a ordem pra cabeça da chapa !! Ambos SÃO INCORRUPTÍVEIS !! Ambos são Pragmáticos e Amam seu País !!

  11. Opção, opinião ou “nariz” cada qual tem o seu
    A bichona da Globo ou da esquerda artitistica deve apontar o Hulk para o bem da turma da lei Rouanet e do imperio Globo
    Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado

  12. VAI PROCURAR A REDE GLOBO GABEIRA O BOLSONARO E AUTORITARIO?
    QUE DIREMOS DO LULA QYE GOVERNOU 2R ABNOS E QUERI ser ETERNO ?
    E tudo pelo poder. E nso pelo voto ja que um bolsa familia e credito do aposentado lhe garantia a eternidade ste tricar todo o STF.
    Vc já goi mais inteligenteBolsonaro nao paga ninguem para estar co. Ele.Logico se nao for bom saira assim como vc que nao escreveu bem sai.

  13. A maior contribuicao de Gabeira!
    A SUNGA DE CROCHE MINIMALISTA LILAS DO GABEIRA , foi o maior acontecimento socio politico intelectual, na praia de Ipanema no final dos anos 80 que o guerrilheiro do Leblon ( ANISTIADO) propiciou ao Brasil. Foi uma atitude de coragem e desprendimento quando deixou claro que nao tinha nada a esconder.
    Hoje sabemos que tambem nao tem nada para mostrar

  14. Analistas não acreditam…. eles torcem. E assim caminhamos para o “Trump vs Hillary”, versão br. Primeiro foi Jutus pra tentar conter o fenômeno Bolsonaro que já se avizinhava. Depois veio o “apolítico” que sempre esteve na atividade político-partidária, Doria. Agora o sistema saca um Huck, Meirelles da vida. Se pescarmos fotos de um passado recente e longínquo, todos estes e os próximos a serem lançados pelo sistema estão juntos. Quem será o(a) próximo(a)? Faustão? Ivete Sangalo? Seja o “centrão”, seja o PT, PMDB, e PSDB, PSB, PPS, PCDOB, etc, e os apoiados e apoiadores, todos, em suas cúpulas, são a mesma caca ideológica. Todos juntos no Foro de SP, Pacto de Princeton, Tática das Tesouras, “Esquerda Pra Valer”, e no modelo fisiológico que mantem a cleptocracia. Alguém ainda se pergunta porque o sistema luta tanto contra a implantação integral do voto impresso? Assim veríamos ruir essa parceria entre urnas smartmatic e institutos de pesquisa (ibope e datafolha). Porque nenhum presidenciável tira votos de Bolsonaro, o que ele ganha, não perde. Só ele tem juntado multidões por onde vai, e crescido. Um aeroporto de Bolsonaro vale 3 showmícios de qualquer presidenciável.

  15. Fernando Gabeira é um imbecil de grife esquerdista.
    Abaixo a Lei de Gérson!
    Eu não quero andar de carro blindado, EU QUERO TER O DIREITO DE ANDAR ARMADO.
    EM PRIMEIRO LUGAR e acima de tudo LLULLA NA CADEIA.
    FORA PT, PMDB, PSDB, DEM, PCC do B, PT do B, PDT, PTC, PROS, PP, PPS, PR, PRB, PSB, PSC, PSD, PTB, PV, PSOL, REDE, PTN com LLULLA, DILLMA, TEMMER, RENAN e seus CAPANGAS NA CADEIA, sejam eles do STF, TSE, STJ, CNJ, PGR, OAB, CNBB, BACEN, BNDES, CADE, CARF, CVM, Receita Federal, Procuradoria Fazendária Nacional, do CONTRAN, do DENATRAN mafioso, da ANS, da ANVISA, da ANEEL, da ANATEL, da ANAC, da ANTT, da ABAR, da ANA, da ANP, do CONAR, da PREVIC, da MÁFIA DE BRANCO sempre INCRIMINADA pelo O PASQUIM, ou NÃO!

  16. Tá bom! Ai vamos colocar lá o Luciano ou o Aécio? Ai fica tudo lindo né? Com a elite no poder PSDB/DEM ou PT/PMDB oportunistas e aproveitadores, seremos o país de 1 mundo. Me poupe!

  17. Nunca votei ou votarei na já mundialmente sepultada esquerda, tampouco no PT, um amontoado de gente incompetente, que usa a baixa escolaridade média do brasileiro para ascender e se locupletar com os impostos de quem trabalha. Contudo, nesse caso, dou uma certa razão a Gabeira, exceto em 2 pontos: 1- Bolsonaro com todas as dúvidas inerentes a sua competência para soerguer a combalida economia do país, não pode ser comparado ao ignóbil Lula e sua trupe, comprovadamente surrupiadores do nosso Brasil. 2- Ele esquece de citar Marina, outra figura perigosamente dissimulada e completamente despreparada para dirigir a nação. Em suma, precisamos de um gestor politicamente hábil, com conhecimento do liberalismo contemporâneo, com força moral suficiente para equacionar a violência reinante e implantar um amplo sistema educacional onde os deveres sobrepujem ou se equiparem aos direitos.

    1. Concordo plenamente, Marina é outra face do perigo e pode começar a campanha fortalecida pelas bobagem cometidas pelos outros candidatos. Precisamos de um nome liberal sereno, que mostre objetividade, esteja fora dos esquemas de corrupção, priorize os quadros técnicos, mas saiba conversar com a classe política.

    2. Acho que Marina não foi citada porque é irrelevante mesmo. E acho também que só Luciano Huck, conhecido das massas sem massa, poderá desequilibrar a dicotomia Lula x Bolsonaro. Lula, se ainda estiver solto, contará com o voto de uma paraibada menor do que nas eleições anteriores, o que não será o bastante. Bolsonaro é fenômeno nas redes sociais e aeroportos mas isso não é suficiente para vencer uma eleição presidencial. Uma postagem dele com 10 mil curtidas inflama uma militância desconhecedora de que o número de eleitores brasileiros é 10 mil vezes maior que isso. Ciro, o louco, e Marina do Acre, são os aventureiros de sempre. Dória é uma tentação mas vai decepcionar se eleito, assim como já não é o que foi durante o pleito em SP. O projeto do partido NOVO prevê projeção e não vitória nessa eleição. Talvez Bolsonaro seja o remédio amargo que o país precisa. Sigo acompanhando.

  18. Um dia a gente se livra de gente como o FerDando Rabeira!
    Reclamar da DitaBranda? E isso que estamos vendo hoje por aqui? Será melhor?
    A solução é cadeia para todo mundo e começar tudo do zero!

  19. Na verdade hoje só temos duas soluções resumidas, quais sejam: CORRUPTOS ou ficar com os MILITARES no momento. No momento não não não temos outra opção. O povo não está preparado para outra opção. Nenhum governo quer educar. Precisamos de um choque de ordem neste momento.

    1. Também penso assim. Esse povo não sabe exercer a democracia, não está preparado. Só que o Bolso é muito burro. Não quer privatizar. Assim não dá. As FFAA podem tirar a liberdade, mas poem ORDEM nessa zona.

  20. Um povo imbecilizado pela mídia que segue a agenda progressista e globalista de George Soros, tem que ser encabestrado até acordar dessa sedução. Depois que sair dessa Matrix marxista e gramscista, aí sim poderemos quem sabe, respirar democracia, por enquanto o que vivemos no Brasil é bagunça e desordem pura!

    1. O PT, Psol e PcdoB não defende tanto os ditadores da Venezuela, Cuba, Coréia do Note e Irã???? Por que esse medo do Bolsonaro????

  21. “uma esquerda do século passado”… vejam que esses esquerdopatas nunca admitem que a esquerda é a merd* que é hoje, ontem e sempre. Na cabeça doente dessa gente sempre é remetido a ideia de que o que ocorreu “não é a esquerda real, a esquerda foi deturpada”. Como dizem: a esquerda não deu errado, ela é errada.

  22. GABEIROLA sempre foi um COVARDE …Só começou a dar nomes aos bois dessa roubalheira comunista quando já TODO o povo falava!!!Sempre ficava em cima do muro!!!No intimo não mudou ABSOLUTAMENTE nada,desde os tempos q curtia um Lamarca ou Marighela!!!!!!!!!!

  23. Gabeira, comunista sempre comunista, querem colocar Lula e Bolsonaro no mesmo saco, assim como Doria. Lula é um demagogo traidor e corrupto, e Bolsonaro pelo que sei é um patriota e honesto. Não se pode colocar esses dois personagens na mesma linha da história política jamais.
    Meu voto será de Dória, mas se ele insistir nesse fabianismo, meu voto será para Bolsonaro.

  24. Este estado miserável que a política chegou, vocês Antagonista foram arquitetos e construtores – agora que o inferno se advinha no horizonte – querem tirar o corpo fora – HIPOCRISIA é pouco!!!

  25. Apoio um Patriota para Presidente! Chega de socialismo, o Gabeira também em parte é responsável por tudo o que está ocorrendo hoje, precisamos de um homem FORTE para arrumar a casa, o Brasil está destruído!

  26. O Gabera evoluiu com o tempo. Por que Chico Buarque, Caetano Veloso e outros artistas, não. O povo não sabe ate hoje o que causa um resfriado, pode perguntar pra sua empregada. Como esperar que eles tenham alguma consciência na hora de votar. Socialismo, comunismo, capitalismo, ditadura. Eles só vão até as urnas. A informação vem do vizinho é um cego guiando o outro. Eles são maioria, os artistas podiam ajudar. Se não, eles sempre vão ganhar. Vai demorar muito pra gente civilizar. Acho melhor, quem pode, mandar seus filhos pra fora.

    1. .
      Na mosca, Marcelo!!!

      E os que estudam a distância (há milhares de PhDs por aí) ficam distantes do APRENDER.

      Só sabem do que sai no buquifeici sobre “celebridades” e funkeiros.
      .

  27. Sr. Gabeira, respeito muito v.ex. mas considerar que a candidatura de Bolsonaro é a volta da ditadura militar é muita escrotidão de sua análise. Primeiro que ele será eleito e não imposto. Segundo, o Bolsonaro por ser militar não quer dizer que vai transformar o Brasil em um quartel (até que estávamos precisando de mais disciplina e respeito) e que o presidente pode tudo, inclusive transformar nossa democracia em uma ditadura militar. Deixe de ser canalha como a maioria da imprensa brasileira.

    1. Muito bem!!.. Aurélio.. esses caras estão desesperados porque Bolsonaro não é do sistema… Acredito que o italiano está desesperado porque Bolsonaro tem chance real de ser presidente… Esse cidadão ( italiano) é torcedor do Democrata (americano) por aí você tira o desespero!..

    2. Larga de ser burro, cara! Muitas ditaduras que vigoram no mundo, como na Venezuela, Rússia, vem depois de eleições democráticas! O que esses caras andam lendo?

  28. Quem vai levar a sério o q esse IDIOTA lesado pensa???Foi um vagabundo terrorista,amava o assassino Fidel,elegeu o analfa ladrão LULA e era do PT até outro dia!!!O CARA É UMA ANTA LESADA!!!!!!!Adora um socialismo(para os outros, claro)Ele se seus filhotes curtem muito é uma mordomia!!!!!

    1. Vc q não conhece ,meu fio!!!Enquanto esse babaca estava brincando de guerrilheirinho de araque e defendendo marginal eu estudava!!!!Vc deve ser da geração toddynho,da geração mimimi facilmente engambelada por essas antas q ressurgem da escória achando q todo mundo tem memória de ameba!!!!!!Esse sujeitinho não mudou nada,continua com o mesmo raciocínio de qdo era um idiota de 20 anos!!!Esse covarde NUNCA deu nomes aos bois,só de uns 3 anos pra cá!!!

  29. Finalmente alguém com sanidade mental, o Bolsonaro não parece ter mais neurônios do que a Dilma…ainda que seja honesto…ignorância leva ao autoritarismo. O O PT nos tirou até o bom senso…

  30. Opinião de terrorrista sobre os que combateram o terrorrismo sempre será uma versão da “Comissão Nacional da Verdade”.
    Etchegoyen não gosta do Gabeira, da Dilma e do dedo duro Lula.

  31. É compreensível o Gabeira não gostar dos militares. Ele era da turma da DilmAnta, adorava pegar num cano longo. Quem pagava passagens aéreas com dinheiro público para a filhinha ir surfar deveria ficar calado.

  32. Infelizmente, esses 32 anos de governos civis transformaram o país numa bagunça, desordem e insegurança é a única solução deverá ser algo impactante! Só a violência irá gerar a total compreensão!

    1. Concordo, não há comparação. Se Bolsonaro fosse ladrão já teriam tirado o mandato dele e jogado ele na prisão. A esquerdocanalha domina o país com a mais suja ditadura, teria encontrado pretexto justo para acabar com ele!

  33. O grande “truque” dos COMUNISTAS agora, é aproximar o nome do Bolsonaro ao do Lula, tentando que você, eleitor sério, acredite que eles têm algo em comum. MENTIRA!
    É um truque velho da esquerda. Não seja idiota! Este é apenas mais um dos subterfúgios sujos que os comunistas sempre usam.
    “Não existe este negócio de ex-fruta; ex-comunista…”
    Gabeira…Gabeira! A “frutinha” da sunguinha de crochet prova que o adágio popular é verdadeiro. Bons tempos aqueles, não é tia-véia?

  34. Uma ótima reflexão, só peca por comparar uma possível ascensão de Bolsonaro a presidência
    ao regime militar instituído em 1964 para impedir a implantação de uma ditadura comunista
    no país, que era uma ameça real, como hoje o lulo-petismo o é.

  35. A tara por fardados está cada dia mais arrefecendo e o absurdo da volta de uma ditadura, embora encante a muitos dos mais perdidos, é uma possibilidade cada dia mais distante. Bolsonaro precisa abrir a boca para que as pessoas entendam que ele é a volta aos anos 30. E Lula é um Lula.

  36. Bolsonaro não é uma ameaça à democracia, ele é uma ameaça (e das grandes) à economia. Enquanto ele continuar com seu discurso populista de expulsar os chineses daqui, o mercado não irá aceitá-lo. E sabemos que quem manda na estabilidade de um país é o mercado financeiro.

    1. Você esta equivocado, ou na sua casa é assim ? Do crédito é contratado o trabalho que gera a renda.
      A ordem é essa. Qual é o crédito dessas quadrilhas que ocupam a administração pública ? Qual investidor ,seja nacional ou estrangeiro investe neste mercado ?

    1. .
      Só vejo como opção algum “menino” do Rio, funkeiro.
      … Anitta quatro patas – na falta de uma Angela Merkel – é nossa solução.
      ..

    2. Copiadores dorianas, globistas, temeristas, tucanos, petistas, esquerdistas, e isentões em geral não terão paz com eleitores de Bolsonaro, aqui nos comentários, enquanto adotarem essa tática rasteira e fraca de copiar comentários e trollar com eles, hehehe. Segue o jogo…

  37. Política nesse país virou feudo familiar, negócios de familia, não respeitam o país, nem a sociedade, e nem seguem as regras. Carmem Lucia a juiza fajuta deu o veridicto criminoso – políticos podem delinquir e só eles podem julgar a s imesmos. Ela e seus comparsas destruiram o STF e levará o Brasil a uma Intervenção gostem ou não os Gabeiras, é necessário o remédio e não era isso que a sociedade brasileira queria, mas entende que é crucialmente inadiável! Os que sairam às ruas pelas Diretas Já vão sair às Ruas pela Intervenção como única forma de devolver o país aos brasileiros. Bravo bravas FFAA!

  38. O Brasil tem o Temer agora, algo mudou? Dilma Roussef foi afastada com todas as regalias de herós depois de destruir o Brasil. No Brail de hoje sai um bandido e entra outro no Planalto. Bolsonaro é uma incógnita, mas pelo menos não provou que não presta, portanto fazer julgamentos prematuros não servem a razão. O que o Brasil de hoje sente na pele é que os militares entregaram o poder às pessoas mais mal intencionadas, criminosas, aautoritárias, mentirosas que se poderia imaginar. mas eles entregaram como prometeram e a corja do Foro de SPaulo, com reumatismo, cabelos brancos não querem entregar, porisso inventaram ardis aos milhares, Foro, Urnas eletronicas, etc.

  39. .
    Não vejo Jair Bolsonaro como ameaça à nossa “democracia”.

    Pode até assustar o Estado de Coisas, como fez Collor no início. Neste caso, tudo continuou como estava.
    … Talvez o JB mude algumas coisas. Talvez.
    … Mas nada de exceção.

  40. Vocês só fazem matéria para f… a gente. Não quer saber se é competente, se não é. Só quer saber se é parente. Se é parente, é f.d.p. E esculacha o nome do parlamentar (…) Pode escrever isso aí”, afirmou em entrevista gravada Jair Bolsonaro (PP-RJ), que emprega familiares da mulher.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0503200702.htm

    “Pode escrever isso aí”, afirmou em entrevista gravada Jair Bolsonaro (PP-RJ), que emprega familiares da mulher

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0503200702.htm

  41. O Bolsonaro não devia ser visto como militar. Não o é há muitos anos. Tem mais anos na politica como paisano, que seu passado militar como capitão. Aliás um, no máximo , razoável militar. Deverá ser analisado pela atuação parlamentar, que ao que parece também não passa de razoável. Nenhum projeto significativo salvo o voto impresso. Então, realmente temos muito a nos preocupar com o que se está sendo oferecido.

  42. Prezado Gabeira, você tem razão mas vai preso assim mesmo. Como dizia meu bom e falecido avô.
    Meu voto será para Bolsonaro e terei dúvidas só se Doria também estiver no páreo , o que não acredito porque meu feeling diz que êle irá cumprir a prefeiturança até o final.

  43. Sempre que leio esse nome, gabeira, me vem à mente aquela figura estranha, trajando uma espécie de monoquini verde, que cobria apenas a genitália. Por sinal, o Google Imagens retirou aquela foto da página. Quanto ao mérito, mil vezes o Regime Militar a esta cleptocracia que o “O que é isso companheiro?”, ajudou a implantar. Só os 60.000 assassinatos anuais bastam para condená-la.

  44. Mas só um idiota pra pensar assim. Comparar um regime que salvou o país do comunismo, e o elevou de 49.a para 8.a potência mundial em 20 anos, com a desgraça comunista que destrói um país vizinho!

  45. Apesar de Fernando Gabeira ter se afastado um pouco do comunismo, o relativismo moral e ético é patente. O cara realmente está comparando a “ditabranda” com a situação da Venezuela? Eleição do Crivella no Rio com as Cruzadas, Inquisição e perseguição religiosa? Tenha a santa paciência… Enquanto continuarmos a tratar a esquerda como jovens românticos idealistas e não como potenciais destruidores da sociedade, vamos continuar elegendo Lulas, Dilmas, Haddads, etc.

    1. Gostei do seu ponto de vista. Da minha parte, entre Lula e Bolsonaro, vou de Bolsonaro (se o Dória não participar).

  46. Análise cheia de vigarice.
    Bolsonaro não prega uma ditadura militar, ele apenas enaltece o que de bom foi feito no período, ou não teve nada bom ?
    Gabeira apenas tenta, com ares de pensador, desqualificar Bolsonaro, carimbando ele com o que ele não é.

  47. Deste vez Gabeira pisou na bola:
    1- A estrada para a Venezuela foi pavimentada há muito tempo, com o Foro de São Paulo.
    2- A eleição democrática de Bolsonaro não representará uma ditadura militar, pois ele vai governar limitado pelo Legislativo e Judiciário.
    3- Bolsonaro parece ser o único candidato suficientemente corajoso para detonar a ponte para a Venezuela.

  48. Dizer que o lula ladrão esquerdista não é autoritario é pura desonestidade. Fazem comparação com a pecha que querem imprimir no outro candidato. Porque a comparação não é feita com a honestidade dos candidatos. O Lula ladrão deveria estar na prisão e não estar sendo incensado pela midia

  49. “Nostalgia do governo militar” é forçoso demais, Gabeira! Precisamos de decencia neste país, coisa que você e seus “companheiros” jogaram no lixo. Contudo, temos de admitir: para corrupção extrema medidas extremas. O Brasil ainda vai sofrer muito, mas chegaremos em um porto seguro após as devidas rupturas institucionais.

  50. Por que associar o BOLSONARO à ditadura militar?
    .
    Ele não defende nenhum NOVO golpe militar.
    .
    Ele está colocando-se DEMOCRATICAMENTE como opção, alternativa a favor da ORDEM, SERIEDADE contra a bagunça que temos aí.
    .
    Não descarto votar no BOLSONARO.
    .
    Aliás, certamente votarei no BOLSONARO, se do outro lado estiver a esquerda (digo, a do BOLSO esquerdo) em qualquer de suas cores: vermelho do pt, vermelho sangue seco pdt do ciro PINEL, psol, pco, pstu…, verde-rosa da rede, psb, psdb…. ou verde-dólar do pmdb, pp, psd, pr…

  51. Gabeira participou da luta armada (guerrilha) para a implantação do regime Cubano no Brasil, esteve com FHC e queimaram muita “erva” juntos, ele conhece a esquerda, até porque luta por ela, mas reconhece o desastre “petista” representado por Lula que ele mesmo apoiou, mas tem “ranso ” contra os militares que não permitiram que o comunismo viesse para cá nos anos 60, mas ele se esquece que o PT que ele apoiou em 2002 destruiu o Brasil, e que agora precisamos de um homem para corrigir as cagadas que os amiguinhos esquerdistas do Sr. Gabeira fizeram neste país. Jair Bolsonaro vem pela porta da frente, emergirá vitorioso das urnas para limpar a “merdia” que os bêbados e maconheiros das esquerdas deixaram no nosso país como sequela de seus desgovernos! Mas a pergunta a Gabeira será se ele voltaria com os “companheiros” para a guerrilha de novo????

  52. Por que associar o BOLSONARO à ditadura militar?
    .
    Ele não defende nenhum NOVO golpe militar.
    .
    Ele está colocando-se DEMOCRATICAMENTE como opção, alternativa a favor da ORDEM, SERIEDADE contra a bagunça que temos aí.
    .
    Não descarto votar no BOLSONARO.
    .
    Aliás, certamente votarei no BOLSONARO, se do outro lado estiver a esquerda (digo, a do BOLSO esquerdo) em qualquer de suas cores: vermelho do pt, vermelho sangue seco psol, pco, pstu…, verde-rosa da rede, psb, psdb…. ou verde-dólar do pmdb, pp, psd, pr…

    1. Menos Sr.Carnalula. Lembre-se que na Venezuela,o Hugo Chaves venceu democraticamente as eleições e,o resultado dessa tal democracia, esta aí,pra quem quiser ver.

  53. Bolsonaro é um maluco e, por vezes, repulsivo. Porém ao contrário de Lula ele não é um bandido. Além disso, quem sabe com Bolsonaro a política brasileira vai um pouco mais para a direita, pelo menos para dar uma equilibrada. Bolsonaro é uma escolha ruim, mas é 1000x melhor do que Lula. Lula tem que ser impedido de governar de novo, custe o que custar.

    1. Maluco e repulsivo é o pessoal do PT e PSOL que defendem ditadura assasssina de todos que pensam diferente deles, pedofilia e drogas. Você não evoluiu o suficiente pra discernir o que é realmente ser maluco e repulsivo.

    2. Comunismo acabou faz tempo. Desde que sentiram o cheiro do dinheiro. São eles mais apegados às benesses do capitalismo que qualquer um.

  54. A política de Bolsonaro não é militar. É voltada para a correção. Possui suas dificuldades, porém a pecha de defender o militarismo é pura bobagem, com clara intenção de tirar sua força.
    Para Gabeira então o ideal é a política dos conchavos, do compadrio, do coronelismo, mais do mesmo. Pois até agora nada de novo surgiu.
    Huck, dória e similares são mais do mesmo. A podridão de sempre.
    Eventual excesso do Bolsonaro poderá ser questionado no judiciário.
    O que não pode é elegermos gente alinhada com corruptos, com a corrupção. Gente alinhada com aécio, temer, gilmar mendes, lula, dilma. Gente alinhada com a imprensa imparcial. No momento só há Bolsonaro, felizmente ou não.

  55. Esse sr. (a), era uma pessoa sem gênero definido e defensor do comunismo até que o espelho quebrou. O nível de valores sempre foi muito baixo.
    Aí, encontrou guarida na Globo, que é um antro de pessoas sem Gênero definido também, e aquietou a periquita.
    Porém a mudança é só externa. Ficou velho. Mas por dentro continua o Comunista sem Gênero que apoia gente sem caráter que roubou e destruiu o Brasil.
    Esse “sr(a)” deve continuar fazendo programas de paisagens e lugares inspirados para a Globo e ficar curtindo a velhice sem Gênero dele.
    Aguardamos os Generais, que têm culhões, para acabar com a farra dos recursos do Brasil.

    1. Resumindo : você vota no PT e PMDB mesmo sabendo que são corruptos. E vota no PSDB mesmo sabendo que o partido defende a quadrilha do PMDB e Aécio. É por causa de pensamentos assim vazios que o país não vai pra frente.

    2. Eduardo Campos, já morreu.
      Não voto em nenhum canalha desonesto que destruiu este país, (você era um deles.)
      Aguardo ansiosamente a Intervenção das Forças Armadas para colocar esses bandidos todos na cadeia e começarmos um novo país! Se é que será possível, diante da demora dos Generais!

    3. Eduardo Campos é meu nome verdadeiro. Não existe nenhuma apologia ao candidato que morreu e que honestamente não conheci politicamente. Apenas utilizei meu próprio nome…

  56. Pois eu vou fugir de partidos corruptos como o PT, PMDB e PSDB de Aécio . Também estou de olho no DEM. Vou fazer campanha por candidatos e partidos não enbolvidos na quadrilha de corrupção instaurada no país. Se tiver que ser Bolsonaro, que assim o seja. Na época do governo militar, as escolas públicas eram excelentes e a segurança também. Não havia tantas reclamações do sistema de saúde e se você não fosse um pilantra, ninguém te incomodava.

  57. Não adianta querer comparar Bolsonaro a ditadura. Não cola Gabeira. Bolsonaro terá meu apoio. Minha Família também votará em Bolsonaro. Meus vizinhos também votará em Bolsonaro…
    Estamos fartos da roubalheira que assola nosso Rio de Janeiro. Cabral acabou com a nossa cidade maravilhosa. Adeus ORCRIM!
    Nós amamos Bolsonaro!

  58. Gabeira participou da luta armada (guerrilha) para a implantação do regime Cubano no Brasil, esteve com FHC e queimaram muita “erva” juntos, ele conhece a esquerda, até porque luta por ela, mas reconhece o desastre “petista” representado por Lula que ele mesmo apoiou, mas tem “ranso ” contra os militares que não permitiram que o comunismo viesse para cá nos anos 60, mas ele se esquece que o PT que ele apoiou em 2002 destruiu o Brasil, e que agora precisamos de um homem para corrigir as cagadas que os amiguinhos esquerdistas do Sr. Gabeira fizeram neste país. Jair Bolsonaro vem pela porta da frente, emergirá vitorioso das urnas para limpar a “merdia” que os bêbados e maconheiros das esquerdas deixaram no nosso país como sequela de seus desgovernos! Mas a pergunta a Gabeira será se ele voltaria com os “companheiros” para a guerrilha de novo?

  59. Fernando Gabeira é um picareta intelectual… autoritário é o Lula e toda a corja de esquerdistas que ele sempre apoiou… que já falam descaradamente em tomar o mesmo rumo da Venezuela.
    Goste ou não do Bolsonaro, chsma-lo de autoritário é atitude vigsrista.

    É em tempo: as chamadas de O Antagonista estão parecidas com as chamadas da FSP e do O Globo..

  60. O Bolsonaro não é corrupto e não tem nenhum “costa quente”. Defende a família, o cidadão, a educação e os princípios religiosos cristãos.
    Quanto a defender ditadura militar, isso é usado para tentar desqualificá-lo, pois não há nada além disso que possa pesar contra ele.
    Se ele defende o período dos militares no poder, eu posso dizer que cresci durante a ditadura militar e com certeza foi o melhor momento do Brasil, apesar de alguns erros cometidos, como por exemplo não ter eliminado qualquer chance da esquerda voltar.
    É impossível um esquerdista convencer ou influenciar quem tem conhecimento.

  61. Lula todos conhecem. É um bandido sem vergonha, ladrão.
    Bolsonara é um golpista, autoritário e truculento. Defende “fuzilamentos”, “tortura” e “fechar o Congresso”.
    São dois vermes repulsivos.
    Confira as declarações de Bolsonaro, o boçal:
    https://youtu.be/-fMdCwlwg8E

    1. Sai pra lá mortadela! Pensa que nos engana? Bolsonaro será nosso Presidente!
      Chega de corruptos. Queremos todos os corruptos na cadeia…

    2. O Exemplo não é o melhor, é o único, fora isso é hipocrisia, é o faça o que digo mas não o que eu faço.
      Esse discursinho da esquerda que quer deixar tudo do jeito que esta é deplorável.

  62. Ora ora, mais um senhor à favor do CENTRÃO! A canalhice é tão grande que ele associa Bolsonaro com a Ditadura militar. Mais um bolha que não raciocina. Compara realmente um regime ditatorial com um verdadeiro ditador (LULA) e aproveita o seu raciocínio torpe e puxa o gancho pra colocar Bolsonaro no mesmo patamar de Lula. Um completo IMBECIL!!!

    1. Normal, a grande imprensa e os institutos de pesquisas puxam o Molusco para próximo de Bolsonaro na esperança de pegar uma carona, mas o Molusco vai é para Curitiba. E Bolsonaro continua sua ascensão.

  63. Resquícios mentais da época que o Gabeira era um Jean Wyllys comunistão do PV (Partico Ecochato Comunista Verde)???

    O Gabeira sempre foi comunista. Em uma cérta época parece que resolveu tentar enganar todo mundo e dizer que agora era “de centro”. Sei, tô vendo. É mais um embromão socialista fabiano que vive em cima do muro. Esse é o legítimo texto-PSDB que fala, fala, e não resolve nada, não leva a nenhuma saída ou conclusão lógica e só serve pra “amolecer” as pessoas, tentando maleabilizar o voto.

    VOLTA A LAMBER UM MASTRO, GABEIRA, COMO VOCÊ SEMPRE GOSTOU.

    BOLSONARO É A ÚNICA SOLUÇÃO PRA TIRAR O BRASILEIRO DA MALDITA LETARGIA COMUNISTA E BOTAR ESSA M PRA FUNCIONAR DE VEZ.

    GABEIRA É MAIS UM DESSA IMPRENSA DE ESQUERDINHAS E BUNDAMOLES QUE GOSTA DE OUVIR UM REGGAE NA PRAIA DO LEBLON AO INVÉS DE ESTUDAR ALGO QUE PRESTE E TRABALHAR PRO PAÍS EVOLUIR. LAMBEDOR DE CANA!!!!!!!.

  64. O Brasil precisa de um Regime autoritário honesto urgente, porque o te está aí é um Regime Autoritário Corrupto, que legisla e governa somente para seus criminosos!
    Esses que defendem a pseudo-democracia ou são bandidos corruptos ou esquerdopatas que pensam em voltar ao poder para se locupletarem novamente do suor do trabalhador verdadeiro.
    O Brasil precisa urgente de um banho de autoridade com honestidade, seja com Bolsonaro ou com Intervenção militar.
    Os criminosos que nos governam lançaram mais de 5 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza, e eles e os defensores dessa cleptodemocracia estão todos riquíssimos!

  65. As opções do Gabeira : Marina Silva? Ciro Gomes? Dória? Hulk? Geraldo Alckmin?
    Deixa de conversa mole, Gabeira! Bolsonaro é nossa melhor opção, sim! A Lava Jato nos mostrou toda a sujeira dos políticos atuais. De Aécio Neves a Zé Dirceu. Bolsonaro Presidente! O Brasil ainda tem Esperança… Fora ORCRIM!!

  66. Entre as duas OPÇÕES do Gabeira fico com o BOLSONARO.
    Merecemos um país melhor, com menos populismo e menos BANDIDOS.
    Nós não aguentaremos outro DESGOVERNO esquerdista.

  67. O que acontece no Brasil hoje deve merecer boas gargalhadas no Olimpo. Os que elegeram o intruso querem que ele desocupe a cadeira. E o PSDB, derrotado nas duas eleições vencidas por Dilma e Temer, faz parte do governo que não queria, na esperança de que este cumpra o programa que seus sabichões da economia imaginam. O objetivo é justo. Afinal, depois da própria reeleição, Lula jogou no lixo da História as práticas de sensatez que mantiveram a herança bendita de Fernando Henrique, adotadas por ele no primeiro mandato. E aí arruinou o País assaltando a pobre República.
    .
    Quem tem consciência dos escassos dotes morais de Lula e das óbvias deficiências de inteligência e caráter de sua sucessora sabe muito bem que não há solução para a completa ablação dos caraminguás das contas públicas sem as reformas. A reforma trabalhista foi uma grande conquista e algo precisa ser feito de forma radical e urgente para evitar que o déficit da Previdência – negado por um bando de ilusionistas de boteco pé-sujo – cause o apodrecimento total do orçamento público.

  68. A exclusão da segunda é o melhor e o mais rápido caminho para a segunda, com as instituições corrompidas, uma protegendo a outra, e não vai ser a opinião de um comunista, não existe ex-comumista, que vai ser ouvida. A única solução é intervir em todas, excluindo para sempre todos até 5a. geração, o Bonifácio de Andrada está aí desde o império, principalmente das instâncias superiores da justiça, a nomeada não se sabe a troco de que, nas dá para imaginar, e todos dos órgãos de controle e de “proteção” ao consumidor e acabar com as nomeações para cargos de confiança.
    P.S. excluir Bolsonaro e família, inclusive.

    1. A palavra xucro está certa ,seu xucro. Vai procurar um dicionário, seu xucro. Xucro nasceu para dar patada mesmo.

  69. Gabeira está colocando seus ressentimentos pessoais como sendo os mesmos do país. A nação não é Gabeira e Gabeira não é a nação. Se ele foi alvo de ação do regime, é preciso que ele entenda que investiu contra a ordem estabelecida. Eu também vivi essa época e embora entenda que o regime militar não é o ideal, tenho certeza, absoluta, que é infinitamente foi melhor do que a tal “democracia” implantada no país nos últimos quinze anos.

  70. Ora ora, mais um senhor à favor do CENTRÃO! A canalhice é tão grande que ele associa Bolsonaro com a Ditadura militar. Mais um bolha que não raciocina. Compara realmente um regime ditatorial com um verdadeiro ditador (LULA) e aproveita o seu raciocínio torpe e puxa o gancho pra colocar Bolsonaro no mesmo patamar de Lula. Um completo IMBECIL.

  71. Lula e Bolsonaro são gurus do atraso, da ignorância e da burrice. Estão à altura da estupidez dos devotos das suas seitas, todos fanáticos, idiotizados. De fato, os extremos se igualam.

    1. Esse energúmeno defende a tortura, mais especificamente o “pau de arara” como “método de investigação”. O vídeo com a entrevista onde ele diz e repete essa estupidez está no youtube, pra quem quiser conferir. Mais autoritário – e burro! -, impossível.

    2. Bolsonaro falou até que iria “dar golpe” e “fechar o Congresso”, se fosse presidente da República Duvida? Confira: https://youtu.be/-fMdCwlwg8E

    3. Trump quer a pena de morte para o terrorista covarde. A turma da esquerda só falta exigir o estatuto do descaminhonamento. Os governantes devem respeitar as instituições em primeiro lugar nada de subversivos por aí

  72. Notem que para falar de Bolsonaro e o heptaréu, falam sobre autoritarismo. Por que não comparam sobre corrupção da Orcrim canhota? Isto aí é a tal, corrupção da inteligência

  73. Anttas com o Cagganeira não dá pra levar a sério : Sobre Lula , ele reproduz exatamente o que o molusco vem dizendo para seus militontos nas caravanas do desespero. Agora sobre Bolsonaro, não mencionou uma proposta do candidato, apenas mostrou como será a guerra da desinformação em relação aquele que tem a solução definitiva para este bordel Brasil. É melhor Jair se acostumando jornalistas canalhas pois suas vozes não ecoam mais.

  74. O preconceito é latente nestes filósofos da era BBB . Nestes mais de 30 anos de eleições livres , os eleitos só olharam o umbigo . Agora na era digital , com o Whatsapp e Facebook , onde a velha mídia corcomida de interesses escusos , perdeu o status Grande Irmão , aparece um novo e genuíno líder , os antigos filósofos que nada fizeram , e que precisam escrever algo para preencher a mídia corcomida , atacam o novo líder , simplesmente porque ele não nasceu do establisment . Viva Bolsonaro , que tenha vida longa , precisamos de você.

  75. O Gabeira é prisioneiro da pior máquina do tempo que pode existir. Ainda trabalha como o binarismo dos opostos entre ditaduras de direita esquerda, tentando ilustrar seu pensamento mofado comparando a Venezuela e o período Militar do Brasil. O velho jornalista e político aposentado cai na armadilha do amadorismo histórico, que é comparar contextos distintos como se fossem da mesma natureza. Não é preciso nem dizer pra o Gabeira que o risco de autoritarismo co o PT ou Lula, nos moldes que ele tenta induzir a crer, é zero. O golpe contra a Dilma é a maior prova disso.

  76. A maior potência do mundo foi forjada por presidentes militares. Lá, ao que parece, se militar é diferencial, aqui os civis geraram esse abismo institucional, mas dizem ser a solução, muito embora a história mostre o contrário.

    1º – George Washington – Coronel
    4º – James Madison, Jr – Coronel
    5º – James Monroe – Major/Coronel
    7º – John Quincy Adams – Major-General
    9º – William Henry Harrison – Major-General
    10º – John Tyler – Capitão
    12º – Zachary Taylor – Major-General
    13º – Millard Fillmore – Major
    14º – Franklin Pierce – General de Brigada
    17º – Andrew Johnson – General de Brigada
    18º – Ulysses S. Grant – General de Exército
    19º – Rutherford Birchard – General de Brigada
    20º – James A. Garfield – Major-General
    21º – Chester Alan – General de Brigada
    23º – Benjamin Harrison – General de Brigada
    25º – William McKinley – Major
    26º – Theodore Roosevelt – Coronel
    33º – Harry S. Truman – Major
    34º – Eisenhower – General
    35º – Kennedy – Tenente
    36º – Lyndon Johnson – Comandante da Marinha
    37º – Richard Nixon – Comandante da Marinha
    38º – Gerald Ford – Tenente Comandante
    39º – Jimmy Carter – Tenente
    40º – Ronald Reagan – Capitão
    41º – George Bush – Tenente
    43º – George W. Bush – Pr

  77. por qué no te callas, Gabeira?
    quem ameaça o Brasil é o comunismo
    mas pode chamar de PT ou socialismo bolivariano
    os militares, começando pela PM e pela PF, são a nossa última barreira contra a barbárie comunista

  78. Queremos Bolsonaro sim!!! Não porque representa as mentiras que estão dizendo, mas porque representa a integridade e a honestidade. Quer o que esse carinha ridículo que desfilava na praia quase pelado? Manter a mesma gente fraca de sempre, pessoas que mudam de opinião como muda o vento de lado? O Brasil precisa de ORDEM, o PROGRESSO vem ao natural.

  79. Resquícios mentais da época que o Gabeira era um Jean Wyllys comunistão do PV (Partico Ecochato Comunista Verde)???

    O Gabeira sempre foi comunista. Em uma cérta época parece que resolveu tentar enganar todo mundo e dizer que agora era “de centro”. Sei, tô vendo. É mais um embromão socialista fabiano que vive em cima do muro. Esse é o legítimo texto-PSDB que fala, fala, e não resolve nada, não leva a nenhuma saída ou conclusão lógica e só serve pra “amolecer” as pessoas, tentando maleabilizar o voto.

    VOLTA A LAMBER UM MASTRO, GABEIRA, COMO VOCÊ SEMPRE GOSTOU. TANGUINHA DE CROCHÊ, ESQUERDINHA CAVIAR.

    BOLSONARO É A ÚNICA SOLUÇÃO PRA TIRAR O BRASILEIRO DA MALDITA LETARGIA COMUNISTA E BOTAR ESSA M PRA FUNCIONAR DE VEZ.

    GABEIRA É MAIS UM DESSA IMPRENSA DE ESQUERDINHAS E BUNDAMOLES QUE GOSTA DE OUVIR UM REGGAE NA PRAIA DO LEBLON AO INVÉS DE ESTUDAR ALGO QUE PRESTE E TRABALHAR PRO PAÍS EVOLUIR. LAMBEDOR DE CANA!!!

  80. Gabeira está errado. O Brasil já deveria estar evitando a armadilha de dar ouvidos a pessoas que buscaram no terrorismo e no crime o sucesso de um governo totalitário e, depois de derrotados, passaram a dizer que não existe essa coisa de dois lados.
    Peça desculpas, Gabeira, e depois se cale.

  81. Ajudando os ANTAS a divulgar a agenda EUA, segue abaixo uma matéria para análise de todos os seguidores desse site. Fica a critério de cada um sua análise, e a real conclusões.

    Fonte: Consortiumnews
    “”How America Spreads Global Chaos””
    “”Como os Estados Unidos espalham o caos global””

    https://consortiumnews.com/2017/10/30/how-america-spreads-global-chaos/

    https://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=https%3A%2F%2Fconsortiumnews.com%2F2017%2F10%2F30%2Fhow-america-spreads-global-chaos%2F&edit-text=&act=url

    1. Não sou homossexual. Pelo contrário, adoro mulher. Mas, quando você chama Gabeira de boiolão, para defender Bolsonaro, está sendo homofóbico. O que aliás é bem a cara dos seguidores de Bolsonaro. Chega de ódio. Vamos cultivar o entendimento. O mundo já tem violência demais. Por essas e outras, Bolsonaro é sinônimo de retrocesso. O Brasil merece ordem, progresso e paz

  82. Resquícios mentais da época que o Gabeira era um Jean Wyllys comunistão do PV (Partico Ecochato Comunista Verde)???

    O Gabeira sempre foi comunista. Em uma cérta época parece que resolveu tentar enganar todo mundo e dizer que agora era “de centro”. Sei, tô vendo. É mais um embromão socialista fabiano que vive em cima do muro. Esse é o legítimo texto-PSDB que fala, fala, e não resolve nada, não leva a nenhuma saída ou conclusão lógica e só serve pra “amolecer” as pessoas, tentando maleabilizar o voto.

    VOLTA A LAMBER UM MASTRO, GABEIRA, COMO VOCÊ SEMPRE GOSTOU.

    BOLSONARO É A ÚNICA SOLUÇÃO PRA TIRAR O BRASILEIRO DA MALDITA LETARGIA COMUNISTA E BOTAR ESSA M PRA FUNCIONAR DE VEZ.

    GABEIRA É MAIS UM DESSA IMPRENSA DE ESQUERDINHAS E BUNDAMOLES QUE GOSTA DE OUVIR UM REGGAE NA PRAIA DO LEBLON AO INVÉS DE ESTUDAR ALGO QUE PRESTE E TRABALHAR PRO PAÍS EVOLUIR. LAMBEDOR DE CANA!!!

    1. Como tu és pequeno em seus comentários.
      Podes ser comparado ao mimiografo lembra? Pois é, são como seus conceitos. Ultrapassados.

  83. UMA VEZ B A I T O L A COMUNISTA….
    PRA SEMPRE B A I T O L A COMUNISTA….
    .
    O QUE A B I B A DA SUNGUINHA DE CROCHÊ QUER , É QUE ESTABLISHMENT CONTINUE NO PODER !!!
    .
    VAI SENTAR NUM CASSETETE MILITAR QUE VOCE GOSTA !!

  84. Resquícios mentais da época que o Gabeira era um Jean Wyllys comunistão do PV (Partico Ecochato Comunista Verde)???

    O Gabeira sempre foi comunista. Em uma cérta época parece que resolveu tentar enganar todo mundo e dizer que agora era “de centro”. Sei, tô vendo. É mais um embromão socialista fabiano que vive em cima do muro. Esse é o legítimo texto-PSDB que fala, fala, e não resolve nada, não leva a nenhuma saída ou conclusão lógica e só serve pra “amolecer” as pessoas, tentando maleabilizar o voto.

    VOLTA A CHUPAR UM MASTRO, GABEIRA.

    BOLSONARO É A ÚNICA SOLUÇÃO PRA TIRAR O BRASILEIRO DA MALDITA LETARGIA COMUNISTA E BOTAR ESSA M PRA FUNCIONAR DE VEZ.

  85. Sujeito idiota…
    Foi terrorista durante o regime militar e agora posa de democrata.

    Idiotas que não entenderam até hoje o que significa a ascensão de Bolsonaro. A sua empáfia, e de demais colegas de imprensa que se acham deuses iluminados de sabedoria superior, é uma das razões do crescimento de Bolsonaro… Mas irão ignorar isso sempre…

    Ainda bem que ninguém o conhece e sua opinião é insignificante.

    1. Ainda nessa cara? Ninguém o conhece? kkkkkkkkkkk sou anti.esquerda desde sempre, mas Gabeira está a frente de seu tempo.

  86. O Gabeira se tornou um jornalista isento, como tal enxerga a política como ela é, um grande pensador. Ainda leio comentários, dizendo: ” comunista” “subversivo” “esquerdista” etc… até com Jean Willys o comparam. Dá pena dessa gente, encalhada nas idéias dos anos 60/70/80. DESAPEGA!

  87. SÃO OS PARTIDOS!
    ELES É QUE ESCOLHEM QUEM PODE OU NÃO SE CANDIDATAR
    E ATÉ COMBINAM ENTRE SI ACERCA DESSAS CANDIDATURAS.
    O ELEITOR É MERO INSTRUMENTO PARA VALIDAR O QUE ELES
    QUEREM. NA VERDADE, NOS IMPÕEM.
    AFINAL, É PRECISO FAZER DE CONTA QUE AINDA SOMOS UMA DEMOCRACIA.

  88. Resquícios mentais da época que o Gabeira era um Jean Wyllys comunistão do PV (Partico Ecochato Comunista Verde)???

    Esse aí é mais um que finge que deixou a esquerda, mas mentalmente está preso à ela.

  89. La vem ele desinformar. Bolsonaro nao instalaria um regime militar. e, mesmo qe o fizesse, seria infinitamente melhor do que cair nas maos de um sociopata perigosissimo como Lula, comprometido com o mundo inteiro, desde o Vaticano (Teologia da Libertacao) ate Coreia do Norte. edofilia, desmatamento, narcotrafico, trafico de humanos, tudo isto viria com Lula, alem da perda de todos nossos direitos. Entao, este falso intelectual, nao poderiater feito comparacao mais esdruxula. Mas, para quem foi companheiro de guerrilha de Dilma, nao se podeesperar grande coisa mesmo. A mim, Gabeira nao engana mais.

  90. Brasileiro, profissao: esperança. Essa gente nao se cansa de vislumbrar um futuro melhor mas que nunca chega. Nao é de graça que livros de auto-ajuda fazem um sucesso retumbante nessepaiz.

  91. Repito o que postei no post sobre a certeza de Molusco o meliante candidato: Como essa corja tem certeza da impunidade!! Esse sistema carcomido, corrupto, vai destruir o país! Não adianta mudar de presidente, nem Cristo conseguiria nos tirar desse atoleiro de atraso e corrupção com o sistema político que está aí! Com esse modelo, com esses legislativo e judiciário viciados não conseguiremos mudar nada! Temos que investir em políticos dispostos a virar o jogo, que não estejam comprometidos com o status quo e principalmente que não sejam covardes!! Um presidente não faz nada sozinho!!

    1. “Temos que investir”? Só se aparecer um bilionário de direita porque só bilionários investem e financiam grupos políticos.

  92. Apesar do tom rancoroso do Gabeira em relação ao Lula, nas entrelinhas, ele demonstrou mais de uma vez que a vitória do Lula é certa. A primeira deixa é quando ele diz que o o sistema político apodrecido nos empurra para isso e a segunda na constatação que ele faz de que uma corrente mais colada nos fatos pode até perder. De resto, resignado com a vitória de Lula em 2018, ele conclui com a esperança de que há uma chama que não pode se apagar e que um dia escaparemos da máquina do tempo. Será?

  93. O Brasileiro vai sempre ter que escolher entre o menos péssimo, vez que somente se candidatam a cargos eletivos gente desqualificada moral e tecnicamente. Um país não investe em educação será sempre refém de espertos que com gogó afiado enganam e engabelam milhões. Manter a juventude na ignorância é a tática para a gentallh@ se perpetuar no poder. E é o acontecendo nos últimos 40 anos. O resultado é esse aí que vivemos.

  94. Virgem Maria …

    Este blog jornal forum está ficando TÃO sem artigos de fundo, tão sem reflexão, que começa a dar preguiça e a parecer perda de tempo.

    Não fosse um bom clipping, nem dava pra chegar perto, Antagonistas. Vocês estão ficando MAÇANTES. Chatinhos. Sem perspectiva, profundidade. Reunião de Pauta preenche um pouco a função. Lido, está chatinho. FUI.