Com 20 pedidos formalizados para retirada de assinatura, a CPI da Lava Jato já não tem mais apoio suficiente para ser instalada na Câmara dos Deputados.
O requerimento foi apresentado em 30 de maio. Os autores dele conseguiram 190 assinaturas — são necessárias 171 para criar uma CPI.
Desde ontem, porém, quando O Antagonista escancarou a lista dos parlamentares que apoiaram a criação de uma CPI encabeçada por Paulo Pimenta — com o aval de representantes de 19 partidos –, para destruir a Lava Jato, os pedidos de retirada de assinatura começaram a chegar à Mesa Diretora.
O sistema acaba de contabilizar o 19º pedido nesse sentido. Com mais o pedido do deputado Jerônimo Goergen, apresentado diretamente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o número de apoiadores da comissão caiu para 170.
O regimento da Casa, como já informamos, não permite a retirada de nomes depois que um requerimento é apresentado, mas, diante de toda essa debandada, Maia não tem mais condições de avançar com a proposta indecorosa. Ele se reunirá com um grupo de deputados logo mais, às 14h45, para discutir o assunto.
Veja qual era o objetivo dessa CPI:
Queremos a lista definitiva dos candidatos a corruptos. Nada como não ter o rabo preso. Nem a fatores comerciais, ideológicos ou outros interesses escusos. Parabéns Antagonista. Hoje o padrão de referencia, para termos a informação verdadeira, sem joguetes e interesses. A ética voltou ao jornalismo.