“Vai pelo caminho dos dois antecessores”

O historiador José Murilo de Carvalho, em entrevista ao Estadão, comparou Jair Bolsonaro a Jânio Quadros e Fernando Collor:

“Já passamos por Jânio Quadros e Fernando Collor, os breves. Ambos foram impulsionados por eleitorado, em boa parte de classe média, insatisfeito com os padrões éticos vigentes na política, o primeiro brandindo uma vassoura, o segundo atacando marajás. Descuidados, ambos, do apoio parlamentar e partidário. Jânio governou por bilhetinhos, proibiu brigas de galo e biquínis, tentou um autogolpe, falhou e renunciou. Collor congelou a poupança dos outros, rivalizou com os marajás no trato com a coisa pública e renunciou sob a ameaça de impeachment.

Bolsonaro também surfou na onda anticorrupção – no caso, levantada pela Lava Jato. Como seus dois antecessores, ele tem precário suporte partidário, postura autocrática na política, uma visão em preto e branco do Brasil e governo errático. Vai pelo caminho dos dois antecessores.”

Os bastidores da grande derrota de Moro, do governo e do combate ao crime organizado. Confira agora

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. AAlberto Fernando Barddal Drummond Filho disse:

    Visão lúcida de um cenário mais que possível, quase previsível. Afinal, como dize o ditado popular: "de boa intenção o inferno está cheio". Mas ainda há tempo para tomar a rédea das coisas e decolar.

    1. ... consciente pela maioria conservadora e cristã, vencendo mais de 10 candidatos semelhantes entre si, incluindo os do pt, psdb, mdb, pdt, rede, novo, psol, podemos, etc. Venceu vencendo.

    2. Besteira. Jair Bolsonaro venceu uma eleição contra todos os analistas e videntes políticos. Ele quebrou o ciclo nefasto do pt, psdb, e mdb no poder. Foi eleito, verdadeiramente, de...

    3. Só petista por aqui. O ambiente está ficando bem chato!

    4. Não sou petista, Denise. Pelo contrário, sou Bolsonarista e empenhado. Porém, ser bolsonarista não significa ser cego e nem ser fanático. Muito do que ele enfrenta é fruto dos próprios equívocos.

    5. Irresponsável!!!! Essa comparação é ridícul! Janio ate se mexeu no caixao e Collor teve diarréia!

    6. Bolsonaro falou sobre um tsunami essa semana. Será que ele vai renunciar?

    7. CLECIO que só dá pano para o seu ladrão de estimação preso em Curitiba.. CLECIO é um inútil petralha que acha que tem opinião.. kkkkkk

    8. O historiador de visão lúcida era o que queria Lula na eleição para Bolsonaro não ganhar, de lúcido não tem nada, apenas de mau caráter que deseja a queda de Bolsonaro.

    9. boa intenção? um deputado inútil que fazia rachid e tinha funcionárias fantasmas?? huauhahuahuauhaahuahua

    10. Não queiram comparar a época do JQ e do FC! A situação hoje é totalmente diferente. JB não se cercou de um monte de Generais competentes e patriotas não é por acaso.

    11. Faltou mencionar os filhos aloprados e o rasputin da virgínia...

    12. Ele vai renunciar nesta semana = Tsunami

    13. Mais fácil cair o congresso e o stf. As forças armadas já estão de saco cheio e o povo iria pra rua aplaudir

    14. Onde estava o Estadão enquanto o Lulladrão raspava os cofres públicos para dividir com narcoditaduras e encher as contas bancárias da vendedora de Avon? Estava recebendo pichulecos???

    15. pra esse filósofo comunista gagá, o bom é o povão ser eternamente escravo de populistas do Centrão e da Elite Rica Maconheira de Esquerda

    16. Previsível? Talvez. Cientistas políticos, analistas, famosos jornalistas, todos erraram quanto aos seus cálculos. Será que conhecem os anseios do povo?Lula fez o que fez e os mesmos acham ...

    17. Corretíssimo!!!! Ou Bolsonaro MUDA de vez e comece a fazer politica, esquece as polemicas, ou ele que seja patriota e RENUNCIE logo para deixar o Brasil seguir o caminho... como esta não dá.

    18. Eu avisei que era Bolso, o Breve e fraco!

    19. Lúcida ? Só há um detalhe. Não vejo Bolsonaro renunciando.

    20. Você acredita em comentarista da TV Comuna Cultura de SP?

    21. Como historiador ele pode indicar um bom livro de receitas para o Masterchef

    22. Eu só sei que nós que pagamos a conta, sofrendo com os autos impostos e a canalhice desenfreada não vamos mais aceitar essa balbúrdia em que pessoas honestas são destruídas e os safados se delei

    23. Tenho uma divergência. A leitura óbvia seria esta. Mas. o momento político e outro. Não havia lava jato com Jânio e Collor. Bolsonaro tem parte do povo bem aguerrido e parte do Congresso. Não ca

Ler comentários
  1. Carlos disse:

    Mais um "especialista" que será, digamos assim para ser educado, contrariado.

  2. Brilhante disse:

    Jãnio chamou comunistas e inclusive deu prêmios a eles, Collor roubou a poupança, essa comparação é relativismo puro q quem perdeu a eleição e não se conforma....

    1. E Bolsonaro tem Queiroz e Olavo de Carvalho, não precisa mais nada..

  3. Trump disse:

    Qualquer imbecil é historiador. O problema é quando a extrema midia que é composta praticamente toda ela por analfabetos funcionais dão destaque a um imbecil. Haja Olavos para nos salvar.

  4. José disse:

    Esse paspalho está ouvindo demais as baboseiras do Marco Antônio Villa

  5. Gustavo disse:

    Nada a ver. Jânio Quadros era novato na politica, Bolsonaro tem mais de 20 anos na política, sem falar dos filhos. Collor é um coronél nordestino da velha politica corrompida.

    1. claro 20 aos de politia e de coaf...votei bolsonaaro mas estou super dececionada....

    2. Acho que vc não sabe quem foi Jânio Quadros. NOVATO na política???????? Antes foi vereador, dep estadual, prefeito de São Paulo e governador do estado, dep federal pelo Paraná e depois..........

    3. E a realidade da Lava Jato e da internet tbém torna o contexto completamente diferente. Historiadores são generalistas com cultura de almanaque.

    4. E a realidade da Lava Jato e da internet tbém torna o contexto completamente diferente. Historiadores são generalistas com cultura de almanaque.

  6. Vagner disse:

    Outros tempos, sem internet, a informação era somente da mídia e a lava Jato mostrando os podres .

  7. Murilo disse:

    Quando sair a prisão em massa de parlamentares ele vai mudar de ideia ...

  8. ISAYAS disse:

    Historiador não tem visão em preto e branco, geralmente é em VERMELHO

  9. LeitorEleitor disse:

    1960-1989-2018 - Deve ser alguma maldição, a cada 29 anos os brasileiros elegem um doido varrido.

    1. Muito bem lembrado, Isayas! A petralhada não se emenda!

  10. Patricia disse:

    Os deputados e senadores não têm força popular pois a população sabe que a prioridade deles é manter a ORCRIM em funcionamento com a ajuda de muitos parceiros diretos e indiretos que construíra

  11. CARLOS disse:

    Engana-se, se tentarem vão conhecer a ira do povo.

  12. Vlad disse:

    Bolsonaro apostou no patriotismo dos congressistas. Este foi seu único erro.

  13. Marcelo disse:

    Sim, inclusive JQ e FC tinham um exército de eleitores patriotas que colocaram eles lá. Além disso, ambos tinham redes sociais onde falavam direto com eleitores, sem passar pela mídia suja. Babaca

  14. Juciara disse:

    Ótimo ! Valeu😒. É dessas análises “ verdadeiras” que o Brasil precisa . Ajudou bastante . Mais alguma ajuda ao Centrão ? Eles agradecem.

  15. KomedorDeMinion disse:

    O congresso jantou Bolsolixo.

    1. O congresso jantou mensalão e petrolão. Agora irão pro cadeião

  16. Pedro disse:

    Análise parcialmente correta. Tem de levar em conta a possibilidade de o PR tomar controle da situação ainda. É preciso focar em Moro, Guedes e Tarcísio imediatamente.

  17. Marcelo disse:

    Boa análise, só não sendo excelente por não acrescentar Lula e Dilma à frente desse cortejo triste.

    1. Ora, Marcelo! Esse "historiador" é admirador do presidiário!

  18. Cleiton disse:

    Está mais fácil cair o Congresso e o Supremo! O especialista gourmet só esqueceu das Redes Sociais e dos Militares.

  19. gilberto disse:

    A única diferença é que por trás do Bolsonaro tem as FFAAs.

  20. Chrisoula disse:

    Brasil é cheio de historiadores e especialistas.

  21. Marize disse:

    Espero que seja como o Jânio! No máximo 6 meses! O Brasil não aguenta 2 anos e meio de governo Bozo!

    1. Verdade. Dois anos e meio é muito pouco. Tem que ser oito!

  22. Pedro disse:

    Melhoras na infraestrutura, justiça/segurança e economia gerariam suporte imediato de maior parcela da sociedade. Trunfo para enfrentar os inimigos do país!

  23. Luiz disse:

    Quem é esse cara, o José Murilo de Carvalho? Quando está cobrando para dar esses palpites furados?

  24. LUIZ disse:

    esse historiador "vidente"nunca encontrou nada, mas absolutamente nada que levasse o presidiário ao impeachment! para ele basta cooptar o congresso e o Brasil é o melhor dos mundos! é da seita!!!

    1. Cooptar o Congresso é troco! O presidiário cooptou tudo: Congresso, Igreja, empresários, banqueiros, sindicalistas, familiares, amante, enfim, todo mundo meteu a mão na bufunfa.

  25. Pedro disse:

    Não adianta tentar negociar com ladrao. Querem fácil o que não temos, dinheiro. Tem de usar truculência e inteligência. Tira os articuladores atuais e põem os militares na frente pra negociar co

  26. EDUARDO disse:

    Venho falando isso há meses. Bolsojânio. Elle o bolso. Acrescente MUITO da Dilma. Vão sobrar apenas os radicais extremistas de direita. E as milícias claro. Vão achar outro para apoiar.

  27. Adalberto disse:

    Já pararam para analisar que talvez Bolsonaro contasse com um apoio mais irrestrito dos militares e que esse apoio não se concretizou? Será que isso não é que está por trás dos ataques de Olavo

  28. Lucas disse:

    É um governo com boas intenções. É melhor do que ser governado por um clone de Sarney, Temer ou FHC. Só não falam bem de Lula e Dilma porque aí ia queimar o filme.

  29. Francisco disse:

    Sr. Murilo, pelo andar da carruagem o sr. vai conseguir sua boquinha de embaixador lá na casa de FHC ou no Xadrez de Luladrao.. Inútil falastrão esquerdalha caviar!!!

    1. Exatamente, resumiu bem quem é o "historiador", vale lembrar que ele queria Lula candidato contra Bolsonaro, daí já vemos sua tendência partidária.

  30. José disse:

    O povo só tinha o Estadao, globo e folha como meios de informação. Hoje é diferente. O povo não será mais enganado pelos mamadores de plantão.

  31. Orestes disse:

    Só para lembrar: esse Murilo queria cargo de embaixdor Brasileiro nos EUA e foi chutado pelo Bolsonaro.Entendem a raivinha?

    1. Votei no PSDB acreditando na globo. Parecia adversário do pt. Dória é a bola da vez. Kkkkkk

  32. DireitaMan disse:

    E pra esse bocó, a solução é suburbano morto de fome adorador de populismo votar no Centrão pra ser escravo de bicheiro pra sempre, e rico drogado ser comunista doidão.

  33. Lauro disse:

    Sim mas o Bolsonaro tem 26 anos de política. Não dá pra entender nesse sentido.

    1. Toda análise contra Bolsonaro, Cidadão escreve: Ótima análise rsrs, será que ele "analisa as análises" ??? Sei não...

    2. Assiste o editorial da globo agora. Vai acreditando. Rindodospet. Kkkkkk

  34. AUGUSTO disse:

    Bolsonaro parece lanterninha de cinema , fica fiscalizando que está se beijando no cinema , nunca viu o conteúdo do filme que está passando .

  35. Nelma disse:

    Realmente muito "parecidos". Entende muito 😂😂😂😂😂

  36. Adolfo disse:

    Murilo de Carvalho é um dos poucos historiadores brasileiros lúcidos, e que devem ser levados a sério, quando discute política. Sua interpretação me deixa temerário.

    1. Só esqueceu de encontrar alguém pra comparar com Lula. Gente com visão esquerdista não tem isenção pra julgar outras tendências ideológicas.

  37. EDMUNDO disse:

    Onde estavam esses "Jênios" com J mesmo, na época que a nação era ASSALTADA pelo governo petista? Não existiam? Surgiram do chão? Tudo vigarista.

    1. As mentiras de Moro cumpriram o objetivo de cassar a candidatura de Lula e eleger o Bolsonaro, já perderam a serventia.

  38. Milena disse:

    Janio e Collor nao merecem tal comparação!

    1. O historiador José Murilo de Carvalho esqueceu de um detalhe, a podridão está enraizada desde Jânio, se firmou com Collor e solidificou com os canalhas Dilma/LulaRÁPIO. Bolsonaro enfrenta a horda

  39. João disse:

    Acabou com o horario de verao e minissaia no planalto. E aumentou o desemprego

  40. Gustavo disse:

    Doente mental.. Lula TB surfou com ética na política.. não caiu porque o congresso só faz bons negócios. Lula comprou todo mundo.. e está seu babaca..

  41. LUIZ disse:

    Historiador, filósofo, cientista político, professor de política em geral são quase todos esquerdistas doentes mamando nas tetas e tentáculos governamentais. Esse aí soma mais um dêles.

  42. Quati disse:

    O problema não está no apoio no congresso e sim no seu PSL, que apesar de eleger a maior bancada se deixou dominar pelo perdedor centrão.

  43. Filipe disse:

    E o apoio do povo ao Bolsonaro, não conta?

  44. Marcela disse:

    Bolsonaro compre os 75% dos congressistas picaretas e aprove as reformas necessárias! Infelizmente no Brasil é assim que funciona!

  45. Renato disse:

    Sobre Jânio, leiam "1964 - O Elo Perdido - O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista", do Mauro Abranches Kraenski e Vladimir Petrilak. No youtube há resenhas e resumos.

  46. Augusto disse:

    e não vai demorar sendo ele e família a fonte de maior oposição ao próprio governo.

  47. Marcelo disse:

    Que desespero kkkk só que Bolsonaro tem o apoio das forças armadas e o congresso e stf são as instituições mais mal avaliadas pelo povo. Portanto o contrário de acontecer é muito mais facil

  48. Fernando.W disse:

    Tomara que caia logo, foi uma decepção.

    1. Melhor governo que já vi. Obrigado Presidente Mito. Desmamando os corruptos esquerdistas.

  49. Jose disse:

    Ambos os citados não cumpriram suas promessas e o final todos nós já sabemos, quanto a Bolsonaro ainda é muito cedo para se fazer essa comparação. Com um congresso PODRE ele tem dificuldades gov

  50. José disse:

    Este senhor é parte da "elite gourmerizada", na qual, tem força civilizatória as premissas de; palavras eruditas, salamaleques, canalhices explicitas e o resultado; a "boa" social-democracia!

  51. Zaitsev disse:

    Como dizem os historiadores: O presente sempre repete o passado.

    1. O Presente realmente está repetindo o passado, primeiro Lula PRESO e agora Temer PRESO logo a Dilma PRESA!

    2. Sua burrice, seu Asno, também se repete em todos comentários que você posta!!!

  52. Luisa disse:

    Curioso foi não incluir na análise nenhum dos governos de esquerda radical, que levaram o país a um estado de corrupção quase intransponível!

    1. Luísa, o tal historiador nunca ia incluir governos de esquerda, defendia antes da eleição a candidatura de Lula porque não queria que Bolsonaro ganhasse, velho crerin0 e partidário.

    2. Parabéns Luisa. É falta de criatividade. Os Sábios não conseguem estender suas análises para além do enunciado do problema... Assim eles evitam ter que comentar o Sistema Político que nos troux

    3. É tempo de limpar e jogar fora as mentiras do Moro sobre essa estória de corrupção do Lula.

  53. Calvin disse:

    Corretíssimo!!! Pena os jacobinos não aceitarem, e virem elogiar o Olavo ainda... uma pena, apenas ajudam a afundar o prórpio JB e trazer o PT devolta. Ou Bolsonaro MUDA, ou ele que RENUNCIE.

    1. Venceu vencendo. Por ser como a maioria: conservador e cristão.

    2. Aceitar o quê, troll? Vocês PERDERAM a eleição. Jair Bolsonaro venceu uma coligação de progressistas e globalistas do pt, psdb, mdb, pdt, novo, rede, psol, podemos, etc.

    3. Cada qual com o seu carvalho! Você fica com o Zé Murilo, eu fico com o Olavo!

    4. Kkkkkkkkk, vcs esquerdoides petistas e Dorianas confundem desejo e realidade, vc é igual ao velho historiador citado que queria Lula na eleição para Bolsonaro não ganhar, não tem renúncia

  54. Nelson disse:

    Existe muitas diferenças.Bolsonaro nunca usou dos mandatos para roubar,É um patriota,Elegeu sem a imprensa tradicional e montou um ministério de alto nível.É uma pessoa humilde que sabe relaciona

    1. ......E tem a simpatia popular, ao contrário do que diz a imprensa marrom e suas “pesquisas” tendenciosas.

  55. thelma disse:

    MAS os 2 anteriores não tinham nas mãos as poderosas REDES SOCIAIS! tbém não tiveram a HOMBRIDADE de enfrentar o FISIOLOGISMO PARTIDÁRIO e a IMPRENSALIXO! portanto há uma grande diferença sim!!

  56. Renata disse:

    Te esconjuro, pé de pato, magalo tres vezes!

  57. FABIO disse:

    Quanto mais gemem mais provam que Bolsonaro está certo. Bolsonaro sai do governo daqui a oito anos e depois vem Moro.

  58. ROSÂNGELA disse:

    Concordo com o Alberto. Também votei no Bolsonaro mas confesso que seu governo até agora só tem me causado aflição.

  59. CLECIO disse:

    a diferença é que Collor e Janio eram pessoas inteligentes.. e não tinham casos de corrupção, Rachid, ou funcionários fantasmas antes da presidência. Nem ficaram mamando nas tetas públicas por

  60. Odorico disse:

    Esse é o historiador que queria Lula candidato para evitar a vitória da "extrema direita" com Bolsonaro né? pqp Antas, todo o Establishment confundindo desejo com realidade, não vão derrubar Ja

  61. EDUARDO disse:

    Jânio era muito inteligente. Um excêntrico. Só compara na possível renúncia (JB vai alegar saúde). Tá mais pra Collor caçador fajuto de marajás (corruptos). E MUITO da Dilma!

  62. Francisco disse:

    Tô falando isso desde o começo! Os bilhetinhos do Jânio foram modernizados pelo tweeter... infelizmente este governo não passa de 7 meses. Nao que deseje isso, mas meu voto só serviu pra tirar

  63. Libertários disse:

    Se Bolsonaro for tirado pelo Congresso SERÁ LINDO ver a população fechando brasília a pauladas.

  64. Rogério disse:

    Esse analista está com o pensamento na era pré-internet. É muito dificil pra cara desses conseguir captar a nova lógica da era da informação. Bolsonaro foi eleito pelas web e ela o sustentará.

  65. Jose disse:

    Nao sei o apoio que tinha o Janio Quadros, mas estamos num contexto muito diferente. Esse Murilo nao sabe medir a indignaçao da populaçao. Tá por fora!!!

  66. Regildo disse:

    José Murilo de Carvalho é esquerdista! Foi parceiro de Celso Lafer!

  67. Caius disse:

    Rei morto, rei posto! Sai o Bolso......entra o general Mourão. Bão, né?

  68. Caius disse:

    Rei morto, rei posto! Sai Bolsonaro, entra general Mourão. Que bão, não?

  69. Evandro disse:

    A diferença é que em outras épocas a sociedade tinha acesso restrito à informação, mas hoje em dia, na era da informação (internet), as coisas são bem diferentes...

  70. Denise disse:

    HISTORIADOR petista comunista, Jânio e Collor foram dois narcisistas.

  71. Orlando disse:

    Que renuncie logo, entregando o comando ao respeitado e equilibrado gen. Mourão.

  72. Fabricio disse:

    Não concordo. O problema do Bolsonaro é não ser de esquerda. O Lula nomeou um ministério fraquíssimo e a imprensa ficou caladinha.

  73. Giusti disse:

    Os outros dois eram farsantes q se apropriaram indevidamente da pauta anti-corrupção. Não é o caso do Bolsonaro.

  74. Daniel disse:

    FHC comprando deputados para aprovar reeleição, Lula com mensalão, Dilma com Petrolão nunca foi problema para esse historiador. Confunde desejo com realidade. Puro wishfull thinking desse desonest

  75. mané disse:

    Mais uma vez errarão feio na previsão.

  76. Kelly disse:

    Tem diferenças: a renovação do Congresso e do Senado, o engajamento político dos eleitores, os militares no Governo, o populismo de direita, o nível técnico dos Ministérios...tudo pra dar certo

  77. Mey disse:

    Os caes esquerdopatas ladram e a caravana Bolsonarista passa. Late mesmo,late q estamos passando por cima cambada de FDP. De analistas desse naipe o inferno ta cheio. Bolsonaro 2022 canalhas

  78. José disse:

    Tristes trópicos ,tristes tempos ,tristes rebotalhos travestidos de autoridades que se locupletam com a infindável MISÉRIA DO POVO ,apático ,sem perspectivas e SEM ESPERANÇAS,cairia bem uma guerr

  79. Carlos disse:

    A diferenca é que no cenário atual o povo discute política e as mídias mostram a verdade imediatamente. Hoje existe a operação Lava Jato que está mostrando quem é desonesto na área pública.

  80. NELSON disse:

    Collor não renunciou propriamente, porque sofreu impeachment pelos votos do Senado mesmo após o ato de renúncia e sofreu as penalidades dele decorrente.Deus nos ilumine e um abraço fraterno nos at

  81. Alexander disse:

    Como todo professor de História seu foco é no retrovisor. Se fizesse previsões seria astrólogo ou quiromante.

  82. Olga disse:

    Bolsonaro está provocando esse cenário e não parece preocupado com isso.

  83. JUSCELIO disse:

    Esse historiador está mais para contar estorias de chapeuzinho vermelho.

  84. Guará disse:

    Historiador vá contar carneirinhos vai.

  85. Wesley disse:

    Em síntese, o cara acaba de deixar claro que mais uma vez o congresso é capaz de tudo para manter suas benesses; é capaz de tudo para continuar roubando...

  86. Ronaldo disse:

    Ótimo. Janio: renúncia, militares assumem, limpam a sujeira, mas devolvem rápido. Collor: modernizou a economia, renunciou e entrou Itamar(O Breve)Íntegro. Melhor presidente da "nova democracia"

  87. Chris disse:

    Essa leitura eu fiz ainda durante a campanha eleitoral.

  88. Patrizia disse:

    José Murilo de Carvalho continua monarquista?

  89. Beto disse:

    O Estadinho esqueceu d mostrar algo diferente entre os casos e q pesa , hoje o CONGRESSO é despresado pelo povo q sabe e conhece a sua índole e os seus interesses.

  90. Niria disse:

    Janio Quadros e Collor não tinham internet sem redes sociais, nem 2 ex-presidentes da repúbica na cadeia......portanto, situações diferentes.....a única semelhança é um Congresso Bandido!!!

  91. VERDADESEJADITA disse:

    Histriador diaraque deve ser fã do ¿ô lavô oCarvalho¿ qem mandou janio renunciar foi a sua MAÇONARIA MAFIOSA o motivo só cos bodes. Collor SÓ caiu pq Ñ qis dividir $$da campanha e primeiras p

  92. Paula disse:

    Ele só se esqueceu que o presidente tem 57 milhões de soldados na trincheira, historiador petista picareta é igual mato! Estamos fechados com o presidente, lembrando para o babaconista !

  93. Paulo disse:

    Salvaguardadas as diferenças, Jânio era louco e Collor é corrupto. Para Bolsonaro dar certo, Só falta fechar o congresso nacional e o STF!!!

  94. ISMAELINO disse:

    A diferença é que o Bolsonaro não é corrupto como o Collor e nem tão maluco como o Jânio.

  95. Wilton disse:

    Isso parece mais "torcida" do que análise histórica!

  96. Getulio disse:

    São 30 grupos de interesse posando de partidos. (Outros 70 estão na fila das TETAS). Nisso difere o quadro atual dos descritos por JMC. Dramas da Adm. vigente? Fogo amigo e tiro no pé.

    1. Trabalhar com integrantes do Grupo-Sem-Rabo-Preso do Senado é o que Jair Bolsonaro deveria fazer. Dos vampiros e zumbis pouco, ou nada, poderá esperar. Rabo preso implica paralisia.

  97. Célia disse:

    Se ele não renunciar, será impinchado! Pau mandado mandado dos filhos! Aincompetência dele já foi comprovada! Caiu na cadeira da presidência, mas ele não é para ele! O povo votou nele p/tirar o

  98. Gabriel disse:

    Os mesmos que diziam, que o Bolsonaro não tinha chance de ser eleito, agora dizem que ele vai ser impichado do governo.Vão dar com a cara no chão de novo, o Eterno está neste governo, enquanto nos

  99. Massaaki disse:

    Com certeza. E têm até um simulacro do PC Farias: o Fabrício Queiroz...

  100. Rômulo disse:

    🇧🇷 Ao menos não está seguindo os passos do presidiário de Curitiba, de temer e suas malas de dinheiro nem da Dilma sapiens aquela que quebrou o Brasil mais está rica só ainda não dá para

  101. Orion disse:

    O tempo dirá. PS: vários 'historiadores' erraram suas previsões ano passado...

  102. Paulo disse:

    Esse astrólogo aí, Sr Murilo, previu o mensalão, o petrolão, a prisão do grande líder (dos idiotas), Lula. Não previu! Então vá se ferrar e procurar o que fazer de útil para o Brasil.

  103. Marcos disse:

    SIM BOLSONARO DEVERÁ SER CASSADO OU RENUNCIAR, ele precisa comprar apoio partidário, e ser mais afável, só estao esperando um factóide para derruba-lo, Dilma foi tb pelo mesmo caminho não fez am

  104. Pedro disse:

    Na época dos 2 ex-presidentes citados não havia internet para a população fiscalizar as falcatruas dos parlamentares para queimar a popularidade do chefe do executivo.

  105. Getulio disse:

    Companheiros, o Estagiário-Censor deve estar de volta, cheio de sensibilidades quanto às estatísticas comparadas e ao léxico. O Catãozinho tb tropeça na conjugação dos verbos irregulares.

    1. Não é paradoxal? O Antagonista denuncia a censura, mas emprega um Catãozinho disposto a vetar o que talvez não consiga entender em razão de horizontes estreitos. As queixas são muitas!

  106. Marcelo disse:

    Eh mesmo? Acho que parece mais com Floriano Peixoto!

  107. Sergio disse:

    Esse cretino, como tantos outros, incapaz de alguma criatividade, critica o presidente eleito democraticamente. Foi a escolha do povo, idiota. Que tal criticar as forças que se opõe a isso? Iluminad

  108. Gonçalo disse:

    Só que hoje em dia as redes sociais vigiam os políticos e seus passos, coisa que antes obviamente não existia. Bolsoanro tem que parar de dar combustível para intrigas e governar.

  109. Victor disse:

    Historiador, hoje em dia, não passa de mais um doutrinado pela esquerda. Abandone a carteira e vá ser vidente.

  110. Neto disse:

    Queiroz e Coaf já mostraram a falsidade do discurso anticorrupção dos Bolsonaros. Mentirosos!

  111. Gustavo disse:

    Só esquece de uma coisa. Hoje bilhetinho é zap zap , que muita gente tem, até os mais pobres. Uma moça de cafeteria um dia me falou: você acredita no que vê na TV e rádio, pq acho tão estranho

  112. Leandro disse:

    Análise superficial e tendenciosa. Estes historiadores acham que só eles veem a história.