Uma justificativa ridícula para o caso de Alckmin

A justificativa de Luciano Mariz Maia, vice-PGR, para ter encaminhado a investigação sobre Geraldo Alckmin à Justiça Eleitoral de São Paulo é simplesmente ridícula.

Como registramos, ele disse que “as referências ao então governador Geraldo Alckmin [na delação da Odebrecht] foram no sentido de que teria recebido contribuição para campanhas eleitorais e tais recursos não teriam sido declarados à Justiça Eleitoral. A investigação se deu sobre esses fatos. Não havia elementos para ir além disso.”

Papo furado: não é um caso “simples” de caixa dois. A campanha de Alckmin recebeu, segundo os delatores, 10,3 milhões de reais do departamento de propina da empreiteira. Propina. Se é propina, tem contrapartida ou promessa de contrapartida. É esse o ponto que precisa ser investigado.

Se desse para levar a sério o raciocínio do vice-PGR, boa parte dos processos da Lava Jato deveria ter ido para a Justiça Eleitoral.

Vergonhoso, Luciano Mariz Maia, vergonhoso.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 79 comentários
  1. Bolsonaro não tem 17%, e sim 15%. Estacionou desde janeiro, e começou agora a ter ligeira queda. Após a campanha eleitoral na tv e rádio, cairá para 8%, terminará com 3% dos votos. Qualquer pessoa com conhecimentos básicos sobre política sabe disso. Geraldo irá ao segundo turno com o candidato poste do Lula e ganhará, na base dos 60% x 40% dos votos válidos.

  2. A obra fraudulenta do rodoanel em SP, tocada por uma quadrilha liderada pela odebrecht, esta cheia de mamatas e o “santo” e o “careca” autorizaram essas falcatruas. Domínio do fato se vale para o PT vale para o PSDB. O Santo tem o nome no departamento de propinas do marcelo odebrecht. É uma vergonha monstruosa a justiça usar dois pesos duas medidas. Cadeia para o bandido alkm&m!

  3. Boa esta! “Propina. Se é propina, tem contrapartida ou promessa de contrapartida”, nas palavras de vocês. Neste caso, cai por terra a exótica teoria do “ato indefinido”, criado pelo Moro para prender o Lula. VOCÊS MESMOS estão afirmando que a prisão é irregular.

  4. Se alguém ainda acreditava nessa baboseira toda que tá aí, acabou agora… Eu simpatizo com quem pede justiça para todos, mas infelizmente, estão sendo enganados. Na verdade o que está acontecendo é que eles estão escolhendo a dedo quem tem direito de roubar a partir de agora.

  5. Quanto ao Alckmin, vou fazer uma hipótese (o processo estava em segredo de justiça no STJ): a Lava Jato está tratando de casos de corrupção (artigo do código penal que pode levar a prisão). Para tanto, é preciso identificar a origem dos recursos (no caso, a Petrobras). No caso do Alckmin, fala-se em recebimento de dinheiro pra campanha não contabilizado (caixa 2), isso não está no código penal e, logo, não é julgado pela justiça estadual ou federal (conforme o caso). É óbvio que esse dinheiro veio de alguma obra pública feita no estado de São Paulo, mas pra procesar/condenar alguém por corrupção não basta essa suposição (por mais óbvia que seja). S Portanto, na minha opinião, Alckmin está se safando por conta disso, e não por que o MP é bonzinho e escolheu mandar pra Justiça Eleitoral.

    1. Sem indicação de origem dos recursos, inclusive não tem nem como saber se é caso da justiça estadual ou federal. O que o MP pode é continuar investigando e, se descobrir de onde veio o dinheiro, oferecer nova denúncia na justiça competente (estadual ou federal), e aí o processo corre em paralelo com o da justiça eleitoral.

  6. Mais um golpe / artimanha / manobra / cambalacho diabólico sendo gestado no ventre da cleptocracia para proteger os quadrilheiros que infestaram a praça apodrecida dos 3 poderes. Sempre em busca de uma brecha para blindagem, é picaretagem. Nada como o tse ( tribunal da sacanagem eleitoral) para limpar a barra de bandoleiros implicados, tentando fazer parecer que foram ofensas menores, que não são crimes. Afinal, o que são 10.3 milhões para as gangues deste sistema sujo ? Nada como convenientes relações, para garantir proteção, contra inconvenientes com a justiça: https://www.oantagonista.com/brasil/lacos-de-familia-2/
    Todo delinquente vai querer se aproveitar deste precedente safado:
    https://www.oantagonista.com/brasil/mantega-tenta-pegar-carona-em-decisao-sobre-alckmin/
    Que oportuno !

  7. Realmente uma vergonha, 10,3 para campanha eleitoral? A política brasileira está mais uma vez mostrando que é manipulada, a mesma justiça pra um , deveria ser para todos não é verdade?

  8. Ladrão é ladrão. Roubo é roubo. Lavagem de dinheiro é lavagem de dinheiro. Então, não se pode perder o foco que é colocar na cadeia,um por um,seja de onde for,venha de onde vier, todo e qualquer politico envolvido,sem perdão.

  9. A Dona Raquel também toma tiro pela proa!!…A máquina do estado está tomada, infiltrada de facções partidárias, elementos plantados. O número de parentes de políticos com a esfera do Judiciários é absurda.

  10. Gostei de ver o argumento do subprocurador Luciano Mariz Maia, ele diz “não tiramos o Alckmin da Lava-Jato”, porque não diz “não TIREI o Alckmin da Lava-Jato”….

  11. Não se lembram dos áudios de Joesley em que ele diz que, para obter benefícios na Lavajato, o melhor que um delator poderia fazer era substituir a palavra ‘doação’ por ‘propina’?

  12. E tem gente repetindo o mantra “pelo fim do foro privilegiado” sem se lembrar que o PSDB é blindado e nem precisa de foro. O foro foi criado para que se evitasse perseguições políticas, embora a distribuição do mesmo precise ser repensada no Brasil. Agora, convenhamos, o Moro nem quer julgar o caso do Alckmin pois não quer fazer o papelão de absolver o amigo perante os olhos do mundo. Só não vê quem é cego.

  13. OU SEMPRE TEREMOS UM PESO DUAS MEDIDAS NA REPUBLICA PROPINOCRATA DAS BANANAS ?

    EU TENHO CERTEZA QUE NAO POSSUO CORRUPTO DE ESTIMACAO.
    MAS E A JUSTIÇA BRASILEIRA ?

  14. Eu sempre afirmei que o PSDB (nos demais estados do Brasil não posso afirmar) de São Paulo foi e continua “blindado” junto ao Poder Judiciário. Nada, absolutamente, nada chega a bom termo em se tratando de apuração de maracutaias envolvendo políticos do PSDB e aliados. Isso acontece desde os tempos do Covas. Imagino um tucano no Planalto e o que essa Súcia vai “blindar” a nível nacional.
    Essa esbórnia só tem um jeito: FFAA e STM com Intervenção Militar – Toque de Recolher – Fechamento do Congresso – Indiciamento – condenação e prisão de todos corruptos publicos e privados – Assembleia Constituinte (sem esses picaretas de todas matizes) – Reforma da Constituição – Tributária -Eleitoral – Fiscal – Eleições Gerais em 2020 para as tres esferas e instâncias do poder.

    1. mas militar não é corrupto? Empresário também não? O problema são os políticos, então? Cara, em que mundo você vive?

  15. Como adoram o Geraldo Alckimin, desde o ano passado eram intrigas diárias do Governador com o Prefeito Doria, agora tudo definido é torcida para que o Governador vá para justiça comum?Não querem que o melhor Governador seja candidato a Presidência? Me ajuda aí, Ô.

    1. Juvenal, melhor Governador?
      Pra quem? Só se for pra Odebrecht?
      10,3 milhões, pelos lindos cachos loiros que ele têm…
      Acorda Juvenal!
      Sem Foro é MORO!!

  16. po esse cara tem que ser afasto

    eio raquel dodge olha o vov da serpente ai..
    o cara recebeu 10 milhoes foi delatado e o PGR diz que foi cirme eleitoral de sonegou, ele investigou o que???
    nada..
    então o criminoso é ele….o PGR prevaricou,,,mandou investigar?quais a diligências que executou…
    fala sério
    TSE juiz do TSE mande de volta indícios claros de crime de corrupção
    prenda esse cidadão

  17. Isso é uma tentativa de abrir precedente para começarem a “amenizar” a situação de alguns políticos que correm risco de perder o foro! VERGONHA!
    ______________________________________________

  18. Mais do que ridículo, é suspeito. Quem conhece minimamente a cultura que vigente na empresa privada sabe que o verbo dar não é conjugado ali onde tudo é investimento, onde cada item de custo visa um retorno futuro ou paga alguma contrapartida. Só um idiota ou um corrupto acredita que alguma empresa doe um centavo que seja em nome da democracia.

    1. Por quê será? Será que não é por ser honestos?Veja a qualidade dos quadros assistindo a TV Câmara e a TV Senado que vc entendera a diferença.

  19. Seja qual for o desfecho é o fim da linha para Alkimim.
    Se for julgado e condenado pelo TRE já era, se for absolvido vai amargar a desconfiança e será obrigado a dar a vaga a Dória.

  20. Que papelão Dona ‘Doginho Polara’, isso é preocupante pois dará combustível para a esquerda justificar que a prisão do Lula é perseguição política, dando embasamento p/ o STF soltá-lo e de quebra acabar com a Lava Jato. Crime é crime, não importa a motivação ou a ideologia.

  21. Alckmin eh do PSDB, certo. alguem achava que a lava jato ou outra coisa iria indiciar , processar e julgar alguem do PSDB. que inocencia. soh PT e MDB serao processados. escreve isso ai…..eles tem a manha de escorregar, tem sempre um juiz de estimacao em algum lugar

    1. O caso do Aécio vai mostrar que está errado. Os tucanos são apenas menos gulosos mas estão com o rabo preso da mesma forma que os petistas e pmdebistas.

  22. Não houve sequer um único indício de que doações não declaradas da Odebrecht a campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin envolveram efetiva entrega ou mesmo promessa de contrapartida por parte do ex-governador paulista. O crime de corrupção só se configura quando constatado o oferecimento de vantagem indevida a um agente público em troca de alguma contrapartida. Os autos do inquérito resultante de delações da Odebrecht que têm Alckmin por objeto não apuraram a existência de qualquer fato que aponte para a possibilidade do cometimento do crime de corrupção.

  23. aí são 2 pesos e 2 medidas, vai me desculpar. Fica parecendo, como alguns dizem, que o MPF é tucano, pega mal demais, e ficar tentando arrumar justificativa esfarrapada em plena Lavajato é chamar o povo de idiota!

  24. CADÊ A PGR CHEFE, CADÊ… POHA LAMBANÇA VICE É VICE POHA
    VICE MARANHÃO, VICE TREMOSO, VICE SÓ FAZ MERDA.
    O RAQUEL DO CARAIO VAI MOSTRAR O RABÃO PRO GILMAR.

  25. na verdade, para o MPF, a lei não é igual para todos! Conversa mole essa aí, o MPF é tucanaço, seletivo, aí é sacanagem, né? A gente torce prá q todos os corruptos sejam enviados prá cadeia, o molusco já foi, mas na hora de tucano vem a seletividade do MPF, vergonha!

  26. Alckmin esta enrolado ate o pescoço e o Sr. Luciano Mariz Maia ainda tem a cara de pau da fazer uma justificativa tao vergonhosa como essa.
    Queremos que isso seja revisto o mais rápido possivel.

  27. MP ADVOGANDO. AÍ COMPLICA, POIS QUEM VAI ENTRAR COM RECURSO? ALGUMA INICIATIVA POPULAR PODE? PT, MST E AFINS, ENTREM COM RECURSO, FAÇAM ALGO DE ÚTIL.

    Em tempo, por quê o Lula não pode ir para penitenciária de segurança máxima?