URGENTE: TOFFOLI ANULA VOTAÇÃO NO SENADO; ELEIÇÃO SERÁ SECRETA

Em plena madrugada, numa decisão assinada às 3h45, Dias Toffoli concedeu liminar anulando a votação desta sexta-feira (1º) no Senado.

O presidente do STF, que atendeu ao pedido de Renan Calheiros e seus aliados, também determinou que a votação para a presidência da Casa seja feita por voto secreto –tornando sem efeito a sessão presidida por Davi Alcolumbre.

Na liminar, Toffoli alega que a questão de ordem em favor do voto aberto  “operou verdadeira metamorfose casuística” do regimento interno do Senado, que prevê expressamente votação secreta.

Os senadores voltam a se reunir às 11h de hoje.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do presidente do STF.

 

Descubra Como Funciona O “Jogo Sujo” do Congresso Veja aqui!

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 317 comentários
  1. Hoje não temos mais Câmara Municipal, não temos assembleia legislativa nem federal, nem senado, eles transformaram tudo em um covil, que foi dominado por uma orda de marginais, que fazem o que quer

  2. Liminares emitidas pelo STF em tempo recorde, mais rápidas em que anda um carro de fórmula 1…enquanto isso em Marina/MG, as vítimas do primeiro desastre aguardam uma decisão do STF de m.e.r.d.a

  3. Cadê a soberania dos poderes, o Judiciário se metendo nos assuntos de outro poder. Para que serve o Congresso Nacional se tem o Judiciário. Fecha esse galinheiro q custa bilhões aos cofres públic

  4. Não queremos novamente o Renan Calheiros como Presidente do Senado. Esperamos que todos os senadores estejam do lado do povo. Mas se o Renan for eleito, a nossa vez chegará na próxima eleição.

    1. A “nossa” vez chegará? Dependendo do que vier a acontecer no país nos próximos meses, talvez nem haja “próxima eleição”.

  5. Certíssimo. O regimento do Senado determina que o escrutínio só pode ser aberto caso os senadores, em decisão unânime, escolham mudar a forma do escrutínio. O resultado foi 50 a 2, portanto, nã

    1. Conversa fiada, o senador Delcídio do Amaral foi expulso sob votação aberta, qdo no regimento previa voto secreto, o plenário é q decide, quem tem medo do voto aberto tem culpa no cartório…

  6. Os 50 que votaram pelo voto aberto, precisam fazer uma votacao interna e escolher um soh senador que todos votaram, impossivel perder. O povo ficaria eternamente grato. Por favor escolham 1 somente

  7. FLAGRANTE DELITO em plena 3:45 da manhã. Crime gravíssimo que justifica a exoneração de RENAN e TOFFOLI. A podridão é a AURA que ronda estes 2 canalhas. A Ficha Criminal de ambos é extensa ou n

  8. STF x SENADO. Quem tem o poder maior de desestabilizar o Estado Democrático de Direito? Não se trata mais de ser o Fiel da Balança, mas sim de ser a marreta que afunda o prego (Democracia).

  9. Se eu fosse Bolsonaro, caso as reformas nao passem,apelaria para o artigo 142 da constituição e faria uma intervenção militar nesse país,fechando congresso,senado e STF,STJ.Nao da pra continuar a

  10. O Governo Bolsonaro acabou! Nao adianta eleger o Bolsonaro, encher o Governo de Generais, colocar o Moro de Ministro,se os corruptos vao continuar comandando o STF e o Congresso Nacional.

    1. Isso já estava resolvido antes da madrugada ou você acha que o Toffoli ia estar de plantão as 03:00h da manhã? É a canalhada a serviço de destruição do país. Frecha tudo isso, põe tudo na ca

  11. O canalha togado, empregadinho do PT e do Lula, nem dorme para proteger seus bandidos de estimação. Quer Renan na presidência. Tem de fechar tudo e começar de novo. só tem bandidos no legislativo

  12. Senadores que votaram pelo voto aberto, não respeitem ou acatem decisão/ordem ilegal do STF, sigam em voto aberto e deixem que essa fogueira das vaidades do STF queime, eles que dêem um golpe se qu

  13. “Todo poder emana do povo e para o povo sera exercido” cláusula pétrea e fundamental da nossa constituição. Nossos representantes no senado decidiram pelo voto aberto, o povo quer. O Toffoli pod

    1. Exatamente. É isso q ele deve fazer! Informar ao stf q que a decisao do senado é soberana. Alias, como ja foi feito pela bandidagem no passado.

  14. Esse presidentinho do stfzinho deve estar devendo até a alma para esse Renan que representa perfeitamente o caráter da classe política brasileira. O stfzinho trabalhando na madrugada. Kkkkkkkkkkkkk

  15. O cangaceiro que derrama pus pelo senado já DESOBEDECEU liminar do supremo. Não será o caso de os 50 do bem fazerem o mesmo agora? O país estará perigando com o pústula no comando do senado.

  16. Vergonhoso!…toffoli tem que ser investigado a fundo!..está cada vez mais claro que ele faz parte da quadrilha que assaltava e assalta o brasil 24h por dia sem parar!..fim deste STF.renam preso!já!

  17. Como um presidente vai governar tendo esses três patetas presidindo as outras duas instituições mais importantes do país: congresso e STF. Maia, Renan e toffoli saíram do mesmo esgoto.

  18. Ao passo que os principícios Constitucionais da Publicidade e Transparência e a votação (50 a 2) valham menos que um documento de normas: O STF FICA MENOR E PERDEMOS TODOS NOS. #FORARENAN

  19. O advogado no do PT não aguentou. Ontem foi um show de horrores, tanto do Renan quanto da estratégia atrapalhada de Onyx. O Renan vai levar esta eleição, e o Brasil vai sangrar mais dois anos.

  20. Toffoli mentiu na sua decisão! O artigo 412 citado fala de princípios norteadores da atividade do senado. Não existe dispositivo obrigando a votação a ser secreta, se o plenário não o quiser!

  21. Então esse B…. está acima da opinião pública e da maioria dos votos do senado??? Esse país é um LIXO mesmo! Elegemos um presidente que não vai adiantar em p…. nenhuma!!! Tem que haver Inter

  22. A decisão de um “adevogado” se sobrepondo ao voto de 50 senadores, representantes diretos da vontade do povo, o mesmo povo que anseia que o voto seja aberto, p saber quem respeitará a sua vontade

  23. Toffoli não se pode esperar nada diferente. Óbvio que Tofoli é Renan, será sempre o advogado do PT. Querem juntos acabar com a Lava jato e continuar a impunidade que os interessa. Bandidos !!!!

  24. Então 1 ministro do STF, colocado pelo Lula, vale mais que 50 Senadores, eleitos pelo povo? Então Toffoli podia ter aproveitado, e escolhido o presidente do Senado também na base da canetada…

  25. O presidencialismo não pode tudo. Mas no Brasil ao contrário dos USA. PODE MUITO. O problema é ter um presidente de pulso firme e não um ator que contrataram para latir na campanha e depois miar.

  26. Daqui a pouco o STF fecha o congresso e acumula os poderes legislativo e judiciário,isso não pode continuar assim!O STF está desde muitos anos protegendo os piores criminosos com suas decisões.

    1. Sim!!!!! A Constituição tem que ser favorável aos interesses deles. Quando não é, eles logo providenciam uma “releitura” e tudo fica bonitinho, do jeito que o demo gosta.

  27. Estamos a um mes do governinho bolsopincher e as previsões não são nada boas. Alguém tem que dizer ao bolso que se ele não intervir na camara, senado e no stf, seu governo será um desastre.

  28. Li um articulista a uns 2 dias atrás dizendo que Toffoli e Gilmar faziam campanha para Renan. Entrei nos comentários e disse não acreditar em hipótese alguma. Errei feio. Toffoli é Renan.

    1. Eu fui o primeiro a dar essa notícia na quinta feira. A folha de SP ESTAMPOU em primeira página no site que “Gilmar Mendes e Dias Toffoli querem RENAN na presidencia”.

  29. Quando a liminar do Marco Aurélio, há algumas semanas, determinava o voto aberto, o Renan tuitou várias vezes que seria um ABSURDO o Congresso respeitar, violava a independência entre os poderes

  30. 50 votos a favor…..Os Senadores querem voto aberto….. O POVO quer voto aberto……Mas o estagiário quer voto fechado….. independência dos poderes só vale quando é pra f.der com o povo…

  31. Errado Dias Toffoli. Se a CF não exige voto secreto, não é inconstitucional voto aberto. É disso que cuida o STF. Regimento Interno é assunto interna corporis, decidido pela mesa e pelo plenário

  32. É esta política que precisa ser extinta, está corrida de ratos vergonhosa tem que acabar, um novo Brasil precisa de que atitudes como estás deixem de existir, por isto fizeram aquela palhaçada.

  33. Lembram que ele disse que não iria interferir?A ORCRIM achava que a votação secreta estava garantida,só foi ocorrer uma ameaça e a promessa mentirosa se desfez.STF é o protetor da corrupção.

  34. RENAN NÃO!!! ANULEM o voto, senadores do bem. Não deixem o criminoso ser eleito. Ontem, o Senado envergonhou o Brasil!!! A tóxica Kátia até roubou a pasta da votação!!! O SENADO ACABOU!!! FORA!

    1. o lalau e a anta aparelharam o stf . o povo ou toma o poder ou viramos a venezuela com essa manutenção de privilégios de uma casta que seguem regimentos da decada de 40!

  35. Dias Tóffoli é só mais um juiz que Renan Calheiros tem total controle por saber e pagar pelas falcatruas deles. STF, STJ, CNMP, TJ, enfim,em todo Tribunal, Renan manipula um juiz. Já era, Brasil!

  36. Agora vamos ver se esses novos senadores têm culhões ou não. Não podem aceitar que bandidos continuem mandando no Brasil. Têm que peitar esse não-juiz, não-advogado de porta de cadeia.

  37. Esse senado não tem moral alguma para “impichar” ninguém, muito menos o Tóffoli. Haja visto aquela cena que aconteceu ontem, protagonizada pela senadora por Tocantins que esqueci o nome agora.

  38. Volto a dizer,:O STF é a instituição mais podre,indigna e autoritár.Temos que parar a sanha ditatorial do tribunal,os togados corruptos não obedecem a lei e não respeitam a independência dos po

  39. Volto a dizer,:O STF é a instituição mais podre,indigna e autoritár.Temos que parar a sanha ditatorial do tribunal,os togados corruptos não obedecem a lei e não respeitam a independência dos po

  40. Precisamos de um cabo e soldado, o Brasil precisa dos ministros do STF na cadeia. É uma questão de sobrevivência, ou são eles ou somos nós . Mourão não tenha medo a população estará ao lado

  41. O que me aterroriza, não são os nossos políticos, mas sim a nossa suprema corte que madruga em benefício do mal e contra os anseios da população. Deus acima de tudo, e que tenha piedade de nós!

  42. Tudo teatro, basta os 52 votarem no anti Renan, pronto, da uma no stf e responde ao povo de bem , porém ,alias o stf já tirou Renan da presidência devido aos seus problemas jurídicos que bagunça

  43. O voto deve ser secreto. Quando eu fui votar em Bolsonaro não queria que ninguém conhecesse o meu voto. Voto aberto é invasão de privacidade. Quem pensa diferente é burro, não conhece a Lei. Viv

    1. Eles sao nossos representantes precisam mostrar de que lado estao, colocamos eles la para tirar o atrazo, a corrupacao, as tramoias e a enganacao.

    2. Cala-se Boçal!!! Os senadores representam o povo que votou neles, e o povo tem o direito de saber em que eles estão votando… Pela constituição o poder demanda do povo!!

    3. é, filho, realmente o inteligente é você. Quando você vota você representa unicamente você (e sua brilhante inteligência). Um representante do povo representa os eleitores dele .

  44. O idiota do Davi meteu os pés pelas mãos. Do jeito que fez, era óbvio a anulação da sessão. Agora, a votação será aberta. Tomara que o eleito seja melhor que o crápula do Renan ou idiota do

    1. Que Onyx acorde do seu delírio e, após a desastrada sessão de ontem, aborte a candidatura de Alcolumbre, pois o Congresso resiste à ideia de entregar o comando das duas casas ao DEM.

    2. Que S. Tebet aceite a proposta de A. Dias e lance a sua candidatura avulsa, filiando-se ao Podemos depois. Que os candidatos restantes tenham consciência da gravidade da situação e desistam.

  45. Tal como ervas daninhas, criminalidade se corta pela raiz. Se assim não for feito, ela cresce e se empodera. Com a corrupção não foi diferente. Se hoje ela manda, é porque lhe deram poder.

    1. De algumas espécies, aliás, só se pode esperar o óbvio. Sim, porque elas são sempre óbvias. O que esperar de um corrupto que tem o poder de legislar, governar, julgar ou punir, p.ex.? O óbvio!

  46. O plenário do senado é soberano. A população está com os senadores que decidiram pelo voto aberto. O stf não pode interferir nesta decisão, se em 1970 foi secreta, agora será aberta.

    1. Ué! Quando o STF joga o jogo do Renan pode! Quando joga o jogo contra o Renan, ele nem recebe o oficial de justiça e diz que o “Senado é soberano”! Ah! Entendi

  47. Depois disso só se vai ter paz nessa sessão se Renan e o Davi não forem candidatos e ter um candidato único . O PT e PMDB querem sabotar o novo governo e ferrar Sérgio Moro adeus a leis anticor

  48. Precisamos de um cabo e um soldado com urgência. Precisamos da PF investigando os subornos dos ministros. O Brasil necessita dos ministros do STF presos. Alo alô militares acabem com esta farsa

  49. Não aceitem essa interferência criminosa do togado corrupto, senadores!Isto é uma vergonha!!!A sociedade em peso clama pelo voto aberto.A palavra desses togados não valem nada!Mentiram e interferi

  50. O Davi agiu com tranquilidade, sem se deixar levar por insultos, consciente que estava fazendo uma proeza benéfica. Bonito ou legal não quer dizer certo. Vai ter resultado que o povo anseia.

    1. O STF deveria ficar no seu quadrado. Toffoli e Renan são o retrato do mundo corrupto e q usam o sistema só para si. Até quando teremos que aturar este povo com o martelo na mão?

  51. Além de interferir no outro poder,ele ainda impõe autoritariamente a 52 senadores que votaram pelo voto aberto,o voto secreto. Se Renan cair os togados corruptos sabem que a ORCRIM vai junto.

  52. Acho bom seu Paulo Guedes e o Dr. Moro enfiarem a viola no saco e procurarem outro país para viverem,isso será fácil para eles.Nós aqui, continuaremos a sofrer as consequências dessa desordem.

    1. Somos uma sociedade de exploradores e depredadores. Cultura não se muda com pouco tempo. Em pleno sec XXI ainda se vota em cangaçeiros e coroneis. E eles ainda existem para serem votados, o que é p

  53. Os senadores têm que desobedecer essa decisão casuística desse togado corrupto que se comporta conforme o demandante criminoso.O legislativo não pode operar com o STF a pedido de senadores corrupt

  54. É constrangedor que algumas poucas canetas sejam mais poderosas que a esperança de um povo que berra pelo fim da corrupção (que rouba vidas) e da impunidade (que escarra em nossas faces).

    1. Exatamente meu sentimento. Mas nós acordamos. Seguiremos firmes na luta, Agora é questão de tempo até conseguirmos derrotá-los. STF deixa de ser pró-bandido em 2020.

  55. O RENAN afrontou o supremo, quando intimado a deixar o cargo… Agora, o advogado do PT o recebe de braços (e provavelmente de bolsos) abertos… como diria Boris Casoy “ISTO É UMA VERGONHA”…

  56. Não acredito que esse pessoal do governo Bolsonaro seja um bando de colegiais de meados do século passado em termos de inocência. Eles sabem muito bem que terão que ceder muito ao legislativo.

  57. O judiciário é quem está governando o País, está atropelando o governo.Não tem ninguém com coragem de enfrentar o Toffoli, pois no caso do Vavá ele já deu uma testada no seu poder. Acorda mi

  58. Temos que apelar ao “Deash” para mandar sua turma explodir o STF com todos ministros dentro pois um ministro que ficar até às 3h50 da manhã para socorrer e ajudar bandido merece ser explodido.

  59. Toffoli, como usualmente são petistas, é autoritário, apoiador de corruptos. Nomeado pelo chefe do maior esquema de corrupção do mundo, nunca passou em concurso para juiz. Pobre país.

  60. Não sei se a Decisão do presidente do STF tem fundamento, mas que é duro e duro. O Brasil não muda. No senado um senador chamando o outro para briga, de canalha que horror está o nosso parlamen

  61. Os novos senadores deviam formar um bloco e se isolarem dos donos do Senado. Os novatos não tem nem tempo de lidar com painel de votação e já são obrigados a votar. Jardim de Infância.

  62. Novamente. Duas opções. Ou recusem a liminar, porque é inteferencia de um poder no outro ou mantenham Alcolumbre lá e votem em regime de urgencia alteração no regimento para voto aberto.

  63. O chileno gordinho não se fez de rogado e já anunciou que o governo Bolsonaro terá dificuldades em aprovar as reformas em sua primeira manifestação pública e agora essa notícia aí do senado…

  64. E que decisão casuística do Toffoli, já que há milhares de precedentes do STF que eles não podem julgar matéria interna corporis, como são aquelas q dizem respeito apenas a regimento interno.

    1. Faz anos que não compro nada , nada de Alagoas , tem gente que presta , mais a grande maioria é filho de aranha carangueijeira com cavalo do cão .