Vale admite que pagou 1,8 bi por tecnologia que está em ‘fase de testes’ há 10 anos

Na semana passada, O Antagonista mostrou que a Vale pagou meio bilhão de dólares – ou R 1,8 bilhão – na compra da New Steel, uma empresa não-operacional.

Ao justificar para o mercado o valor astronômico da operação, a companhia alegou que a empresa detém patente, registrada em 57 países, de uma tecnologia revolucionária de beneficiamento de rejeitos minerários.

Mas ao ser consultada pelo CADE sobre uma possível monopolização do mercado, a Vale contou uma história diferente: disse que não se trata de uma tecnologia propriamente nova, muito menos “disruptiva”.

“Além do fato de tal tecnologia representar apenas uma da técnicas atualmente empregadas no beneficiamento de minérios, tais como peneiramento, jigagem, separação magnética, flotação etc, a separação magnética, principal tecnologia utilizada no processo da New Steel, é um processo conhecido pelo mercado de mineração há mais de 50 anos, sendo que a tecnologia detida pela New Steel (que utilizada a separação magnética como uma de suas técnicas, combinando-a com outras, tais como injeção de ar quente, agitação mecânica, eixos com pás), objeto desta operação, já está presente no mercado há cerca de 10 anos em fase de testes, ou seja já estava disponível para eventuais interessados em sua aquisição.”

Antes da Vale, a New Steel tentou, sem sucesso, emplacar sua tecnologia em outras empresas, como a MMX, na época de Eike Baptista. Até agora, Fábio Schwartzman tem mantido silêncio sobre o tema.

Este é um convite à indignação. Veja aqui!

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Velhinho disse:

    Explicações como aquela da sirene de alarme que não funcionou?

Ler comentários
  1. PT disse:

    Eles estão nos Roubando como sempre. Qdo o Aecim cheirador vai ser preso???

    1. Really? PSDB é apenas um puxadinho do PT - é esquerda do mesmo jeito. Vcs realmente acham que nos enganam? A política do Café (PT) com Leite (PSDB) acabou.

  2. AcO disse:

    Ou Reinalda vai chamar o Moro de omisso pois no TEMPO da Dilma o JEC era mais Defensivo com o governo da Dilma.. e o Moro não MORO DEIXA O BICHO PEGAR..🐯🦁🐯🦁

  3. Amilcar disse:

    O importante nisso é saber quanto quem pagou levou de quem vendeu, isso é um assunto para o COAF Receita Federal, PF, MPF, et... E onde foi parar a grana.

  4. Kepler disse:

    Detalhe: estas patentes em fase de testes há 10 anos, expiram em 20 (LPI: Lei 9270/96). Ou seja, qdo for utilizar a tecnologia ela já é domínio público. É isso mesmo Vale? 1.8Bi pra isso?

  5. FORAPT disse:

    Usaram essa "compra" de tecnologia para lavagem de dinheiro. Óbvio que essa operação teve a finalidade de transferir dinheiro a saqueadores da empresa.

    1. A empresa é privada, meu fio. Não é estatal. Os acionistas provavelmente sabem dessa compra e provaram a compra.

  6. Py disse:

    A Vale já detém a tecnologia de separação. A empresa acrescentou outras tecnologias que a Vale já detém e empacotou como produto "novo". Patentearam e venderam a empresa para a Vale. Golpe de

    1. Curioso terem procurado a MMX. Pq nenhum desses caras procura empresas mais sérias (Votorantin etc)? É tudo no esquema, no parecer, no laudo... muito laudo = pouca seriedade+Judicialização.

  7. Antonio disse:

    Estão atolados até o pescoço em corrupção

  8. Antonio disse:

    O mpf e a pf devem prender esse presidente da vale. Aperta este verme que ele vai entregar muitos políticos...

    1. Hoje o modus operandi é este. Segurança = custo. Sai muito mais barato judicializar. Vejam o caso da "CSN x Fabio Batista". CSN há anos na justiça, mesmo multicondenada, nunca pagou nada.

  9. Anderson disse:

    Vixe, comprou tecnologia fantasma de alguma empresa fantasma ligada ao partido do mal, a orcrim.

  10. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Isso está parecendo o velho golpe contra os acionistas. Em empresa privada também há safadeza, mas arde no bolso dos acionistas.

  11. KaduPR disse:

    Tô desconfiado que o Cheirador de Pó levou uma parte dessa grana. Fábio é o homem do Cheirador de Pó na Vale.

  12. Paulo disse:

    Esta estória (não é história) está estranha mesmo. Ao que tudo indica, trata-se de uma sequência ou conjunto de processos de tratamento já consagrados, então não é uma tecnologia "stricto s

  13. Mendes disse:

    Enroleition,conta outra qui nóis credita,viu? Credibilidade( CREDITUM ),vem do LATIM,CRER,ACREDITAR."Le Brésil nést pas un pays serieaux" atribuída ao Gal.Charles de Gaulle.

  14. Maria disse:

    Conclusão: a única coisa certa é que aí tem treta.

  15. Jânia disse:

    O que é mais escabroso é que a tecnologia vendida já é domínio publico há anos, corresponde a 1\6 da proposta no projeto Recicla da PBH que pode usar varias tecnologias p\ o beneficiamentos.

    1. A treta é + seria. A Vale comprou 1 tec. dom. pub. p\ ter monopólio, + pra isso terá q usar inovação ciclo completo PBH. É Sham Litigation a compra pode ser p\ encobrir apropriação indevida.

    2. MPMG teve investigar se ñ tavam tentando experiencias nas barragens p\ retirada rejeito solido. Só solido interessa Vale! Liquido toxico é mantido ou escoado sem trat. Só a PBH tem Ciclo TD.

    3. O que é realmente inovação única no mundo é o modelo e planta ciclo completo de propriedade PBH. A New Steel ñ tem como, sem riscos, fazer o beneficiamento de finos sem a propriedade da PBH.

  16. Freedom disse:

    Sinto aquele cheiro característico de lavanderia!

  17. Rafael disse:

    Aécio! Tire a cabeça do buraco, avestruz, que seu rabo preso está pra fora.

  18. Marcello disse:

    Just a 'NEW PASADINA' .... O Aécio sendo Aécio.

  19. José disse:

    Tem uma aí que deve ter a patente de estocar ventos. Logo alguém compra por milhões e o povo se f#$#&@

  20. AcO disse:

    Leões da RF e Tigres da PF...🤣🤣🤣🤣🤣

  21. 🔊Lemon disse:

    Empresa MENTIROSA! Nem precisa gritar por justiça num país CORRUPTO e por consequência da IMPUNIDADE! Em qualquer país onde há um suspiro de justiça este presidente estaria PRESO!

  22. Petronilo disse:

    Prisão, cadeia. Indenização. Pena de morte para administradores negligentes e corruptos.

  23. joao disse:

    Tem que patentear o cérebro do brasileiro. 15 anos atrás um limpador de cocô de zoológicos de SP ficou milionário vendendo fração de sua empresa pra Oi. O sobrenome Lula da Silva era mera c

  24. ANTONIO disse:

    Eike é? Hummm. Quem está por trás da New Steel?

  25. Eduardo disse:

    A Vale não foi privatizada há mais de 20 anos?

  26. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Bilhões do Povo brasileiro sofrido

  27. Lauro disse:

    Acho q é negócio lícito. Se em outros dois posts o Antagonista diz q a Vale tentou roubar a patente da New Steel tentando até manipular o INPI, então tinham muito interesse no assunto.

    1. Muito confuso. Tem informação errada aí. Esse negócio de usou ou não usou a tecnologia é muito ddifícil de avaliar.

    1. Esse dinheiro foi distribuído aos sócios da Bale que bancaram a indicação do impecável Presidente!

    2. A empresa é privada cabeção. E acionistas não costumam gostar de perder dinheiro. Para de falar bobagem.

  28. José disse:

    Essa fantasma New Steel foi fundada por quem ?

  29. 🇧🇷Brasil disse:

    Um pedido único de patente internacional pode chegar a ~150 países pela convenção. E nem toda patente é funcional. Qual num. da patente que elevou o preço da compra? Vamos estudar isso aí...

  30. smoker disse:

    isso é lavagem de minério ou de dinheiro heim josé??

  31. José disse:

    O Presidente da Vale tem que ser preso! Ele mentiu quando disse que as barragens da Vale eram impecáveis! Menti agora sobre a lavagem de dinheiro com essa compra. Ele vai destruir provas!

  32. umcvs disse:

    Parece que a Vale jigou os acionistas bonito.

  33. LUIGI disse:

    O governo tem a Golden Share da Vale, e nós pagamos 5 milhões por mês ao presidente dela. E para nós? A reforma da previdência dos bancos.

    1. Quem fez a privatização da VALE com Golden Share foi a esquerdalha, então, cobre deles.

  34. Paula disse:

    PSDB é esquerda igual ao PT. Não se enganem - eles combinaram para se alternarem no poder - a velha política do café (PT) com leite (PSDB) - na verdade os dois são de esquerda.

  35. JOEL disse:

    Essa empresa tem que ser expropriada pelo Estado Brasileiro. São crimes atrás de crimes sem quaisquer responsabilizações e nem mudança de rumo.

  36. Fabio disse:

    Comprar o que existe?e tão caro? ai tem...

  37. GERSON disse:

    Não me surpreenderia se a Vale tivesse comprado uma empresa de papel para acobertar uma grande transferência de dinheiro para alguém muito poderoso em Minas.

    1. tu acha que não foi isso que ocorreu. aecinho ta ate o pescoço atolado nisto.

  38. Gustavo disse:

    Se o governo federal não fosse ainda o principial acionista da Vale, isso seria irrelevante pra nós. Infelizmente, metade desse preju é no nosso bolso.

    1. Mentira. O governo com todos os fundos de pensão não detém mais que 29% das ações. O mercado é dono da Vale.

    2. Discordo Fábio. Se 51% do capital dela foi tirado de impostos, que deixaram de ir para as outras áreas, metade dos lucros dela nos interessam sim.

    3. No nosso bolso, não. No bolso dos funcionários dos fundos de pensão que detém o controle da Vale. A Vale não é estatal e o eventual lucro ou prejuízo dela não afeta o contribuinte

  39. Paulinha disse:

    João Dória que falava que era apoiador de Bolsonaro - não vai apoiar a Janaína Pascoal - PSL- para Presidente da Assembleia legislativa de SP. Ele só apoia quando quer votos. Falso apoiador.

  40. AcO disse:

    Sugiro uma coisa... o Moro deixa a PF ir em cima de "Aecim" e de tabela na "Reinalda"..🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  41. Fora_Comunas disse:

    --- Aposto que este propina virou pó