A Ursal nunca existiu

A tal Ursal (“União das Repúblicas Socialistas da América Latina”) só existe na ironia, noticia a Folha.

“A afirmação é da socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa, que diz à Folha ter inventado o termo Ursal em 2001 como uma ironia, uma crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana que ocorreu naquele ano.”

A candidatura do Cabo Daciolo também é ironia.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Acho ótimo essa bagaça toda de Ursal, Unasul, Pátria Grande, Foro de São Paulo/Havana ficar às claras.. Daciolo foi audacioso ao expor o projeto da esquerda.. e o Ciro travou. Informação é poder.

Ler mais 179 comentários
  1. Acho ótimo essa bagaça toda de Ursal, Unasul, Pátria Grande, Foro de São Paulo/Havana ficar às claras.. Daciolo foi audacioso ao expor o projeto da esquerda.. e o Ciro travou. Informação é poder.

  2. Quem diria, vocês replicando histeria rasteira de militância comunista. Como chamam o atraso não importa, mas com aval de vocês estão aproveitando para negar os objetivos do Foro de SP.

  3. A comunistinha lá está fazendo seu papel… piro vocês, antas, que sempre souberam que ela existe e atua fortemente na agenda bolivariana. Nunca existiu, né ? Safados ! Mentirosos! Cínicos!

  4. O objetivo DECLARADO do Foro d SP é criar na AL o q foi perdido no Leste Europeu. Assim, a Pátria Grande está para a Grande Mãe Rússia como a URSAL estaria para a URSS. É só o óbvio.

  5. Apelido é irônico, mas o fato é inegável: os comunistas da América Latina sob Chaves, Fidel, Maduro, Evo , Lula e cia, são unha e carne e pretendem sim uma unidade latinoamericana, até no roubo comum

    1. Vivendo e aprendendo. Eu pensava que a URSAL era apenas uma sigla que usávamos jocosamente contra a esquerda. Agora vi que a própria esquerda a adotava ou ainda adota.

  6. Impressionante como esse blog promove o mesmo relativismo rasteiro das trincheiras esquerdistas. Importante no momento era falar do Foro de SP, UNASUL, Bolivarianismo e Pátria Grande.

  7. Sim claro, porque se uma socióloga comunista disse isso para um pasquim comunista, só pode ser verdade. 🙄 O fato é que o nome é irrelevante, o objetivo existe e vem sendo implementado há décadas.

  8. nunca existiu porque não deu tempo de se concretizar, ou vocês acham que não queriam uma nova união dos países socialistas por aqui? Graças a deus e a lava jato o povo clama por um governo de direita.

  9. “URSAL” nada mais é que a forma jocosa pela qual nós, da direita, nos referíamos ao projeto “Pátria Grande” do Foro de São Paulo para a integração socialista da América Latina.

  10. — Admitem falar em ‘PATRIA GRANDE’ e ‘BOLIVARIANISMO’ mas ‘URSAL’ é ironia. kk k k k k É TUDO A MESMA COISA. Antas também apoiam a UE, UNIÃO Européia que depois virou antiga CE, COMUNIDADE

  11. NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA. Quem poderia imaginar? No meio do caminho das eleições, surgiu uma pedra chamada DACIOLO; uma pedra de tropeço para Bolsonaro tropeçar…

  12. É muita desonestidade focar a questão na denominação e ignorar o que ela representa, URSAL não existe, mas e UNASUL? https://extra.globo.com/noticias/mundo/unasul-sai-do-papel-762560.html

  13. Ciro NÃO disse que não conhecia o Foro de São Paulo, ele disse não conhecia a URSAL (um termo pejorativo que virou Teoria da Conspiração); e que não fundou o Foro de São Paulo, seus idiotas!

  14. Dá para perguntar à professora Maria Lúcia Victor Barbosa o que Manuela D’Ávila foi fazer na Argentina (conforme vídeo) e porque Lula disse para Boris Casoy não falar sobre o Foro de São Paulo?

  15. A URSAL não existe, mas a esquerda latinoamericana já tem o seu país/ laboratório de como é a condução econômica quando estão no poder. A Venezuela é o exemplo a ser seguido pelos demais.

  16. A Ursal nunca existiu, assim como o metrô da Venezuela que os trouxas aqui pagaram via BNDES para financiar “movimento social” de ditador bananeiro dando tiro em estudante e mulher no meio da rua.

  17. O Dirceu já disse que existe, é ele e o psicopata do FHC que comandaram e comandam toda essa destruição do Brasil nas últimas décadas pois não deixaram o Ustra fazer o trabalho dele.

  18. Nas palavras de José Dirceu – O próximo presidente das eleições fraudadas da URSAL / UNASUL do Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=hDsH_ykmnfo

  19. Brasileiros têm que se conscientizar. Bolsonaro, ou a ORCRIM. Só tem estas duas opões para votar. Bolsonaro, ou o caos, o comunismo, o assalto aos cofres novamente. Lula solto, Sergio Moro preso.

  20. Eles também dizem que comunismo nunca existiu, porque é a cenoura na frente do burro: se o verdadeiro comunismo” só será “no futuro”, eles nunca poderão ser julgados NO PRESENTE.

  21. A URSAL existe sim. O Antagonista, essa turma do Bolsonaro e a petezada tá tudo no mesmo saco. Eles se fingem de adversários para tentar nos enganar. Isso é tática velha de conspiradores. Cb Daciolo!

  22. Duas maçonarias, a vermelha (francesa) e a azul (inglesa), em resumo é isto. São eles que determinam o que ocorre na política e no mundo. Leiam a carta de Albert Pike sobre as guerras.

  23. Li que há 2 grupos de iluminati querendo um governo único no mundo. Um, liderado por 3 países europeus, outro, pela China e Rússia. Parece q Ch e Rs estão mais fortes na AL do q os europeus na tal PG.

  24. Desde 1917 é a mesma estratégia, mentir e enganar para escravizar e matar. Os judeus quando iam para a morte achavam que estavam indo apenas tomar banho. Esta cena nefasta é o resumo do comunismo.

  25. Geraldo centrão da corrupção ORCRIMin, Lulalau ORCRIMin, Geraldo rodoanel ORCRIMin, Geraldo trensalão ORCRIMin, Geraldo roubamerenda ORCRIMin, Geraldo Beiçola ORCRIMin, Geraldo PCC ORCRIMin, Geraldo A

  26. Foro de São Paulo, Diálogo Interamericano, Pacto de Princeton, Unasul, e Ursal (Patria Grande). Tudo isso é verdade que escondem do povo. É a Nova Ordem Mundial comunista governada pelos globalistas.

  27. URSAL e Foro de São Paulo… segundo a Folha(esquerdista militante) de São Paulo não existem, Cuba e Venezuela são democracias, Lula é inocente, Dirceu é inocente, …Folha você não deve confiar !!

  28. …sim claro, Foro de São Paulo nunca existiu, URSAL nunca existiu, Cuba e Venezuela são democracias, jornalistas brasileiros não são militantes de esquerda, as Farc lutam por democracia… kkkkkk

  29. Tanto é verdade que o $$ do BNDES serviu exatamente para financiar as já instaladas ditaduras da Venezuela, Nicarágua Cuba, fora Equador e a Argentina da então Cristina Kirchner…

  30. A “VÉIA” perdeu uma boa oportunidade de ficar calada. Ela chamou de URSAL e nós afirmamos ser UMBRAL. (Para onde vão os piores seres humanos, após a morte). Ou pensam que a morte os livrará?

  31. O que ta ocorrendo na Venezuela e Nicaragua é apenas coincidência?Não, não é coincidência, o projeto patria grande em ação. Inclusive eles colocaram isso na constituição: integração da America Latina.

  32. Óbvio ululante: comunistas são os primeiros a negarem que sejam e o que pretendem, são dissimulados e cheios de eufemismos, se repaginam pra enganar incautos e alienados.

  33. É lógico que não existe, ô Mário Tucano. Assim como a Venezuela Bolivariana não existia antes de Chávez implementá-la, só existia na cabeça dele e seus asseclas. Capicci, ou precisa desenhar?

  34. Acordem pessoas, os comunistas continuam se escondendo, e há milhares de ferramentas para isso (Rede Globo, Record, Bandeirantes, Gazeta, Rede TV, Rede Brasil de Televisão, SBT, F de SP, Estadão), etc

  35. Antagonistas, retirem o estagiário: “tal Ursal”? Viraram desinformantes da Folha? O Brasil financiou a Pátria Grande bolivariana com o BNDES, dinheiro do FAT. Ironia de esquerda não tem muita graça.

  36. “Ursal”, “Pátria Grande”,… O que importa é a ideia, e esta existe na cabeça da extrema-esquerda há muito tempo. Ouvi isso pelo primeira vez entre 82 e 84, muito antes do Foro de SP.

  37. Depois do tema URSAL cair na mídia dezenas de sites esquerdistas apareceram desmentindo o assunto. Para que tanta preocupação se é tudo uma brincadeira? Mas o melhor está no site Dossiê URSAL. kkk

  38. Mas o Foro de São Paulo existe e é muito perigoso…o único dos integrantes graúdos que ainda não foi eleito presidente nas palavras do próprio José Dirceu foi o Ciro Gomes…

  39. Eleições da Pátria Grande da ORCRIM 2018. disse: ESLN, Exército Sandinista de Libertação Nacional, está certíssimo, essa organização fazia seções planfetárias nas faculdades e feiras cult desde 1985.

  40. Meta-capitalistas: quebrar pequenos e diminuição da população (guerras, vacinas, ab0rto, eutanásia, sexualidaade sem reprodução, alimentos etc) e escravização do resto. Por isso financiam comunistas.

  41. Língua Portuguesa nunca foi o ponto forte da maioria dos brasileiros (me incluo). Mas o que tem de gente confundindo “alhos” com ‘bugalhos” nesse tema é uma grandeza… Tá no nível do Pisa pra baixo!

  42. E aí Folha, estão ainda pensando qual o artista e história vão inventar para declarem o Foro de São Paulo uma ficção sonhada por um lunático adepto de uma teoria direitista da conspiração?

  43. Na primeira reunião do FSP, em São Paulo, estavam presentes o chefe do grupo terrorista ELN, acho q é isso, da Colômbia, além das FARC. Saiu na Folha, ou UOL, porque eu li. Ninguém deu importância.

  44. E ai vozinha professorinha, imparcialíssima, tu inventou também o mesmo símbolo fixado no portal do Centro Cultural da América Latina, em São Paulo? olha que coincidência, o mesmo símbolo da URSAL!

  45. O Foro de São Paulo é real, se Lula e Dilma, como Chavez, tivessem conseguido o aval do exército, (AMBOS TENTARAM) o Brasil já estaria fazendo parte da PÁTRIA GRANDE e vermelha. Aqui não, petralhada!

  46. A Folha foi buscar uma vózinha “imparcialíssima”, “socióloga” para dá um retoque no esconderijo, eta Folha, deviam ter pedido aos colegas de esquerda do Estadão, ainda há milhares de i que o lêem.

  47. A URSAL nunca eczistiu, foi só uma forma irônica usada para descrever os encontros do Foro de São Paulo, as ações coordenadas entre Chaves, Lula e Fidel e o projeto discreto da Pátria Grande Bolivaria

  48. Se a “Foia” está dizendo que é apenas um termo irônico inventado, certamente deve ser verdade. Essa OCRIM está muito maior e mais consolidada do que qualquer um de nós acreditávamos.

  49. O art. 4 parágrafo único de nossa constituição Federal da legalidade para a formação de uma pátria grande!seria importante saber qual candidato vai se comprometer em retirar isso da constituição?

  50. Um pergunta, talvez seja também “ironia” da Folha de São Paulo, porque eles estão veiculando tanto propaganda na TV com a imagem de Lula ?! …ao acaso, obviamente não !!

  51. O passaporte da Pátria Grande já existe. O brasileiro é feio e pobre. O Brasão da República, por exemplo, sumiu, desapareceu. Nem a União Européia ousou tanto.

  52. URSAL, UNASUL, Pátria Grande, a nomenclatura é secundária. Mas o plano de integração continental sob o manto socialista é fato, mas eles negam, para não haver resistência dos povos desses países.

  53. Durante a primeira reunião do Foro de São Paulo em 1990, Marco Aurélio Garcia disse que o objetivo final do grupo seria “criar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu”, a Pátria Grande.

  54. Há registros escritos e falados de Stédile desesperado com a saída de Dilma, dizendo que não podiam acabar com a Pátria Grande. Evo Morales exaltou o Brasil como integrante da PG, na copa da Rússia.

  55. Nunca existiu, mas conheci alguns elementos da extrema-esquerda que alimentavam um sonho parecido, “américa latina unificada e grande potência comunista”, pelo menos até 2010.

  56. E nós devemos acreditar nessa gente , né antagonista…! Essa gente “que nunca mentiu”…! E a única “ironia” que vcs reportam é a candidatura do Cabo Daciolo …!!? Triste fim do jornalismo…

  57. Há uma foto de Cristina C., Dilma, Rafael Correa, Evo Morales, acho que o Maduro tb. Todos com a mãozinha fechada, exaltando a Pátria Grande, sinônimo de URSAL. Isso foi sonhado por Lula e Fidel.

  58. Quando o xunx podre irá pagar os residentes de medicina, ano 2016. pior governador do país, quando se analisa a riqueza em mãos, e a oposição q deveria ser……SAFADINHOOOO

  59. O MST e MTST também não possuem endereço fixo ou cnpj. Fato é que os socialistas, inclusive da folha, trabalham unidos por seus objetivos doentios explícitos no foro de SP e agora escancarados a todos

    1. Os nomes variam, mas esses não interessam. A ideia dos loucos é criar algo equivalente a antiga URSS na América Latina. E isso vem de longa data, pelo menos anos 80.

  60. Aquele vídeo de um figurão do PT falando que o seu objetivo de vida é fuzilar milhões de brasileiros trabalhadores também não existe ,né. FORO de São Paulo é COMUNISMO. COMUNISMO fuzila e assassina.

  61. Comentarista das 08:50 – A “fulana” criou o termo “Ursal”, pejorativamente, em relação à URSS, mas não disse que o Foro nunca existiu. Se não foi isso, tô muito mal de interpretação de textos…

  62. Ainda lembro da época em que diziam a mesma coisa quando se falava do Foro de São Paulo… Fora isso, não é porque alguém é professora e socióloga, que está falando a verdade… Muito pelo contrário.

  63. Seria URSBALC, União das Republiquetas Socialistas Bolivarianas da América Latina e do Caribe. Brincadeiras à parte, o Cabo Daciolo não pesquisou, foi leviano, mostrou despreparo.

  64. Polemicas sobre braços da ORCRIM não interessam, o que interessa é salvar o Brasil do comunismo. Só tem uma saída: Votar em Bolsonaro, ou esperar que o tempo resolva, 20 anos depois do país destruído.

  65. Não importa a sigla, o Foro de São Paulo tinha e TEM, a intenção de unir a América do Sul e o Caribe e formar uma grande organização comunista nos moldes da antiga União Soviética. São ELES que dizem.

  66. o Cara falou a verdade, falou de Deus, então se Bolsonaro ja era ameaça, imagina um cara q não se apega a pequenos pontos ( SEXUAIS) , COMPORTAMENTo. Somos colonia sim

  67. Em 1992 ouvi de taxista ligado à sindicato de metalúrgicos da CUT no interior de MG Dita Ironia-“O Brasil deixaria de ser o Brasil”. Ironicamente Collor criou Mercosul e a Unasul ou URSAL o derrubou

  68. DESINFORMAÇÃO. O Foro de SP, a Ursal, são tratadas agora, com ironia, como quimera. Mais que baita quimera: Quebrou o Brasil, permite que partido marginal como o pt continue a operar e Venezuelas…

    1. Nos anos 80 conheci malucos que queriam forçar o Brasil a abandonar o português e adotar o espanhol como língua. Também defendiam a “pátria grande” e o Brasil era considerado uma espécie de câncer.

  69. O vídeo de Maria Helena Chauí falando que ODEIA A CLASSE MÉDIA também nunca existiu, é só ironia. Ainda bem que INTERNET NÃO TEM ALZHEIMER.

  70. A partir do momento que ela “inventou”, se é que isso é verdade, o termo passou a existir e ser usado. Foi como o Impeachment da Bandilma. Um dia alguem questionou se não seria o caso. E foi.

  71. O plano de formar a Pátria Grande sempre existiu, todos os países latino americanos de esquerda socialista, bolivarianismo, até o Papa apoia. É só uma questão de nomes. Pátria Grande = URSAL

  72. Se eles estão reagindo de imediato contra a publicidade do Foro de São Paulo e o Pátria Grande é porque sabem q o brasileiro não aceita o COMUNISMO . Sabemos q DITADURA COMINISTA MATA. Informem.

  73. https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/ É, PARECE QUE NÃO EXISTE. DEIXEM DE QUERER ENGANAR O POVO. ESTÃO SÓ BRINCANDO DE URSS NA AL.

  74. Existe sim, o PT, une, foro, mst, ursal e etc( siglas), o roubo existe, o conchavo existe, os bilhões existem em agum lugar. o mais medico analogo a escrvidao, o batisti, o metro de caracas e ETC…..

  75. Essa inepta mesma diz que existe. Como algo que foi inventado – por ela – nunca existiu? Se foi invenção, mesmo que só no imaginário, por si só já é parte da existência.

  76. nunca CHEGOU a existir mas o plano era este.esta tdo aqui basta ter paciencia e vontade pra pesquisar. folha nao tem.https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-m

  77. Ursal é sinônimo de Pátria Grande, Antagonistas. Quando Dilma foi reeleita, maduro e Cristina C. exaltaram a vitória da Pátria Grande, no twitter. Eu li. Ursal e Pátria Grande são a mesma mierda.

  78. Claro que não existe (ainda). Mas continuem elegendo membros do foro de são paulo pra ver se esse projeto não se concretiza. Mandem essa velha ir cuidar dos netos ao invés de falar do que não sabe.

  79. Esse é o ponto, existe como uma ironia aqueles que vivem falando da tal “Pátria Grande” e união dos países sul americanos – por meio de governos de esquerda. Enfim, qual é a da Pátria Grande?

  80. Tá mais pra deboche. O pior é que pode levar muito voto protesto, como Tiririca, Éneas e outros. Infelizmente tem muito brasileiro que não entende a importância e o valor das eleições.

  81. O termo pode até ter sido inventado em 2001 mas a idéia surgiu após o fim da URSS. Trocando em miúdos significaria reproduzir em outra parte do planeta-América- o que foi perdido na Europa-Ásia.

  82. Ironia???? Rola um vídeo de uma entrevista onde o próprio Ze Dirceu diz a Antônio Abujamra que o foro de São Paulo tinha eleitos todos os presidentes( URSAL) da AL e só o Ciro ainda não

  83. CONTINUAÇÃO… Sendo assim, a desinformação quanto à URSAL e à Pátria Grande seria interessante, né? Até o Zé Dirceu confirma esse plano. Mas é isso aí, Mainardi… acredite na Folha.

  84. CONTINUAÇÃO – Tanto é que Maduro e Stédile (MST) vivem repetindo esse objetivo em seus discursos. O Foro de SP existe para financiar Cuba pós-URSS. E sabemos que era negado por muito tempo… CONTINUA

  85. Const. Fed. Art. 4º A Rep. Fed. do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de naçoes

  86. O povo brasileiro precisa saber com urgência o q é o Foro de São PAULO e o Pátria Grande. Vão espalhar pra todos que ainda não sabem o plano escravagista dos COMUNISTAS. COMUNISMO – Ditadura que Mata

  87. Problema de mentiroso é que internet guarda tudo!
    dossieursal.com/
    .
    Olavo de Carvalho
    bit.ly/2MEQWO8 (12/08/18)
    bit.ly/2H5gYdK
    bit.ly/2MrPB0w
    .
    Zé Dirceu em 97
    bit.ly/2P4CMrd
    .
    bit.ly/2Me8X9N
    .

  88. Socióloga e Folha no mesmo post? Não é confiável. A URSAL não existe e provavelmente nunca existirá… Mas é o OUTRO nome que se dá à Pátria Grande, que é um dos objetivos do Foro de SP. CONTINUA