Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro salta de 4 para 12 pontos, diz XP

Ex-presidiário lidera intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 em dois cenários estimulados; no segundo, a diferença do petista para o presidente é de 8 pontos
Vantagem de Lula sobre Bolsonaro salta de 4 para 12 pontos, diz XP
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

A nova pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (8), mostra que o ex-presidiário Lula ampliou de 4 para 12 pontos percentuais sua vantagem sobre Jair Bolsonaro, no primeiro dos cenários estimulados, e venceria o primeiro turno se a eleição presidencial fosse hoje.

Nesse cenário, em julho, o petista aparece com 38% das intenções de voto, com 26% para o atual presidente. Ciro Gomes (PDT) obtém 10% e o ex-juiz Sergio Moro tem 9%. Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparece com 3%; o tucano João Doria e o psolista Guilherme Boulos, com 2%.

O cenário 2 do levantamento XP/Ipespe inclui na lista de candidatos o apresentador José Luiz Datena, que se filiou ao PSL, e o governador gaúcho Eduardo Leite, do PSDB.

Nesse cenário, Lula também aparece à frente, mas com 35% dos votos, oito pontos à frente de Bolsonaro (27%). Ciro teria 11%, Mandetta 5%, Datena e Eduardo Leite 4%. Boulos aparece com os mesmos 2%.

O petista também está numericamente à frente do presidente (25% a 22%, dentro da margem de erro) na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Ciro Gomes vem num muito distante terceiro lugar, com 4%.

A pesquisa XP/Ipespe realizou 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 5, 6 e 7 de julho, e sua margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO