“Um tribunal que não se respeita perde a legitimação democrática”

Luiz Fux disse que pode se instaurar a desobediência civil caso o STF mude a regra sobre as prisões em segunda instância.

O Globo reproduziu seu discurso no TJ do Rio de Janeiro:

“O que eu disse nesse julgamento recente é que não tem sentido que um ano e meio depois se possa mudar a jurisprudência, porque a jurisprudência é um argumento da autoridade. E para se ter autoridade tem que se ter respeito. E um tribunal, para gerar respeito junto à cidadania, tem que se respeitar. Um tribunal que não se respeita, ele perde a sua legitimação democrática. No momento em que um tribunal superior perde sua legitimação democrática, ele perde o respeito e se instaura a desobediência civil.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Perfeito. Qualquer bandido terá direito a apelar para o stf.
    A vantagem da não prisão após segunda instância, é que nossas cadeias, CDPs, penitenciárias, etc, serão esvaziadas.

Ler mais 41 comentários
  1. Perfeito. Qualquer bandido terá direito a apelar para o stf.
    A vantagem da não prisão após segunda instância, é que nossas cadeias, CDPs, penitenciárias, etc, serão esvaziadas.

  2. Tem um parafuso espanado ai nos comentários…A ministra substitui o Presidente Temer só hoje e amanhã. Antagonistas não deixe o parafuso espanado ficar repetindo esta informação nos comentários….

  3. URGENTE, ANTAGONISTAS!!!

    Com a Carmem Lucia assumindo a presidência em lugar do Temer hoje, quem assumirá o STF será o Tofolli.
    Na semana que vem está marcada a apreciação e possível votação da liminar requerida pelo PEN discutindo prisões após condenação em 2ª instância.
    Sem Carmem, que estará impedida de votar, o resultado ficaria empatado em 5 x 5, e os condenados que já estão presos seriam soltos.
    É PRECISO ALGUMA MOBILIZAÇÃO URGENTE PARA IMPEDIR ESSA MANOBRA DE ALGUNS SAFADOS TOGADOS!

  4. O Povo entendeu sua fala claro ???? Fux disse ao povo : Podem se manifestar , protestar, que nos precisamos de voces , pois aqui dentro do STF varios ministros pederam a vergonha.

  5. Vixiiiiiiiiiiiiiiiiii! O FUX se imortalizou com esta frase! rapaz a cousa esta melhorando! a cada manifestação dos ministros do BEM!! que respeitam a nossa constituição, que não querem desonrar o STF fica melhor….o BARROSO esta arrasando com sua coerência em seus votos e agora o FUX! estou gostando de ver os atuais acontecimentos,estes exemplos ficam ativos nas cabeças dos alunos de direito destas universidades dominadas pelo PT….ali tem os que não são COMUNISTAS, onde já se viu uma pessoa ter sucesso pessoal sendo um ideologista comunista de m@3r23da! não vamos nos empolgar por pouco! vamos continuar mobilizados e vigilantes! com a saída da carminha para substituir o satânico, na sua ausência, o TROFFOLI poderá se espalhar! confiar em COMUNISTAS é o maior vacilo!

  6. (CONTINUAÇÃO)

    EXECUTIVO PODRE ! LEGISLATIVO PODRE ! JUDICIÁRIO PODRE ! IMPRENSA PODRE !
    .
    NÃO É POSSÍVEL QUE DURANTE 13 ANOS NINGUÉM VIU A CORRUPÇÃO E A BANDALHEIRA QUE ACONTECIA E AINDA ACONTECE NO NOSSO PAÍS !!!
    E AQUELES QUE LEVANTARAM SUA VOZ CONTRA ISSO, TIVERAM QUE SAIR DO PAÍS PQ ESTAVAM CORRENDO PERIGO DE MORTE !!!
    .
    POLÍTICOS FECHANDO OS OLHOS PARA O TRÁFICO DE DROGAS !
    POLÍTICOS TRAFICANDO DROGAS !
    INSTITUIÇÕES INFESTADAS DE PESSOAS FINANCIADAS POR PCC E CV !
    .
    NOSSAS INSTITUIÇÕES ESTÃO PODRES !
    .
    COMO RESOLVER ISSO ATRAVÉS DE ELEIÇÕES ??
    .
    INTERVENÇÃO PARA COLOCAR ORDEM NA CASA.
    INTERVENÇÃO PARA COLOCAR POLÍTICOS NA CADEIA.
    INTERVENÇÃO PARA COLOCAR LADRÕES NA CADEIA.
    INTERVENÇÃO PARA TIRAR O BRASIL DO TRÁFICO DE DROGAS.
    .
    .

  7. Caraca! Um ministro bidú! Não precisa ser um Einstein para sacar que uma população de cerca de 200 milhões pode partir para o estouro da boiada, se sentir que é cada um por si e deus por todos… Depois, para arrebanhar o, desculpe, gado talvez tenhamos mesmo de chamar o milico.

  8. Agora entendi. O celso de mello só voltou para o palocci continuar preso, porque este não devolveu o dinheiro, assim como o Bendini. O ministro continua contra a prisão de 2a. instância. Não devemos relaxar.

  9. Parabéns Ministro Luiz Fux por dizer a pura verdade, entretanto acho que o pronunciamento feito V.Excia. no TJ do Rio de Janeiro, deveria ter sido proferido no plenário STF, em Brasília, assim como tem feito, por diversas vezes, o Ministro Luis Roberto Barroso. Sei que não é fácil enfrentar dois psicopatas como Gilmar Mendes e Marco Aurélio.

  10. Luiz Fux…excelente observação… a mais pura realidade do país… o pior cego é aquele que não quer enxergar…isso sim são sinais de que a democracia brasileira tá amadurecendo

  11. Constatação fatídica Dr. Fux. 5/11 = 45,5% do STF já comprovaram a que vieram e a quem servem. Falta muita pouco para essa famigerada legitimação democrática ir para o espaço. Sugiro exoneração e cadeia para essas 5 V.Exas. e que as FFAA intervenham de vez para faxinar toda essa esbórnia.

  12. Embora não seja do meu feitio, pode ter certeza. Da sim, vontade de não ligar mais, para lei nenhuma. Acredito que algumas, talvez muitas, pessoas façam isso. Um tribunal, que não sustenta em pé, o fala sentado, que muda o entendimento ao sabor dos ventos (leia-se de acordo com quem está sendo julgado). Da uma sensação de instabilidade, de impotência, de bagunça, de desobediência.

  13. Tao sabendo ja q a sociedade decente q os sustenta nao vai aguentar muito tempo ter 3 ou 4 corruptos vendidos decidindo o destino de 200 milhoes.

  14. Tao todos eles agora com o ku na mao,ne?O clamor do povo,das ffaa,dos juristas de verdade…todo mundo querendo acabar com essa escrescencia bolivariana.Comecem aprovando o impedimento do mais bandido e sem-vergonha da turma,o beicola,depois se nao se ajeitarem peguem o boca-de-ovo,o wisky e o balinhas.Tem q comecar a lava-toga,fala,palocci…

  15. De cara, 3 ali presisam ser extirpados, pois não condizem ao cargo que ocupam e tergiversam em suas teses abstratas, muitas das vezes sem quaisquer sentido… Tofolli, Lewandowisky e Gilmar, esses perderam o sentido da juricatura. MAM fala bonito, mas tá esclerosado e deve ser substituído por um que não seja terrorista jurídico.

  16. BRASILEIROS…
    .
    SE ELEIÇÃO FOSSE A SOLUÇÃO… ÓBVIAMENTE ESTARÍAMOS MUITO MELHOR
    DO QUE ESTAMOS AGORA. MAS NÃO ESTAMOS.
    .
    SE ELEIÇÃO FOSSE A SOLUÇÃO…. NÃO TERÍAMOS TANTOS CRIMES DE CORRUPÇÃO
    EM TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO.
    .
    PASSAMOS POR TODAS AS ELEIÇÕES E NADA MUDOU ! NADA MUDOU!
    .
    CONTINUAMOS PAGANDO IMPOSTOS COMO UMA DINAMARCA…
    E AINDA ASSIM NÃO TEMOS ESTRUTURA DE UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO !
    E PELOS IMPOSTOS Q PAGAMOS ESTARÍAMOS COM UMA ESTRUTURA DE PRIMEIRO MUNDO !
    .
    E PQ NÃO TEMOS??? ROUBO !ROUBO !ROUBO !ROUBO !ROUBO !
    .
    NÃO EXISTE SOLUÇÃO ATRAVÉS DE ELEIÇÕES…
    … PARA UM SISTEMA TOTALMENTE CORROMPIDO COMO O NOSSO !
    … PARA UM SISTEMA TOTALMENTE PODRE COMO O NOSSO !
    … PARA UM SISTEMA TOTALMENTE IMPREGNADO DE GENTE PRONTA PARA NOS ROUBAR!

  17. Daí para se pegar em ARMA é um pulinho … O que vale é o que a majoritária maioria da sociedade quer e não uma meia dúzia de vigaristas corruptos … Não queremos mais a corrupção e ponto final … É lutaremos contra os inimigos da pátria com ARMA em punho se for preciso. Não nos dobraremos a estes gangster safados …

  18. Se o STF atraves de manobras de malandros nele infiltrados conseguir proibir prisão em segunda instancia o entendimento geral será que é totalmente proibido em qualquer circunstancia se prender alguem antes do transitado em julgado. Será o Caos.