Uma eleição exatamente igual às de sempre

O velho Brasil virou o jogo.

Leia a análise do Valor sobre a disputa de 2018:

“O descrédito de partidos e de políticos foi estampado em pesquisa da FGV – 83,2% dos pesquisados não confia neles (…).

Mas sufragar um candidato novo e fora da política tradicional é opção de 29,8% dos pesquisados, inferior à soma dos que votariam em seu partido de preferência ou em candidato de outra legenda qualquer, com 34,1%.

Ou seja, a chance do establishment abortar o potencial ímpeto renovador não é baixa e cresce na hora em que entrarem em jogo os recursos e a TV.

Apesar de se aguardar uma eleição muito diferente das outras, é possível, sim, que ela seja exatamente igual às de sempre, pela força conservadora e paralisante das máquinas partidárias.”

60 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. A burrice no Brasil tem um futuro promissor, bem diz a frase!
    Brasileiro adora um Messias, um populista de discurso fácil e com propostas que dá noite para o dia irão mudar o país e a vida de todos!
    Bolsonaro é o Lula da direita, com a única diferença que talvez não seja tão corrupto quanto!
    Alckmin sofre de “paulistocentrismo”, se vencer, vai governar São Paulo lá de Brasília!
    Dória talvez seja o único que ofereça algo um pouco diferente, mas corremos o risco que se dislumbre no cargo e abandone o posto para concorrer a presidente da ONU (ironia).
    O resto é resto, e nem cogito Lula pq isso seria de um excrescência absurda!

  2. UAU!! A discussao esta quente. Aparentemente e Bolsonaro, Partido Novo ou nada. Como a eleicao nao e amanha que tal olhar para o Brasil, analisar a conjuntura. A crise economica e evidente, a solucao em andamento produziu 100 mortes em uma semana, no Espirito Santo, lembra? Meu RJ esta uma lastima e com Ele outros 20 Estados da Federacao. Tirando o agronegocio que salva a balanca comercial, os outros setores vao capengando. A industria, que emprega mais, paga os melhores salarios e os maiores impostos, desceu em niveis relativos a 1910, quando o Brasil era um pais rural. Politicamente estamos sem governo. Quem respeita Temer? Todo mundo manda, todo mundo faz o que da na telha. A unica preocupacao e nao sair mal no FANTASTICO. Precisamos das eleicoes em 2018 para por ordem no galinheiro. E azar de quem for eleito. Vai ter que mobilizar uma gente desiludida, que acha que o melhor lugar no Brasil e Miami. Vai gerir um orcamento estourado, uma divida explodindo, gente querendo a volta da inflacao para que o sistema financeiro continue ganhado sem prestar conta dos estragos ao longo dos ultimos trinta anos. Vai ter que gerir um povo que produz soja, e carvao mas quer iPhone, videogame

  3. O PESSOAL ESTÁ DIVIDIDO EM RELAÇÃO AOS POLÍTICOS:
    UNS ACHAM QUE SÃO F D P (s),A OUTRA ALA ,ACHAM QUE AS RESPECTIVAS PROGENITORAS,”MORAM NO MERETRÍCIO”.
    REALMENTE EXISTE UMA CIZANIA.

    1. 1.
      OlhO é do mundo sensível. Subjetivo, diria Platão. E hoje neurocientistas. Engana-se.

      2.
      A Ciência é do mundo INTELEGÍVEL (razão, raciocínio, pesquisa, análise de dados). Ou seja: é OBJETIVO. Vai em direção ao objeto pesquisado e observado. Estatística é Ciência. Nossos OlhOs, não.

  4. O único novo é Doria……..o resto é tudo igual….embora Alckmin como gestor seja um bom nome…Bolsonaro é um zero à esquerda….é mais velho do que todos, pratica a pior politica, passou por mais de 10 partidos….quem lhe oferecia mais , ele ia….os filhos, igual……Lula, Marina, Ciro…tudo igual

  5. Resumindo: Marina Silva será eleita em 2018 de lavada contra Jair Bolsonaro. Ela será o Jimmy Carter brasileiro. Como Maria Silvia Bastos Marques não será candidata, Fernando Pereira e sua Academia de Direito Militar não apoiarão nenhum candidato.

    Lula? Felizmente, este será barrado pela condenação e o povo vai aprender a votar na marra.

  6. Os membros das ORCRIMs do PT, do PMDB, do PSDB, PP… uniram-se para de AUTOPROTEGER. E nós?
    .
    Se não nos unirmos, eles ganharão de novo.
    .
    Vamos nos unir em torno do que é novo.
    .
    E o novo hoje na política brasileira é o Partido NOVO, é o 30.
    .
    Você desconfia das URNAS ELETRÔNICAS? VOTEMOS EM MASSA no NOVO, no 30.
    .
    Você é contra o FORO PRIVILEGIADO? Votemos em massa no NOVO, no 30.
    .
    Você é contra o FUNDO PARTIDÁRIO, FUNDO ELEITORAL e HORÁRIO “GRATUITO” NA TV PARA OS PARTIDOS? Votemos em massa no NOVO, no 30.
    .
    Vivemos uma DITADURA DOS “POLÍTICOS”, DIGO, BANDIDOS POR MEIO DOS LEGISLATIVOS.
    .
    Para derrubar essa DITADURA é preciso RENOVAR.
    .
    Em 2018, VOTE EM MASSA NO Partido NOVO, VOTE NO 30.
    .
    Mas em 2017, ajude o NOVO, seja uma candidato do NOVO.
    .
    Que partido está fazendo o que está no link abaixo?
    .
    https://querosercandidato.novo.org.br/

  7. Óhhhh!
    A eleição de 2018 não conseguirá renovar nem 51% dos 99% de safados do Senado e da Câmara?
    Os JUIZÉCOS AMESTRADOS do STF também continuarão os mesmos?
    A CASTA PODRE será mantida e o Brasil jamais sairá do buraco que nos meteram?
    Nossa, que horror…
    .
    Parece que a mídia toda, hoje, resolveu pensar um pouquinho.
    .
    INTERVENÇÃO JÁ!

  8. Desde que Collor, um político novo, jovem e integrante de um partido novo foi eleito presidente em meio a uma grave crise econômica e tornou a situação ainda pior, o povo brasileiro deixou de acreditar em aventuras.
    Não é por outro motivo que Temer é reprovado mas o “fora Temer” não tem força. Simplesmente não se sabe quem governaria em seu lugar e não se quer dar um salto no escuro.

  9. E o Reinado falou, Reinaldo avisou! E está alertando isto desde o PPT de dallangnol. Não viu antes quem tava só torcendo pelo contrário, mas não analisando ou atuando efetivamente para que não chegassemos a este ponto

    1. E desde quando Tia Rainha apoiava algo novo? Sempre foi garota de recados dos tucanos e poucas coisas são mais asquerosas e cadavéricas na política brasileira do que os tucanos! #Bolsonaro2018 é o início de uma mudança autêntica!

  10. Compartilho com a opinião do Valor porém vislumbro uma pressão maior nos eleitos, penso que o sistema está se autoimunizando mesmo com a inércia do povo, as ruas por enquanto estão vazias mas o ativismo migrou para as redes sociais e o paradigma foi rompido. Os eleitos creio eu irão governar no fio da navalha e serão monitorados todo o tempo.

  11. Essa politica de compadrio e corrupção é o nosso atraso. A chance é agora de mudarmos. Ou nos manteremos os pelegos de sempre como o resto da America Latina.
    Corrupção ZERO e Estado minimo!!!

  12. Políticos de 30 anos atrás eram diferentes. De nada adianta trocar as peças e o jogo continuar o mesmo. O foco deveria ser em uma reforma política que diminuísse o tamanho e o poder que atribuímos ao Estado, caso contrário, continuaremos enxugando gelo.

  13. entre um militar de direita e um criminoso de esquerda , eu por ser trabalhador , honesto e espoliado por impostos escrochntes que me impuseram os governos criminosos da esquerda para sustentar seus vagabundos de apoio , simplesmente voto no militar de direita a escolha mais logica e racional para quem trabalha estuda e faz seu futuro e nao depende de esmolas para vagabundos .

  14. Mesmo duvidando que meu voto será contado para Bolsonaro, vou votar nele e tenho meus motivos:
    1 – Ama o Brasil.
    2 – Não tem seu nome envolvido em roubalheira e conchavos.
    3 – Crê em DEUS.

  15. e por isto que hoje eu afirmo , a unica chance de moralizarmos o brasil como um todo e acabar com os criminosos travestidos de polios e seus cumplices dos tres poderes e simplesmente as forças armadas , afora , isto podemos ter a certeza que a criminalidade instalada e adubada e muito durante os governos petistas ira continuar como vimos na rocinha e tomando la como exemplo temos que alem de pedir ajuda aos militares pedir tambem para que façam a profilaxia , pois caso contrario como vimos no final da decada de oitenta do seculo passado a remissiva corrupcional e a criminalidade tomam ares de canceres malignos em remissiva , e o que teremos e mais uma vez a morte das esperanças dos brasileiros , e a certeza de que ainda por muitos anos continuaremos ser um pais terceiro mundista , fffaa , no poder e profilaxia para exterminar os criminosos e seus cumplices nos tres poderes ,,so assim poderemos voltar a pensar em ser uma naçao, ate la somos apenas uma republiqueta ao estilo venezuela .

  16. A maioria dos eleitores é silenciosa. Essa pesquisa engloba uma amostragem restrita em todos os sentidos. Essas pesquisas não refletem a realidade, é uma ferramenta usada para manipular o eleitorado e nos deixar descrentes nas mudanças que nós faremos.
    Não podemos cair nessa pegadinha!

  17. O sapientíssimo Coronel Enio Fontenelle já falava sobre a tentativa do establishment de empurrar o Bolsonaro para a extrema esquerda e colocar seu candidato na direita muito antes disso se tornar cristalino, quando surgiu o Doria. Graças a sua clarividência, muitos de nós não caímos nessa! Agora, ele nos alerta contra o BAN (Brancos, Abstenções e NUlos), que é a arma dos globalistas mundiais para eleger seus postes. Eles nos convencem de que não , que ninguém presta – isso está bem evidenciado em matérias como essa. E assim, as pessoas deixam de escolher seus candidatos e os mesmos de sempre se elegem. Eu é que não caio nessa. Já escolhi meu candidato.
    BOLSONARO 2018!

    1. Excelente colocação! Essa eleição não vai ser igual a outras, pois finalmente teremos algum de DIRETA no páreo!
      Apesar da mídia de esquerda tentar diminuir o Mito, só o fortalecerão, pois já percebemos a estrategia!
      Ele é a unica esperança de que algo mude! #Bolsonaro2018

    2. Eduarda, não sabia desta informação mas que vão tentar queimar o Bolsonaro com apelos emocionais (e vazios) é fato. Cabe saber se teremos firmeza ou não. Acho que teremos sim.

  18. Ai como vcs são chatos.
    Análise mais rasteira. Ninguém responde pesquisa inventando um cenário que ainda não há. Assim vcs parecem comunistinhas que exigem da população um compromisso político religioso. Ah, tem que declarar isso e aquilo agora porque… chaaatos. Nós vamos nos manifestar quando chegar a hora – do nosso direito – e não por causa de patrulha fanática. Chato, infantil, patrulheiro, rasteiro.

  19. Assim como os políticos não estão entendendo o momento que o país vive, também a imprensa não consegue entender. Não sei se por nunca ter vivido uma situação como essa, se por efeito manada, ou mesmo por ma fé, pois o establishment é quem paga o grosso da publicidade. Parecem ignorar o que começou a acontecer nas últimas eleições para prefeito, onde o PT foi praticamente dizimado nas eleições municipais. O mesmo acontecerá com PMDB, PSDB e com o que sobrou do PT. Depois das eleições virão os engenheiros de obra pronta com teorias que justifiquem o “erro” de avaliação.

    1. Perfeito!
      ou: dos Mesmos Produtores de: O Trump Não Vai Ser Nem Candidato
      vem aí: Leitura de Números de Pesquisa Com Percepção Política Zero.

    1. A minhas é evangélica, então eu expliquei para ela que tudo o que não presta tem dedo da esquerda (PT) no meio. Falei sobre os kits que o PT defende para as crianças e ela ficou horrorizada. É isso que temos que fazer, abrir a mente dos humildes.