Um ministério para Serra

José Serra foi aconselhado a aceitar o ministério da Educação, mas continua no páreo para a Fazenda.

292 comentários

  1. e as ciclovias mais caras do mundo estão um “tantinho” apagadas, por que será? acho que a tinta não era tão boa quanto disseram…durou pouco, pra poder refazer e ganhar uns pixulecos pra disputar a eleição esse ano…

  2. Alguém vai ter coragem de correr de byke aí? Quanto será o seguro de vida de um atleta que transpassar por esse risco? E quem vai pagar por essa apólice? E o “Rei de Maricá” vai dizer o que agora?

  3. Acredito que o pára-brisas arrebentado do ônibus que passava na avenida Niemayer é também novidade: não quebrou com material saído da ciclovia, nem pessoa ou bicicleta arremessadas durante o evento; foi a arrebentação. Supondo que esta última nunca antes inviabilizou o tráfego no local, caso mantenha a intensidade observada em 21/abril último, mesmo que a ciclovia seja adequada, ninguém (nem ciclistas, nem veículos) irá circular na região. Conclusão: as características da arrebentação estão mudando, talvez devido a efeito estufa, aquecimento global e mudanças no nível dos mares e oceanos.

  4. Acabei de receber o seguinte:” Como é que o TIM MAIA não suporta uma ressaca “”!?So pode ser inveja da oposição .PORRETE NA OPOSIÇÃO !!!!

  5. Parece até um aviso do além!!! No mesmo dia em que a pira olímpica foi acesa, com toda pompa, acontece está tragédia causada por negligência. Somos mesmo a República da Banania!!! País atrasado e irresponsável!!! Diante disto, esta olimpíada promete um fiasco!!!!

  6. Ponte Rio-Niterói 17 horas atrás Enquanto isso a Ponte Rio-Niterói continua linda… Engenharia da época dos presidentes militares ! Rafael 13 horas atrás A estrutura de pedra ao lado é do tempo do Império. Isto somente é possível quando se faz obras pensando nas gerações futuras, quando a preocupação é somente corta a fita de inauguração sempre dar m**da.

  7. Quem olha a ciclovia de perto tem a certeza que não foi feita para durar. Difícil prever que fosse tão rápido e devido a uma onda. Fiquei impressionada com sua fragilidade. Sujeita à maresia, portanto ao intemperismo, também é perigosa a ponto de uma pessoa ser projetada mar aberto caso ocorra um acidente entre ciclistas. Que pena!!!

  8. Esse deve ser o padrão de todas as obras executadas no Rio, imaginem atletas olímpicos sendo vítimas desses desmandos…2016 ficará marcado na nossa história como o ano dos escândalos, todos eles graças a essa ORCRIM corrupta e assassina!!!

  9. A CULPA,FOI DO FHC OU DO AÉCIO. EDUARDO LADRÃO PAES SAFADO,AMIGO DO LULA LADRÃO,CABRAL LADRÃO,PEZÃO LADRÃO,E CALOTEIRO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

  10. Essa é nossa engenharia barasileira da atualidade…agora, com certeza, a culpa será das ondas do mar… Desenho (projeto) provavelmente feito por alguém que nunca viu e previu as condições de risco da obra. Será que o projeto foi revisado por uma empresa capaz e idonea para fazer as criticas e sugestões tão necessarias para o êxito e segurança do projeto? Um erro crasso: uma rampa que acelera a velocidade da agua em vez de um quebra onda! Por favor…

  11. Parece que a ciclovia do haddad não tem como desabar já que não passa de camadas de tinta vermelha no chão. Aliás, deveria estar no Guiness como a mais cara tinta vermelha jamais usada na história da humanidade. Para passar do chão só o ciclista cair num dos buracos e bueiros que não foram sinalizados.

  12. Não tem jeito, só pena de morte para prefeito, governador, secretários, engenheiro e dono de empreiteira, para tudo isso se resolver. Aí vem a Rede Globo com aquele papinho de conivente, de conciliador, que dá muito ódio e o povo que se F*****. Pena de morte a toda a família do engenheiro e vamos ver quantas obras mais vão acontecer coisas do mesmo tipo.

  13. O pior de tudo é que ainda há outras obras do gênero em execução: a ciclovia do Joá, e a duplicação do viaduto do Joá, ainda não inaugurados. Será que foram projetados e executados pelos mesmos autores desta ciclovia desabada? Quem terá coragem de utilizá-los?

  14. Enquanto isso a Ponte Rio-Niterói continua linda… Engenharia da época dos presidentes militares !

  15. Para quem congregou capacidades para construir uma Itaipu ou uma ponte Rio-Niterói, ser o município gerido por Eduardo Paes é uma senhora involução.

  16. Prefeito sabe derrubar, começou com o elevado lá no atual porto maravilha, elevado com estrutura calculada e construída para durar 400 anos. Ainda furtaram as vigas de ferro que certamente não foram utilizadas na ciclovia que desabou.

  17. Meus sinceros sentimentos aos familiares, ao povo carioca e ao povo brasileiro. Culpado da queda da ciclovia: oceano atlântico. Qualquer suposição diferente desta é golpe!!! Se ainda há gente séria não mundo, cancelem as olimpíadas!!!

  18. Ciclovias viraram moda nas cidades e universidades depois que prefeitos e reitores sem escrúpulos descobriram que é um belo jeito de desviar recursos, com obras de difícil fiscalização e mensuração e sob a blindagem da retórica de “sustentabilidade”. O prefeito do Rio de Janeiro deve ser preso por homicídio doloso.

  19. Parece um tabuleiro muito esbelto, para o local, talvez com erro de construção e execução, por fim um tipo de obra inadequado para o local, um erro conceitual ante as circunstâncias do local. Quem foi o projetista?

  20. A foto mostra a imagem do formato usado nas obras públicas no Brasil: preço x3 e qualidade /3. O preço é três vezes maior para caber a propina e a qualidade (custo) é três vezes menor para o aumento do lucro.

  21. Passo por ali, todos os dias. De ônibus. A lentidão do trânsito e os engarrafamentos constantes favoreceram o acompanhamento da montagem da pista. Algumas juntas dos “slabs” de concreto pareciam muito espaçadas e foram preenchidas com argamassa. Algums pontos de amarração parecem reforçados; outros, não. Mas, o fato de ser inútil e de mau gosto e, evidentemente, mal projetada/executada não servirá de consolo às famílias daqueles que, de maneira prematura e estúpida, perderam a vida no desabamento.

  22. Perguntinha que não custa ser feita. A Ponte Rio-Niterói poi projetada há anos. Com estrutura reforçada e tudo que os engenheiros militares sabiam fazer. Essa gente não aprende. A Petrobras na década de 90 já havia montado um laboratório para estudar o movimento das ondas, sua energia, etc. Construir uma CICLOVIA a frente de um quebra-mar é de uma sandice absurda. Talvez não derrubasse a estrutura, mas o risco de alguém ser arremessado com as ressacas é enorme. Essa gente é COMPETENTE. Os descolados não querem as CICLIVIAS. O resultado está aí. Tudo feito nas COXAS. VAI PAES, pede pra sair!

  23. Fazer obra no costão com materiais reciclados? essa obra, de quase 45 milhoes, é uma temeridade. Qdo o mar está desse jeito ate a a avenida fica perigosa…cartao postal do Rio? Cartão da tragédia, estamos no Inferno com esses abutres. As familias enlutadas, o Rio todo, deveriam colocar essa gente na cadeia, inclusive o primeiro, E.Paes.Triste Brasil casca de ovo…

  24. Infelizmente, o retrato do Brasil. Da falta de seriedade, comprometimento e responsabilidade com a coisa pública. Lamentável.

  25. PAES DESTRUIU O TRÂNSITO NO CENTRO DO RIO E NINGUÉM RECLAMA! PAES DESTRUIU O TRÂNSITO NO CENTRO DO RIO E NINGUÉM RECLAMA! PAES DESTRUIU O TRÂNSITO NO CENTRO DO RIO E NINGUÉM RECLAMA!

  26. Obra eleitoreira assassina feita ¨nas coxas¨ cujo grande mérito é fazer o Dudu abarrotar seu cofre. Pena é ter um infeliz de um engenheiro que ganha 5 paus e vai ter que segurar essa pros políticos corruptos… igualzinho a um tal de Cerveró….

  27. Aparecendo as cagadas do Nervosinho… Logo que soube do desastre, caí na gargalhada porque a maioria dos cariocas de verdade( que não é o caso do prefeito Nervosinho) sabe que o costão da Niemeyer é perigoso quando entra o vento sudoeste e/ou a chegada de frentes frias trazendo mar agitado com ondas fortes. Muitos pescadores no costão perderam as vida ali. Logo após a notícia de gente ferida e morta com a obra irresponsável me deu mais raiva deste incompetente amigo do sapo barbudo dos infernos !

  28. Esse é caso típico que não deveria deixar ninguém dormir quando o assunto é obras x empreiteiras x propinas. Em muitas delas poderia não ter sido incluído o tal sobrepreço para ganhar o projeto da concorrência. De onde então tiraram para pagar a propina? Essa ciclovia poderia muito bem ser uma dica.

  29. O preço desta ciclovia por quilometro custou mais de R$10milhões. O Haddad pode ter gasto mais em ciclovias mas medalha olímpica de custo por quilometro vai para o E Paes. O Brasil já garantiu essa medalha olímpica.

  30. Osvaldo Doederlein, a nao ser que eu esteja louco. Nao lembro de ter exposto nenhuma lógica. Apenas perguntei quem era tal governador. Portanto não entendi sua diarreia mental. Mas ja que quer falar do assunto. Existem obras executadas por militares e obras executadas por civis. EXECUTADAS, nao estou falando de administradas. Procure compará-las por favor.

  31. Não entendo de construção ,mas pelo foto ,a ponte foi colada com cola .CADEIA!CADEIA !CADEIA! QUE OLIMPIDA QUE NADA.

  32. Lembrando que as faixinhas vermelhas do Haddad, além de custarem uma exorbitância, também são bem mortíferas,

  33. O formato da licitações sempre buscam um orçamento que seja,vamos lá,”mais barato”. Não acontecem nem uma coisa nem outra.O recorrente sempre se traduz em obras caras e mal feitas,estradas que se decompõem ,ruas mal pavimentadas que sempre tem de ser recapadas,pontes que ruem,barreiras que cáem e viadutos que vém abaixo.. Quando é mesmo que foi que um viaduto caiu a poco tempo? Caro e ruim por um preço baixo…triste filosofia de governo.

  34. Espero que explodam esta coisa horrorosa que esta estragando uma das mais belas paisagens do Rio. A droga da ciclovia e mais alta que a pista e a paisagem toda ficou comprometida. Nos cariocas, coisa que este sujeitinho cafona do Paes nao pode dizer que e, mesmo que aqui tenha nascido, NAO QUEREMOS ESTA CICLOVIA MEDONHA. NAO QUEREMOS, OUVIU, PAES?

  35. Rio de Janeiro é sem dúvida um dos lugares mais bonito mundo. O conjunto do mar e montanha proporcionam algo deslumbrante de se ver. Em contra partida deve ser a cidade e o estado mais mal administrado do mundo, isto há décadas.

  36. Da nojo , ânsia de ver essas coisas, acho que esses políticos deviam apanhar na rua por fazer uma porcaria dessa…

  37. Aos engenheiros que aqui comparecem pergunto: -Qual o conceito de redundância numa obra com agressões dessas características?

  38. Não sou engenheiro , mas uma estrutura de ponte tipo bandeja , sujeita a ondas de ressaca nas laterais , me parece completamente fora de indicação …. Brasil é isso !!!! Rio 40 graus !!!! Imagine o resto das obras da Olimpíada …..

  39. E agora eu repito: roubo e incompetência matam. Não será a primeira nem a última obra feita durante o governo petista e aliados que se desmanchará, consequência do roubo por superfaturamento, por uso de materiais vagabundos e da incompetência.

  40. Os terroristas internacionais nem precisam se dar ao trabalho de dar as caras por aqui. A incompetência e arrogância petista é atentando mais que suficiente a qualquer nação.

  41. O crea – rj só sabe cobrar anuidade e teria que ver as condições das obras . no brasil , não temos prevenção nas obras e, depois da tragédia é que toma provindências

  42. Qual foi a empreiteira que realizou a obra??????? Odebrecht? OAS? Delta? UTC? Engevix? Ou um consórcio com elas todas????

  43. O CREA faz perícias? Por favor… Mas o CREA terá de se manifestar.Com a palavra MESMO,a secretaria de obras… é ali que vai pegar

  44. Bem-vindos aos jogos Olímpicos do Rio, a pira foi acessa hoje e já temos a primeira prova, que é “Salto de Bike nas pedras do mar de São Conrado”. Seria cômico senão fosse trágico.

  45. Já sei qual o problema. O “jenio” pestista Gilberto Gil explica:”A Bahia já te deu régua e compasso “. Só podia dar nisso, desabamento.

  46. Efeito estufa, oceanos aumentando de nível, praias (inclusive no Rio, vide Arpoador) perdendo a faixa de areia, e alguém resolve me construir uma ciclovia frágil como essa achando que o mar não ia reclamar o território….

  47. Desabamento de ciclovia pode ter sido erro de execução, diz vice do CREA-RJ O site da jovem pan tem o áudio do engenheiro civil José Schipper, afirmou que o projeto é bem feito, mas que a força do mar foi grande e “pode acontecer de ter sido erro de execução na ligação [entre os pilares]”.

  48. Quase 45 milhões gastos na obra. Deve ter custado 10 milhões para fazer mal feito. O resto da grana? FOLLOW THE MONEY! !!!

  49. Ninguém decide nada até o Paes voltar. Custou R$ 44.000.000,00. Um papelzinho pousado num pilar. Não, no Rio não tem ressaca! O jornalista tá chamando a ciclovia propriamente dita de tabuleiro. É o samba do enterro político do Eduardo Paes.

  50. Me manifesto agora como engenheiro: falharam no levantamento e análise de riscos e nas condições de contorno do projeto.

  51. Prováveis causas de um acidente nos tempos modernos: aquecimento global, ataque intergaláctico, conspiração da CIA, conspiração da extrema-direita nacional, conspiração da Igreja Católica. Todo o resto é teoria da conspiração.

  52. uma cena de terror! retrato do Rio administrado por populistas e demagogos! pelo amor de Deus o Eduardo e o Pezao na cadeia!

  53. Vamos ver a foto com mais atenção??? Os pilares estão intactos, mostra que o que desabou foi a FAIXA..Talvez a ciclofaixa a “ponte” a “rua” estivesse muito cumprida, ou seja, os pilares estavam muito distantes um do outro.

  54. O que o CREA-RJ diz a respeito? E o CONFEA, o que fala? Essa gente tem que falar, de forma consistente e convincente. Não é para dar opiniãozinha que qualquer faxineira também dê. Lembrem-se da queda do viaduto do Rodoanel de SP?

  55. obra cara e super faturada, moral da moral da história, quem perdeu foi às famílias que perderam seus entes queridos, qual foi a construtora? deu quanto de propina, como político tira o dele da reta, nunca assume nada, não sabe de nada, vai dizer não me lembro quem mandou fazer, vai dizer eu nem estava aqui, vai sobrar pra quem?

  56. Ingerência e desídia são crimes,fazem vítimas,sejam em “acidentes” como esse,seja em criminalidade consentida ou omissão de atendimento médico,saúde pública. É isso senhoras e senhores..Intimem..!!

  57. Investiguem. Ciclovia = Obra da Concrejato e Concremat cujo presidente é avô do Secretário do Turismo no Rio

  58. como os cariocas podem ficar tão passivos diante de tantos absurdos. Os aposentados e pensionistas do Estado quebrado, continuam sem receber seus proventos, essa ciclovia é uma vergonha para uma cidade que vai (iinfelizmente) cediar essa que será o maior fiasco OLÍMPICO da historia. Se as pessoas já estão com medo de passar vergonha com a presidenta/descompensada chorando o mimimi de golpe na Onu, imaginem esses jogos. Pobres familias que perderam pessoas de forma tão estúpida, se pedirem indenização ao ESTADO , nunca receberão nem um meus pêsames!

  59. Um dos viadutos “da copa” em Porto Alegre é tão temerário quanto essa ciclovia… mais e mais crimes,de responsabilidade! Pau nesses cretinos!

  60. Ciclivia linda, apenas nao foi levado em conta a existencia de ondas no mar…. Esquema para custar muito e fazer pouco, sobrando assim dinheiro para uma gorda propina. Esquema padrao….

  61. Dilma diz que foi golpe,pede investigação sobre Cunha e Temer.. suspeita de ingerência de FHC..Oceano atlântico teria características golpistas.

  62. Que belas as estruturas em arcos de concreto e pedras que se vê na orla! Feitas por engenheiros competentes, sem as facilidades da tecnologia atual. Pensava-se em obras perenes, naqueles tempos… O que se vê em São Paulo, Rio, e tantos outros lugares, são estandartes eleitoreiros, com prazo curtíssimo de vida. Mais uma vergonha nacional… O lambe-botas lulístico Paes estava em Atenas. Gostaria de ver ele explicar aos atletas e turistas que chegarão ao Rio que tudo está bem-feito, mas a culpa é das ondas, claro! Pena que havia gente passando por lá naquele momento. Corrupção assassina!

  63. Se uma ciclovia foi construída de forma tão frágil, imaginem as obras para os Jogos Olímpicos. A propósito, os cariocas deveriam fazer uma manifestação contra a realização desse evento, será mais uma vergonha para o Brasil e os brasileiros.

  64. Chega a ser cômico, se não fosse trágico, uma construção para melhorar a qualidade de vida se chamar “Tim Maia”. Não é à toa que afundou rápido.

  65. As invejosas da primeira-dama Marcela Temer KATIA ABREU – FEIA, NAMORADEIRA e DÓLAR DILMA ROUSSEF – CRIMINOSA, MENTIROSA e DO-PADA GLEISE HOFFMAN – BONITINHA, ORDINÁRIA e DA-PROPINA MARINA SILVA – MELANCIA, OPORTUNISTA e DA-SELVA FEMI-NAZIS- RECALCADAS, V@ADIAS e DA-VIDA MONICA IOZI – SEM SAL, SEM GRAÇA, DO-PT ARTISTAS GLOBAIS – VERBA ESTATAL, LEI ROUANET e DO-GOVERNO Hoje em dia se a mulher, não for v@gabunda e não correr atrás da FAMA a todo custo e não rezar pela cartilha da Esquerda Bolivariana ela é atacada pela nossa “MÍDIA” ACORDA BRASIL!!

  66. @Mateus: Era parte do regime sim, só faltava a farda. Pela sua lógica infantil, o governo militar então não realizou nenhuma obra, nem obras que caíram nem que não caíram, pois nenhum general jamais foi visto com colher de pedreiro na mão; praticamente toda a administração, mesmo nos mais altos níveis do executivo como governadores de estado, era composta de civis.

  67. Titio é dos meus. Bons tempos em que havia homens sérios na administração pública, nas obras públicas, nada de garotinhos escorregadios. Obras de verdade, sólidas, feitas para durar e, no caso citado, para integrar a bela paisagem.

  68. Haddad não fez ciclofaixas, ele literalmente roubou partes das ruas existentes para ganhar os corações de descolados, hipsters e maconheiros que adoram “viajar” , mas não exatamente por meio de uma bicicleta. Pelo que se vê do outro prefeito metido a descolado, Eduardo de Paes, foi melhor mesmo que Haddad nem tenha tentado construir ciclovias.

  69. Se entrevistarem a Anta ela vai dizer que o mar do Rio de Janeiro está a fim de dar um golpe. E a ciclovia foi mais uma vítima da ditadura, foi torturada etc. etc.

  70. De 2003 , para cá, início do lulopetismo , todas as obras estão sob suspeitas, parte do que era para as obras virou proprina. O Lula tem culpa na queda desta ciclovia.

  71. Nota-se , claramente, que o Municipio do RJ é bem mais “Merda” (conforme o comentário do Prefeito/RJ , em ligação ao “Ilustre” ex presidente-Lula) do que Maricá e outros Municipios citados pelo nosso “prefeitinho”, que é mestre em executar obras relâmpago em ano de eleição. Só pode dar nisso – Acidentes e Mortes. Sou morador de Jacarepaguá, agora mesmo estamos vendo ruas, sendo asfaltadas, as pressas, com uma qualidade horrível para dar uma sensação falsa de cumprimento do dever (enganosa) com um único intuito – tentar eleger seu “Pupilo” e espancador de esposa – Pedro Paulo Teixeira.

  72. Todos sabem que a culpa é das vítimas por lá passarem na hora da ressaca. Imaginem, ressaca carioca é praticamente um tsunami.

  73. Provàvelmente obra superfaturada, feita por engenheiro que entrou na faculdade pela cota, e com “economia” , para sobrar pixulecos que seriam distribuídos entre os “amigus” do prefeito. e do secretário de obras. Os mortos? Ora, que se danem, já estão mortos mesmo. A indenização o povo paga, daqui há alguns anos, depois de muito recursos. Lembram a queda do viaduto da Av. Paulo de Frontin? Até hoje tem gente que não recebeu a indenização, 45 anos depois.

  74. Agora com as fotos do desastre da pra ver como era a tal ciclovia “por dentro”. Céos, pareciam duas chapas de compensado colocadas em cima de duas ripas de madeira.

  75. Precisa agora interditar e avaliar com muita acurácia a estrutura do que ficou. Se cedeu em tão pouco tempo, provavelmente toda a estrutura é inadequada e insuficiente.

  76. Ah, tem mais, com essa mania de rastrear dinheiro via acordos internacionais, o custo de esconder dinheiro de propina está pela hora da morte. Isso também onera o orçamento da obra. Pobres corruptos…

  77. Observem como é esplêndida a construção em pedras e concreto dos arcos que apoiam a estrada, e a plataforma maciça de sustentação onde eles foram erigidos por engenheiros antigos… Bons tempos do Rio de Janeiro, quando as obras públicas eram feitas baseadas em mérito profissional, inteligência e sensatez! A Av Niemeyer é uma das mais belas paisagens cênicas do MUNDO ! Deveria ser deixada absolutamente como é, há mais de um século, sem “acréscimos” nem ciclovias, nem mão dupla ou tripla ou qual diabo “moderninho”que queiram inventar esses calhordas de hoje.

  78. Fazem ciclovia para poucos, enquanto a maioria dos pedestres ficam nas calçadas esburacada ou nas ruas arriscando a vida.

  79. @Carlos Cacetada: “Obra do governo militar não cai…” – não mesmo? Que tal a Gameleira, maior desastre de construção civil ha História do Brasil? Que ocorreu em 1971, sob os auspícios do governador Israel Pinheiro, que havia sido eleito como udenista mas aderiu correndinho ao AI-5 tornando-se um dos fundadores da Arena. Nada mais asqueroso que essas viúvas da ditadura…

  80. O problema é que antigamente, no tempo do Delfim Neto, as propinas eram de apenas 10% do valor da obra. Hoje em dia, com a inflação, o Euro, a intermediação da máfia petista, a oferta desenfreada de produtos e serviços de luxo cada vez mais caros, o valor da corrupção aumentou muito, quase não sobrando dinheiro para a obra. Resultado, o coitado do político corrupto atualmente tem de fazer das tripas coração para apresentar algum simulacro de obra. Dá nisso.

  81. A ciclovia foi feita há 3 meses e , já caiu ! o engenheiro e o prefeito são os responsáveis pelas duas mortes , e não acedito que serão punidos

  82. Ana, vc tá certa. Até pedreiro de favela faz melhorcque as empreiteiras petistas. Eu é que nâo fico debaixo de viadutos , pontes ou qualquer obra contruída na era petista.

  83. Ressaca golpista, fascista ! Foi um gooooolllllpeeeee da natureza ! Vamos impetrar um MANDADO, uma ADIN e um Habeas-corpus na ONU contra esse oceano direitista e politicamente incorreto ! Justamente agora que o Eduardo Paes e o PT iam se dar bem nas Olím Piadas.

  84. Cuidado estrangeiros. Sua vida não vale nada no Brasil petista. Zica, dengue, Chikungunha, H1N1, assaltantes, sequestradores, estupradores, mst, cut, une, taxistas, poluição mortal das praias e das águas (…). Conclusão: Palmira, Bagdá, faixa de Gaza e o tranquilo Afeganistão é muito mais seguro.

  85. agora some por uns tempos, usa a midia esquerdista de lá para desviar atenção, cria distrações com shows de artistas com beneficio da lei rouanet, e o povo vota nele de novo…não é sempre assim?

  86. GRITA A NAÇÃO BRASILEIRA: até quando? Foi inaugurada em janeiro deste ano a um custo de quase 45 milhões e não aguentou uma ressaca… Vidas perdidas, tempo perdido, dinheiro perdido… Não respeitam o cidadão. Não respeitam o eleitor. Não respeitam o contribuinte. Não respeitaram a NATUREZA. Não podia dar certo…

  87. Se essa ciclovia/pinguela custou 45.000.000,00 imagina o restante das obras da olimpíada. A Copa e a Olimpíada foi coisa do MOLUSCO, somente nestas duas foi gasto algo em torno de CEM BILHÕES. Depois são o outros que deram o GOLPE.

  88. Projeto feito “nas coxas” como tudo no Brasil. Imaginem as obras a “toque de caixa” das Olimpíadas Rio 2016…

  89. A era PT. Incompetência, corrpção e morte. Fora pt. Cadeia pra dilma, lula e todos os comunistas atrasados e canalhas.

  90. Nem precisa de pericia para provar culpa!Mesmo que o projeto da estrutura da ponte fosse bem feito e ela resistisse ao impacto das ondas, os ciclistas que passam pelo local, no minimo ficariam encharcados em dia de ressaca, e provavelmente, com o impacto da onda em seus corpos e bicicletas, cairiam no chao, gerando outros tipos de acidentes. Como alguem pode liberar uma ciclovia que ja contem esses tipos de riscos, mesmo que ela seja forte para aguentar?As pessoas nao aguentam esse impacto!Qualquer engenheiro nao liberaria! E o CREA deveria fiscalizar melhor obras de grande porte!Parece a OAB

  91. !!Atenção povo Carioca NAO ELEJAM EDUARDO PAES E A FILHA DO GAROTINHO NAS FUTURAS ELEIÇÕES DESTE ESTADO. CAI FORA DELES. Atenção povo Carioca!!

  92. Essa é uma das formas de surrupiar o dinheiro público. Obras como essa, notadamente uma aberração da engenharia. Feita aos trancos e barrancos para dar notoriedade política e esse ladrão. A bem da verdade deveria ser indiciado por crime. Na verdade seria mais um no CV desse crápula.

  93. A de São Paulo só não desaba porque não é suspensa, aliás a maior parte é só pintada de vermelho, mas também já matou, por ser mal desenhada e mal sinalizada. Taí, os resultados de más administrações vão se acumulando. Os eleitores não tem tanta informação assim, nem tanto poder assim, é muito fácil ser enganado, mas, Eduardo Paes, o engraçadinho…, Fernando Haddad, o ditadorzinho…, não dá, não é? É sempre possível saber quem é muito muito ruim.

  94. que tristeza para as familias dessas pessoas que perderam a vida assim, ONDA GOLPISTA! afinal , tudo é golpe. CANALHAS, como podem ser tão irresponsáveis e incompetentes?

  95. Ciclovia mal feita em todos os sentidos. Ninguém com um mínimo de senso estético faria algo tão feio. Como aliás são todas as que eu tenho visto: feias, mal projetadas, sem planejamento nenhum de trânsito, e o que é pior: perigosas.

  96. Estrutura inaugurada 3 meses atrás, teria sido danificada por uma onda! Hmmm, senão vejamos, os engenheiros construíram a estrutura à beira mar e não levaram em consideração este “pequeno” detalhe? Ouvi falar que a Holanda está querendo contratá-los.

  97. Desconfio seriamente que uma grande onda bateu por baixo e levantou a ciclovia. Erro de projeto ou aquecimento global? Depende do chato. MAM

  98. Na Olimpíada, na hora do início das corridas, vão gritar: Olha o mosquito ai atras de vocês. Vão ter vários batendo o recorde mundial de velocidade. A pinguela custou mesmo quanto?

  99. Metade da grana da concorrência , com ganhador antecipadamente marcado, chama-se PROPINA ou se preferirem PIXULEKA. Por isso, o empreiteiro construtor, cuja ganância é a mesma e não abre mão de sua margem de lucro, determina a seus engenheiros, a maioria estagiários contratados a sanduiche de mortadela com tubaína, e mestres de obra a economia em ferragem, cimento, escoramento e outros materiais para que possa ter o seu lucro intocável. Nunca se ouviu falar tanto de obras caindo ou afundando, como de uns 10 anos prá cá.

  100. Vocês não fazem ideia das ciclovias que tem em Belo Horizonte. Ainda bem que nenhum jornalista sério esteve aqui. Seriamos piada mundial. Há trechos de 4 quarteirões. Há trechos que a largura da mesma não comporta duas bicicletas. Considerem ainda que BH tem mais ladeiras que qualquer outra capital do Brasil. Estes petralhas viajam para o sul da Alemanha, para Amsterdam e Copenhague e ficam exercitando a sua incompetência com o nosso dinheiro Fora petismo. Fora esquerda caviar

  101. Mais uma obra para ” INGLÊS VER” , até quando estas obras superfaturadas e menos faturada com qualidade da construção e dos materiais, irão continuar. Bom negócio para quem faz a obra, para a imagem do político que ofertou este benefício para a população e nada para o cidadão . Acorda Brasil !

  102. Vi ter que voltar correndo de seu feriadão pelas ilhas gregas, pagos com dinheiro do faldo estado do RJ e explicar direitinho as maracutaias em torno de obras no estado…

  103. Pedro Lins, perfeito o seu comentário : “…obras públicas hoje com materiais inferiores e especificações desrespeitadas a fim de atender a demanda insaciável por propina!” e isto acontece em todo Estado, são os municípios os governos estaduais e o Federal.. até quando seremos reféns desta corja? Quantas vidas se perderam ao longo de todos estes descasos. O Brasil definitivamente não é serio e nunca será. A ética e a moral estão só nos livros e na boca destes políticos demagogos.

  104. Imaginei a presidenta nos EUA convocando a tal coletiva para denunciar o “golpe”, e então um jornalista começa a entrevista perguntando se ela gostaria de mandar alguma mensagem para os familiares dos mortos do desabamento da ciclovia, um dos “legados” das Olimpíadas do Rio.

  105. Ele disse que Maricá é lugar de pobre… BEM FEITO ! Veio uma onda de ressaca daquelas, e – …desabou tudo. Prefeito mérdico !

  106. Pedro Lins aí embaixo: Perfeito o teu comentário. Os arcos foram feitos de propósito para aguentar todo tipo de pressão. Notaram que foi construido mais para dentro? Os engenheiros da época sabiam o que poderia acontecer.

  107. Corrupcao mata, falta de escrupulos mata, arrogancia mata, propaganda enganosa e incompetencia tambem matam… A unica “saida”, que nao seja a literal, pelo aeroporto, e saber escolher melhor os ocupantes de cargos publicos, e se informar e nao desperdicar o direito ao voto, jogando-o no “lixo nao reciclavel”…

  108. Será que não foi o Pedro Paulo que teve uma DR com a mulher enquanto passeava de bicicleta na ciclovia e subitamente ele começou a bater em sua mulher até a ciclovia cair?

  109. Na ciclovia de Sao Paulo, ja houve varias atropelamentos e ate morte de pessoas, ciclovia do prefeito fernado ruindahadd.

  110. Coitado do Rio! De um lado, o espancador de mulheres apoiado por Paes, Cabral e Pezão, trio parada-dura que quebrou o Rio! Do outro, a “musa” da esquerda carioca Jandirão, levando a reboque o PT e o PSOL. Só sobra o Flavio Bolsonaro prefeito, com Carlos Bolsonaro secretário de segurança pública. Cesar Maia só ganha pra vereador, e Clarissa enterrou sua carreira no domingo 17/4. Pior que isso, só em Porto Alegre, com Manuela “enxoval by EUA” D”Ávila, Luciana “filha do Tarso” Genro e Maria “que é isso” do Rosário.

  111. Realmente, várias obras feitas por Eduardo Paes no Rio, o Pereira Passos do século XXI, ainda que menos ousado, são lindas e úteis, mas será que a qualidade delas é o padrão-ciclovia?

  112. é nessas condições que vai ter OLIMPIADA? além de termos uma presidente louca que vai falar na Onu em golpe, noticia no mundo, cidade das Olimpiadas nao sabe nem fazer ciclovia, 2 mortos. Vai ver DERAM O Golpe. Pegaram areia de praia, concreto de má qualidade , engenheiro incompetente. Se a presidente é assim, imagine quem vai fazer uma obra dessas? É triste nossa realidade. Pior, vai pedir indenização para este ESTADO FALIDO, não vão receber nunca. Não pagam nem os aposentados e pensionistas. Mais duas mortes sem sentindo algum.

  113. O engenheiro disse que e um ciclovia importante para o RJ, entao que importa se onda bate leve um pedaco, entederam? E so uma onda simples….

  114. Podem falar mal de dr Paulo Maluf mas as.obras dele nunca caíram. E os piscinões q ele construiu livrou muita gente de enchente,eu inclusive.

  115. Um morador bem próximo, mostrou na TV G1, pedaços de madeira acimentados nas junções da pista com o pilar, provávelmente esquecidos por lá. O Deputado Pedro Paulo, aquêle que gosta de bater em mulher, disse que ainda é muito cêdo para se falar em culpados. Ora meu caro, a culpa foi da onda, certo? Tô de acôrdo com os antagons: é a ciclovia da morte especialmente desenhada por engenheiros de coxia, provávelmente utilizando materiais não apropriados, sem um estudo adequado da rotina e do movimento das ondas do local. CR$46.000.000,00 gastos pelo futuro não sei o quê Sr.Eduardo Paes.

  116. Que horror ! Que barbaridade ! Que péssima engenharia ! Não conhecem a força do mar ? idiotas ! Prefeito Eduardo Paes cercado de iDIOTAS, ele mesmo é o rei da empulhação ! Deixem a Av. Niemeyer em paz, não mexam em nada, deixem o mar e as rochas em paz porque ambos se dão muito bem há milênios !

  117. Nem sempre o mais barato é recomendável (até porque a corrupção acaba sendo menor , a menos que se aumente o percentual …).

  118. Eduardo “soldado do Lula” Paes dirá que a onda veio de Maricá em represália… a verdade é que os lindos arcos originais de 1910 estão firmes e fortes depois de mais de 100 anos de ressacas históricas, muito maiores do que as de hoje, e a ciclovia foi varrida do mapa em meses… fruto de como se faz obras públicas hoje com materiais inferiores e especificações desrespeitadas a fim de atender a demanda insaciável por propina!

  119. Ela vai responder olha, eu nunca fiz uma ciclovia, por que atrás de uma ciclovia vem uma criança com cachorro estocando vento… Então a mosquita voa na mandioca. e faltam pequenos ajustes na ciclovia…

  120. Que horror! E as vidas perdidas, quem indeniza? Tem que mandar prender o imbecil que fez o projeto disso. E o Brasil vai colecionando absurdos.

  121. Independente de religiosidade, acredito em causa e efeito. Essa corja que se alinhou com o PT já começou a sua colheita. Deus não joga, mas fiscaliza. E dá a cada um o que lhe cabe.

  122. é impressionante. TUDO no Brasil é “nas coxas”, no político, nas manobras, nos conchavos, na baixaria, na roubalheira. E os cidadãos brasileiros morrendo: na ciclovia, no hospital, na rua, de tiro perdido, de assalto, de vandalismo, de pancadão. NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM acha esse país civilizado.

  123. Segundo o engenheiro entrevistado pelo G1, o projeto não contemplou a possibilidade de uma força vindo de baixo para cima. Talvez os engenheiros que fizeram essa coisa acreditassem que as ondas vem de cima pra baixo. Vá saber.

  124. ISSO AEW, PAES! FALA MAIS DE MARICÁ, AGORA! BRINCA COM O LULA QUE ELE TEM ESPÍRITO DE POBRE! GRITA MAIS COM A ENFERMEIRA! FANFARRÃO! MULEQUE SAFADO!

  125. Eu ouvi agora no JH quatro milhões. Quarenta e seis é para todos que participaram do projeto da CICLOVIA sejam presos!

  126. Responde o prefeito: -Essas ondas estão a serviço da elite branca fascista e da mídia golpista. Não vai ter golpe! E tchibuuum…

  127. Tal tragedia, aparentemente provocada pela forca da Natureza que, na verdade, somente “toma de volta” o que a ganancia e a vaidade humanas lhe tiraram, acaba sendo mais uma metafora dos tempos tristes e dificeis que estamos vivendo…. Muita fe e coragem, povo carioca!!

  128. Eu hoje agora no JH quatro milhões. Quarenta e seis é para todos que participaram do projeto da CICLOVIA sejam presos!

  129. Imaginem Itaipu sendo construída pelo PT e seus camaradas do PMDB. Caso tivessem conseguido o milagre de ao menos concluir a obra, provavelmente já teria desabado.

  130. TEMOS DIREITO A UM RECALL DE TODAS AS OBRAS FEITAS NO BRASIL…EM ESPECIAL AS EMPEITEIRAS DO PETROLÃO….SINISTRO,CRIME CONTRA A HUMANIDADE.EMPREITEIRAS ESTRANGEIRAS URGENTE!!

  131. Enquanto isto a “boca de golpe” está cantando: “Mê de motivo, vai ser agora, Estou indo embora, o que fazer?…”

  132. Já sei: foi um coxinha que estava la embaixo e derrubou a ponte ! Intriga da oposição ! Vamos judicializar ! Cade o STF ?

  133. “Me dê motivo pra ir embora…” (trecho de canção de Tim Maia) Depois do desabamento da ciclovia Tim Maia, o Eduardo Paespalho jé tem motivos de sobra.

  134. Tb vou dizer, nunca que eu iria ter coragem de pedalar num negócio desse , localizado num local desse , tendo em vista a estrutura do lado , e sabendo da pratica contumaz , no Brasil, de subfaturar a qualidade dos materiais , nas obras públicas .

  135. As pessoas precisam entender que corrupção mata. Obras que geram propina levam menos aço e menos cimento. No Rio, atualmente, só dá pra ficar em casa.

  136. Eu, como engenheiro, digo: Precisamos URGENTEMENTE de empreiteiras estrangeiras no Brasil. Nossas empresas são todas viciadas e especializadas em convencer políticos e funcionários públicos. A engenharia mesmo fica sempre de lado. Quem achar que estou louco vá a um asfalto mais próximo e veja com seus próprios olhos: NÃO CONSEGUIMOS FAZER NEM ASFALTO DIREITO!!! Então boa sorte a todos que acreditam em obras mais elaboradas como pontes estaiadas, plataformas de petróleo, viadutos e esta ciclovia em cantilever, presente do nosso psicopada Eduardo Paes.

  137. O PREFEITO VAI CULPAR A ONDA E FALAR QUE ELA FOI GIGANTE. QUE FOI UM GOLPE DA NATUREZA E QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL. E BLÁ BLÁ BLÁ COMO SEMPRE. REVOLTANTE!!

  138. Na verdade a ciclovia Tim Maia (esta que caiu) é a mais cara do mundo! Foram R$ 11,5 milhões por quilômetro! E entregam uma porcaria dessas que não aguentou 3 meses!

  139. Depois da construção das ciclovias de Haddad, o número de mortes de ciclistas aumentou 34%. Convido-os a ver esta foto: http://m.jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/sao-paulo/mortes-de-ciclistas-sobem-para-34-em-sp-e-especialista-diz-que-falta-estudo-de-haddad-sobre-ciclovias.html

  140. [luciana fellows], eu ia falar a mesma coisa. Os arcos antigos e robustos já devem ter recebido muitas ondas “nas costas”, no entanto, estão la, firmes e fortes. Palito é pouco. A coisa parece ser bizarra. Uma pista colocada em cima do que parecem ser dois tímidos vergalhões, e tudo sustentado por aquelas pilastras fincadas nas pedras que, só de olhar, já da medo.

  141. Parece que os projetistas esqueceram de levar em conta que mar tem ressaca. Mas com a limitação da Internet da Anatel, esse problema será resolvido, pois ninguém mais vai ficar distraído escutando Wesley Safadão na hora do trabalho.

  142. Mesmo que a ciclovia nao tivesse desabado, como se constroi uma ciclovia em um ponto que acontecem ressacas (nao eh possivel que foi a unica vez que ocorreu ressaca nesse ponto)? Os ciclistas passariam e seriam derrubados pela onda??? Sinceramente, deveriam haver engenheiros com poder de veto nos governos municipais, estaduais e federais! Em Sao Paulo, eh so lembrar que Maluf (engenheiro) fez as obras mais funcionais (claro que as mais caras). Ja Marta fez os tuneis que alagam, Erundina nao conseguiu acabar com as enchentes (Maluf depois fez os piscinoes), Haddad fez as ciclovias atropelador

  143. Triste país em que a tecnologia fica em segundo plano porque o importante nestas obras é a propina.Vida as grandes empreiteiras do país que não passam de balcões de negócio. Infelizmente nossa “justiça” não punirá ninguém, mesmo tendo mortes.

  144. Sou ciclista e de longa distância. Tenho que treinar na rua, de madrugada, driblando motoristas bêbados e assaltantes. Minha mulher falou outro dia: agora você´vai poder ir ao Leblon por essa ciclovia. E eu respondi: vou deixar cair us trechos, consertarem e daqui a 2 anos você vai me ver andando nela, No início da Barra da Tijuca, passo por baixo dela (de carro) e vejo que a estrutura é frágil, as fixações mais frágeis ainda Basta algum carro esbarrar num pilar daquele e o treco desaba. Tô fora, prefiro andar no trânsito.

  145. Tenho visto em BH a péssima qualidade das obras públicas e privadas. Não sou do ramo, mas é só questão de observar, em todos os setores, como a qualidade despencou. E tem mais, o custo de obras e mão de obra é altíssimo. O Brasil é o país que deixou de ser sem nunca ter sido.

  146. Em Nova York, o quilômetro de ciclovia sai por R$ 140 mil. Em Paris? R$ 129 mil. Sabem por quanto sai em São Francisco, nos EUA? R$ 157 mil. Em Copenhague, na Dinamarca? R$ 205 mil. Aquelas coisas horrorosas que Haddad entrega custam R$ 510 mil a mais por quilômetro: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/as-ciclofaixas-de-haddad-podem-nao-ser-apenas-caso-de-politica-mas-tambem-de-policia

  147. Como essa “ciclovia” não contemplou uma área para pedestres, a turma anda pelo meio da pista mesmo, disputando as estreitas faixas com as bicicletas. R$ 44 milhões por menos de 4 km de ciclovia. É um escarnio. O problema foi a onda. Peçamos para Dilma e o Nervosinho assinarem um decreto proibindo ondas naquela orla. Que país infernal.

  148. Da série corrupção mata… cobram material de 1º, empregam material e serviço de 5º. A diferença? No bolso desses corruptos que agora virão lamentar a morte de dois cidadãos vítimas de tanta ganância.

  149. Certamente erros estruturais de engenharia, apesar das ondas (grande ressaca no rio desde ontem!) vejam que os pilares são finos e não apresentam resistência a força da água…nota-se que os arcos (construídos na primeira década do sec XX) vem sofrendo o impacto de ondas a mais de 100 anos e continua íntegro… isto certamente é fruto das obras públicas recheadas de propina e que, para serem viáveis, acabam sendo construídas abaixo das especificações para gerar economia… a ciclovia custou 45.000.000,00… provavelmente 40Mi de propina e 5 para fazer!

  150. O Brazil continua sob o efeito das pragas e zicas.E alguns insistem em perpetuar a Dilmazica até o último momento,sabendo que as sequelas dessa inoportuna e inadequada criatura são e continuarão sendo colossais.

  151. Vc andaria no novo elevado di Joa sendo construido ali ao lado as pressas pela mesma empresa e Prefeito!? E o metro ali ao lado tb? Tudo sendo feito as pressas …

  152. E o nome da ciclovia??? Tim maia, um mito do esporte brasileiro. Mito, Mitológico, mico, lógico.

  153. o secretário do paes, pedro paulo, deu a seguinte declaração “a ciclovia ainda está na garantia”. Gênio, e as 2 vidas já contabilizadas também estão na garantia? Deus salve o Brasil e o Rio de Janeiro!

  154. O Prefeito é um dos queridinhos de Dilma e Lula, aliás defende com unas e dentes os governos petralhas ! Esse país tá ruim de se ver e se viver, imaginem as outras “obras urgentes” da Olímpiada !!!! QUE DEUS NOS PROTEJA !

  155. “Gringos de mierda” – Como a revista Time, ao listar os 100 líderes mais influentes do mundo em 2016, ignora Dilma Vana Rousseff? Como brasileiro autêntico, e vibrador, preciso enunciar: – Dilma Vana Rousseff tem todos os atributos de um líder extraordinário: é burra, ignorante, mentirosa, corrupta e inepta. “Gringos de mierda”.

  156. Que país miserável esse! Uma obra que é entregue em janeiro, não dura nem quatro meses! Fosse essa fossa um país minimamente sério, e o prefeito, o engenheiro responsável, o secretário municipal de obras estariam na cadeia! Meus pêsames as famílias das vítimas desse duplo homicídio! Que Deus os conforte nessa hora difícil.

  157. Antagonista, boa tarde, Quem é do Rio, logo, quem é 21, sabe que ressacas fortes lambem toda a Avenida Niemeyer. Nesta região, as ondas são violentíssimas, mas o nosso prefeito Maricá, lembra?, é grampeado, pareceirão do Nine. Se o Antagonista der uma passeada da zona sua à Barra, verá que nada estará pronto até as Olimpíadas. E o elevado do Joá? E a expansão? Não vão avaliar a segurança de ambas, já estão sendo reformadas? Pelo pouco que entendo e que estou analisando, houve uma negligência no projeto da pista. Lamentável! Triste! Nós, do Rio, estamos de luto, Antagonista.

  158. . Que coisa triste isso. 😢 Cadê o engenheiro que fiscalizou essa obra? Ele tem responsabilidade nesta tragédia.

  159. Já soube que foram 5 mortos. Uma vergonha,não dá para confiar em nenhuma obra dessa era,rsrs Nenhuma obra do governo militar veio abaixo,sim,um trecho do viaduto do túnel Rebouças quando ainda estava em obras.Estamos abandonados!

  160. É uma pena que não foi uma ciclovia do Haddad!!….não morreria ninguém, pois ninguém usa!….agora vamos combinar: quem poderia imaginar que ondas poderiam atingir uma ciclovia feita à beira-mar!! Valeu nervosinho!!

  161. Tudo colado a cuspe e amarrado com barbante. Que Projeto que nada! Tem que sobrar a grana do pixoleco….

  162. Tinha um mar no caminho,no caminho tinha um mar Gosto do Maluf,Ñ gosto dos piccianis .O “Dr. Paulo fazia.

  163. Não defendo esse prefeito, nem o PT nem o Temer nem ninguém. Entretanto, erros de projeto acontecem o tempo todo meus caros. Sei que o jornalismo gosta desse tipo de coisa, mas qq um assistindo dez minutos sobre o evento no jornal já entendeu que foi erro de projeto. Eduardinho dessa vez não foi culpado. Que é engenheiro , médico e afins sabe que todo mundo está sujeito a erros. E as vezes as m. acontencem.

  164. Isso foi em Maricá ? Não, prefeito ? Foi na sua INgestão ? Teve pixuleco como em sampa ? Hmm tá explicado…

  165. Nesse momento o competentíssimo pedro paulo, do governo paes, está dando explicações sobre a queda da ciclovia. Só para registrar o secretário de transportes é rafael picciani, esse sobrenome lembra alguém? Deus salve o Brasil!

  166. A título de registro histórico, vale revisitar o voto do ministro Jaques Wagner, do ministério do gabinete (sic) de Dilma, na votação do impeachment de Fernando Collor, em 1992, na mesma Câmara: “Sr. Presidente, quero dedicar estas palavras e o meu “sim” na tarde de hoje aos meus pais e aos meus filhos. Aos meus pais como integrantes de uma geração que, na esperança, sempre plantou neste país a expectativa de sermos uma Nação correta, uma Nação altiva; aos meus filhos, que, junto com outros jovens, tomaram as ruas desta País, para dizer: ‘Vocês estão certos’.

  167. . Utilizam os materiais de qualidade mais inferior , subdimensionam as estruturas. TUDO PARA SOBRAR DINHEIRO e COLOCAR NO BOLSO. Ladrões e assassinos.

  168. Vergonha . Meu marido , da área, diz que deve ter sido erro de execução , que Dificilmente o calculista errou . Culpa in procedendo do município – Eduardo Paes , seu pulha . Vamos esperar e lamentar essas mortes . As pessoas aproveitando o feriado e sofrem essa fatalidade . 😕

  169. Pois é, a obra foi inaugurada há 4 meses e nem estava totalmente pronta. Imagine qtas outras obras da olimpíada foram realizadas com essa qualidade…

  170. Tudo precário, feito a toque de caixa, sem qualquer responsabilidade. Essa ciclovia inteira parece nada segura. Um verdadeiro absurdo. Que fez o projeto e quem o aprovou deveriam ser presos.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.