Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Valdemar mantém comando do Banco do Nordeste

Jair Bolsonaro garantiu ao dono do PL o BNB; engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro assumirá o lugar de Romildo Rolim, outro apadrinhado do mensaleiro
Valdemar mantém comando do Banco do Nordeste
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, assegurou o controle do Banco do Nordeste, mesmo depois da denúncia de que a atual gestão mantinha contrato de R$ 600 milhões anuais com uma ONG ligada ao PT. No lugar de Romildo Rolim, que está na presidência do BNB desde 2017, indicado pelo próprio Valdemar, assumirá Ricardo Pinto Pinheiro.

A indignação mostrada pelo cacique em vídeo gravado na segunda-feira, portanto, não passa de teatro político para acalmar os bolsonaristas.

A polêmica surgiu por causa da descoberta de um convênio de R$ 600 milhões anuais, entre BNB e Instituto Nordeste Cidadania (Inec), uma organização social fundada por petistas e responsável por operar programas de microcrédito na região. A parceria existe desde 2003 e foi mantida pela gestão de Rolim.

Pinheiro diz ser especialista em políticas públicas, tendo presidido a Associação Brasileira de Concessionárias Rodoviárias (ABCR), a Eletronorte, a ANP e o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE). Ele atuou também no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO